ATENÇÃO >>>> O texto contem spoilers da primeira temporada de Sandman.

Na HQ, e na nova série da Netflix, é revelado que o aprisionamento do protagonista “Morpheus” causou uma doença que afetou o sono dos vivos. A “Doença do Sono”, assim como na série, existiu na vida real e foi uma pandemia no início do século XX.

A série Sandman conta que, Sonho, a entidade que personifica o conceito do sonhar e comanda o mundo onírico, foi capturado por uma seita ocultista e que sua captura causou graves problemas no mundo todo, incluindo uma misteriosa “Doença do Sono” que impede as pessoas de dormir ou acordar.

Esses eventos parecem diretamente inspirados por uma doença real que tomou conta da Europa e da América do Norte no início do século XX. Chamada Encefalite Letárgica, essa enfermidade tem diferentes sintomas, mas sua principal marca é atacar o cérebro de forma que a vítima fica incapaz de se mover ou se comunicar.

A Encefalite Letárgica deixou aproximadamente quatro milhões de pessoas em estado catatônico e causou a morte de quase um milhão. Esse evento histórico foi incorporado em Sandman como consequência do aprisionamento do Perpétuo Sonho, responsável por comandar e organizar o Mundo dos Sonhos.

A primeira temporada de Sandman já está disponível no catálogo da Netflix.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada