CCXP 2015 terá nova edição de Master Classes

Ter a possibilidade de participar de reuniões com grandes artistas e criadores dos quadrinhos, literatura e animação também é uma realidade na CCXP. O projeto Master Classes teve início em 2014 e este ano contará com uma série de workshops patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pela Spcine.

Ao todo serão nove Master Classes com duração de até 2 horas cada, que terão como foco diferentes etapas do processo de criação de histórias em quadrinhos, passando também por literatura, TV e cinema. Durante as Masters Classes, fãs e jovens profissionais poderão saber mais sobre o processo de trabalho e conhecer as melhores dicas de grandes nomes de cada área.

A lista de palestrantes inclui vários profissionais premiados e mundialmente reconhecidos em sua área de atuação, representando uma oportunidade única para os participantes ampliarem seus conhecimentos.

A programação das Master Classes também traz o anúncio de mais uma convidada da CCXP 2015: a letreirista Lilian Mitsunaga.

Confira a programação abaixo:

 Abertura – Scott McCloud: Uma das principais autoridades de quadrinhos, autor de diversos livros sobre o tema (“Desvendando os Quadrinhos”, “Reinventando os Quadrinhos” e “Desenhando Quadrinhos”, todos publicados no Brasil). Em suas obras, todas apresentadas como história em quadrinhos, McCloud aborda todo processo de criação de histórias nesse formato, analisando-o tanto pelos aspectos conceitual e artístico como também pelo técnico e comercial. É também um dos pioneiros na produção de Webcomics. (quinta-feira, 03/12, 12h30-13h45, Auditório Ultra)

A ideia –  Mark Waid: Um dos principais escritores de quadrinhos dos EUA nas últimas décadas, esteve à frente das revistas Demolidor, Liga da Justiça, Quarteto Fantástico, Hulk e Capitão América entre diversos outros títulos de grande sucesso, além de ter escrito a obra seminal O Reino do Amanhã, ilustrada por Alex Ross. É ganhador dos Prêmio Eisner e Harvey de 2012 como melhor Escritor. É também editor-chefe da editora BOOM! Studios. (quinta-feira, 03/12, 14h00-15h15, Auditório Ultra)

Arte-final – John Totleben: O primeiro trabalho de Totleben nas HQs foi publicado na revista Heavy Metal em janeiro de 1979, mas o artista chamou a atenção em 1983 ao arte-finalizar as artes de Stephen R. Bissette para a reformulação idealizada por Alan Moore do título Monstro do Pântano (Swamp Thing), da DC Comics. Totleben colaborou em outros projetos junto a Bissette e Moore, com destaques para a antologia de horror Taboo (que introduziu a história da graphic novel Do Inferno) e o terceiro volume de Miracleman, o qual desenhou e ilustrou e que atualmente é republicado no Brasil pela Panini. (sexta-feira, 04/12, 10h30-11h45, Auditório Ultra)

Narrativa – Ivan Reis. Um dos maiores nomes dos quadrinhos da atualidade, o brasileiro Ivan Reis é artista exclusivo da DC Comics há mais de 10 anos e tem participado dos principais títulos e projetos da editora como A Noite Mais Densa, A Guerra dos Anéis, Aquaman, Justice League, Multiversidade e Cyborg, entre vários outros. (sexta-feira, 04/12, 12h00-13h15, Auditório Ultra)

Letreiramento – Lilian Mitsunaga. Lendária letrista de quadrinhos, creditada nas publicações mais icônicas das últimas décadas. Trabalha com a produção de histórias em quadrinhos. Desenvolve fontes a partir de letras manuscritas para projetos diversos. Exemplos: Nova York (Will Eisner), Asterios Polyp (David Mazzucchelli), Retalhos (Craig Thompson), O Menino Mais Esperto do Mundo (Jimmy Corrigan), todos publicados pela Editora Cia das Letras. (sábado, 05/12, 10h30-11h45, Auditório Ultra)

Pintura – Esad Ribic. Pintor e quadrinista croata, conhecido por seus trabalhos na editora Marvel Comics em revistas como como Thor, Loki, Surfista Prateado: Réquiem e Namor: Profundezas. (sábado, 05/12, 12h00-13h15, Auditório Ultra)

Cores- Marcelo Maiolo. Um dos maior renomados coloristas da atualidade, responsável pelas cores de séries como Green Arrow, Old Man Logan, Batman Beyond e King, entre vários outros. (sábado, 05/12, 13h30-14h45, Auditório Ultra)

Capa- Jae Lee. Coreano-americano nascido em 1972, foi um dos artistas mais jovens a trabalhar nas grandes editoras dos Estados Unidos. Em 1992, chamou a atenção ao desenhar Namor, o Príncipe Submarino, da Marvel Comics. Entre 1993 e 1994, produziu diversas HQs para a Image Comics, como Youngblood Strikefile e Hellshock, esta última escrita e ilustrada por ele. Trabalha frequentemente para as editoras Marvel e DC em especialmente na criação de capas que reúnem seu estilo único e um senso de design inigualável. (domingo, 06/12, 10h30-11h45, Auditório Ultra)

O papel do editor – Rickey Purdin. Editor de vários títulos da DC Comics, entre eles a série Multiversity, Superman e Novos Titãs. Foi editor da revista de cultura pop Wizard e hoje atua como caça-talentos da Marvel Comics. (domingo, 06/12, 13h00-14h15, Auditório Ultra)

A coordenação das Master Classes ficará novamente a cargo do brasileiro Joe Prado, artista exclusivo da DC Comics e sócio da Chiaroscuro Studios, co-organizadora da CCXP e uma das maiores empresas de agenciamento de quadrinistas do mundo, com apoio do quadrinista Márcio Fiorito, que também atuará como tradutor e intérprete.

Cada atividade terá público de até 400 pessoas.

Deixe uma resposta