Turma da Mônica homenageia uma das cientistas mais importantes da história no Dia Internacional das Mulheres

A nova personagem da Turma da Mônica, Milena, foi escalada para homenagear uma das cientistas mais importantes da história: Katherine Johnson, cientista espacial norte-americana que contribuiu com o cálculo da trajetória do voo do Apolo 11.

A homenagem é uma ação do projeto Donas da Rua para o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data criada pela ONU para fortalecer a igualdade de gênero neste campo.

A Mauricio de Sousa Produções acredita que toda menina tem potencial para ser o que quiser e, para reforçar essa crença, o projeto Donas da Rua terá uma ação especial no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela ONU para fortalecer a igualdade de gênero, por meio da diminuição de estereótipos em relação às meninas e mulheres e para ampliação do acesso e possibilidades delas também neste campo.

Segundo a ONU, a probabilidade de uma mulher se formar em cursos relacionados a área científica é de 18% na graduação, 8% no mestrado e 2% no doutorado, contra 37%, 18% e 6% no caso dos homens. Os dados são referentes a 14 países.

No próximo dia 11 de fevereiro, Milena, personagem recém-chegada à Turminha, terá a honra de homenagear Katherine Coleman Goble Johnson, matemática e cientista espacial norte-americana, que deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos.

Katherine foi retratada recentemente no filme “Estrelas Além do Tempo”. Ao longo de sua carreira, seus cálculos possibilitaram ao astronauta John Glenn se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. Ela também contribuiu com o cálculo da trajetória do voo do Apolo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez, em 1969.

Desde o lançamento do Donas da Rua, projeto para empoderamento de meninas e pela igualdade de gênero, a Mauricio de Sousa Produções busca homenagear mulheres que contribuíram com o mundo de forma positiva nas mais diferentes áreas: literatura, esportes, artes, entre outros.

Nas ciências, Magali homenageou a precursora da programação de computadores, Ada Lovelace, e Cascuda interpretou a ganhadora do Prêmio Nobel de Física e de Química, Marie Curie. No dia 5 de fevereiro, essas homenagens compuseram o evento da ONU Mulheres, UNESCO e Serasa Experian.

“Por um Planeta 50-50 em 2030: Mais Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia”, que teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero nessas áreas.

“Ao retratar mulheres cientistas, queremos mostrar que matemática, física, química e biologia são assuntos de menina, sim. Acreditamos que os exemplos são o melhor caminho para mostrar que elas têm capacidade de se preparar para atuar nessas áreas e contribuir para aumentar a presença feminina nesse campo no futuro. Nós, meninas, podemos ser o que quisermos”, diz Mônica Sousa, Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções e porta-voz do projeto Donas da Rua.


Nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: