Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Senhor Destino (Doctor Fate), um dos heróis mais peculiares da DC Comics, e que vai ganhar uma versão Live-Action no aguardado filme Adão Negro.

O Senhor Destino foi criado por Gardner Fox, o criador do Flash e da Liga da Justiça, e Howard Sherman, originalmente como um herói misterioso que aparecia em histórias individuais na antologia More Fun Comics. De início, pouco se sabia sobre o personagem além de seus poderes mágicos, já que sua história pessoal só foi desenvolvida em More Fun Comics #67.

Várias pessoas usaram o manto do herói, mas o mais conhecido foi Kent Nelson, que apareceu pela primeira vez nas páginas de More Fun Comics #55, publicada em maio de 1940.

Origem

O garoto Kent Nelson acompanhava seu pai em uma escavação arqueológica no vale de Ur, na Mesopotâmia, e acaba encontrando a tumba de Nabu, um Lorde da Ordem. A ressurreição de Nabu expeliu gases que mataram o pai de Kent, deixando-o sozinho para ser seu discípulo. Após alguns anos de treinamento, Nabu o presenteou com um elmo que continha a essência do Lorde da Ordem e encarregou-o de combater o caos como Sr. Destino (Dr. Fate).

Pouco depois de ajudar a fundar a Sociedade da Justiça, Kent descobriu que sua personalidade estava sendo usurpada pela de Nabu quando usava o elmo. Kent então passou a usar um elmo comum, reduzindo grandemente seus poderes. O elmo de Nabu foi roubado pelo feiticeiro brztaliano Kulak, e perdido junto com o vilão numa fenda dimensional. Kent eventualmente recuperou o elmo e passou a usa-lo, a despeito da crescente influência de Nabu sobre ele. Sr. Destino manteve-se ativo mesmo quando a SJA foi dissolvida em 1951, juntando-se quando o grupo foi reativado.

Poderes

Os poderes de Sr. Destino são místicos por natureza; como um Agente da Ordem, ele tem os mesmos poderes do Lorde Nabu que o controla pelo Elmo Dourado podendo evocar qualquer feitiço imaginável e em níveis espantosos. Pode, por exemplo, controlar os elementos naturais (Terra, fogo, ar, água), dar vida a objetos, disparar rajadas místicas, abrir portais para outras dimensões, voar, criar um poderoso escudo imperfurável, controlar qualquer outro tipo de matéria, entre outros. Ele também é imortal e não envelhece.

Sem o elmo, apenas pode usar tele cinésia, detectar magia, bem como ter premonições. Seus níveis de poder variam de escritor para escritor. Por exemplo, em Justice League of America (vol. 1) #148 (Novembro 1977), Abnegazar, Rath e Gast conseguem controlá-lo a fim de que se volte contra seus aliados. Em Swamp Thing (vol. 2) #50 (Julho 1986), porém, Destino mata Abnegazar facilmente com uma única rajada. Na altura de seus poderes, Destino foi capaz de prender num pentagrama Etrigan, Darkseid, Izaya, o Pai Celestial e Órion, e utilizar seus potenciais místicos junto com seu poder a fim de destruir a Entidade Antivida junto com o universo na qual ela estava contida (Odisséia Cósmica).

Outros usuários do Elmo de Nabu

Alguns personagens utilizaram o Elmo de Nabu como:

Eric Strauss e Linda Strauss: Após o falecimento de Kent Nelson, Nabu escolheu Eric e sua madrasta Linda para se tornarem seus avatares. Para isso, ele fez com que os dois se fundissem em um único corpo. Eric acabou sendo morto em Apokolips e Linda morreu pouco tempo depois.

Hector Hall: Certa vez, Hector Hall renasceu como filho biológico de dois populares heróis da DC, Rapina e Columba. Ele se tornou o novo Senhor Destino, ganhando os amuletos e o capacete de Nabu, mas acabou sendo morto quando o Espectro decidiu extinguir a magia do planeta.

Kent V. Nelson: Sobrinho-neto de Kent Nelson, que se transformou em Senhor Destino antes do reboot da DC Comics.

Khalid Ben-Hassin: Senhor Destino dos Novos 52, ele é neto de Kent Nelson e é contratado para descobrir a Tumba de Nabu. Lá, ele se transforma em Senhor Destino, enquanto sua companheira (Kendra Saunders-Munoz) se transforma na Mulher-Gavião.

Khalid Nassour: Vindo da Terra-0, Khalid Nassour apareceu pela primeira vez em 2015, em uma HQ solo do Senhor Destino. Estudante de medicina, ele é um rapaz americano com raízes egípcias, que depois descobrimos ser um parente de Kent Nelson.

Games

O Senhor Destino já recebeu versões nos games como no DC Universe Online, tanto como NPC quanto como personagem jogável. Ele também está em Lego Batman 3: Beyond Gotham e Lego DC Super Villains.

Ele aparece na versão mobile de Injustice: Gods Among Us, originalmente como um cartão de ajuda para seus heróis durante as lutas. Depois, ele surgiu como um personagem jogável em Injustice 2, onde é dublado por David Sobolov.

Outras Mídias

O Sr Destino já esteve no universo animado da DC Comics e em séries tipo Liga da Justiça Sem Limites. Além disso, ele também apareceu em Justice League Action, Justiça Jovem e Batman: Os Bravos e Destemidos.

Kent Nelson apareceu em Smallville, interpretado por Brent Stait e Erica Carroll. Depois, o herói ganhou outra versão em Stargirl, onde apareceu brevemente, já o Elmo de Nabu também já apareceu na série do Constantine.

Nelson apareceu brevemente nos créditos iniciais de Liga da Justiça: A Nova Fronteira. Além disso, uma versão original do herói, de nome Steel Maxum, está em Esquadrão Suicida: Acerto de Contas.

Já no Universo DC dos cinemas o Senhor Destino foi anunciado como personagem em Adão Negro e será interpretado por Pierce Brosnan.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.