Shuma-Gorath, um dos vilões mais poderosos do universo místico da Marvel, pode das as caras no MCU, mas poucas pessoas sabem quem é esse ser que é um olho gigante cheio de tentáculo. Então nós do NãoSeiNada vamos falar mais sobre o monstro que pode chegar aos cinemas e não ter esse nome em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

A primeira aparição do vilão entre os heróis clássicos da Marvel ocorreu em 1972, no quadrinho Journey into Mistery #21, como uma criatura inspirada pelo mito lovecraftiano, Cthullu.

Shuma-Gorath possui um gigantesco olho e tentáculos assustadores, e a entidade se tornou um dos vilões mais temidos dos quadrinhos do Doutor Estranho enfrentando o Mago Supremo na HQ Marvel Premiere #9.

O personagem ganhou uma história de origem em Conan, o Bárbaro, publicada em 1967. Shuma-Gorath reinava sobre a Terra ganhando sacrifícios humanos, até o feiticeiro viajante Sise-Neg afastar-se dele. Após um tempo o monstro conseguiu voltar como uma divindade e seguiu comandando sacrifícios sangrentos, sempre protegendo quem estava a seu favor.

Para para-lo Crom prendeu Shuma-Gorath dentro de uma montanha, onde mesmo preso, conseguia interagir com Conan, o Bárbaro, Kulan Gath, e muitos outros humanos, até Crom bani-lo de volta para sua dimensão.

Já na publicação onde enfrenta Strange, Shuma-Gorath tenta retornar à Terra através da mente do Primeiro Ancião. Com isso o Doutor Estranho se viu obrigado a matar seu mestre para evitar que a poderosa criatura chegasse à Terra. Anos mais tarde, Stephen Strange, foi forçado a destruir os talismãs para manter o demônio do caos à distância, e para evitar que caíssem nas mãos de um feiticeiro.

Doutor Estranho foi então forçado a viajar para a dimensão de Shuma-Gorath e lutar para impedir a invasão de demônios à Terra. Para isso Strange teve de absorver a magia do caos, ganhando bastante poder para destruir Shuma-Gorath, no entanto, ele começou a transformar-se em um novo Shuma-Gorath. Como resultado cometeu suicídio para evitar o pior, mas felizmente, um aliado de Strange foi capaz de purificá-lo em seu caminho de volta à vida. E apesar de tudo Shuma-Gorath conseguiu ressuscitar não muito depois.

Recentemente, ele foi convocado à Terra pelo mago Nicholas Scratch, que ofereceu seus serviços em troca de vida. No entanto, o monstro foi detido pelo Quarteto Fantástico, o Doutor Estranho e mais alguns aliados.

  • Poderes e habilidades

Shuma-Gorath é uma antiga força do caos, o governante imortal, quase invencível e divino de uma centena de universos alternativos, Sendo capaz de projeção de energia, mudança de forma, teletransporte, levitação, alteração da realidade e magia simpática, entre muitos outros feitos.

Ele é descrito como sendo muito mais poderoso do que outros poderosos inimigos demoníacos, como Satannish e Mephisto, e é capaz de destruir automaticamente várias galáxias apenas através da pressão da aura.

  • Outras Mídias

Em What If…?, série animada do MCU, a criatura que o Caveira Vermelha invoca com o Tesseract parece ser Shuma Gorath e a Capitã Carter acaba enfrentando os tentáculos da criatura ao entrar em sua dimensão.

O vilão é muito conhecido nos games, entre eles estão os jogos Marvel Super Heroes; Marvel vs Capcom 2; Marvel vs Capcom 3; Marvel vs Street Fighter e X-Men vs Street Fighter.

Já no MCU Shuma-Gorath está em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, mas provavelmente não vai contar com esse nome, pois existem algumas restrições contratuais com os direitos do personagem que pode ter sido vendido junto com alguns outros personagem da Marvel no início dos anos dois mil.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.