ThunderCats | Entenda Cronologia da Série Original

ThunderCats fez muito sucesso no Brasil durante a década de 90 e de lá pra cá já contou com um reboot e ganhou também uma nova versão que muda suas características principais. Então agora vamos apresentar a historia da série clássica em sua forma cronológica, já que nos anos 90 a animação não era exibida em sua cronologia oficial.

A série animada foi desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin “Ted” Wolf e Leonard Starr. Produzida por Pacific Animation Corporation (PAC) Thundercats foi criada para vender suas figuras de ação e produtos relacionados a série, mas mesmo com esse pensamento a empresa se certificou de que a série deveria ter um enredo bem construído.

ThunderCats conta as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. O primeiro episódio da série começa com a destruição de Thundera, forçando os ThunderCats (uma espécie de nobreza Thunderiana) a fugir de seu planeta natal.

A frota é atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr, que destruíram todas as naves da frota, exceto a nave-mãe, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira que eles acreditam estar a bordo desta. A espada possui o Olho Místico de Thundera, a fonte do poder dos ThunderCats, encrustado na empunhadura. Embora os Mutantes tenham causado danos à nave-mãe, o velho guardião de Lion-O, Jaga, se oferece para pilotar a nave e levá-los em segurança ao “Terceiro Mundo”.

No entanto, Jaga morre no processo porque a viagem leva várias décadas, apesar da tecnologia avançada da nave interestelar. Entre os personagens principais estão o jovem lorde dos ThunderCats, Lion-O, e os ThunderCats Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf.

Quando os ThunderCats acordam de seu estado de animação suspensa no Terceiro Mundo, Lion-O descobre que sua cápsula de suspensão não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Ele agora é uma criança no corpo de um homem. Juntos, os Thundercats e os nativos amigáveis do Terceiro Mundo constroem a “Toca dos Gatos”, sua nova casa e sede, mas em pouco tempo, os Mutantes chegam ao local. Além disso, a chegada das duas raças alienígenas ao Terceiro Mundo não passa despercebida e ao tomar conhecimento do Olho de Thundera, o feiticeiro demoníaco mumificado, deste universo, chamado Mumm-Ra, recruta os mutantes para ajudá-lo a adquirir o cobiçado Olho de Thundera e destruir os ThunderCats, para que possa continuar exercendo seu controle maligno sobre o planeta.

Os Thundercats enfrentam Mumm-Ra ao final da primeira temporada e vencem o vilão, mas durante a segunda temporada descobrimos que o feiticeiro maligno sobreviveu. Os vilões Lunataks, são apresentados e os ThunderCats ganham uma sede própria e veículos.

A terceira temporada (1988) começou com “ThunderCubs”, minissérie cujo nome foi baseado num episódio em que os ThunderCats são transformados em crianças. Entretanto, a trama principal da temporada gira em torno da reconstrução de Thundera por Mumm-Ra, que planejava recuperar a Espada de Plun -Darr, que originalmente causou sua destruição, como o lendário Tesouro de Thundera.

No decorrer da aventura, o tesouro – que contém o Livro dos Presságios, foi espalhado por toda a Nova Thundera, inaugurando um conceito diferente para a série: uma temporada com um arco de história real.

Os ThunderCats, mutantes, Lunataks e Mumm-Ra alternavam aventuras no Terceiro Mundo e em Nova Thundera, em busca de tesouros e explorando seus poderes. A temporada também tinha como tema recorrente os Antigos Espíritos do Mal, que assumiam um lado mais ativo como conselheiros e soberanos de Mumm-Ra, instigando-o à ação.

No episódio final desta temporada os espíritos dão a Mumm-Ra uma última chance para destruir os ThunderCats. Mas o vilão falha sendo banido para o canto mais distante do universo pelos Antigos Espíritos do Mal.

Já a quarta e última temporada começa com os Thundercats retornando a Nova Thundera para reconstruir sua sociedade. Antes de partirem, eles destruíram a pirâmide de Mumm-Ra, o que enfureceu os Antigos Espíritos Do Mal a ponto de eles resolverem trazer Mumm-Ra de volta de seu exílio, instalando-o em uma pirâmide em Nova Thundera. Ao final da temporada Mumm-Ra permanece, e sucede em sobrepujar o poder dos Antigos Espíritos do Mal, enquanto o mistério do Livro dos Presságios é resolvido.

O ambiente tumultuoso e aterrorizante de Nova Thundera é dominado, e o planeta finalmente torna-se um lugar pacífico e intocado com a vitória dos Thundercats.

Quadrinhos
Em 1985 foi produzida uma série de histórias em quadrinhos pela Marvel Comics, publicadas até 1988, No Brasil essa série foi publicada pela Editora Abril.

Em 2002 a Warner lançou através da DC Comics várias séries e títulos únicos dos ThunderCats. No Brasil, os quadrinhos foram publicados pela editora Panini, em formato americano com 25 edições.

Filme
Thundercats – Ho! foi o filme de TV lançado em 1986. Caracterizado como o primeiro grande shake-up com o status quo da série, que introduziu três novos ThunderCats que também sobreviveram a destruição de Thundera.

Reboot

Em Janeiro de 2011, foi anunciado um reboot série, um murikanime (animação inspirada em animações japonesas) dos ThunderCats, produzida pela Warner Bros Animation e co-produzida pelo estúdio japonês Studio 4°C foi exibida no Cartoon Network a partir o dia 29 de julho de 2011.

Em 18 de maio de 2018, foi anunciada uma terceira série animada de ThunderCats, ThunderCats Roar. Esta versão tem uma animação radicalmente diferente comparada a seus antecessores e apresenta um tom mais leve e cômico para os Thundercats, que será lançada no Cartoon Network Brasil hoje, 11/06/2020 às 17h45.

Para saber mais sobre a criação da série original assista ao documentário “Brinquedos que Marcam Época” da Netflix.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: