Um Tira da Pesada 4: Axel Foley marca o retorno de Eddie Murphy ao icônico papel do detetive Axel Foley, quase quatro décadas após sua estreia em Beverly Hills. A nostalgia é palpável, especialmente com a reunião de membros do elenco original, como Judge Reinhold e John Ashton, além de participações de Joseph Gordon-Levitt e Taylour Paige. Para os fãs de longa data, ver Murphy novamente com sua clássica jaqueta dos Detroit Lions e seu sorriso característico é um deleite que evoca memórias dos filmes anteriores.

No entanto, apesar do charme nostálgico, o filme peca pela falta de originalidade em seu roteiro, a narrativa segue uma fórmula já desgastada, sem oferecer novidades significativas à franquia e a falta de uma nova perspectiva faz com que a continuação pareça ter passado da validade.

Um Tira da Pesada 4: Axel Foley oferece momentos de nostalgia e diversão, especialmente para os fãs de longa data, ele deixa a desejar em termos de inovação narrativa. A presença carismática de Eddie Murphy é inegável, mas a falta de criatividade no roteiro impede que esta sequência alcance o brilho do original.