Uma aventura queer intergaláctica chega aos cinemas na próxima semana, quando entra em cartaz “A Sapatona Galáctica” (Lesbian Space Princess). Vencedora do Prêmio Félix de Melhor Filme Internacional no Festival do Rio e do Prêmio do Público de Melhor Filme Internacional no Festival MixBrasil, a animação australiana co-dirigida e co-escrita pela artista queer Emma Hough Hobbs e pela cineasta Leela Varghese estreia com exclusividade em salas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em 12 de fevereiro. A distribuição é da Synapse Distribution.
Sinopse: A princesa lésbica espacial parte em uma missão na gayláxia para resgatar sua ex-namorada das garras dos homeliens héteros brancos. Com uma nave problemática e uma amiga cantora gay pop, ela descobre que o verdadeiro poder vem de dentro.
A trama de “A Sapatona Galáctica” acompanha Saira, uma princesa espacial lésbica e introvertida que precisa resgatar sua ex-namorada, Kiki, uma caçadora de recompensas por quem ainda é apaixonada. Ela recruta uma popstar não-binária, com quem embarca em uma nave espacial problemática para cumprir a missão.
Antes de chegar aos cinemas, o filme passou por uma sequência de festivais de cinema, como o Festival de Berlim, o Festival de Sydney e o Festival do Rio. Neste último, em novembro de 2025, o filme venceu o Prêmio Félix, que destaca os melhores títulos de temática LGBTQIAPN+ nacional e internacional. Outro destaque foi o Prêmio do Público para Melhor Filme Internacional no Festival MixBrasil, um dos maiores eventos culturais da diversidade do mundo.
O roteiro e a direção são assinados por Leela Varghese, conhecida por seu curta-metragem “I’m The Most Racist Person I Know”, cuja estreia estreia mundial aconteceu na mostra competitiva de curtas de ficção do SXSW Austin 2025; e por Emma Hough Hobbs, cineasta, animadora e designer de produção, que teve seu curta, “On Film”, selecionado para a mostra competitiva do SXSW Sydney 2023.
