2016 será um grande ano para os fãs de hq’s com muitos lançamentos nos cinemas e muitos destes lançamentos trazem personagens pouco conhecidos do grande público, como é o caso de Doutor Estranho.

Então para você conhecer um pouco mais sobre esse universo iniciamos hoje uma série de apresentações de alguns dos principais nomes de 2016, começando pelo Doutor Estranho. O filme Doutor Estranho será lançado em novembro de 2016, muito se tem falado sobre as imagens de divulgação e locações do longa que promete ser bem fiel a história original do herói da Marvel, mas afinal, quem é o Doutor Estranho?

Origem

Stephen Vincent Strange, o Doutor Estranho (Doctor Strange) , é um dos muitos personagens criados por Stan Lee e Steve Dikto.

O personagem fez sua primeira aparição em Strange Tales #110, de julho de 1963 e foi inicialmente apresentado como um “mestre da magia negra”, mas dez anos depois, com a morte de seu mestre, ganhou o título de Mago Supremo e desde então é conhecido como o personagem mais poderoso do universo mágico e traz misticismo e magia para o Universo Marvel Comics.

Strange era um neurocirurgião brilhante, mas extremamente arrogante, e que aos 30 e poucos anos sofre um grave acidente de carro que danifica os nervos de suas mãos e o impossibilita de continuar exercendo sua profissão. Depois de gastar toda a sua fortuna buscando meios alternativos de se curar, Strange se desespera e decide buscar um certo Ancião que poderia ter a cura que ele tanto desejava. Ele parte então ao Tibete e lá não encontra uma cura e sim uma ordem de artes místicas que o ensina a canalizar e manipular, com artes marciais e magia, todo tipo de energia.

Vilões e principais personagens

Entre os principais vilões de sua história estão o Barão Mordo, colega traidor do Ancião, e se torna discípulo de Dormammu.

Já Dormammu, seu maior arqui-inimigo é um ser místico que vive nas profundezas de um mundo de pesadelos e usa a Dimensão Negra como base de seus ataques ao plano terreno.

Outros personagens importantes em sua história são a feiticeira Clea, sobrinha de Dormammu e par amoroso de Strange, e o serviçal Wong, guardião da residência do Doutor Estranho: o sobrado de três andares Sanctum Sanctorum, construído em Nova York sobre terreno pagão e ponto de confluência de energias sobrenaturais.

Sanctorum está localizado na 177A Bleeker Street e pode alterar sua aparência conforme necessário, além de abrigar uma vasta biblioteca de outros artefatos e conhecimentos místicos de Stephen.

Adaptações para TV e Cinema

A história do Doutor Estranho foi retratada como uma animação lançado pela Marvel Studios em 2007. Nesta história são encontrados muitos elementos tirados diretamente dos quadrinhos de 1963, como a traumática relação de Stephen com sua irmã (cuja doença terminal o incentiva a estudar medicina) e a disputa na hierarquia na ordem tibetana (o violento Mordo, primeiro na linha de sucessão do Ancião, se rebela quando Stephen se torna o pupilo do mestre). Para não causar estranhamento com o público jovem, porém, o filme privilegia a ação – a equipe do Ancião basicamente cria armas brancas, escudos e projéteis com magia – e deixa de lado o ocultismo, como repetir frases para conjurar feitiços.

Em 1978 a história de Strange quase virou série de TV, quando a Universal produziu um longa-metragem como forma de episódio-piloto. Com Peter Hooten no papel principal e Jessica Walter interpretando a feiticeira Morgana, o telefilme tomava algumas liberdades em relação aos quadrinhos – Stephen Strange é órfão, residente de psiquiatria, mulherengo mas não arrogante, e não sofre o acidente que acaba com os movimentos de suas mãos – mas tinha o visual psicodélico que era associado ao herói na época: as cenas ambientadas nos sonhos (uma dimensão à parte, segundo o mestre de Strange, Thomas Lindmer, personagem que só existe no telefilme) parecem viagem de LSD.

E agora em 2016 o Universo místico de Doutor Estranho volta as telonas com Benedict Cumberbatch interpretando o herói. O elenco também conta com Tilda Swinton, Rachel McAdams, Chiwetel Ejiofor, Mads Mikkelsen, com Scott Derrickson dirigindo o longa da Marvel que está marcado para estrear no dia 3 de novembro.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.