Deuses Americanos | Conheça os principais Deuses

A série da Amazon Prime, Deuses Americanos, baseada no livro de Neil Gaiman, já teve duas temporadas e ganhou muitos fãs neste período, mas nem todos conhecem sua mitologia, então vamos aprender um pouco sobre os Velhos e Novos Deuses que fazem parte da trama no livro.

Spoiler da série abaixo:

Shadow Moon – Um ex-condenado que se torna no guarda-costas e “moço de recados” de Mr. Wednesday, uma encarnação do deus nórdico Odin. No livro descobrimos que Shadow é um filho de Odin.

VELHOS DEUSES

Mr. Wednesday – um dos principais personagens da série que se revela como Odin, é o deus nórdico do conhecimento e da sabedoria e que está em constante luta para se manter adorado enquanto luta contra os novos deuses e o temível Mr. World. 

Czernobog – O deus eslavo da escuridão, das trevas, da morte e do mal e irmão gêmeo de Bielebog, o deus da luz. 

Irmãs Zorya – As irmãs Zorya são parentes de Czernobog, e representam a Estrela da Manhã (Zorya Utrennyaya), a Estrela da Noite (Zorya Vechernyaya) e a Estrela da Meia-Noite (Zorya Polunochnaya). De acordo com a crença eslava, elas servem Dažbog que vigia o cão do dia do julgamento, Simargl, que está preso à estrela Polaris na constelação da Ursa Menor. Se a corrente que o prende alguma vez se quebrar, o cão devorará o mundo. 

Mr. Nancy – Ananse, deus ganês Kwaku Ananse, ou Homem-Aranha, conhecido pela sua inteligência, astúcia e trapaças.

Mr. Ibis – Tot, o deus egípcio do conhecimento e da escrita apresenta-se na série como dono de uma casa funerária

Mr. Jaquel – Anúbis, o deus egípcio da morte e da mumificação.

Easter – Ēostre, a deusa da Páscoa, da fertilidade, amor e do renascimento na mitologia germânica.

Mad Sweeney – o Leprechaun/Buile Suibhne, era um rei em uma antiga lenda irlandesa, até sua queda após a chegada do cristianismo e sua migração para a América. 

Whiskey Jack – Wisakedjak, uma figura trapaceira da mitologia algonquin. Ele vive perto de uma reserva do povo dacota com John Chapman onde é confundido com um forlktomi, um trapaceiro da sua cultura.

Low-Key Lyesmith – Loki, o deus nórdico da travessura e da astúcia.

Bilquis – Rainha de Sabá, de acordo com a Bíblia. Acredita-se também que seja meia-jinn. Antiga Deusa do amor e da sexualidade surge na primeira temporada como uma prostituta que devora homens através da sua vagina. O fato desta divindade se manter escondida através da prostituição é uma das maneiras que ela encontrou para conseguir ser venerada com frequência, tornando os homens que se relacionam com ela em possíveis veneradores e, dessa maneira, preserva seu poder. 

Mama-Ji – Kali, a deusa hindu do tempo e da destruição. 

DJinn – apesar de não ser considerado um deus pela mitologia e sim um demônio ou gênio, na série classificado como um ifrit, que é uma classe de jinn. Segundo a tradição islâmica, existem 3 classes de seres: os anjos, os humanos (criados a partir da lama) e os jinn (nascidos do fogo). Aparecem no folclore e são responsáveis ​​por infortúnios, posses e doenças. No entanto, os gênios às vezes dão suporte e são benevolentes.

NOVOS DEUSES:

The Technical Boy – O novo deus da tecnologia e da internet.

Media – A nova deusa da televisão e da mídia. Ela assume várias vezes a forma da personagem Lucy Ricardo da série televisiva “I Love Lucy” e de outros ícones da TV.

Mister World – O novo deus da globalização, espionagem, agências secretas e teorias de conspiração.

Mais Deuses apareceram na série durante o prólogo de cada episódio ou até mesmo em algumas participações, mas esses citados acima são os principais dentro de toda a trajetória de Shadow Moon . Vamos esperar mais temporadas e ver o que a Amazon ainda vai nos mostrar desse universo tão estranho e ao mesmo tempo tão interessante de Neil Gaiman.

ATUALIZAÇÃO – A terceira temporada contará com novas faces de Mr. World que também se transformará em Ms. World, uma encarnação do Sr. World que procura controlar o destino com uma nova e misteriosa peça de tecnologia que, se colocada online, terá o poder de dominar a atenção da humanidade. E nesta era moderna, atenção é adoração. 

Lembrando que o anuncio da terceira temporada começou cheio de polemicas após a saída dos personagens New Media (Kahyun Kim), Djinn (Mousa Kraish) e Mad Sweeney (Pablo Schreiber) já que o ator Orlando Jones (que interpretou Mr. Nancy) também não teve seu contrato renovado (sob a alegação de questões criativas). Jones não gostou nada e foi para as redes sociais acusar os produtores de terem motivações racistas para a decisão.

A nova temporada também apresentará novos deuses como Deméter, a deusa da agricultura na mitologia grega; e Shadow irá se conectar com seus ancestrais para entender sua missão e com isso seu contato com os Orixás também será retratado. Até o momento só sabemos que eles desempenham um papel misterioso, mas vital, no despertar espiritual de Shadow e que serão mostrados os orixás Oxum, deusa iorubana do amor, pureza e fertilidade, que elevou e fortaleceu o povo escravizado que construiu a América. Embora conhecida como mantenedora do equilíbrio e mãe da doçura, Oxun é formidável e conhecida por sua força espiritual. E também Xangô, deus iorubá da justiça.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os assuntos mais sérios do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: