Fênix

Fênix-Negra | Conheça mais sobre a personagem no universo X-Men

Fênix-Negra chegou aos cinemas com o capítulo final da franquia X-Men nos cinemas. Adaptando uma das maiores sagas de X-Men, a história já foi mostrada nos cinemas anteriormente em X-Men III: O Confronto Final (2006), mas os eventos de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido apagaram os acontecimentos do filme na cronologia, possibilitando assim que a saga seja contada novamente nas telonas. Mas para entender melhor quem é a poderosa personagem vamos conhecer um pouco mais sobre sua origem.

Saga Fênix nos quadrinhos

Um dos arcos mais conhecidos da história dos X-Men, publicado pela Marvel Comics, A Saga da Fênix Negra conta a história de Jean Grey e a poderosa Força Fênix. Escrita por Chris Claremont com arte de Dave Cockrum e John Byrne. Às vezes, a história é dividida em duas partes, com a Saga da Fênix (X-Men -vol. 1# 101-108, 1976-1977) e a Saga da Fênix Negra (X-Men -vol 1# 129-138, 1980).

fênix negra

A história ganhou algumas versões durante o passar do tempo e muitas vezes foi representada como uma entidade cósmica que teria escolhido Jean Grey por ser a única mutante de nível ômega e poderes ilimitados. Mas em sua versão original a Fênix era a própria Jean no auge de seus poderes.

Nesta história após retornar de uma missão no espaço Jean foi exposta à radiação mortal de uma tempestade solar e com isso conseguiu atingir o seu potencial máximo, que já era ilimitado, como uma telepata e telecinética. Com isso Jean tornou-se um ser de pensamento puro, com poder cósmico infinito e em seu regresso à Terra assumiu a identidade e poder da “Fênix”.

Após se tornar um alvo para o ilusionista (Mestre Mental), que estava tentando colocá-la à prova, a fim de fazê-la juntar-se ao prestigiado) e o Círculo Interno do Clube do Inferno, projetou ilusões diretamente na mente da Fênix que a levaram a acreditar que estava revivendo as memórias de sua antepassada, Lady Grey, que nas ilusões era amante de Jason Wyngarde. Fênix foi forçada a juntar-se ao Clube do Inferno como a Rainha Negra. Quando os X-Men vieram em seu socorro foram capturados pelo Circulo Interno e então quando a imagem psíquica de Ciclope foi morta quebrou-se também o domínio sobre a mente de Jean e as barreiras sobre o seu poder foram rompidas. Agora com seus poderes em totalidade máxima renomeou-se como a “Fênix Negra”.

fênix negra

Os X-Men lutaram contra ela, mas foram facilmente derrotados. Com a intenção de saciar sua fome a Fênix Negra criou um buraco de minhoca e transportou-se para uma galáxia distante e sem pensar nas consequências mergulhou no coração da estrela D’Bari e devorou toda sua energia, fazendo com que a estrela virasse uma supernova e com isso destruindo também seu sistema planetário, onde em um dos planetas habitavam 5 bilhões de seres.

A Fênix Negra foi então atacada por um cruzador Shiar na tentativa de impedi-la de destruir outras estrelas, a Imperatriz Shi’ar, Lilandra, conseguiu recrutar uma série de associados intergalácticos, incluindo o imperador Kree Skrull. O Conselho concluiu que a Fênix era uma ameaça maior que o devorador de planetas Galactus e que devia ser destruída, já que ela tinha o poder de destruir todo o Universo.

Na Terra, os X-Men foram resgatados pelos membros dos vingadores e o ex-X-Men, Fera, que havia projetado um dispositivo que iria neutralizar os poderes da Fênix Negra por um período de tempo suficiente para derrotá-la. Fênix Negra voltou à Terra e se dirigiu a casa de sua família, que foi posteriormente atacada pelos X-Men. Então durante uma batalha psíquica com seu mentor, o professor Charles Xavier foi capaz, com a ajuda de Jean Grey, de reconstruir as barreiras mentais em sua mente e com isso reduziu os poderes da Fênix Negra para níveis mais razoáveis e permitiu que a personalidade de Jean ocupasse o controle, reduzindo os impulsos destrutivos da Fênix Negra.

Os Shi’ar saíram em sua captura e condenaram a Fênix Negra por todo o genocídio que causou anteriormente. Xavier, que estava envolvido romanticamente com a imperatriz Shiar, desafiou a Arin’n Haelar, um duelo de honra Shi’ar que não pode ser recusado, para tentar salvar Jean. Durante a luta um raio de energia atinge Ciclope e Jean Grey entra em pânico e destroi as barreiras de sua mente liberando novamente todos os poderes da Fênix.

Neste ponto, Lilandra abandona sua abordagem e ordena a execução do Plano Ômega, que consistiria em destruir todo o sistema solar, na esperança de eliminar a Fênix Negra no processo. Com a situação fora de controle, o Professor Charles Xavier ordenou aos X-Men que tentarem derrotar Jean com o objetivo de impedir a medida emergencial.

fênix negra

A equipe lutou até que ela recuperou os seus sentidos e correndo para um beco na lua, Jean, lutando para manter o controle, e sabendo que o poder enorme que possuía era demasiado poderoso para ser controlado, pois podia destruir todo o universo, ativou uma arma Kree e desintegrou-se após um emocionante adeus a Ciclope, que mais tarde deduziu que Jean Grey tinha planejado o seu sacrifício desde o momento em que pousaram na lua, com o objetivo de salvar o restantes dos membros dos X-Men e todo o universo. Esta história central termina com Uatu, o Observador, comentando que “Jean Grey poderia ter vivido para se tornar uma deusa, mas era mais importante que ela morresse como um ser humano.”

Adaptações na TV e Cinema

X-Men: Animated Series (1992/97) –  Também conhecida apenas como X-Men foi uma serie animada de televisão norte-americana que estreou em 31 de outubro de 1992 e durou 5 temporadas, com um total de 76 episódios, encerrando sua exibição em 1997. Durante sua terceira temporada (1994/1995) a história da Fênix e da Fênix Negra foi apresentada de forma muito semelhante a dos quadrinhos abordando toda a batalha da Fênix com os Shi’ar e finalizando a temporada com a Fênix abandonado o corpo de Jean.

fênix negra x-men

X-Men Evolution (2000/03) – O famoso desenho tinha em seus planos abordar a saga da Fênix em sua quinta temporada, porém a série foi cancelada em sua quarta temporada e seus fãs não tiveram tempo de acompanhar a transformação da personagem na série. O desenho iria adaptar tanto a Saga da Fênix quanto a Saga da Fênix Negra, mostrando Jean Grey como uma das maiores inimigas que os X-Men já tiveram de enfrentar. Ao final da quarta temporada, é possível alguns flashs da transformação da mutante na Fênix, enquanto Xavier fala sobre o futuro que ele vislumbrou depois de se conectar com o Apocalipse dizendo: “E com peso no coração vi o mais querido dos amigos se tornar o mais terrível dos inimigos”.

X-men evolution

X-Men 3: O Confronto Final (2006) – No terceiro filme da franquia a personagem Fênix Negra é apresentada ao universo dos X-Men com o surgimento de Jean após sua morte em X-Men. Scott retorna ao Lago Alkali, onde Jean Grey (Famke Janssen) morreu para salvar seus amigos após o rompimento de uma represa, e então Jean se levanta da água e surge viva. Os dois começam a se beijar, quando ocorre uma explosão e neste momento não se explica se Scott morre, porém, mais tarde Wolverine e Tempestade acham apenas o corpo de Jean no lago. Xavier explica que, desde criança, Jean detinha poderes além da sua imaginação. Temendo que Jean não pudesse controlar seus poderes, Xavier criou blocos psíquicos em sua mente para manter seus poderes fora do alcance. Em consequência disto, Jean desenvolveu uma segunda personalidade denominada Fênix. Ao acordar, Jean desintegra Xavier, e junta-se à Irmandade de Mutantes de Magneto. Durante o ataque a São Francisco, Jean se enfurece causando um grande Armagedon. Wolverine é o único que pode pará-la e como forma de expressar seu amor a Jean e liberta-la da Fênix a apunhala com suas garras, fazendo assim com que a Fênix morresse junto com Jean.

X-Men Confronto Final - Jean Grey

X-Men: Fênix-Negra (2019) – Após os fatos de X-Men: Dias de um Futuro esquecido apagarem a linha temporal de X-Men 3: O Confronto Final uma nova adaptação da saga da Fênix Negra foi anunciada como sequência de X-Men: Apocalipse com Sophie Turner interpretando Jean Grey. Durante uma missão de resgate no espaço, Jean é quase morta quando atingida por uma misteriosa força cósmica. Quando volta para casa essa força não só a torna infinitamente mais poderosa, mas muito mais instável. E lutando internamente com essa entidade Jean desencadeia seus poderes de maneiras que ela não pode compreender nem conter. Fora de controle e ferindo aqueles que ela mais ama, começa a desvendar a linha que mantém os X-Men juntos. Agora, com esta família desmoronando, eles devem encontrar uma maneira de se unir, não apenas para salvar a alma de Jean, mas para salvar o próprio planeta de alienígenas que desejam se armar com essa força e governar a galáxia.

X-Men Fênix Negra estreia nos cinemas

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: