5 filmes de Christopher Nolan que você precisa assistir

Vamos mostrar uma lista dos “5 filmes que você precisa assistir” de Christopher Jonathan James Nolan, o diretor e roteirista que nasceu em Londres em 30 de julho de 1970. Nolan é um dos mais controversos da nova geração, muitos são fãs e adoram todas as suas obras – mantendo o diretor em um pedestal como um Deus, outros não gostam tanto de seus filmes que sempre trazem influencias filosóficas e na maioria das vezes explicações de tudo o que acontece durante a trama.

Com isso mudou o mundo dos super-heróis no cinema com a trilogia Batman, vista por muitos como a real história do morcego da DC Comics. Mas Nolan não é conhecido apenas por Batman, fazendo filmes como Inception (A Origem) onde junto com seu irmão Jonathan Nolan, fez muitos de seus fãs pensarem e discutirem até hoje todos os aspectos apresentados no filme. Vamos ver agora a lista com os 5 melhores filmes de Christopher Nolan:

5 – Memento (Amnésia)

Esse é um dos filmes mais “loucos” do diretor, deixando-o famoso pela estruturaMemento_poster não-linear utilizada em seus filmes. Em Amnésia (Memento) Guy Pearce é Leonard Shelby o protagonista que sofre de amnésia anterógrada, e com isso não grava memórias recentes. O filme começa do final e mostra Leonard matando Teddy (Joe Pantoliano) desvendando o que todos achavam que seria a grade virada do longa. E com isso começa a mostrar como Leonard conseguiu desvendar o mistério da morte de sua mulher.

Um filme extramente insano onde você não pode perder um segundo ou não vai saber como tudo aconteceu, o longa foi aclamado pela crítica no ano de 2000, colocando o diretor e roteirista em destaque em vários festivais, o que lhe garantiu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original.

4 – Inception (A Origem)

Esse foi um filme que deixou muita gente confusa, quando se entra em um sonho e nesse sonho você entra em outro sonho, e depois vai para outra camada do subconsciente e entra em outro sonho, para tirar informações de milionários. Viu só como é confuso?

Mas em Inception o diretor contou com um elenco de estrelas como Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Michael Caine, entre outros, para mostrar um filme com ação, do início ao fim. Com intrigas e descobertas sobre o passado do protagonista, mostrando como é complexa a mente humana. Um excelente filme que toda vez que está passando eu assisto. O longa ganhou quatro Oscars incluindo melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som, e foi indicado para melhor filme. E todos ainda se perguntam se o peão caiu ou não.

3 – The Prestige (O Grande Truque)

“Vocês estão procurando o segredo, mas não vão encontra-lo. Porque não estão realmente olhando. Vocês não querer realmente saber, vocês querem ser enganados.”

Com essa fala citada acima você já consegue imaginar o que acontece no filme que reúne Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie, Rebecca Hall e Andy Serkis. Nele dois mágicos rivais fazem de tudo para se superarem, e como sempre o diretor consegue envolver o espectador com viradas incríveis durante o filme deixando quem está assistindo cada vez mais interessado nos personagens e como aquilo vai terminar.

O Grande Truque

Em o Grande Truque (The Prestige) todos ficam tentando descobrir os segredos, não somente do truques, mas da vida pessoal dos personagens, e em determinado momento você não consegue saber quem é o vilão da história. O longa teve sua estreia nos cinemas em 2006, e é uma adaptação do livro com o mesmo nome escrito por Christopher Priest.

Esse é um filme que vale a pena assistir, e garanto que você vai ver novamente para ter certeza do que acontece no final, e se quer ser enganado mesmo.

2 – Interestelar

Um filme futurista, e mesmo assim Nolan fez efeitos práticos em tudo o que era possível, ou seja, o interior das naves e tudo foi realmente construído. O diretor conseguiu misturar física, viagens interestelares, relação entre pai e filha, e mesmo assim deixou o filme impressionante pra todos os públicos. Uma tarefa difícil, já mostrar a teoria do “buraco negro” e “buraco de minhoca” em um filme não é algo muito comum, mas mesmo assim o diretor foi impecável em contar essa história, deixando todos de boca aberta com teorias complicadas mostradas de forma com que ficasse fácil entender, e momentos que deixaram muitos marmanjos chorando no cinema.

Esse é um filme que não é uma aula chata de física, e sim uma daquelas aulas legais onde você além de entender um pouco sobre essas teorias, consegue ver como elas poderiam ser aplicadas, e com isso, fazer você mudar a maneira como vê o mundo. Principalmente explorando a relação entre o protagonista Cooper (Matthew McConaughey) e sua filha que passa por 3 etapas da vida com as atrizes Jessica Chastain (Murphy Cooper), Mackenzie Foy (jovem Murphy) e Ellen Burstyn (idosa Murphy).

É um filme daqueles que explode a sua cabeça, vale muito a pena ver esse filme, e se quiser se aprofundar mais nas teorias, fica a minha dica para assistir ao Nerdologia sobre o filme.

1 – The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas)

Aqui eu poderia listar a trilogia inteira como um único filme, já que é assim que o diretor considera, mas o segundo filme da trilogia, intitulado The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas) é não só o melhor filme de herói feito até hoje, como também o melhor filme de Christopher Nolan. Nele temos personagens icônicos, como o Coringa interpretado por Heath Ledger, e vemos uma história digna do Batman com muito da psiquê dos personagens e as diferenças entre o cavaleiro das trevas e o seu maior vilão.

the_dark_knight_7

Com isso ele realmente mudou o cinema que vemos hoje, levando os filmes de super-heróis ao topo das bilheterias. Nolan conseguiu criar um universo fiel aos quadrinhos e ao mesmo tempo realista, fazendo todos que foram assistir ao filme ficar o tempo todo com os olhos grudados na tela. O diretor até hoje está envolvido nos filmes da Dc Comics, e alguns fãs acreditam que esse é o Batman definitivo,  e que a história contada por Nolan é a origem verdadeira do herói, se você acha que filmes de super-herói é coisa de criança, assista Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Anúncios

2 thoughts on “5 filmes de Christopher Nolan que você precisa assistir

  1. Excelente diretor, não? Eu também gosto muito do seu trabalho. Os filmes de Christopher Nolan são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável pela direção. Acho que a chave é o tem e sua atenção em cada detalhe. Dunkirk superou as minhas expectativas. Mais que filme de ação, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá É uma historia que vale a pena ver.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: