Documentário Original “Cuidado Com o Slenderman” estreia em 15 de maio na HBO

Ao retratar um crime chocante, o documentário Cuidado com o Slenderman (Beware The Slenderman) revela em uma abordagem séria como um mito urbano pode se instalar na mente de jovens impressionáveis e levá-los a praticar um ato inconcebível. A estreia será no dia 15 de maio, às 22h, no canal HBO. Após a exibição na TV, o documentário estará disponível na plataforma digital HBO GO e na HBO On Demand.

Com direção de Irene Taylor Brodsky (indicada ao Oscar® por The Final Inch, da HBO), Cuidado com o Slenderman narra o chocante caso desencadeado por uma série de produções misteriosas, jogos e vídeos caseiros disponíveis na internet em torno do monstro fictício Slenderman (homem magro, na tradução do inglês). Com acesso sem precedentes às famílias das duas meninas, o documentário traz depoimentos e filmagens dentro da sala de audiências na Justiça.

No dia 31 de maio de 2014, em Waukesha, no estado norte-americano de Wisconsin, uma garota foi encontrada esfaqueada em uma mata à beira de uma estrada. Os noticiários do país rapidamente começaram a cobrir a história: a vítima Payton (“Bella”) Leutner tinha sido brutalmente esfaqueada e abandonada para morrer. As suspeitas eram suas amigas Morgan Geyser e Anissa Weier. As três meninas tinham 12 anos. Interrogadas separadamente, Morgan e Anissa explicaram aos investigadores que tinham sido obrigadas a matar a amiga para agradar o Slenderman, um personagem fictício da internet que elas acreditavam existir de fato.

Bella sobreviveu aos ferimentos, e Morgan e Anissa foram acusadas de tentativa de assassinato em primeiro grau. Pela legislação de Wisconsin, elas tinham que ser julgadas como adultas – seus advogados apelaram, sem sucesso, para que fossem tratadas como menores. Enquanto as meninas esperavam o julgamento em uma casa de detenção juvenil, seus pais tentavam entender o que tinha acontecido.

Morgan e Anissa conheceram o personagem Slenderman na internet e passaram a acreditar que ele atacaria as suas famílias caso elas não matassem a amiga Bella para acalmá-lo. Retratado como um homem alto e magro, com um rosto branco sem traços faciais e vestido de terno preto, Slenderman surgiu na internet em 2009 em uma ação envolvendo recursos do programa Photoshop, aparecendo à espreita de crianças em duas fotos em preto e branco. Visto tanto como um ser do mal quanto como um anjo da guarda, o personagem rapidamente se espalhou por diversas plataformas online e serviu de inspiração para textos de ficção, trabalhos artísticos, jogos e vídeos no mundo inteiro.

Especialistas afirmaram que Anissa apresentava características de transtorno delirante (que torna a pessoa incapaz de distinguir a ficção da realidade) e Morgan foi diagnosticada com esquizofrenia na infância, mas, devido à premeditação do crime, o juiz decidiu que as duas deveriam ser julgadas como adultas. Essa tragédia agora também faz parte do mito do Slenderman na internet.

Incluindo entrevistas com especialistas que ajudaram a contextualizar o estado mental das meninas e o mito do Slenderman, o documentário revela como o isolamento adolescente, as doenças mentais e a realidade nebulosa da internet levaram as duas amigas a assumirem essa espantosa “missão”, com consequências para a vida toda.

Cuidado com o Slenderman é dirigido por Irene Taylor Brodsky, também produtora do filme ao lado de Sophie Harris. A direção de fotografia é de Nick Midwig, com edição de Gladys Mae Murphy e música original de Benoit Charest. Pela HBO, o documentário conta com produção executiva de Sheila Nevins e produção sênior de Sara Bernstein.

Todos os documentários de sucesso da HBO estão disponíveis exclusivamente para assinantes das operadoras participantes na HBO GO, a plataforma digital de entretenimento premium. Os assinantes podem acessar a HBO GO pelo site www.hbogo.com.br em qualquer computador (desktop ou notebook, com qualquer sistema operacional) ou baixando o aplicativo em dispositivos móveis com iOS (iPad, iPhone, iPad Touch) ou Android (OS 2.3 ou superior), agora também pelo Chromecast.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s