10 Diferenças entre a HQ Guerra Civil e o filme Capitão América: Guerra Civil

Hoje é o grande dia de estreia do filme Capitão América: Guerra Civil e nós do site NãoSeiNada vamos mostrar uma lista com algumas diferenças entre a Saga Guerra Civil nas HQs e o longa dos Irmãos Russo. Claro que o filme, que faz parte da terceira fase do Universo Cinematográfico Marvel, não vai conter todos os elementos dos Quadrinhos, mas vale a pena ver um pouco dessas diferenças. Confira abaixo:

Este texto contém SPOILERS.

1 – Tratado de Sokovia x Registro de Super Humanos

Você até pode achar que essa é uma das semelhanças entre a HQ e o filme, mas o Tratado de Sokovia consiste em os heróis se renderem e trabalharem para o governo, por serem considerados perigosos. Já o Registro de Super Humanos das HQs fazia com que os heróis mostrassem suas identidades secretas para o Mundo e ficassem a merce da SHIELD e do governo dos EUA, o que fez com que o Capitão ficasse contra o Registro e Tony Stark fosse a favor do mesmo.

Isso acontece por conta de um incidente que ocorre em Stamford, quando os Novos Guerreiros estavam enfrentando o vilão Nitro, nesse momento o vilão explode e acaba com centenas de vidas. No filme o impacto que o acordo tem sobre a vida dos heróis não
é tão grande como na HQ, já que no Universo Cinematográfico todos sabem a identidade dos heróis (menos do Homem Aranha), e já nos quadrinhos essa é a coisa mais preciosa para eles.

2 – A saga dos Quadrinhos conta com quase todos heróis da Marvel

A Saga Guerra Civil nos quadrinhos foi assinada por Mark Millar, e nela estavam presentes quase todos os heróis da Marvel Comics, os únicos que não estavam eram os que morreram em sagas anteriores e os que não estavam no planeta Terra. A imagem abaixo mostra um pouco do que foi o embate entre o Time Capitão e o Time Stark.

3 – Vilão

Em Capitão América: Guerra Civil contamos com a presença de Ossos Cruzados e “Barão” Zemo, esses são os vilões do longa. Ossos Cruzados faz um papel parecido com o de Nitro, ele está presente em uma intervenção dos Novos Vingadores que não dá muito certo, e que é um dos motivos para o Tratado. Já o Barão Zemo do filme não se parece nada com o vilão que conhecemos, um personagem completamente diferente dos quadrinhos, e na saga da Marvel Comics nenhum desses dois vilões participam da Guerra Civil.

Nas HQs não tem nenhum vilão que manipula os heróis ou que possui um plano maligno, são apenas os heróis uns contra os outros. São os adeptos aos ideias de Capitão América contra os heróis que aderem ao Registro, que são liderados por Tony Stark, e basicamente é isso que acontece já que os heróis se digladiam entre si. Do início até o final da Saga são os Super Humanos que decidem quem é o vilão e quem é o mocinho, deixando até mesmo os leitores com opiniões diferentes, fazendo com que você que está lendo escolha um lado.

4 – Quarteto Fantástico e X-Men

É obvio que nos filmes da Marvel Studios não vamos ver o Quarteto Fantástico e nem os X-Men, já que estes pertencem a outro estúdio. Mas nas HQs os dois grupos tem papel crucial, até vemos o casal Sue Storm (Mulher Invisivel) e Reed Richards (Sr. Fantástico) lutando em lados opostos. Os X-Men também participam da saga, mas vale lembrar que a grande maioria dos mutantes ou estavam mortos ou desaparecidos após a saga Dia-M. Quem teve um papel muito importante na Guerra Civil foi Wolverine, queestava presente em quase todas as lutas e foi atrás de Nitro quando tudo começou.

5 – Homem Aranha

O “Amigo da Vizinhança” teve uma participação no filme da Marvel Studios, por conta de um acordo com a Sony Pictures (que é o estúdio que detêm os direitos do Homem Aranha nos cinemas), participação essa que foi muito boa e divertida. Tom Holland fez muito bem o papel de Peter Parker, muito engraçado e com tiradas muito boas, o heróis fez a diferença durante a batalha no aeroporto, deixando o Time Homem de Ferro muito forte.

Já nos quadrinhos Peter é o primeiro a assinar o Registro, mostrando sua identidade para o Mundo durante uma coletiva de imprensa, fato que fez com que seus inimigos o infernizassem no futuro. Mas o “Teioso” não ficou apenas ao lado de Tony Stark, ele foi o primeiro herói que percebeu que aquela guerra estava tomando um rumo errado e que todos ali eram amigos. E após a morte de Golias, Peter passou para o lado do Time Capitão fazendo com que todos se perguntarem se aquilo estava mesmo certo.

Mesmo com seus poderes o Homem Aranha acaba se dando muito mal e quase morre durante uma das batalhas, já no filme ele aparece apenas na luta do aeroporto e vai aparecer durante a segunda cena pós créditos.

6 – Thor e Hulk

Sabemos que Thor e Hulk não estão presentes no filme do Capitão América, já que ao final de Vingadores: Era de Ultron o filho de Odin volta para Asgard, em busca da explicação para suas visões sobre a gemas do infinito. E o Hulk some com o jato dos Vingadores e até agora não sabemos o que aconteceu com herói.

Nas HQs Thor está morto e Tony cria um clone do Deus do Trovão que enlouquece e mata Golias durante uma batalha, esse clone no futuro vira o vilão da saga Thor Ragnarok. Será que vamos ver isso no próximo filme de Thor?

Enquanto isso Hulk não está na Terra, pois os Illuminati mandam o “Gigante Esmeralda” para o espaço, depois que Bruce Banner sai de controle e luta contra o Coisa, em Las Vegas. Essa iniciativa deu origem a saga Planeta Hulk.

7 – Soldado Invernal

Bucky Barnes possui um papel de destaque em Capitão América: Guerra Civil, ele é um dos motivos que fazem o Homem de Ferro enfrentar Steve Rogers, e o fato que leva o Pantera Negra a participar do time Stark. Na trama do filme, o Soldado Invernal é culpado por explodir o prédio da ONU o que faz o Pantera caçar o amigo do Capitão, já o motivo por Tony tentar matar o Soldado Invernal é o Plot Twist do vilão do longa, isso realmente não me agradou muito mas faz parte da história da Marvel no cinema.

Enquanto na HQ Bucky não tem um papel muito importante, já que aparece para ajudar o Capitão a fugir da SHIELD e apenas isso. Após a saga o Soldado Invernal toma o manto do Capitão América por poucas edições.

8 – S.H.I.E.L.D.

Na saga em quadrinhos a S.H.I.E.L.D possui um papel muito importante, já que Maria Hill agora diretora da coorporação, é a responsável por registrar os heróis e capturar os que não aceitaram o acordo. Durante a saga Nick Fury aparece e ajuda o time do Capitão América, enquanto Hill junto com o Homem de Ferro vai atrás deles.

Já no filme a SHIELD não existe mais, apesar de que no final de Vingadores: Era de Ultron Nick Fury e companhia ajudaram a salvar o cidadãos de Sokovia, com direito a porta aviões e tudo. Isso realmente não fez muito sentido no filme, pois nem mesmo Nick Fury aparece, o mesmo personagem que juntou os Vingadores não aparece quando eles estão separados.

9 – Qual lado? Time Stark ou Time Capitão?

Cada herói escolheu o seu lado durante a Guerra Civil, vamos ver qual foi o time escolhido por cada um:

Filme

– Time Capitão: Falcão, Homem Formiga, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro, Soldado Invernal e Sharon Carter.

– Time Homem de Ferro: War Machine, Viúva Negra (troca de lado), Pantera Negra, Visão e Homem Aranha.

HQ

Como são muitos heróis nós vamos mostrar na lista abaixo os que estão no filme.

– Time Capitão: Feiticeira Escarlate, Soldado Invernal, Falcão, Homem Aranha (troca para o time Capitão). O Gavião Arqueiro e Scott Lang (Homem Formiga) estavam mortos.

– Time Homem de Ferro: Viúva Negra, Sharon Carter, War Machine, Homem Aranha, Homem Formiga (Hank Pym). Visão e Pantera Negra ficam neutros.

10 – Final

 

Não vou contar o final do filme aqui, mas vale saber que não é igual ao final da HQ. Já que nos quadrinhos Steve Rogers é separado do Homem de Ferro por civis que estão na rua, e vendo seu amigo no chão e olhando o que acontece a sua volta o Capitão percebe que a guerra entre os heróis está destruindo a cidade. Quando Steve percebe isso ele se rende e desiste da luta, e assim que o Capitão vai a julgamento ele sofre um atentado e é morto. É claro que isso não acontece no filme, já que ninguém morre nos filmes da Marvel, mas isso não estraga o final do longa que é muito divertido.

Essas foram as 10 diferenças mais importantes segundo nós do Site NãoSeiNada, caso queira ver nossa crítica de Capitão América: Guerra Civil clique neste link.

Crítica – Capitão América: Guerra Civil – SEM SPOILERS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: