Um dos personagens mais antigos da Marvel Comics vai entrar no MCU. Namor, o Príncipe Submarino (Namor McKenzie) faz sua estreia nos cinemas no filme Black Panther: Wakanda Forever e nós do Site NãoSeiNada vamos te contar um pouco mais sobre esse estranho e muito poderoso personagem.

Origem de Namor
Namor estreou nos quadrinhos no início de 1939, criado pelo escritor-desenhista Bill Everett para Funnies Inc, um dos primeiros estúdios a produzir quadrinhos por demanda. Essa primeira aparição ocorreu na revista Marvel Comics # 1 (Abril de 1939), período conhecido como a Era de Ouro dos Quadrinhos.
Namor é filho da princesa Fen — herdeira direta do trono de Atlântida, e filha do Imperador Thakorr — e do norte-americano Leonard McKenzie. A espécie humanoide da qual Namor pertence é chamada de Homo mermanus, que em sua grande maioria possui a capacidade de respiração submarina, pele azul e olhos escuros (menos Namor, pois é um hibrido).
A mãe de Namor subiu à superfície para investigar explosões que ocorriam à capital de Atlântida. Nesse ínterim, conheceu o capitão McKenzie e se apaixonaram, após o caso, ela voltou ao trono grávida. Em Atlântida nasceu Namor (que em língua atlante significa “o filho vingador”), mas o príncipe nasceu branco, como o pai, e com olhos claros que variam entre o azul e o verde. Seus cabelos são pretos (como os do pai e da mãe); tem aproximadamente 1,85m, corpo esguio e apêndices nos calcanhares que assemelham-se às asas de aves.
Poderes e habilidades
Por causa de sua herança genética incomum, Namor é único , sendo por muitas vezes referido como “o primeiro mutante da Marvel”, visto que, embora a maioria de seus poderes sobre-humanos são presentes por ser um híbrido de DNA humano e atlante, a sua capacidade de voar não pode ser explicado por nenhum dos lados, no entanto, em termos de cronologia já existiam muitos mutantes antes de Namor.
O personagem possui uma fisiologia completamente anfíbia e adequada para pressões extremas como a dos submarinos, força sobre-humana, velocidade, agilidade, durabilidade, voo, e longevidade. Assim, tem a capacidade de sobreviver debaixo d’água por períodos indefinidos, além de visão especialmente desenvolvida que lhe dá a capacidade de ver claramente nas profundezas do oceano.

Era de Prata
Nessa Era, Namor foi reintroduzido por Stan Lee no Universo Marvel, como vilão do Quarteto Fantástico, na revista The Fantastic Four #4, mas logo depois entrou para os Vingadores.
Após lutar na II Guerra Mundial contra os nazistas, Namor perde a memória e vaga pelo mundo da superfície como um mendigo. Ao ser visto pelo Tocha Humana é reconhecido e o jovem super herói o ajuda a se recuperar.
Ao se lembrar de seu reino, a lendária Atlântida, Namor mergulha até o local onde ficava a cidade, mas só encontra ruínas. Culpando os seres da superfície, jura vingança, mas seus ataques são rechaçados pelo Quarteto Fantástico e pelos Vingadores. Mais tarde, Namor reencontra seu povo, que na verdade se tornou nômade.
Era de Bronze
Nesse momento, através de um retcon, Roy Thomas criou histórias ambientadas na II Guerra Mundial, e assim é revelado que antes de integrar o Esquadrão Vitorioso, Namor fez parte dos Invasores, ao lado do Capitão América e Bucky, além de novos personagens como Union Jack e Spitfire.
Era Moderna
Em um importante momento de passagem na vida de Namor, Reed Richards descobre que a fúria e descontrole dele decorrem das mudanças de pressão a que seu sangue era submetido toda vez que vinha à superfície, já que afinal seu organismo era adaptado para as profundezas dos oceanos.
Com isso começa a usar um aparelho embutido no traje real azul – que usava apenas em ocasiões formais – e assim consegue controlar as alterações fisiológicas de seu humor.
Dessa maneira passa a viver como um rico nobre no exílio, tendo como companhia a sua jovem prima Namorita, que é um clone de Namora, sua outra prima falecida.
Rivalidade de Namor com o Pantera Negra
Namor e T’Challa sempre se encontram nos Quadrinhos e mantem um relacionamento disfuncional, que acontece porque o Rei de Atlântida possui um gênio forte, assim como o grande Rei de Wakanda, e isso faz com que o embate dos dois sempre aconteça.
No entanto, o relacionamento deles piorou em 2012 no crossover Avengers vs. X-Men, pois em certo momento um Namor possuído pela Fênix inundou Wakanda, causando uma destruição incalculável em um reino que uma vez se orgulhava de nunca ser invadido.
Mais tarde os dois foram forçados a trabalhar juntos para impedir a ameaça de Incursões, na série Novos Vingadores, do escritor Jonathan Hickman, mas essa aliança foi quebrada quando T’Challa esfaqueou Namor e o deixou para morrer em outro universo. Namor sobreviveu, mas a amizade deles já viveu dias melhores.

Outras Mídias
Na televisão, durante a década de 1950, uma série foi planejada com Richard Egan, porém nunca entrou em produção.
Da mesma forma, um piloto televisivo de Submariner foi anunciado durante os anos setenta, mas também nunca foi filmado devido à semelhança com a série de curta duração “Man from Atlantis”.
Mas Namor teve um segmento em The Marvel Super Heroes nos anos 60. Em 1967, a série Fantastic Four da Hanna-Barbera teve dois episódios com personagens baseados em Namor, como Grantray-Lawrence já havia licenciado o personagem um ano antes. “Demon of the Deep”, com base em Fantastic Four # 4, caracterizado o vilão “Gamma”, que usa um monstro submarino gigantesco para atacar Nova York. “Danger in the Depths”, com base em Fantastic Four # 33, apresenta o “Príncipe Triton”, com a voz de por Mike Road, e seu arqui-inimigo Attuma, com a voz de por Henry Corden.
Entre 1977 e 1978 foi lançada a série Man from Atlantis, o personagem foi livremente inspirado por Namor, não tinha qualquer relação real com o personagem.
Em 1981, Namor apareceu no episódio “Wrath of the Sub-Mariner” de Spider-Man,
com a voz de por Jerry Dexter. Ele ataca Nova York, em resposta à poluição causada pelo Rei do Crime.
Também apareceu no episódio “7 Little Superheroes” de Spider-Man and His Amazing Friends, com a voz de Gary Owens.
Enquanto em 1994, Namor aparece em um episódio de Fantastic Four “Now Comes the Sub-Mariner”, com a voz de por James Warwick.
Namor apareceu no episódio “To Rule Atlantis” de The Avengers: United They Stand, com a voz de por Raoul Trujillo. Seu retrato é visto na sala de conferência em “Avengers Assemble, Part 1”.
além de participar de 2 episódios do desenho Fantastic Four: World’s Greatest Heroes de 2006: “Imperious Rex” e “Atlantis Attacks” com a voz de por Michael Adamthwaite.
MCU (Universo Cinematografico Marvel)
Os direitos cinematográficos do personagem retornaram para a Marvel Studios e assim o personagem pode aparecer nos próximos filmes. Dessa maneira a estreia do Rei de Atlântida acontece em Black Panther: Wakanda Forever, interpretado pelo ator Tenoch Huerta.
O longa já está disponível nos cinemas e em breve comentaremos como foi essa aguardada estrei no MCU.
Confira também nossas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/
Instagram – @sitenaoseinada
Twitter – @sitenaoseinada
Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada
