karate kid

Karate Kid | Assista em sua Ordem Cronológica

Karate Kid foi um grande sucesso nos anos 80, várias continuações foram lançadas, mas sua ascensão foi com o YouTube que reviveu a história de Daniel San com o lançamento de Cobra Kai, que agora está disponível na Netflix, e nós do site NãoSeiNada vamos te mostrar toda a cronologia da Saga para não perder nenhum detalhe e referência.

1 – The Karate Kid (1984)

Karate Kid – A Hora da Verdade foi o primeiro e mais referenciado filme de Karate de todos os tempos. O diretor John G. Avildsen contou com Ralph Macchio, Noriyuki “Pat” Morita e Elisabeth Shue para mostrar a história de um jovem que precisa aprender karatê e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, que acabam por transformar-se em lições de vida.

O jovem Daniel Larusso ou Daniel San (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Newark, Nova Jersey, para a região do Vale de São Fernando, no sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele.

Mas a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e seus amigos começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pelos amigos de Johnny, ele é salvo por um Kesuke Miyagi (Pat Morita), um velho mestre de karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos de sua arte marcial para que ele possa se defender dos amigos de Johnny, que também lutam.

O filme é famoso por mostrar o ensaio de artes marciais de Daniel San por meio de atividades cotidianas do dia a dia, como limpar o carro ou pintar uma parede.

2 – The Karate Kid Part II (1986)

Karate Kid – A Hora da Verdade Continua é a sequência direta de The Karate Kid, onde logo após o All-Valley Karate Tournament, o sensei John Kreese fica furioso e ataca Johnny Lawewnce no estacionamento. Miyagi confronta Kreese e o imobiliza facilmente, depois ameaça dar um golpe mortal, mas em vez disso, comicamente, aperta o nariz de Kreese e se afasta.

Seis meses depois dos eventos do primeiro filme, Miyagi recebe uma carta, notificando-o de que seu pai está morrendo. Ele planeja voltar para sua aldeia natal, na ilha de Okinawa, e Daniel o acompanha. Miyagi conta a Daniel o por que deixou Okinawa há muitos anos. Ele se apaixonou por uma mulher chamada Yukie, que foi prometida em casamento para seu melhor amigo, Sato, filho do homem mais rico da vila e aluno de karatê de seu pai. Ao anunciar suas intenções de se casar com Yukie, Sato desafiou-o para uma luta até a morte. Em vez de lutar, no entanto, Miyagi deixou o país.

Em Okinawa, Miyagi e Daniel são recebidos por Chozen Toguchi, sobrinho de Sato disfarçado, que leva Miyagi e Daniel a um armazém. Sato aparece e exige lutar contra Miyagi, que se recusa inflexivelmente. Chegando a aldeia, Miyagi e Daniel são recebidos por Yukie e sua sobrinha Kumiko. Eles descobrem que Sato se tornou um rico industrial cujas empresas monopolizaram a produção de peixes da região, empobrecendo os outros aldeões. Eles são forçados a alugar propriedades de Sato, que é dono do título de terra da aldeia. Yukie revela que ela nunca se casou com Sato, por causa de seu amor por Miyagi. Depois que o pai de Miyagi morre, Sato lhe dá três dias para chorar por respeito antes de sua luta. Miyagi mostra a Daniel o segredo do karatê de sua família – um tambor de mão que gira de um lado para o outro ilustrando a “técnica do tambor”, um movimento duplo de karatê que Daniel começa a praticar.

Durante uma visita a aldeia, Daniel acaba expondo atitudes desonestas de Chozen no mercado. Chozen acusa Daniel de insultar sua honra, e eles têm uma série de confrontos. Sua rivalidade chega ao auge quando Chozen e seus camaradas atacam Daniel e vandalizam a propriedade da família de Miyagi. O mestre chega e derrota o grupo que foge. Ele e Daniel planejam voltar para casa antes que a situação piore, no entanto Sato aparece com tratores e ameaça destruir a vila se Miyagi se recusar a lutar. Chantageado, Miyagi cede sob a condição de que Sato repasse o título de terra da aldeia para os aldeões, independentemente do resultado da luta. Sato inicialmente hesita, mas concorda depois que Miyagi afirma que a condição é um “pequeno preço” para pagar pela honra.

No dia da luta, um tufão aparece e os aldeões se escondem em um abrigo nas proximidades, mas Sato fica preso quando o dojo de sua família é derrubado pela tempestade e Miyagi e Daniel correm para resgatá-lo. Chegando ao abrigo, Daniel tenta resgatar uma criança presa em uma torre próxima e Sato manda Chozen ajudar, mas seu sobrinho e discípulo demonstra medo e se recusa. Sato então corre para ajudar Daniel e renega seu sobrinho pela covardia e Chozen corre pela tempestade em desgraça.

Na manhã seguinte, enquanto os aldeões estão reconstruindo, Sato retorna com seus tratores – só que desta vez para ajudar e entrega o título de terra à aldeia pedindo perdão a Miyagi que aceita de bom grado. Daniel e Kumiko se aproximam de Sato e conversam sobre sediar o próximo festival em um castelo cerimonial próximo, e ele aceita.

Enquanto Kumiko está realizando uma dança no festival, Chozen invade a apresentação fazendo-a de refém e exigindo lutar com Daniel sozinho. Daniel luta bem, mas acaba sendo derrotado por Chozen. Então Miyagi, Sato e a multidão respondem usando os pequenos tambores portáteis que trouxeram para a comemoração, inspirando Daniel e confundindo Chozen que ataca, mas Daniel é capaz de desviar usando a técnica do tambor. Com Chozen vencido, Daniel levanta a mão e ameaçando acabar com a vida dele dizendo: “Vive ou morrer, cara!” Chozen escolhe a morte, mas, lembrando a maneira como Miyagi lidou com Kreese anteriormente, Daniel aperta o nariz de Chozen e depois abraça Kumiko, enquanto Miyagi olha com orgulho.

3 – The Karate Kid Part III (1989)

The Karate Kid Part III o diretor tenta resgatar a ideia original e repetir o sucesso do primeiro longa. Em Los Angeles, Daniel (Ralph Macchio) é desafiado por um lutador de karatê que quer destruir seu mestre, Miyagi (Pat Morita). Inicialmente ele reluta em aceitar o desafio, mas termina sendo obrigado a aceitá-lo.

Porém, desta vez ele não conta inicialmente com o apoio de seu mestre, que defende os ideais de defesa e sabedoria do karatê não seus títulos, mas com uma situação difícil em vista treinou Daniel a arte do Kata.

4 – The Next Karate Kid (1994)

The Next Karate Kid foi o último com a presença do personagem Kesuke Miyagi interpretado por Pat Morita.

Durante as comemorações pelos soldados japoneses que lutaram na Segunda Guerra Mundial, o mestre Miyagi encontra a viúva de seu comandante. Ela apresenta a ele a neta Julie, uma adolescente problemática que sofre pela perda dos pais e o senhor Miyagi decide ensinar karatê à jovem para que ela encontre o caminho certo para a sua vida.

5 – Cobra Kai (série 2018 – atual)

Cobra Kai acontece 34 anos depois do filme original e segue um Johnny Lawrence fracassado, que busca redenção, ao reabrir o infame dojo Cobra Kai,reacendendo a sua rivalidade com o agora bem-sucedido Daniel LaRusso, que tem lutado para manter o equilíbrio em sua vida sem a orientação de seu mentor, sr. Miyagi.

Dois homens que direcionam os traumas do passado e as frustrações do presente na única maneira que eles sabem como resolver: através do karatê.

Paralelamente ao conflito dos dois, estão as histórias dos alunos de Lawrence e LaRusso. Na história conhecemos os alunos do Cobra Kai: um grupo de adolescentes marginalizados que encontram uma camaradagem e autoconfiança sob a tutela de Johnny, mas levando longe demais a filosofia agressiva de seu mentor, à medida que eles começam a se degenerar na notória brutalidade da época do antigo sensei Kreese, Johnny tenta combater as tendências do passado enquanto ajuda seu vizinho Miguel, um garoto pobre e tímido que sofre bullying pelo vilão Kyler e seu grupo de valentões e aprende a se defender através das aulas de Johnny, que sabe como funciona o bullying e quer ajudar Miguel e outros a combater seus agressores, enquanto Miguel vê em Johnny a figura paterna que nunca teve.

Em contraste, o filho distante de Johnny, Robby Keene, está sob o domínio de Daniel, que demonstra uma influência positiva para o menino quando ele começa a buscar a redenção enquanto aprende as filosofias do Sr. Miyagi. Enquanto isso, a filha de Daniel, Samantha, pertence a um grupo de patricinhas interesseiras e é namorada de Kyler, sendo uma das mais populares do colégio, mas se mostra uma garota simples e bondosa e é pega no meio desses conflitos enquanto aprende quem são seus verdadeiros amigos e um caminho melhor para seguir.

Cobra Kai continua a história de Karatê Kid e vai continuar nos deixando com vontade de aprender Karatê por mais tempo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: