Os Illuminati ganharam destaque no ultimo teaser do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, mas quem são os membros desse grupo e qual sua relevância no Universo Marvel dos quadrinhos?

Os Illuminati é um grupo secreto de heróis e já contou com algumas formações. A primeira delas apresentando Charles Xavier, Doctor Strange, Raio Negro, Namor, Reed Richards e Tony Stark (Homem de Ferro). Entre os originais ainda foram incluídos o Fera, Amadeus Cho e o Capitão América, mas estes acabaram saindo por motivos diversos.

A primeira aparição do grupo ocorreu no quadrinho New Avengers #7 de 2005, mas no cânone da Marvel os Illuminati se reuniram muito antes, após a cataclísmica Guerra Kree-Skrull, uma das mais famosas sagas dos Vingadores da década de 1970. Homem de Ferro reúne os outros membros do conselho após os eventos devastadores da guerra cósmica, que ele acha que poderia ter sido evitada porque, individualmente, cada um dos membros do conselho tinha conhecimento sobre os alienígenas que teriam ajudado se a tivessem compartilhado.

  • Primeira formação:

Professor X (Charles Francis Xavier) – Líder dos X-Men – Representava os Mutantes e os X-men
Doutor Estranho (Stephen Strange) – Líder dos Defensores e também o Mago Supremo da Terra – Representava os Magos e os Defensores
Senhor Fantástico (Reed Richards) – Líder do Quarteto Fantástico – Representava o Quarteto Fantástico
Namor (Namor Mackenzie) – Rei de Atlântida – Representava os Atlantes
Homem de Ferro (Tony Stark) – Líder dos Vingadores – Representava os Vingadores e os Humanos
Raio Negro – Rei da raça Inumana – Representava a raça Inumana

Esses membros se reuniram diversas vezes ao longo de anos, para poderem tomar, supostamente, as melhores decisões em prol da raças nascidas na Terra, dentre essas Humanos, Mutantes, Inumanos, entre outras. O Pantera Negra alertou que atuarem escondidos da comunidade super-heroica não daria certo, mas foi ignorado. O grupo se reuniu para decidir o futuro de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate quando essa causou vários distúrbios na Terra, durante os eventos de Vingadores: A Queda, Dinastia M e Dizimação, mas agiram em conjunto a outros heróis para não levantarem suspeitas.

  • Segunda formação:

Fera (Hank McCoy) – Influência muito forte dentro dos X-Men – Representa os mutantes e os X-men.
Doutor Estranho (Stephen Strange) – Líder dos Defensores, Mago Supremo da Terra e membro notável dos Novos Vingadores – Representa os Magos, os Defensores e os Novos Vingadores.
Senhor Fantástico (Reed Richards) – Líder do Quarteto Fantástico – Representa o Quarteto Fantástico.
Namor (Namor Mackenzie) – Rei de Atlântida – Representa o povo Atlante.
Homem de Ferro (Tony Stark) – Líder dos Vingadores – Representa os Vingadores.
Raio Negro – Rei da raça Inumana – Representa a raça Inumana.
Pantera Negra (T’challa) – Rei de Wakanda – Representa os Humanos.

O grupo é um pouco controverso e suas decisões nem sempre foram as melhores, tanto que em algumas ocasiões o segredo dos heróis quase causaram uma destruição mundial, como na Invasão Secreta.

  • Invasão Secreta

Originalmente os Illuminati se uniram após a Guerra Skrull-Kree. Eles se aventuraram ao planeta natal dos Skrulls para entregar um aviso ao seu líder, com a presença de Raio Negro destruindo uma nave de guerra Skrull para ostentar sua autoridade. No entanto, o plano deles não saiu exatamente como o esperado. Os Illuminati foram capturados pelos Skrulls, permitindo que a espécie alienígena analisasse e examinasse os heróis.

Anos depois, quando Tony descobriu que Elektra era uma agente Skrull adormecida, ele chamou os Illuminati. Tendo usado todo o conhecimento sobre super-heróis que eles ganharam enquanto estudavam os Illuminati capturados, os Skrull conseguiram se infiltrar gradualmente na Terra ao longo dos anos. Para piorar as coisas, o próprio Raio Negro foi revelado como um impostor Skrull, o que significa que as reuniões da sociedade secreta talvez não fossem tão secretas.

  • Destruição de uma Terra

Durante as Incursões, após decidirem o que deveria ser feito, a equipe criou um sistema de injeção de antimatéria capaz de destruir planetas.

Eles confrontaram a Grande Sociedade, uma super equipe que havia impedido a destruição de sua própria Terra. E em vez de trabalhar com as mentes brilhantes da Grande Sociedade para descobrir uma solução, eles mataram quase todos os heróis, deixando os sobreviventes, fatalmente feridos para trás, para morrer no planeta enquanto o destruíam.

  • Hulk Contra o Mundo

O grupo secreto de gênios decide mandar o Hulk para o espaço em um local remoto após Banner perder o controle sob a fera esmeralda. Sabemos que Hulk escapa e acaba virando um gladiador durante a saga Planeta Hulk.

Hulk retorna para a Terra, muito inteligente e com um poder arrasador, e seu retorno tem com principal motivação a vingança contra Os Illuminati. Depois de muitos anos o grupo se desfez por conta das trágicas decisões que resultaram nas sagas que culminaram na vingança de Hulk.

  • Outras Midias

O grupo estará presente no filme do MCU, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura , com uma nova versão dos Illuminati que, a princípio, parece ser composta por personagens do Multiverso da Marvel nos cinemas.

Lembrando que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia nos cinemas brasileiros em 5 de maio, contando com direção de Sam Raimi.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.