cronologia da franquia alien

Entenda a Cronologia da Franquia Alien

Em 1979 aconteceu a estreia de Alien (Alien: O Oitavo Passageiro) nos cinemas, com uma premissa assustadora que  dizia, “no espaço, ninguém pode ouvir você gritar”, o diretor Ridley Scott  fez o melhor filme  de terror espacial já produzido. Tornando Alien uma franquia gigantesca que vai dos filmes, para games, livros e HQs com muitos fãs que buscam saber cada vez mais desse universo.

Este ano Alien: Covenant chegou aos cinemas com mais um capítulo da saga, mas como o lançamento dos filmes não corresponde a verdadeira ordem cronológica da história nós do site NãoSeiNada fizemos uma pequena lista e vamos apresentar essa a cronologia da franquia Alien, confira:

Prometheus – 2089/2093 – Planeta LV223

Prometheus é um filme de 2012 que na cronologia de Alien é o início de tudo, um prelúdio de toda a franquia, que mostra de quem eram as naves que carregavam os ovos dos Xenomorfos, e quem eram os alienígenas que estavam por traz da “criação” da raça humana.

O filme se passa em 2089 na nave humana de exploração Prometheus, com Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) como exploradores que encontram a mesma pintura em várias cavernas na Terra. Com base nisto, eles desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria alguma relação com o início da vida no planeta. A dupla convence um milionário, Peter Weyland (Guy Pearce), a bancar uma cara expedição interestelar para investigar o assunto.

Desta forma, Elizabeth e Charlie entram para a tripulação da nave Prometheus, composta pelo robô David (Michael Fassbender), a diretora Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba), entre outros. Todos, com exceção de David, hibernam em sono criogênico até que a nave chegue ao objetivo, o que acontece em 2093. Encantados com a descoberta de um novo mundo e a possibilidade de revelarem o segredo da origem da vida na Terra, Elizabeth e Charlie não percebem que o local é também bastante perigoso.

Alien: Covenant – 2104 – Planeta Origae-6

O longa se passa no ano de 2104 onde viajando pela galáxia, a nave colonizadora Covenant tem por objetivo chegar ao planeta Origae-6, bem distante da Terra. Porém um acidente cósmico antes de chegar ao seu destino faz com que Walter (Michael Fassbender), o androide a bordo da espaçonave, seja obrigado a despertar os 17 tripulantes da missão. Logo Oram (Billy Crudup) precisa assumir o posto de capitão, devido a uma falha ocorrida no momento em que todos são despertos.

Em meio aos necessários consertos, eles descobrem que nas proximidades há um planeta desconhecido, que abrigaria as condições viáveis para a vida humana. Oram e sua equipe decidem ir ao local para investigá-lo, considerando até mesmo a possibilidade de deixar de lado a viagem até Origae-6 e se estabelecer por lá. Só que, ao chegar, eles rapidamente descobrem que o planeta abriga seres mortais.

Provavelmente uma continuação de Covenant vá ligar esses dois primeiros filmes da cronologia com o filme Alien: O Oitavo passageiro, mas enquanto isso não acontece a história continua com um salto muito grande e sem explicação nos cinemas.

Alien: O Oitavo Passageiro – 2122 – Planeta LV-426

O melhor filme da franquia foi lançado em 1979 e apresentou tudo o que gostamos no universo dos Xenomorfos, desde a protagonista Ripley até a Nave Nostromo.

O longa se passa em 2122, onde ao retornar para a Terra  uma nave recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um
terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Alien: O Resgate – 2179 Planeta LV-426

Depois de um sono de cinquenta e sete anos, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente da tragédia espacial, descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado por humanos. Inicialmente relutante, ela aceita retornar para enfrentar seu pior pesadelo e tentar salvar as setenta famílias que lá habitam.

Aliens ou Alien: O Resgate estreou nos cinemas em 1986 com direção de James Cameron.

Alien 3 – 2179 Planeta LV-426

Em 2179, mesmo ano dos acontecimentos de Alien: O Resgate, a tenente Ripley (Sigourney Weaver) vai parar em um planeta que na verdade é uma colônia penal de segurança máxima e todos os internos são assassinos e estupradores. Lá não existem armas e este é um lugar totalmente isolado do mundo civilizado, então dentro deste contexto, o alienígena volta a atacar, matando tudo que se move, mas com uma misteriosa diferença: ele não ataca a tenente Ripley.

Em 1992 o diretor David Fincher ficou a frente da franquia com um dos filmes mais famosos de Alien.

Alien: A Ressurreição – 2379

A tenente Ripley (Sigourney Weaver) se matou para não permitir que o governo levasse um monstruoso alienígena para o nosso planeta, mas após 200 anos, em uma nave espacial, ela acorda e descobre que cientistas a ressuscitaram através da clonagem e
conseguiram com sucesso retirar a rainha dos alienígenas de seu corpo. A intenção é ter um exército de aliens que, acreditam eles, possam finalmente controlar. Durante este processo o DNA da tenente é misturado com o da rainha, o que faz com que o clone de Ripley desenvolva também algumas características alienígenas.

Os pesquisadores começam a criar os aliens, mas estes logo escapam, provocando terror e morte. Como a nave está rumando para a Terra, eles precisam ser detidos o quanto antes, principalmente pelo fato da rainha ter tido uma nova ninhada, que poderá significar o fim dos humanos. Neste contexto, Sendo assim apenas a tenente e alguns contrabandistas, que se encontram na nave naquele momento, podem impedir esta tragédia.

O filme de 1997 dirigido por Jean-Pierre Jeunet foi considerado como o pior filme de toda a franquia.

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinda

Nosso podcast

https://mundopodcast.com.br/teiacast/variedades/nao-sei-nada/

One thought on “Entenda a Cronologia da Franquia Alien”

Deixe uma resposta