jurassic park

Saiba qual a cronologia da franquia Jurassic Park

Jurassic Park é uma das franquias mais famosas do cinema, o primeiro e segundo filmes foram baseados nos livros de Michael Crichton, mas o diretor Steven Spielberg foi o responsável por dar o ponta pé inicial para que Jurassic Park ganhasse uma legião de fãs pelo Mundo. Tanto os livros como os filmes usam a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso do parque e as dificuldades de se manter seres extintos em um ambiente moderno.

Nós do Site NãoSeiNada vamos apresentar a cronologia dos filmes de Jurassic Park, sabemos que os livros possuem algumas diferenças com os filmes e que também existem games e HQs que se encaixam nas histórias, mas vamos nos atentar apenas nos filmes.    

– Jurassic Park (1993)

O primeiro filme da franquia foi dirigido por Steven Spielberg e mostrou um pouco de como John Hammond criou o Jurassic Park. Um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico junto com DNA de anfíbios (isso é importante para a franquia).

O parque está localizado na Ilha Nublar, próxima à Costa Rica, e após um acidente com alguns funcionários Hammond convida o paleontólogo Alan Grant e a paleobotânica Ellie Sattler para verificar se o parque é seguro antes de sua inauguração, enquanto seu advogado convida o matemático Ian Malcolm. Na ilha também estão os dois netos de Hammond, Tim e Lex Murphy, o que causa um desconforto em todos já que o dono do parque está testando tudo com seus próprios netos.

Dennis Nedry, o programador-chefe do parque, estava secretamente a serviço de uma das empresas rivais da InGen, a Biosin, e foi pago para roubar embriões de dinossauros fertilizados. Para fazer isso Nedry desativa o sistema de segurança do parque durante sua demonstração o que permite acesso ao armazenamento de embriões e isso causa uma catástrofe fazendo com que tudo dê errado e o parque é fechado logo após o incidente.

Neste filme conhecemos o Dr. Henry Wu, o geneticista chefe do parque, que aparece de uma maneira modesta. Já na nova trilogia, iniciada com Jurassic World, descobrimos quais as reais intenções do Dr. Henry que colocou o DNA de anfíbios de maneira proposital.

– The Lost World: Jurassic Park (1997)

The Lost World: Jurassic Park se passa quatro anos após os acontecimentos de Jurassic Park,e os dinossauros vivwm secretamente na ilha, sem qualquer interferência humana. Enquanto isso John Hammond perdia o controle de sua companhia, InGen, para seu sobrinho Peter Ludlow, que montou uma equipe paramilitar com o intuito de trazer os animais para o continente a fim de gerar receitas para a empresa.

Jurassic-Park-lost-world

Hammond vê a chance de se redimir de seus erros passados ​​enviando uma expedição, liderada pelo Dr. Ian Malcolm, à ilha antes que o grupo de Ludlow chegue lá. Os dois grupos acabam se encontrando diante de um grande perigo e acabam se juntando para sobreviver, mas mesmo assim Ludlow consegue capturar alguns espécimes e os leva para o o continente.

Sem controle um filhote de Tiranossauro junto com seu pai acabam escapando na cidade, mas Dr. Ian Malcolm consegue enviar o filhote e o pai de volta para a ilha. O filme termina com Hammond dando um recado na TV dizendo: “Se pudermos deixar essas criaturas de lado, a vida encontrará um caminho”.

– Jurassic Park III (2001)

O enredo de Jurassic Park III gira em torno de uma nova visita de Alan Grant aos dinossauros do Jurassic Park.  O paleontólogo continua dedicando sua vida ao estudo sobre os dinossauros, que continuam vivos na ilha, e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos Velociraptores.

 

O Dr. Alan Grant é convidado por um casal para voltar a ilha e assim continuar sua pesquisa, mas acaba descobrindo  a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a ilha para procurar seu filho Eric, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes. Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o Tiranossauro, o Espinossauro.

Todos conseguem sair da ilha e não sabemos mais nada sobre os dinossauros até 2015.

– Jurassic World (2015)

Jurassic World dá um salto temporal na história e nos leva para 2015, com o parque reformulado e já visitado durante muitos anos e com os dinossauros sendo estudados em escolas e faculdades.

No filme vemos novamente o Dr. Henry Wu (B.D. Wong) que é um dos cientistas que projetaram a Indominus Rex, o primeiro híbrido geneticamente modificado de diferentes espécies de dinossauros, para que fosse mais assustador e com mais dentes afim de manter o interesse do público pela ilha.

Então o dono do parque, o oitavo homem mais rico do mundo, Simon Masrani, junto com Claire (a responsável pelo parque) vão ao local onde está a Indominus Rex, mas quando chegam o Sr. Masrani percebe que o animal é extremamente agressivo e aparentemente inteligente. Com receio de cometer os mesmos erros de John Hammond (Richard Attenborough), no incidente de 1993, ele decide pedir ajuda à Owen Grady, que é o treinador dos Raptores, Blue, Delta, Echo e Charlie, para que possa ser medido o nível de inteligência dos animais.

O Sr. Masrani fala com o Dr. Wu que o informa de que as estranhas propriedades de Indominus são resultado da utilização do código genético de vários animais, como sapos e lulas. Masrani manda então que ele pare com todas as operações imediatamente, mas Wu o retruca dizendo que fizeram isso desde o princípio, reparando as falhas no código genético dos dinossauros e utilizando o DNA de outros animais. Se o código genético dos dinossauros fosse puro eles seriam diferentes, portanto nenhum deles é 100% um dinossauro.

Após a Indominus sair do controle e ser confrontada pelo Tiranossaurus Rex o parque é evacuado.

– Jurassic World: Fallen Kingdom (2018)

Três anos após o fechamento do Jurassic Park um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. No local não há mais qualquer presença humana e os dinossauros vivem livremente. Diante da situação é preciso tomar uma decisão: deve-se retornar à ilha para salvar os animais ou abandoná-los para uma nova extinção? Decidida a resgatá-los, Claire (Bryce Dallas Howard) convoca Owen (Chris Pratt) para retornar à ilha com ela.

jurassic-world-reino-ameacado

O filme estreou no dia 21 de junho de 2018 no Brasil.

 

 


Acompanhe também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

NãoSeiNadaCAST é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os assuntos mais sérios do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop e que podemos discutir com opiniões diferentes mas sempre se entender e rir muito.

Anúncios

1 thought on “Saiba qual a cronologia da franquia Jurassic Park

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: