Vamos mostrar uma lista dos “5 filmes que você precisa assistir” de Christopher Jonathan James Nolan, o diretor e roteirista que nasceu em Londres em 30 de julho de 1970. Nolan é um dos mais controversos da nova geração, muitos são fãs e adoram todas as suas obras – mantendo o diretor em um pedestal como um Deus, outros não gostam tanto de seus filmes que sempre trazem influencias filosóficas e na maioria das vezes explicações de tudo o que acontece durante a trama.

Com isso mudou o mundo dos super-heróis no cinema com a trilogia Batman, vista por muitos como a real história do morcego da DC Comics. Mas Nolan não é conhecido apenas por Batman, fazendo filmes como Inception (A Origem) onde junto com seu irmão Jonathan Nolan, fez muitos de seus fãs pensarem e discutirem até hoje todos os aspectos apresentados no filme. Vamos ver agora a lista com os 5 melhores filmes de Christopher Nolan:

5 – Memento (Amnésia)

Esse é um dos filmes mais “loucos” do diretor, deixando-o famoso pela estruturaMemento_poster não-linear utilizada em seus filmes. Em Amnésia (Memento) Guy Pearce é Leonard Shelby o protagonista que sofre de amnésia anterógrada, e com isso não grava memórias recentes. O filme começa do final e mostra Leonard matando Teddy (Joe Pantoliano) desvendando o que todos achavam que seria a grade virada do longa. E com isso começa a mostrar como Leonard conseguiu desvendar o mistério da morte de sua mulher.

Um filme extramente insano onde você não pode perder um segundo ou não vai saber como tudo aconteceu, o longa foi aclamado pela crítica no ano de 2000, colocando o diretor e roteirista em destaque em vários festivais, o que lhe garantiu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original.

4 – Inception (A Origem)

Esse foi um filme que deixou muita gente confusa, quando se entra em um sonho e nesse sonho você entra em outro sonho, e depois vai para outra camada do subconsciente e entra em outro sonho, para tirar informações de milionários. Viu só como é confuso?

Mas em Inception o diretor contou com um elenco de estrelas como Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Michael Caine, entre outros, para mostrar um filme com ação, do início ao fim. Com intrigas e descobertas sobre o passado do protagonista, mostrando como é complexa a mente humana. Um excelente filme que toda vez que está passando eu assisto. O longa ganhou quatro Oscars incluindo melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor edição de som e melhor mixagem de som, e foi indicado para melhor filme. E todos ainda se perguntam se o peão caiu ou não.

3 – The Prestige (O Grande Truque)

“Vocês estão procurando o segredo, mas não vão encontra-lo. Porque não estão realmente olhando. Vocês não querer realmente saber, vocês querem ser enganados.”

Com essa fala citada acima você já consegue imaginar o que acontece no filme que reúne Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie, Rebecca Hall e Andy Serkis. Nele dois mágicos rivais fazem de tudo para se superarem, e como sempre o diretor consegue envolver o espectador com viradas incríveis durante o filme deixando quem está assistindo cada vez mais interessado nos personagens e como aquilo vai terminar.

O Grande Truque

Em o Grande Truque (The Prestige) todos ficam tentando descobrir os segredos, não somente do truques, mas da vida pessoal dos personagens, e em determinado momento você não consegue saber quem é o vilão da história. O longa teve sua estreia nos cinemas em 2006, e é uma adaptação do livro com o mesmo nome escrito por Christopher Priest.

Esse é um filme que vale a pena assistir, e garanto que você vai ver novamente para ter certeza do que acontece no final, e se quer ser enganado mesmo.

2 – Interestelar

Um filme futurista, e mesmo assim Nolan fez efeitos práticos em tudo o que era possível, ou seja, o interior das naves e tudo foi realmente construído. O diretor conseguiu misturar física, viagens interestelares, relação entre pai e filha, e mesmo assim deixou o filme impressionante pra todos os públicos. Uma tarefa difícil, já mostrar a teoria do “buraco negro” e “buraco de minhoca” em um filme não é algo muito comum, mas mesmo assim o diretor foi impecável em contar essa história, deixando todos de boca aberta com teorias complicadas mostradas de forma com que ficasse fácil entender, e momentos que deixaram muitos marmanjos chorando no cinema.

Esse é um filme que não é uma aula chata de física, e sim uma daquelas aulas legais onde você além de entender um pouco sobre essas teorias, consegue ver como elas poderiam ser aplicadas, e com isso, fazer você mudar a maneira como vê o mundo. Principalmente explorando a relação entre o protagonista Cooper (Matthew McConaughey) e sua filha que passa por 3 etapas da vida com as atrizes Jessica Chastain (Murphy Cooper), Mackenzie Foy (jovem Murphy) e Ellen Burstyn (idosa Murphy).

É um filme daqueles que explode a sua cabeça, vale muito a pena ver esse filme, e se quiser se aprofundar mais nas teorias, fica a minha dica para assistir ao Nerdologia sobre o filme.

1 – The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas)

Aqui eu poderia listar a trilogia inteira como um único filme, já que é assim que o diretor considera, mas o segundo filme da trilogia, intitulado The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas) é não só o melhor filme de herói feito até hoje, como também o melhor filme de Christopher Nolan. Nele temos personagens icônicos, como o Coringa interpretado por Heath Ledger, e vemos uma história digna do Batman com muito da psiquê dos personagens e as diferenças entre o cavaleiro das trevas e o seu maior vilão.

the_dark_knight_7

Com isso ele realmente mudou o cinema que vemos hoje, levando os filmes de super-heróis ao topo das bilheterias. Nolan conseguiu criar um universo fiel aos quadrinhos e ao mesmo tempo realista, fazendo todos que foram assistir ao filme ficar o tempo todo com os olhos grudados na tela. O diretor até hoje está envolvido nos filmes da Dc Comics, e alguns fãs acreditam que esse é o Batman definitivo,  e que a história contada por Nolan é a origem verdadeira do herói, se você acha que filmes de super-herói é coisa de criança, assista Batman: O Cavaleiro das Trevas.