Agatha Harkness

Agatha Harkness | Você Conhece?

Wandavision revelou que a sempre prestativa vizinha de Wanda, Agnes, na verdade é Agatha Harkness, uma poderosa bruxa conhecida nos quadrinhos por ser uma mentora da Feiticeira Escarlate e por ser mãe de Nicholas Scratch, mago e vilão do Quarteto Fantástico. Então para entender melhor como a personagem foi parar na série, vamos conhecer um pouco mais sobre Agatha Harkness. 

Origem da personagem nos quadrinhos 

A personagem surge pela primeira vez na edição #94 de Quarteto Fantástico, criada por Stan lee e Jack Kirby, como babá de Franklin Richards, filho de Sue Storm (Mulher Invisível) e Reed Richards (Sr. Fantástico). Além de ser uma poderosa bruxa, Agatha é mãe do personagem Nicholas Scratch, um dos vilões das HQs do Quarteto.  

Agatha tem sua identidade revelada ao ser desmascarada e identificada como uma das bruxas sobreviventes aos julgamentos em Salem, em 1693. E ajuda o Quarteto Fantástico a derrotar o Aniquilador, o Quarteto Terrível, e também o Ultron em ‘Fantastic Four’ #150. 

A poderosa bruxa já era viva mais de 500 anos antes da queda e desaparecimento de Atlantis, 10.500 anos A.C., e foi uma das sobreviventes dos julgamentos das bruxas em Salém, no século XVII. No período de combate às bruxasconheceu a mutante Firestar (Estrela de Fogo) que foi acidentalmente enviada de volta no tempo, e acaba sendo salva por Agatha, quando é confundida com uma bruxa.  

Mais tarde, Agatha estabelece a cidade de Nova Salem como uma comunidade mágica secreta, território atualmente conhecido como Colorado., e como feiticeira mais poderosa dessa comunidade liderava e protegia o grupo de um jeito meio distorcido. Ela entregava às autoridades matadoras de bruxas todos aqueles que não conseguiam se defender, e justificava sua atitude com o objetivo de fortalecer a comunidade bruxa livrando-se dos mais fracos.  

Em outros períodos históricos, porém, Agatha atuou mais uma vez na tentativa de ajudar e se uniu ao grupo Filhas da Liberdade, durante a Guerra Revolucionária Americana, e treinou várias mulheres nas artes místicas.  

E embora sua origem esteja ligada ao Quarteto Fantástico, Harkness é uma personagem mais presente nas histórias da Feiticeira Escarlate, Wanda Maximoff.  

Ligação com a Feiticeira Escarlate 

Em várias edições Agnes é peça fundamental para o desenvolvimento de Wanda nas hq’ já que a bruxa atua como uma espécie de mentora quando a personagem se torna a Feiticeira Escarlate e  ajuda Wanda a controlar seus poderes. Ela também tem grande importância para a geração dos filhos de Wanda e Visão. 

Nos quadrinhos, Agatha acaba sendo morta por ter ajudado o Quarteto Fantástico, mas revela sua existência para Wanda em sua forma astral pós-morte.   

 Agatha reaparece e alerta a Feiticeira Escarlate que seus filhos, Tommy e William, eram na verdade fragmentos da alma de Mefisto e assim a bruxa apaga a memória de Wanda quando o demônio da Marvel reabsorve os gêmeos com o objetivo de ajudá-la a lidar com a difícil situação 

Agatha treinou Wanda no uso de seus poderes, o que ela chamava de habilidade mutante de usar a “magia do caos”, o que levaria a jovem a se tornar de fato a Feiticeira Escarlate.  

Após uma batalha entre Wanda e os Sete de Salém, responsáveis pela morte de Agatha, Wanda consegue capturar e canalizar a energia restante da cidade que acabou dizimada no conflito e com a ajuda de Agatha usa essa energia para engravidar de seus filhos gêmeos.  

Agatha devolve as memórias dos filhos de Wanda uma vez, para que a heroína ajude ela e os Vingadores na luta contra o vilão Immortus. Inevitavelmente, Wanda consegue, mais tarde, recuperar partes dessas memórias, confronta Agatha sobre seus filhos e acaba matando a bruxa.    

Na série de HQs Feiticeira Escarlate, de 2015, mais precisamente na edição #13, o fantasma de Agatha e o espírito da mãe de Wanda, Natalya Maximoff, lutam ao lado da Feiticeira Escarlate contra a manifestação física do Caos. Quando elas finalmente alcançam a vitória, Natalya se sacrifica e garante a ressurreição de Agatha.    

Em 2020, a Marvel Comics apresentou de fato um grupo que há muito mantinha sua trajetória em segredo: As Filhas da Liberdade. Inicialmente formado por mulheres como Harriet Tubman, Alexa Volkoff (Lukin), Peggy Carter e Agatha Harkness, o grupo vem lutando contra o mal há muito tempo, contando com a ajuda de Harkness para aprender os caminhos da magia. Atualmente, Agatha segue ajudando as integrantes da equipe, que agora incluem Shuri, irmã de T’Challa, o Pantera Negra.    

Outras Mídias e aparições

 Agatha Harkness fez poucas aparições em outras mídias, uma delas foi na animação The Avengers: United They Stand.

A personagem também teve uma participação importante em X-Men: Evolution , quando foi recrutada por Mística para treinar Wanda, além de ajudar o grupo a resgatar Mística em alguns episódios.

Na nova série Live-action da Marvel, WandaVision, Agatha Harkness é interpretada por Kathryn Hahn e inicialmente foi apresentada como a prestativa vizinha Agnes, mas com o passar dos episódios se mostrou alguém muito poderosa para se enfrentar e uma personagem fundamental para o desenvolvimento dos poderes de Wanda e sua transformação na Feiticeira Escarlate. Com o fim da série fica a pergunta se a personagem marcara presença no MCU.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: