Os X-Men foram os primeiros Super-Heróis da Marvel que fizeram sucesso no cinema, com a Fox a frente do grupo os mutantes estrearam seu primeiro filme em 2000 com Bryan Singer na direção. Todos os fãs dos quadrinhos e da animação dos anos 90 foram ao cinema, o que tornou o longa um sucesso de bilheteria e fez com que a Fox continuasse lançando filmes da saga X-Men até hoje.

Com a estreia de X-Men: Fênix Negra a franquia soma sete filmes dos X-Men e mais três spin-offs, totalizando nove filmes que tem a cronologia mais confusa de Hollywood, e nós do SiteNãoSeiNada vamos listar a melhor maneira de assistir todos esses filmes em uma possível ordem que quase é cronológica. Lembrando que os próprios filmes deixam algumas coisas de lado, desde personagens que esquecem que se conhecem até mudanças de atores tão drásticas que é difícil de explicar, mas vamos “começar do começo”.

Veja abaixo:

1 – X-Men Origens: Wolverine (2009)

Esse é o primeiro da cronologia, pois se inicia em 1845, quando o jovem Logan, que se chamava James Howlett, descobre seus poderes mutantes e em sua jornada passa pela Civil Americana, por ambas as Guerras Mundiais e pela Guerra do Vietnã. Chegando a 1986 onde Logan participa do projeto Arma X e vira o Wolverine que conhecemos.

O filme possui muitos problemas como, por exemplo, os efeitos visuais já que em alguns momentos a garra de Wolverine (Hugh Jackman) é muito falsa e isso fica bem claro pela falta de capricho nos efeitos. Além é claro do Deadpool “Baraka” com espadas saindo do corpo e raios dos olhos, mas mesmo assim esse é o primeiro da saga a integrar nossa lista.

2 – X-Men: First Class (X-Men: Primeira Classe – 2011)

Em X-Men: First Class a cronologia é deixada totalmente de lado e todos pensavam que seria um reboot da saga X-Men, mas de repente a Fox lança um vídeo revelando que o longa faz parte do mesmo universo, e que esse seria o início dos mutantes. Mostrando que realmente eles não sabiam o que era uma cronologia, mas ainda assim é um dos melhores filmes se você assistir ele como um filme solo, e se você esquecer a Mística/Raven, da Jennifer Lawrence.

Aqui estamos em 1962 quando o jovem Erik (Michael Fassbender), que ainda não era Magneto, conhece Charles Xavier (James McAvoy), que ainda não era professor e nem andava de cadeira de rodas. Eles se unem para derrotar um inimigo em comum e juntam alguns mutantes formando os primeiros X-Men. A equipe é composta por Hank McCoy (que ainda não é o Fera), Angel Salvadore, Darwin, Destrutor, Banshee, Mística, Charles Xavier e Magneto.

3 – X-Men (2000)

Esse aparentemente se passa nos anos 2000 mesmo, já que sua época não é citada em nenhum momento do filme, mas aqui já temos um grupo formado dos X-Men com o professor Xavier clássico dos quadrinhos, interpretado pelo ator Patrick Stewart. Na minha opinião esse ainda é o melhor filme dos mutantes mesmo com suas falhas, pois ele mudou a história dos longas baseados em quadrinhos, elevando o nível desse gênero que cresceu imensamente e hoje é o que os estúdios mais levam a sério. Com um elenco cheio de astros e apresentando o Wolverine de Hugh Jackman, que até hoje continua imbatível no papel do mutante, e um vilão que impõe respeito, o Magneto de Ian Mckellen, esse foi o melhor filme dos mutantes e o terceiro da saga que entra na nossa linha cronológica.

A equipe era formada por Professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Wolverine (Hugh Jackman), Tempestade (Halle Berry), Jean Grey (Famke Janssen), Ciclope (James Marsden), Vampira (Anna Paquin). Enquanto Magneto (Ian McKellen) contava com Groxo (Ray Park), Dentes de Sabre (Tyler Mane) e a melhor Mística (Rebecca Romijin).

4 – X-Men 2

Essa é a continuação direta de X-Men: O Filme e conta com todos os principais heróis do filme anterior e vemos Wolverine com destaque na trama. Mostrando um pouco mais da origem do herói que até bate um pouco com X-Men Origens Wolverine, mas com certeza o grande destaque do longa é a cena de Noturno invadindo a Casa Branca, em uma das cenas de ação mais bem elaboradas do cinema, e a cena da invasão na Escola de Charles, onde vemos Wolverine matando alguns guardas, mas infelizmente esse é o único ponto forte do filme.

Como é uma continuação direta a cronologia não é quebrada nesse e nem no próximo da nossa lista.

5 – X-Men 3: The Last Stand (X-Men O Confronto Final – 2006)

Esse continua a “trilogia” com a equipe onde vemos uma tentativa de adaptar a saga da Fênix Negra e um tipo de Cura Mutante juntos, felizmente não tenho nada para comentar sobre esse filme, que é o pior longa do grupo. Nele o grupo é desmontado e até mesmo o professor Xavier não faz nada perante o poder de Jean Grey, e Wolverine é o único que consegue acabar com tudo e com isso se torna junto com a Tempestade os líderes dos X-Men.

6 – Wolverine Imortal (2013)

O segundo filme solo de Wolverine é o último na Cronologia “clássica” dos filmes X-Men onde Logan vai para o Japão e tem pesadelos com o dia em que matou Jean Grey (Fênix) e aparentemente largou os X-Men. Um filme que parecia ser uma adaptação fiel de quando Logan vai para a Terra do Sol Nascente nos quadrinhos, mas novamente deixa tudo de lado e somente cita que existiu uma história de Wolverine com os X-Men e transforma o vilão Samurai de Prata em um robô de Adamantium que não faz sentido nenhum na trama.

7 – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Aqui a Fox tenta, junto com Bryan Singer, arrumar a cronologia desta saga de X-Men e coloca as duas gerações do grupo lutando contra uma ameaça que vai levar os mutantes a extinção. Nesse filme Kitty Pryde leva a consciência de Wolverine para o passado na tentativa de impedir Mística de matar um humano e mudar o futuro.

 

Um enredo de explodir a cabeça, com um elenco “monstruoso” que une a primeira e a segunda geração de atores repetindo seus papéis consagrados. Mas por incrível que pareça no final faltou algo, e mais uma vez a Fox não conseguiu arrumar a cronologia deixando a história ainda mais bagunçada, mas mostrando que James McAvoy, Michael Fassbender e Jennifer Lawrence iam ser as novas caras dos mutantes no cinema. Confesso que gostei muito mais das cenas no futuro do que a enrolação do passado, e nesse filme tudo o que aconteceu desde X-Men: O Filme foi apagado, gerando assim uma nova linha temporal onde tudo é mudado a partir do terceiro filme da lista (onde o final é mostrado em Dias de um Futuro Esquecido), e essa  nova linha temporal que agora é a principal se inicia em 1973, quando Mistica foi impedida de matar o presidente dos EUA.

Antes de assistir preste atenção para ver se não é a versão The Rogue Cut, onde ao invés de Kitty Pride, Vampira faz Wolverine voltar para o passado.

8 – X-Men: Apocalipse (2016)

Em X-Men: Apocalipse os mutantes estão em 1983, então esse é o recomeço, que na verdade seria o meio, mas em X-Men: Apocalipse vemos um novo recomeço para a equipe, com o professor Xavier “recrutando” alunos para sua Escola.

Sinopse: Desde o início da civilização, ele era adorado como um deus. Apocalipse, o primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men da Marvel, acumulou os poderes de muitos outros mutantes, tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois
de milhares de anos, ele está desiludido com o mundo em que se encontra e recruta uma equipe de mutantes poderosos, incluindo um Magneto desanimado, para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual ele reinará. Como o destino
da Terra está na balança, Raven, com a ajuda do Professor Xavier deve levar uma equipe de jovens X-Men para parar o seu maior inimigo e salvar a humanidade da destruição completa.

Para saber mais sobre a franquia X-Men veja nossa crítica de X-Men: Apocalipse

9 – X-Men: Fênix Negra (2019)

O último longa que leva o nome da equipe no título se passa no ano de 1992, dez anos após os acontecimentos de Apocalipse. Nele os X-Men de Xavier são conhecidos como uma equipe de Super-Heróis, mas durante uma missão de salvamento no espaço, Jean Grey sofre um acidente absorvendo uma força cósmica.

Isso faz com que Jean se torne a Fênix Negra, uma mutante poderosa que pode destruir tudo e todos.

Jean enfrenta seus amigos e uma raça alienígena que está a procura do poder da Fênix, mas após perceber que ela poderia escolher o que fazer com seu poder ela derrota a alienigena e vai para o espaço.

A escola Xavier fica com Fera como tutor enquanto Charles e Magneto se encontram para jogar xadrez, ao mesmo tempo em que a Fênix aparece no céu, mostrando que Jean ainda está viva.

Este filme encerra a fase dos X-Men junto a Fox Film, sendo assim este foi o ultimo filme da franquia com esses moldes.

10 – Deadpool (2016)

Deadpool se passa em 2016 e nesta história o mutante sabe sobre os X-Men e existe até uma ajuda de dois heróis da equipe de Charles, mas esse é um filme que não se leva muito a sério assim como na HQ de Deadpool.

11 – Deadpool 2 (2018)

Deadpool 2 se passa em 2018 com o anti-herói trabalhando como mercenário e zuando todo o univero dos X-Men, mesmo com o futuro de Cable sendo diferente do que foi apresentado em Logan o filme se mantem em 2018. Mas quando Deadpool pega a “maquina do tempo” de Cable tudo fica “zuado” novamente.

https://atomic-temporary-74541849.wpcomstaging.com/2018/05/17/deadpool-2-critica/

12 – Logan (2029)

Na cronologia o filme Logan se passa em 2029 em um futuro onde existem poucos mutantes, Logan e Charles são os últimos X-Men (aparentemente) em um filme com uma história mais adulta e brutal e que se tornou com toda certeza o melhor filme dos mutante. Para saber mais confira nossa crítica.

Fica aqui a nossa lista de como assistir de forma cronológica os filmes da saga X-Men com todos seus Spin-Offs. Assista e tente entender um pouco da confusão divertida entre os filmes dos mutantes, que na sua essência não liga muito para isso e faz com que a saga seja original e única.

Apenas Deadpool irá continuar com os mesmos atores na Disney.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.