A Magia do Caos foi introduzida e apresentada no MCU durante a série WandaVision e essa poderosa força foi citada novamente em Cavaleiro da Lua, mas o que diabos é essa tal Magia do Caos?

Nos quadrinhos da Marvel, a Magia do Caos ou Magia Caótica é um tipo de magia incrivelmente rara e poderosa. É alto tão singular que foi banido da Terra durante muitos anos pelos Magos Supremos mais antigos, e por ser tão obscuro é guardado com tanto segredo que nem mesmo o Doutor Estranho sabia da existência dessa forma de energia.

Através da Magia do Caos, seu usuário é capaz de alterar o tecido da realidade, o que torna esse tipo de energia muito perigosa. Basicamente, um usuário da Magia do Caos pode reescrever a história, apagar pessoas e traços genéticos, dar e tirar poderes e até mesmo criar realidades compactas, onde tudo aconteceu de uma forma diferente à realidade de onde esse usuário surgiu.

Imagem: Reprodução Marvel

Essa energia surgiu de outra realidade e é proveniente de um Deus cósmico ancestral, maligno e utilizada apenas por magos experientes, Chthon, um deus ancestral inspirado pelas lendas e mitos de H.P. Lovecraft, que dominou a Terra muitos anos antes da humanidade sequer sonhar em existir. Chthon, assim como outros Deuses Ancestrais, foi criado pelo Demiurgo, uma força de criação cósmica responsável pela formação do universo como conhecemos. Entre os “irmãos” de Chthon, existem divindades boas e más, como Gaia, Set e Oshtur, por exemplo.

Chthon era um “Deus do Caos“, proliferando-se e dominando a Terra em uma era de deuses e monstros. Sua magia era tão poderosa que ele foi responsável por criar o Tomo Negro, um livro repleto de feitiços sombrios capazes de reescrever a própria realidade. Esse livro acabou sendo perdido e também encontrado, ao longo dos anos, por várias entidades malignas que buscavam reviver o poder de Chthon ou o próprio deus.

Ao longo dos milênios, Chthon teve sua força aumentada a níveis periculosos. Ele só seria derrotado em um período bem posterior, já depois da existência da humanidade e dos Magos Supremos. Uma vez detido, ele foi banido e selado em uma montanha no Leste Europeu, no lugar que seria conhecido como Monte Wundagore. Esse lugar acabou sendo palco de muita atividade mística e também do nascimento de uma das maiores heroínas da Marvel.

Nas HQs a Feiticeira Escarlate, sob a tutela de Agatha Harkness, aprenderia a aproveitar esta mística Energia do Caos, como Magia do Caos (sem saber seu verdadeiro nome no início), e usá-la em uma variedade.

Outros personagens da Marvel são capazes de utilizar a energia. Além de Wanda, o seu criador Chthon, Wiccano e Shuma-Gorath utilizam ou já utilizaram a Magia do Caos.

  • Universo Cinematografico Marvel (MCU)

No Universo Cinematográfico da Marvel a Magia do Caos aparece pela primeira vez no oitavo episódio de WandaVision, esse dom é o que torna Wanda digna do manto de “Feiticeira Escarlate”, embora isso ainda não tenha sido muito bem explicado. Pelo que Agatha Harkness nos revelou durante a série, a magia do caos foi o que deu os poderes originais da heroína, diferente das HQs em que os dons místicos vieram depois de seus poderes “mutantes”.

Em Cavaleiro da Lua a Magia foi citada durante o primeiro episódio e levando em conta que a magia no MCU é sempre derivada de outras dimensões e entidades, é muito provável que isso acabe sendo revelado em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.