avengers-vingadores-universo-marvel

Cronologia dos filmes Universo Cinematográfico Marvel

Vamos mostrar a Cronologia dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel Studios, sabemos que a própria Marvel divide seus filmes em fases  e que segue a cronologia conforme seus lançamentos.  Apenas alguns mudam isso, mas como são muitos títulos lançados desde 2008, nós do site Não Sei Nada vamos te mostrar como assistir seguindo por ordem cronológica essa grande saga que hoje em dia conta com muitos fãs. (AS DATAS FORAM ATUALIZADAS COM BASE EM INFORMAÇÃO OFICIAL DA MARVEL STUDIOS)

Capitão-América-Primeiro-Vingador
Cena de Capitão América – Primeiro Vingador

1 – Capitão América: O Primeiro Vingador (Lançamento 2011)

Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger) se passa em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, com a origem do Capitão. O filme se inicia nos tempos atuais, apenas com algumas pessoas encontrando o Capitão congelado, e ao final é revelado que Steve está nos tempos atuais em uma base da SHIELD por isso esse é o primeiro filme da Marvel cronologicamente.

Nesse filme conhecemos o Cubo Tesseract onde mais pra frente iremos descobrir que é uma das Jóias do Infinito, e também conhecemos Bucky Barnes o melhor amigo do Capitão.

2 – Capitã Marvel (Lançamento 2019)

Capitã Marvel se passa em 1992 com Carol Danvers (Brie Larson) uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que, sem se lembrar de sua vida na Terra, é recrutada pelos Kree para fazer parte de seu exército de elite.

Inimiga declarada dos Skrull, ela acaba voltando ao seu planeta de origem para impedir uma invasão dos metaformos, e assim vai acabar descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e da gata Goose.

Aqui vemos que o projeto PEGASUS está na responsabilidade de Mar-Vel, projeto esse que estuda o Tesseract, então descobrimos como o Cubo vai parar nas mãos de Fury e a S.H.I.E.L.D.

A Conexão com o MCU acontece durante todo o filme, mas a cena pós crédito que mostra Carol chegando nas instalações dos Vingadores, para responder ao chamado de NIck Fury durante a cena pós credito de Vingadores Guerra Infinita. Com isso temos um salto temporal, já que Guerra Infinita acontece em 2017.

3 – Homem de Ferro (Lançamento 2008)

Mais um filme de origem, desta vez a apresentação de como Tony Stark (Robert Downey Jr) se tornou o Homem de Ferro. O longa Homem de Ferro (Iron Man) se passa em 2010 (se baseando no que acontece durante o filme), e com isso a Marvel consegue manter uma cronologia bem amarrada.

O primeiro longa do Homem de Ferro é um dos melhores de heróis feitos até hoje, conseguindo agradar os fãs de quadrinhos e iniciando uma legião de fãs que conheceram super-heróis pela primeira vez. Foi nesse filme que começaram as famosas cenas pós-créditos, onde aparece Nick Fury (Samuel L. Jackson) falando para Tony que ele está dando início à iniciativa Vingadores, muitas pessoas não viram essa cena nos cinemas, pois ela apareceu realmente após todos os créditos e  esse tipo de cena não era comum como hoje em dia.

4 – O Incrível Hulk (Lançamento 2008)

O Incrível Hulk se passa em 2011 e conta a trajetória de Bruce Banner (aqui com Edward Norton) tentando encontrar uma cura para se livrar de Hulk, enquanto enfrenta a ira do general Thaddeus Ross (William Hurt). Na tentativa de capturar Banner o General Ross acaba recrutando Emil Blonsky que ao decorrer do longa se torna o Abominável. A ligação com os filmes da Marvel vem com acena pós crédito onde Tony Stark diz para o General Ross que estão montando uma equipe.

Inicialmente Edward Norton iria interpretar Bruce Banner no Universo Cinematográfico Marvel, mas por problemas do ator durante a divulgação e produção do filme ele foi substituído por Mark Ruffalo, e isso deixou os fãs confusos, mas o longa faz parte da cronologia oficial dos filmes, já que a própria Disney o incluiu durante o vídeo onde mostrou a primeira fase da Marvel nos cinemas.

5 – Homem de Ferro 2 (Lançamento 2010)

Homem de Ferro 2 se passa em 2011, sendo a continuação direta de Homem de Ferro, após Tony Stark dizer em publico que é o Homem de Ferro um inimigo chamado Ivan Vanko aparece e começa a caça-lo, enquanto isso Tony luta contra o envenamento que sofre pelo uso do reator ARC.

Nesse filme James Rhodes (Don Cheadle) veste pela primeira vez a armadura do Máquina de Combate, e vemos Scarlett Johansson como Natasha Romanoff/Viúva Negra pela primeira vez como agente secreta da SHIELD. A ligação com o UCM ocorre durante a cena pós-créditos onde o agente Phil Coulson (Clark Gregg) encontra o Martelo Mjolnir de Thor em um local deserto.

6 – Thor (Lançamento 2011)

O primeiro longa de Thor se passa em 2011 onde nos é apresentado Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston) além de todo o núcleo Asgardiano da Marvel nos cinemas. O filme não mostra a origem do Deus do Trovão, mas sim como Thor se tornou digno de continuar utilizando o martelo Mjonir e seus poderes, enquanto seu irmão Loki tentava se tornar o Rei de Asgard.

O longa é considerado pelos fãs o pior filme do Universo Cinematográfico Marvel, mas mesmo assim possui grande importância na primeira fase da Marvel nos cinemas, já que nele temos o primeiro vilão que irá enfrentar a equipe de super-heróis e conhecemos também o Doutor Erik Selvig (Stellan Skarsgård) que é importante em alguns filmes, e a aparição do Gavião Arqueiro.

A ligação com o UCM ocorre na cena pós-crédito onde o Doutor Erik Selvig é apresentado ao Tesseract enquanto está sendo controlado por Loki.

7 – Vingadores (Lançamento 2012)

Vingadores (The Avengers) se passa em 2012 reunindo os heróis anteriormente apresentados. Com Capitão América (Chris Evans), Iron Man (Robert Downey Jr.) Hulk/Bruce Banner (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth), Viuva Negra (Scarlett Johansson), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Nick Fury (Samuel L. Jackson) que juntos enfrentam Loki (Tom Hiddleston) que consegue um aliado poderoso após sobreviver no filme solo do Thor.

Finalmente vemos os Vingadores unidos para enfrentar um vilão em comum, mas antes ocorrem batalhas entre eles e muita ação, digna de um belo filme de equipe.

Todos os filmes da primeira fase se convergem para esse momento, e o Universo Cinematográfico Marvel se expande durante o filme, onde os heróis se deparam com o poder dimensional do Tesseract e com a segunda Jóias do Infinito que está no cetro de Loki, joia essa que nem o espectador e nem os heróis tomaram conhecimento durante todo o filme. Mas o que chocou a todos foi a aparição do titã Thanos na cena pós-créditos, que fez com que todos se voltassem para o início da segunda fase dos filmes Marvel.

8 – Homem de Ferro 3 (Lançamento 2013)

Homem de Ferro 3 se passa em 2012, o filme é uma continuação direta de Vingadores, onde Tony Stark enfrenta o Mandarim e soldados Extremis enquanto sofre de “ataque de pânico” decorrente da batalha em New York. Aqui o coronel Rhodes veste o uniforme do Patriota de Ferro, em uma adaptação dos quadrinhos para o personagem.

O filme inicia a segunda fase da Marvel nos cinemas, mas mesmo assim é muito mais um encerramento para filmes solo do Homem de Ferro do que uma evolução do Universo Marvel. A ligação com os demais filmes Marvel é apenas o sofrimento de Tony pelo o que aconteceu em Vingadores.

9 – Thor: Mundo Sombrio (Lançamento 2013)

Thor: Mondo Sombrio (Thor: The Dark World) se passa em 2012 e mostra o herói tendo de lidar com seu irmão Loki que está preso em Asgard após ser pego em Vingadores, enquanto Jane Foster (Natalie Portman) tenta achar uma maneira de encontrar Thor. Odinson enfrenta Malekith, o Elfo das Trevas que utiliza o Éter (joia da realidade) para destruir os nove reinos.

Os filmes de Thor não agradam tanto os fãs, mas não podemos negar que são essenciais para a mitologia do Universo Cinematográfico da Marvel, já que muitas Jóias do Infinito são apresentadas nos longas do Deus do Trovão. A ligação com esse Universo criado para o cinema está na Jóia da Realidade, que está presente durante todo o filme, mas a revelação de que o Éter é uma Jóia de Thanos acontece durante a primeira cena pós-créditos onde Volstagg e Sif visitam o Colecionador e deixam o Éter com ele afirmando que não querem duas Jóias em Asgard, já que o Tesseract está nos cofres de Odin.

A segunda cena parece não ser importante, mas mostra que Thor conseguiu outra maneira de voltar para a Terra depois do Bifrost ser destruído.

10 – Guardiões da Galáxia (Lançamento 2014)

Guardiões da Galáxia se inicia em 1988 mostrando Peter Quill em sua infância e ao ser sequestrado por Yondu, logo depois vamos para 2014 e se inicia o primeiro filme que mostra os alienígenas da Marvel. A equipe com Petter Quill/Senhor das Estrelas (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Rocky (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel) e Drax (Dave Bautista) enfrentam Ronan O Destruidor, que se une à Thanos para obter o Orbe, enquanto os heróis descobrem que o Orbe é a Joia do Infinito do Poder.

Mesmo sendo um filme que funciona muito bem sozinho, ele faz parte do Universo e sua ligação com os demais filmes acontece durante boa parte do filme. Como no momento em que os heróis falam com o Colecionador e o mesmo explica o que são as Jóias do Infinito. Nesse filme vemos pela primeira vez o vilão Thanos que é interpretado por Josh Brolin.

11 –  Guardiões da Galáxia Vol 2 (Lançamento 2017)

Guardiões da Galáxia Vol 2 se passa alguns meses após o primeiro Guardiões da Galáxia segundo o próprio diretor James Gunn,  nele vemos o crescimento de Groot que agora é Baby Groot e não mais uma plantinha em um vaso. O longa mostra a equipe enfrentando problemas com a aparição do pai de Peter Quill.

Conhecemos Mantis (Pom Klementieff) a nova integrante dos Guardiões, mas não temos uma real ligação com os filmes da nova fase e também não temos Thanos e nem Jóias do infinito.

Crítica – Guardiões da Galáxia Vol 2

12 – Capitão América: O Soldado Invernal (Lançamento 2014)

Capitão América: O Soldado Invernal se passa em 2014, algum tempo após os acontecimentos de Vingadores, com Steve Rogers utilizando o manto do Capitão América em missões da SHIELD junto com a Viúva Negra. Um excelente filme de espionagem que conta muito sobre a origem da SHIELD e da HIDRA, e um dos melhores filmes do Universo Marvel nos cinemas. Além da Viúva Negra e Nick Fury novos personagem é apresentado, Sam Wilson, o Falcão, que é interpretado por Anthony Mackie, e Sharon Carter/Agente
13 (Emily VanCamp) neta de Peggy Carter.

A ligação com Universo Cinematográfico acontece durante as cenas pós-créditos com Barão von Strucker realizando uma experiência com o cetro que Loki utilizava em Vingadores, nesse momento nos é apresentado Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Na segunda cena Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) vai ao museu do Capitão América e se vê como aliado de Rogers durante a Segunda Guerra Mundial.

13 – Vingadores: Era de Ultron (Lançamento 2015)

Vingadores: Era de Ultron se passa em 2015, começa com os Vingadores seguindo o rastro do Hidra de Barão Wolfgang von Strucker, com os heróis encontrando o cetro de Loki. Doutor Bruce Banner e Tony Stark criam Ultron utilizando o cetro de Loki, na tentativa de melhorar o programa de defesa global, mas Ultron se volta contra seus criadores se tornando o vilão do filme.

Novos personagens são apresentados no filme como os gêmeos Maximoff, Wanda/Feiticeira Escarlate e Pietro/Mercúrio, que apareceram na cena pós-crédito de Capitão América Soldado Invernal, Ulysses Klaw que no futuro vai se tornar o Garra Sônica e principalmente o Visão. O super ser que teve o corpo criado por Ultron junto com a Jóia do Infinito que estava dentro do cetro de Loki, a Joia da Mente, é utilizada para a criação de Visão que contou com a consciência de J.A.R.V.I.S o computador utilizado por Tony Stark durante todos os filmes.

Além de Visão e a Joia da Mente a ligação com o Universo Cinematográfico Marvel ocorre durante a cena pós-créditos onde vemos Thanos pegando sua Manopla do Infinito e dizendo que precisa começar a fazer tudo sozinho, essa cena mostra que o Titã louco vai atrás de suas Jóias com suas próprias mãos.

14 – Homem-Formiga (Lançamento 2015)

Homem-Formiga se passa após os acontecimentos de Vingadores: Era de Ultron ainda em 2015, mas é um filme de origem do personagem. Onde Scott Lang precisa roubar os planos de Darren Cross, que se transforma em Jaqueta Amarela. O filme conta com Hank Pym e Hope Van Dyne que vai se tornar a Vespa.

A ligação com o Universo Cinematográfico Marvel acontece durante uma cena que o Homem-Formiga precisa invadir a sede dos Vingadores, e lá ele enfrenta Sam Wilson (Falcão). As jóias do infinito ficam de fora de alguns filmes da terceira fase que vai se iniciar em Gerra Civil.

A cena pós-créditos mostra Sam Wilson e Steve Rogers que mantém Bucky Barnes sob sua custódia. Logo depois, os dois decidem não informar à Tony Stark e Wilson afirma que ele sabe a quem deve informar (no caso o Homem-Formiga).

15 – Capitão América: Guerra Civil (Lançamento 2016)

Em Capitão América: Guerra Civil os Vingadores são responsabilizados pelos seus atos heroicos durantes os anos, já que esses atos geraram algumas baixas civis mesmo tendo sido realizados na intenção de salvar pessoas. Assim Tony Stark cria junto com o General Ross e o governo dos EUA o “Acordo de Sokovia”, em que todos os heróis devem se reportar as Nações Unidas pelos seus atos.

Enquanto isso o Capitão América tenta provar que seu amigo Buck não é um terrorista, tudo isso faz com que os heróis se dividam em dois grupos, e o confronto entre eles gera a separação dos Vingadores.

Novos personagens são apresentados, os de maior importância para o Universo Marvel nos cinemas é o Homem-Aranha e o príncipe T’Challa de Wakanda, que veste o manto do Pantera Negra após a morte de seu pai no filme. Nenhuma relação com as Jóias ou com Thanos é feita durante o filme que se passa em 2016.

Veja nossa crítica :

Crítica – Capitão América: Guerra Civil – SEM SPOILERS

16 – Doutor Estranho (Lançamento 2016)

Doutor Estranho se passa em seu inicio durante os acontecimentos de Guerra Civil, e ao final após os acontecimentos de Guerra Civil. Um filme de origem do personagem  e a apresentação do universo místico da Marvel, onde vemos Stephen Strange um renomado cirurgião que sofre um acidente de carro e perde parte de sua capacidade motora, fato que faz com que perca seu emprego e prestigio.

Na tentativa de se curar ele vai parar no Nepal e aprende sobre as artes místicas. Enfrentando o feiticeiro Kaecilius aprende a utilizar seus poderes junto  com o Olho de Aghamoto, que descobrimos ser a Joia do Infinito do Tempo.

A ligação com o Universo Cinematográfico Marvel acontece durante o filme, já que antes de sofrer o acidente o Doutor Strange se nega a fazer uma cirurgia em Rhodes, um militar que estava participando de um voo de “treinamento”. O uso do Olho de Aghamoto também faz parte dessa ligação, já que uma das Jóias de Thanos está sob posse de Strange.

A cena pós-créditos mostra o encontro de Doutor Estranho com Thor que procura seu pai Odin junto com Loki.

Veja nossa crítica 

17 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Lançamento 2017)

Homem-Aranha: De Volta ao Lar mostra uma aventura do Amigão da Vizinhança logo após Guerra Civil ainda em 2016, com o Aranha enfrentando o Abutre que tenta roubar a tecnologia dos Vingadores.

A ligação com o Universo Cinamatográfico Marvel ocorre durante o início do filme que mostra Adrian Toomes/Abutre trabalhando na retirada do que sobrou da tecnologia alienígena após a batalha de New York em Vingadores. Mas novamente não vemos nada sobre as Jóias do Infinito ou Thanos.

Crítica – Homem-Aranha: De Volta ao Lar

18 – Thor: Ragnarok (Lançamento 2017)

Thor: Ragnarok se passa dois anos após os acontecimentos de Vingadores: Era de Ultron, sendo assim 2017, onde Thor vai saber mais sobre as Jóias do Infinito, mas acaba se envolvendo em uma batalha com Hela. Odinson e Loki acabam caindo em Sakar onde encontram Hulk e Valquíria.

A ligação com o Universo Cinematográfico acontece quando Thor encontra Hulk, que diz estar transformado por dois anos, no momento em que Loki olha para o Tesseract e na cena pós-créditos onde a nave dos Asgardianos se depara com uma nave gigantesca que pode ser de Thanos.

Veja nossa crítica

18 – Pantera Negra (2018)

O filme solo do Pantera Negra se passa logo após os acontecimentos de Guerra Civil em 2017, com T’Challa sendo coroado rei após a morte de seu pai na ONU. Um dos melhores filmes do MCU apresenta Wakanda, o país africano super tecnológico que será importante durante a Guerra Infinita.

A ligação com o Universo Cinematográfico Marvel está presente apenas no inicio com a coroação do Pantera Negra, com a adição de Everett Ross e Garra Sônica a trama. As cenas pós créditos não fazem menção a Guerra Infinita e vemos Buck (Soldado Invernal) sendo chamado de Lobo Branco e completamente recuperado da lavagem cerebral.

Pantera Negra – Crítica

19 – Homem-Formiga e Vespa (2018)

O segundo filme “solo” do Homem-Formiga foi lançado em 2018, mas se passa em 2017 e a cena pós-crédito se passa junto com o final de Guerra Infinita.

O longa mostra Scott Lang, Hope van Dyne (Vespa) e Hank Pym tentando resgatar a Vespa original do Mundo Quântico. Tudo isso enquanto Scott está em prisão domiciliar e Hope e Hank estão sendo procurados por serem heróis.

A ligação com todo o Universo Marvel acontece praticamente durante todo o filme, mas o que importa é a cena pós-créditos, que mostra Hope e Hank desaparecendo enquanto Scott estava explorando o Mundo Quântico, isso pode ser muito importante em Vingadores: Ultimato.

20 – VINGADORES: GUERRA INFINITA (INFINITY WAR) 2018

Finalmente a Marvel Studios conseguiu apresentar 10 anos de histórias e chegar a grande batalha com Thanos, em Avengers Infinity War, o Titã começa a reunir pessoalmente as Jóias do Infinito. E logo de inicio derrota Thor, Loki e Hulk, na cena que continua a cena pós-crédito de Thor Ragnarok.

Thanos e seus filhos derrotam os Vingadores e tudo termina com a Manopla do Infinito completa com todas as Jóias e Thanos estalando os dedos e fazendo com que metade dos seres vivos do universo desaparecendo, contando com alguns heróis.

Um filme onde vemos o vilão vencer pela primeira vez no MCU, deixando todos boque abertos, saberemos apenas em 2019 com Vingadores: Ultimato (EndGame) o que vai acontecer com os heróis da Marvel.

A cena pós-crédito mostra Nick Fury e Maria Hill conversando quando algumas pessoas que estão a sua volta começam a desaparecer, incluindo Hill e o próprio Fury. Mas antes de sumir Fury ainda consegue pegar um Pager e enviar uma mensagem para Capitã Marvel, o ser mais poderoso que veremos no MCU.

20 – Vingadores Ultimato

Vingadores Ultimato se passa em muitos momentos diferentes na linha do tempo do MCU. O filme se inicia durante o estalo de Thanos, com Clint aproveitando seu tempo junto a sua família e então eles desaparecem e apenas o Vingador sobrevive.

Logo depois disso se passam 22 dias e os Vingadores que sobreviveram se juntam a Capitã Marvel e vão ao encontro do Titã Louco, chegando a um planeta desconhecido onde Thanos mora sozinho. O vilão se encontra debilitado e confessa que destruiu as jóias, assim, ninguém pode reverter o que aconteceu, sabendo disso Thor corta a cabeça de Thanos com o Stormbreaker e os heróis se encontram desolados e sem ter o que fazer.

Se passam 5 anos e estamos em 2023, com todos tentando seguir em frente em um planeta destruído e com muitos problemas, Scott Lang retorna do reino quântico onde ficou preso durante a cena pós crédito de Homem-Formiga e Vespa. Trazendo um plano de viajar no tempo utilizando a maquina de Hank Pyn, e assim tudo acontece em Vingadores Ultimato, heróis e vilões se reencontram e visitamos as primeiras fases do MCU enquanto os heróis buscam as Jóias do Infinito.

Após juntarem as jóias, Thanos (de 2014) consegue avançar no tempo com a ajuda de Nebulosa e assim temos o confronto final, que conta com todos os heróis do MCU, menos Natasha Romanoff que se sacrificou para que Clint conseguisse a Jóia da Alma.

Após a batalha e vitória dos heróis temos uma perda importante para o MCU, Tony Stark se sacrifica e destrói Thanos e seu exercito utilizando o estalo com as jóias. Depois disso Steve Rogers volta para devolver as jóias em suas respectivas épocas e assim retorna para 2023 já idoso entregando o seu legado para Sam Wilson (Falcão).

Vingadores Ultimato modificou todo o Universo Cinematográfico Marvel e não contou com cena pós-crédito.

Vingadores Ultimato | Crítica

21 – Homem-Aranha Longe de Casa

Homem-Aranha Longe de Casa encerra a fase 3 do Universo Marvel, mostra os acontecimentos após Ultimato, no ano de 2023 com os acontecimentos após o “Blip”, momento em que as pessoas sumiram após o estalo de Thanos.

Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Precisando de ajuda para enfrentar monstros nomeados como Elementais, Fury o convoca para lutar ao lado de Mysterio (Jake Gyllenhaal), um novo herói que afirma ter vindo de uma Terra paralela. Além da nova ameaça, Peter precisa lidar com a lacuna deixada por Tony Stark, que deixou para si seu óculos pessoal, com acesso a um sistema de inteligência artificial associado à Stark Industries.

o longa conhecemos o vilão Mysterio, que parece ser um novo herói, mas descobrimos que na verdade era um ex funcionario das Industrias Stark, que para conseguir a tecnologia que está cm Peter inventa uma historia sobre Multiverso que descobrimos durante o filme que não é verdade.

Em uma cena no meio dos créditos, J. Jonah Jameson, editor do Clarim Diário, culpa o Homem-Aranha pelos ataques dos Elementais, transmitindo imagens modificadas do incidente filmado e gravado por Beck, no qual ele revela publicamente que Peter Parker é o Homem-Aranha em um telão da Times Square em Nova York , pouco antes de morrer. Em uma cena pós-créditos, os Skrulls Talos e Soren revelam ter ficado disfarçados de Fury e Hill o tempo todo, designados para representá-los pelo verdadeiro Fury, que está em uma espécie de “férias” em uma base espacial dos Skrulls.

A Marvel conta com um Universo nos cinemas que apresenta muitos filmes, quase todos interligados. Vale muito a pena assistir esses filmes da lista para entender melhor onde tudo vai parar (isso se parar), então fique ligado que vamos atualizar o texto conforme ocorram os próximos lançamentos.

Conheça a Ordem Negra de Thanos – Você Conhece

Você Conhece – Thanos

Vingadores Guerra Infinita – Crítica


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os assuntos mais sérios do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.

Anúncios

11 thoughts on “Cronologia dos filmes Universo Cinematográfico Marvel

    1. Iremos postar um texto com as séries. Agents Of Shield assim como séries da Netflix não fazem parte do Universo Cinematográfico Marvel, pois conta apenas os filmes de cinema, mesmo que tenham uma pequena ligação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: