Você Conhece | Partículas Pym e Reino Quântico

Homem-Formiga e a Vespa estreou nos cinemas trazendo o oitavo filme da fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel e com ele os mistérios das partículas Pym e as possibilidades das dimensões do Reino Quântico (microverso como é conhecido nos quadrinhos). O conceito de Microverso já tinha sido apresentado no primeiro Homem-Formiga e em uma cena de Doutor Estranho, mas mesmo após os acontecimentos de Guerra Infinita ainda não sabemos como a Marvel vai aprofundar essa ideia em seus próximos filmes, mas com certeza será muito importante para o futuro em Vingadores 4. Então para quem ainda não conhece a sua importância vamos conhecer as partículas Pym e o Reino Quântico.

Dr. Henry Pym (que nos cinemas é o mentor de Scott Lang e interpretado por Michael Douglas) originalmente descobriu e isolou um raro grupo de partículas subatômicas, que ficaram conhecidas como “Partículas Pym”, partículas estas que poderiam aumentar ou diminuir o tamanho e a massa de objetos ou seres vivos. As partículas Pym trabalham diminuindo a matéria na Dimensão Kosmos encolhendo um objeto ou retirando matéria extra proveniente dessa dimensão quando ampliado.

Hank Pym teve sua primeira aparição em janeiro de 1962 na revista Tales to Astonish #27, como um cientista de primeira grandeza, especialista em redução de matérias. Criado por Stan Lee, roteiro de Larry Lieber, desenhos de Jack Kirby e arte-final de Dick Ayers, Pym cria as “partículas Pym” com o intuito de trazer benefícios à humanidade. Mas a ideia não convence a comunidade científica, que passa a ridicularizar os projetos do cientista. Abalado pela falta de credibilidade e pelo falecimento de sua esposa, a húngara Maria Trovaya, Pym utiliza a fórmula de encolhimento em seu próprio organismo. Com o tamanho bastante reduzido, ele acaba vivendo sua primeira aventura ao entrar em confronto com formigas dentro de um formigueiro.

Conhecido como Microverso nos quadrinhos, o Reino Quântico é uma dimensão que pode ser alcançada ao encolher com Partículas Pym e, assim, comprimindo a matéria da pessoa até certo ponto, forçando-a através de um nexo artificialmente criado para outro universo. Acreditava-se erroneamente que os microversos existiam dentro dos átomos, mas eles são todos descritos como dimensões paralelas, ao invés de universos dentro de universos.

Nas HQs a história conta que durante uma missão a Vespa (Janet van Dyneacaba encolhendo a nível sub-atômico e entra no mundo que é chamada de Microverso, já no filme o conceito foi inserido inicialmente em Homem-Formiga quando Hank Pym explica a Scott o fato ocorrido com sua esposa utilizando o termo Zona ou Reino Quântico, pois legalmente os direitos do Microverso pertencem a Fox. O conceito continuou sendo importante para a Marvel durante a sequência Homem-Formiga e a Vespa, assim como o Reino Quântico também poderá ser essencial para Vingadores 4 e o que virá adiante no UCM depois da destruição causada por Thanos em sua Guerra Infinita.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

NãoSeiNadaCAST é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os assuntos mais sérios do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop e que podemos discutir com opiniões diferentes mas sempre se entender e rir muito.

Deixe uma resposta