Silent Hill é uma das franquias de Terror mais conhecidas dos games, e nós do site NãoSeiNada vamos te dizer como jogar esse survival horror em ordem cronológica.
A estreia do jogo da Konami aconteceu em 1999 para PlayStation e desde então muitos outros foram lançados sempre cheios de mistérios e alegorias que todo fã de terror adora, e aqui você pode conferir a lista de jogos seguindo a ordem em que se passa a trama, junto com algumas dessas alegorias explicadas.
Silent Hill em Ordem Cronológica
Confira abaixo todos os jogos em ordem cronológica:
Silent Hill: Origins (1976)
O jogo se passa no ano de 1976 onde Travis Grady, um caminhoneiro que sofre com algumas visões, se vê atrasado para uma entrega tendo que realizar um desvio por Silent Hill para chegar mais rapido até Brahms. Mas enquanto está aos arredores de Silent Hill, uma figura encapuzada entra na estrada à sua frente, Travis então pisa no freio e sai do caminhão para verificar sua condição.
Do lado de fora de seu caminhão, Travis vê uma garota de cabelos castanhos com um uniforme azul, acaba por ir atrás dela, então o caminhoneiro acha uma casa pegando fogo com uma mulher fora dela, mas antes que ele possa falar com ela, Travis ouve o grito de uma garota e entra na casa para encontrá-la. Depois de fazer o seu caminho através da casa em chamas, Travis descobre uma jovem gravemente queimada deitada em cima de uma marca de sacrifício aparente, e leva-a para fora com a segurança, ao sair da casa, ele ouve sirenes à distância e perde a consciência.
Travis em Silent Hill
No dia seguinte, Travis acorda em um banco em Silent Hill Central, indo depois para o Hospital Alchemilla na esperança de encontrar a menina, lá ele conhece brevemente o Dr. Michael Kaufmann, mas não consegue descobrir nenhuma informação, já que Kaufmann afirma que o hospital não recebeu novos pacientes. No segundo andar do hospital, Travis é atacado por uma enfermeira, depois de brigar com essa enfermeira e continuar sua busca no hospital, Travis é confrontado por um grande espelho com um reflexo diferente do comum, já que do outro lado do espelho é revelado o “Outro Mundo”, onde a garota de cabelos castanhos aparece e Travis é transportado para o “Outro Mundo” do hospital.
Mais tarde, Travis acaba confrontando um tipo de monstro e encontra uma estranha peça triangular pertencente a um objeto conhecido como os Flauros. A garota de cabelos castanhos aparece novamente e Travis perde a consciência após ouvir osom de uma sirene.
De volta ao Mundo da Neblina (Mundo Normal), Travis acorda no saguão do hospital e conhece Lisa Garland, uma enfermeira que o informa sobre o sanatório e diz a ele que Alessa (garota dos cabelos castanhos) morreu no incêndio. Travis não conta a Lisa sobre os monstros, porque ele acredita que foi tudo um pesadelo, no entanto, quando Travis sai do hospital, a cidade ainda está infestada de monstros.
Seguindo seu caminho em Silent Hill, Travis passa pelo açougue da cidade, onde ele testemunha o assassinato e a mutilação de uma enfermeira por um grande monstro chamado Carniceiro.
Continuando sua jornada o protagonista chega até o Sanatório de Cedar Grove, onde ele encontra Dahlia Gillespie, a mulher que ele viu no incêndio. Ele a questiona, e ela dá respostas confusas para o caminhoneiro revelando que sua filha é Alessa Gillespie, a garota que queimou no fogo. Durante a exploração do sanatório, é revelado que a mãe de Travis, Helen Grady, tentou matá-lo quando ele era criança, e que ela foi mantida na ala de isolamento feminino do local.
As gravações de voz no sanatório contam como Helen alegou que ela estava “muito melhor agora” e queria ver seu filho. Travis chega à cela de sua mãe e encontra sua contraparte do Outro Mundo presa em uma grande gaiola. Depois de derrotá-la, ele encontra outra peça triangular e Alessa aparece e Travis desmaia novamente, ao acordar, Travis encontra um ingresso de teatro e insinua que ele deveria dar uma olhada no Teatro Artaud.
Alessa
No auditório principal do teatro, ele encontra Lisa, que descreve seu sonho de ser atriz e brinca com Travis, mostrando suas “habilidades de atuação”, após esse acontecido estranho, Trevis segue pesquisando no teatro e descobre que Alessa costumava visitar o teatro quando os atores estavam ensaiando sua versão de A Tempestade de Shakespeare.
A fantasia de personagem de Caliban assustou Alessa, e ela retaliou silenciosamente, dando psicocineticamente ao ator uma dor de cabeça e sangramento no nariz. Travis descobre que ele pode mudar os cenários do palco do teatro para criar diferentes Outros Mundos. A mudança final da cena revela a casa sombria do Caliban, e então Travis precisa enfrentar o monstro, após derrotar a criatura, Travis pega outra peça do Flauros.
Travis acaba percebendo os padrões de Alessa, mas ele ainda tem muitas perguntas sem resposta, então Alessa chama a sirene novamente e o caminhoneiro mais uma vez fica inconsciente. Após acordar no teatro do Mundo da Neblina descobre o corpo mutilado de um Ariel, o cadáver contém uma chave para o motel onde Travis e seu pai Richard ficaram enquanto visitavam sua mãe.
Travis no Motel Riverside
Travis luta com muitos monstros durante várias transições entre o Mundo da Neblina e o Outro Mundo no Motel Riverside, onde é obrigado a enfrentar o Carniceiro, matando-o e usando sua lâmina para empalar seu cadáver. Travis continua a buscar respostas sobre sua família, e encontra o Dr. Kaufmann e Lisa Garland em uma sala, Travis escapa dessa sala usando um espelho no banheiro e finalmente encontra uma chave de um local em que ele e Richard (seu pai) ficaram muitos anos atrás.
Depois de abrir a porta do quarto 500 e descer uma longa passagem diagonal até outra porta, um flashback revela que seu pai se enforcou naquele local, o cadáver reanimado de Richard diz a Travis que é hora de “encarar o que aconteceu” e se transforma em um monstro preso em uma caixa pendurada no teto.
Travis derrota dolorosamente a memória de seu pai e recebe mais um pedaço do Flauros, mas nesse momento Travis está visivelmente abalado e chama Alessa quando ela inevitavelmente aparece. Mais uma vez, as sirenes tocam e Travis entra em colapso, o protagonista acorda no porão do hospital encontrando a peça central do Flauros e reconstrói o item místico.
Alessa Gillespie
Saindo do hospital, Travis é abordado por Dahlia, que o acusa de libertar Alessa, quando ele se vira para trás acaba vendo que Alessa recuperou seus poderes enquanto distorce a cidade em um estado de pesadelo. Ele escapa para as ruas de Silent Hill do Outro Mundo, também conhecido como “Nada”, Travis escapa de um enorme número de monstros e vai até a loja Antiguidades Green Lion.
Na loja, Travis encontra membros da Ordem realizando outro ritual na Alessa queimada, o caminhoneiro é sedado com o gás do sono e atraído para uma estranha realidade de pesadelo, em que ele encara a entidade dentro dos Flauros. Travis derrota o demônio, e de volta na loja de antiguidades, uma luz o atira para fora do Flauros e atinge Alessa, criando uma forma brilhante, infantil em cima de seu corpo.
Nesse momento temos alguns finais diferentes:
Finais de Silenti Hill Origins
Final Bom – Travis mudou-se com sucesso de seu passado e se encontra de volta ao mundo real, enquanto caminhava pela estrada fora da cidade, Travis vê seu caminhão; entra e percebe Alessa segurando um bebê, Cheryl Mason, em seu espelho retrovisor. Travis sorri, bate o hodômetro de viagem para reiniciá-lo, indicando um novo começo, e vai embora.
Esse final revela como Cheryl foi adotada por Harry Mason e sua esposa, o que tornaria o cânone final.
Travis aparece brevemente em Silent Hill: Homecoming, dando a Alex Shepherd uma carona para Shepherd’s Glen, que também faria o cânone “bom final”.
Final Ruim – Esse final é obtido ao matar mais de 100 inimigos no jogo. Travis acorda amarrado a uma cama de hospital, ainda no “Outro Mundo”.
Uma luz bruxuleante oscila em cima, e há evidências de que Travis foi drogado, possivelmente com PTV, enquanto Travis luta com suas restrições, o diálogo é audível no fundo das pessoas que se encontram com Travis e depois grita.
Entre os que falam, há uma mulher que insiste que não é sua mãe, seu pai e o proprietário do Motel Riverside, também possuem cortes em coisas horrendas, como o cutelo do Carniceiro preso em um bloco ensangüentado, Travis coberto de sangue em um quarto do motel e tiros do Carniceiro. Apesar de Travis lutar, ele não pode se libertar, e a câmera se afasta atrás de um espelho de mão dupla, revelando o que parece ser um membro do culto observando.
Baseado em uma nota encontrada na biblioteca no teatro do Outro Mundo, vem à tona que Travis pode ter estado em uma matança, e ainda assim mentalmente se protege de seus crimes. Isso faz dele um assunto perfeito para lavagem cerebral no culto, isso também pode significar que as várias fotos da “Causa da Morte” de mulheres nuas que têm diferentes meios de morte (por espingarda, esfaqueamento, mordida de cobra, overdose, etc.) localizadas no Motel Riverside podem ter sido cometidas por Travis.
Final de OVNI – Depois de completar o jogo uma vez, o jogador tem a opção de subir as escadas em frente ao Hospital Alchemilla e obter a chave para o quarto 502. Esta chave é usada no Motel Riverside do Outro Mundo.
Em um estilo cartoon/anime, Travis tenta abrir a porta, mas ela não abre, mesmo com a chave, para surpresa de Travis, um OVNI desce do céu e se abre, revelando um alienígena e o cachorro do final.
“Cachorro” de Silent Hill 2 vestindo um capacete espacial. Eles o cumprimentam e o alien revela que seu caminhão está em seu planeta. Com alegria, Travis pergunta se ele poderia dirigir o OVNI, ao qual o alienígena responde: “Você dirige manual?” Travis se junta a eles em seu OVNI e eles voam para longe.
Silent Hill: Origins, chamado no Japão de Silent Hill Zero foi lançado em 2007 para PlayStation Portable e PlayStation 2.

Silent Hill (1983)
Silent Hill se passa em 1983, onde Harry Mason, um escritor de 32 anos está levando sua filha adotiva, Cheryl Mason, para passar férias na cidade de Silent Hill.
Uma pequena cidade americana conhecida por seu ambiente muito tranquilo, mas durante a viagem, Harry vê uma jovem garota andando pela estrada, precisando frear bruscamente para desviar da jovem o carro acaba colidindo e Harry desmaia. Depois de um tempo ele acorda e acaba por descobrir que Cheryl desapareceu, e nesse momento ele entra pela névoa para chegar até a cidade em busca de sua filha.
Harry procurando Cheryl
Harry começa a vasculhar a área procurando por sua filha, e logo vê Cheryl, porém ela começa a fugir dele, enquanto a persegue pelas ruas de Silent Hill, em um beco que fica escuro com o seu nublado, sem enxergar nada Harry acaba acendendo um isqueiro, descobrindo que o ambiente mudou terrivelmente.
Algumas partes do chão foram substituídas por grades de metal e plataformas enferrujadas, e as paredes, agora, são uma série suja e escura de malhas e cercas. Tudo está coberto de ferrugem e sangue, com pontas de arame farpado, e as formas de corpos pendurados são discerníveis por trás das malhas. Os sons de tilintar e ranger de metais industriais formam uma dissonância constante nos ruídos do ambiente. Sem ter para onde ir, Harry segue pistas deixadas por Cheryl e encontra um perturbador corpo mutilado de um cadáver pendurado em uma cerca. Momentos depois, ele é atacado por pequenos e bizarros monstros iguais a crianças. Apesar de seus melhores esforços, Harry acaba não sendo capaz de fugir e é “morto”.
Encontrando Cybil na lanchonete
Após a terrível “morte”, Harry acorda em uma lanchonete deserta chamada Cafe 5to2, nesse momento a oficial Cybil Bennett aparece, se mostrando confusa, e depois de uma breve conversa, Cybil lhe entrega uma arma e sai para procurar ajuda.
Na lanchonete, Harry vê um rádio em uma mesa que começa a emitir estática, e de repente um monstro voador invade a lanchonete através de uma janela e começa a atacar Harry. Depois de derrotar o monstro com sua arma e ficar lá em um breve momento de descrença Harry deixar o local.
O protagonista logo encontra outros monstros nas ruas cobertas com o nevoeiro e então percebe a função e utilidade do rádio, quando ele emite estática intensa significa que algum monstro se aproxima. Seguindo uma outra pista deixada por sua filha, Harry finalmente encontra o caminho para a Escola de Ensino Fundamental Midwich.
A escola parece ter sido abandonada, em vez de alunos e professores, Harry encontra muitas Crianças Cinzentas/Mumblers. Harry percorre por praticamente toda a escola e, eventualmente desbloqueia o acesso a torre do relógio no pátio da escola. Ao chegar do outro lado da instalação através do pátio, ele fica chocado ao descobrir que o Mundo mais uma vez se deslocou para aquele “Mundo Bizarro” do início da história.
Novamente, a luz fica fraca e todas as superfícies são modificadas novamente para as grades e plataformas de metal irregulares. Na escola do “Outro Mundo”, Harry viaja para a sala do aquecimento, e no interior desse lugar, a luz é lançada por um cadáver em chamas, iluminando uma criatura conhecida como Split Head — uma criatura semelhante a um grande lagarto com a cabeça dividida pela metade. Com sua derrota, tudo se transforma em trevas, e, em seguida, a luz retorna para revelar uma nova sala.
Alessa Gillespie aparece
Uma jovem garota, Alessa Gillespie, está na sala de aquecimento virando para Harry e misteriosamente desaparecendo, então Harry deixa a escola.
Ele ouve um sino de igreja tocando ao longe e segue o som, que o leva a Igreja Balkan, onde ele vê uma mulher idosa orando em um altar. Ela se vira para Harry, e em uma conversa que ele tem dificuldades em entender, a senhora revela-se ser Dahlia Gillespie, ela dá a Harry um item místico chamado Flauros e diz para ele se apressar para ir ao hospital. Antes que Harry possa fazer ou perguntar qualquer coisa, Dahlia foge e Harry, então, também resolve sair da igreja, ele atravessa uma ponte que o leva a Silent Hill Central.
Harry chega ao Hospital Alchemilla, onde ele encontra o Dr. Michael Kaufmann, logo após este encontro, Harry passa por outra mudança para o Outro Mundo, transformando o centro médico em uma versão distorcida do hospital, infestado de enfermeiras monstruosas.
Ao longo do caminho, ele também conhece Lisa Garland, uma enfermeira aterrorizada com tudo o que está acontecendo, embora ela saiba muito sobre a cidade e sua história, ele é incapaz de obter respostas antes de ser transportado de volta ao Mundo Normal, onde Dahlia reaparece e lhe diz que a “Marca de Samael”, um símbolo estranho que ele já viu em vários locais, não deve ser concluído, ou caso contrário a escuridão irá devorar toda a cidade.
Harry se reencontra com Cybil, e eles acham um altar escondido em uma loja de antiguidades, mas então, Harry desaparece de vista e vai parar no hospital com Lisa, que lhe dá informações de como chegar ao lago, mas também diz a Harry que ela sente que “não deveria deixa-lo ir”.
Momento dos finais do jogo
No caminho para o lago, Harry atravessa um canal e entra na área resort, nesse momento, o jogador pode determinar o destino de Kaufmann (e o final do jogo), escolhendo auxiliá-lo no Annie’s Bar. Logo depois, o pesadelo do Outro Mundo começa novamente a tomar forma sobre toda a cidade.
Após isso Harry de encontra com Cybil novamente, e decide interromper a conclusão da marca, a pedido desesperado de Dahlia. Harry vai para o farol e Cybil para o Parque de Diversões Lakeside, a policial é atacada por alguém (ou algo) desconhecido, Harry mais uma vez vê Alessa, e o símbolo, na parte superior do farol, e então ele vai até o parque de diversões.
No carrossel do parque de diversões, Cybil reaparece, porém ela está agora possuída por um parasita. (O jogador pode escolher entre salvar ou matar Cybil, afetando mais uma vez no resultado final do jogo).
Com Alessa aparecendo mais uma vez, Harry inconscientemente usa o Flauros para prendê-la, nesse momento Dahlia aparece, revelando que ela o manipulou para prender Alessa, pois ele era o único que seria capaz de chegar perto dela, e que Alessa é de fato sua filha.
Harry conhece o Lugar Nenhum
Com os poderes de Alessa fora de controle, Harry desperta a encontrar-se de volta ao Outro Mundo que se assemelha ao hospital, conhecido simplesmente como “Lugar Nenhum”.
Ele novamente encontra Lisa que começa a se transformar, horrorizado Harry foge e então descobrimos que a enfermeira que atendeu a Alessa pessoalmente, em troca de uma droga a qual ela estava viciada, PTV, que Kaufmann a fornecia.
Em Lugar Nenhum, Harry vê um flashback de uma reunião entre Dahlia, Kaufmann e dois médicos membros do culto discutindo sobre a hospitalização de Alessa e o renascimento de Deus.
Harry logo encontra Dahlia e Kaufmann e Cybi (se o jogador a tiver salvo anteriormente), bem como uma figura em uma cadeira de rodas, envolta em bandagens ( Cheryl). Alessa se ajoelha perto da cadeira e descobrimos que Dahlia mesma sacrificou sua filha, Alessa, ao fogo, há sete anos em uma tentativa de, através da dor, raiva e ódio, estimular e provocar o nascimento do Deus adorado por uma seita fanática da qual Dahlia é uma sacerdotisa, e que esse Deus agora está dentro do útero de Alessa.
Ao realizar o ritual, a alma de Alessa, no entanto, foi dividida em duas metades pelo ódio, e, devido a isso, Deus não poderia nascer. A outra metade da alma manifestou-se como Cheryl, que Harry e sua esposa encontraram como um bebê na beira da estrada fora de Silent Hill e, posteriormente a adotaram.
Anos depois, Alessa, chamou Cheryl de volta para a cidade para que ela pudesse completar o Selo de Metatron e cometer suicídio, manifestar-se na cidade para colocar a marca que Harry viu em uma tentativa de “manter Deus na baía”. Com o plano de Alessa fracassado e as duas metades de sua alma agora de volta em conjunto, a criatura Deus começa a se manifestar.
Kaufmann aparece e joga um frasco de Aglaophotis em Deus. (Dependendo das ações do jogador, Deus pode aparecer como um Incubus ou uma Incubadora.) Ambas as formas matam Dahlia instantaneamente, antes de voltar suas atenções para Harry, que finalmente o derrota.
Finais de Silent Hill
Final Good+ (Complete a missão paralela de Kaufmann e salve Cybil) – Cybil tenta atirar em Dahlia, mas falha e Alessa e Cheryl se fundem, tornando-se a Incubadora.
Kaufmann, em seguida, aparece, atirando em Dahlia e jogando o Aglaophotis na Incubadora. Quando o líquido a atinge, a Incubadora cai no chão gritando, e é nesse momento que o Incubus emerge de suas costas.
O Incubus então mata Dahlia, Harry luta e derrota o Incubus, e a Incubadora lhe entrega um bebê (que mais tarde, em Silent Hill 3, é revelado ser Heather Mason) e lhe mostra o caminho para escapar dali.
Harry, Cybil e Kaufmann tentam escapar, mas uma Lisa Garland completamente coberta de sangue aparece e arrasta Kaufmann com ela para o abismo. Harry e Cybil continuam sua fuga, no entanto, o Outro Mundo está entrando em colapso muito rapidamente, então a Incubadora usa suas últimas forças para impedir a destruição do mundo, para que eles possam escapar. A Incubadora é então consumida pelas chamas, Cybil e Harry escapam juntos com o bebê. A canção que toca neste final é “Tears Of…”.
Final Good (Complete a missão paralela de Kaufmann e mate Cybil) – Harry luta e derrota o Incubus, e a Incubadora lhe entrega um bebê e lhe mostra o caminho para escapar dali. Harry começa sua fuga, Kaufmann tenta segui-lo, mas é impedido por Lisa Garland. A Incubadora é consumida pelas chamas. O livro Book of Lost Memories afirma que este é o “final ortodoxo” da história que está diretamente ligado ao terceiro jogo. A canção que toca neste final é “Killing Time”.
Final Bad+ (Não complete a missão paralela de Kaufmann e salve Cybil) – Alessa e Cheryl se fundem, tornando-se a Incubadora, e matando Dahlia. Cybil, em seguida, aparece e tenta, de forma já atrasada, matar Dahlia.
Harry então luta contra a Incubadora que, após a derrota, agradece a Harry por te-la matado. Harry então cai em profunda tristeza pela perda da filha. Cybil caminha em direção a Harry, o abraçando, e diz para ele fugir pois o Outro Mundo está desmoronando ao seu redor. A canção que toca neste final é “She”.
Final Bad (Não complete a missão paralela de Kaufmann e mate Cybil) – Harry luta contra a Incubadora, que, após a derrota, agradece a Harry por te-la matado e diz adeus usando a voz de Cheryl. Harry cai em profunda tristeza pela perda da filha. É nesse momento que uma imagem de Harry sangrando pela cabeça e inconsciente em seu carro é mostrada ao jogador. Isso talvez sugere que tudo o que aconteceu em Silent Hill era apenas um sonho que Harry teve antes de morrer. Pode-se presumir que Harry tenha morrido pela perda de sangue ou de traumatismo craniano devido a pancada causada pelo acidente, embora isso seja apenas uma suposição e não tenha nenhum tipo de confirmação. A canção que toca neste final é “Esperándote”.
Final UFO – Quando Harry usa a Pedra de Canalização pela quinta vez no topo do farol, um grupo de OVNIs é visto no céu. A terra dos OVNIs é vista, então a cena muda de estilo,. Harry tenta perguntar aos aliens se eles viram sua filha, mas é derrubado e levado para a nave espacial. Os aliens decolam e os créditos começam a rolar.
Silent Hill foi lançado para PlayStation em fevereiro de 1999.
Silent Hill 2 (1993)
O jogo se passa no ano de 1993 e logo no inicio estamos controlando, James Sunderland, que veio à Silent Hill após receber uma carta de sua esposa, Mary, e o protagonista ignora logo de cara o fato de que ela morreu vítima de uma doença incurável há três anos.
James havia passado férias com Mary em Silent Hill, mas assim que ele entra na cidade já percebe que o lugar está diferente, com sons estranhos e uma névoa interminável que dificultava sua visão. É perceptível alguns monstros nas ruas, em becos entre prédios e em baixo de carros esperando para atacar James, mesmo assim ele continua e acaba achando uma chave de um apartamento que ele entra para tentar chegar até o suposto “lugar especial” que Mary descrevia na carta.
James acha uma jovem mulher que estava na cidade procurando pela sua mãe, Angela Orosco, a jovem está com uma faca na mão e parece que tenta se suicidar. Percebendo que ela está em pânico James resolve ficar com a faca para si e continua andando pelos apartamentos, onde conhece um jovem homem gordo chamado Eddie Dombrowski vomitando em uma privada localizada dentro de um banheiro de um quarto do prédio.
Eddie fugiu para a cidade logo após matar um cachorro e o dono do cachorro só porque olhou “estranho” para ele, continuando sua jornada, James conhece uma garotinha chamada Laura que aparentemente é imune aos efeitos da cidade (ela não vê nenhum monstro) e inexplicavelmente conhecia James, talvez por ter recebido uma carta de Mary que falava que James era uma boa pessoa.
Nesse momento James vê pela primeira vez o Pyramid Head, um humanoide que usa uma pirâmide de metal na sua cabeça e que vamos enfrentar algumas vezes.
James conhece Maria
Quando James finalmente chega ao Parque Rosewater, ele conhece uma mulher que lembra a sua falecida esposa, só que com roupas mais provocantes e diferentes atitudes, essa mulher se apresenta como Maria.
No caminho até o Hotel Lakeview, eles encontram Eddie e Laura dentro de um boliche, e logo após a menina sair de lá, Maria diz ter avistado Laura indo para um caminho que leva ao Hospital de Brookhaven. Lá, James acha Laura que fica irritada ao dizer que esteve com Mary no ano anterior, em boas condições, contrariando a ideia de que ela morreu há três anos.
Laura apresenta outra carta enviada por Mary, e é nesse pretexto que ela o tranca numa sala cheia de monstros, enganando-o, dizendo que havia deixado a carta lá. Depois de matar os monstros, o hospital se modifica e então James re-encontra Maria, que está irritada por ter ficado para trás. Antes de sair do hospital, ambos seguem um caminho para o elevador, porém Pyramid Head mata Maria antes que ela entre no mesmo.
Agora, abalado pela morte de Maria, James encontra a chave da porta da frente do hospital, ao mesmo tempo que vê Laura correndo pelas ruas de Silent Hill, que agora estão escuras e James chega à Sociedade Histórica de Silent Hill.
Sociedade Histórica de Silent Hill
A Sociedade Histórica explode e é dividida em dois níveis: uma prisão abandonada e um labirinto que, aparentemente, é onde o Pyramid Head reside.
No Labirinto, James, inexplicavelmente, encontra Maria viva atrás das grades onde ela o provoca com ilusões de Mary e provocações. Ele encontra uma rota para chegar até ela quando chega, Maria está morta.
Ainda no Labirinto encontramos Angela e Eddie, que foram “chamados” por Silent Hill até o local. Nesse momento descobrimos que Angela matou o seu pai por abusos, então James enfrenta o “Papai Abstrato” de Angela e logo depois Eddie.
Hotel Lakeview o “Lugar Especial”
Finalmente James chega ao “lugar especial” ( Hotel Lakeview) com um barco e nesse local encontra Laura outra vez. Ela lhe dá a carta que havia recebido de Mary, e nela dizia que Mary queria adotar uma garota.
A verdade vem à tona quando James assiste à uma fita que havia encontrado no hotel, ele a assiste na televisão do quarto 312 (quarto aonde ele e Maria passaram as suas férias). O vídeo gravado no hotel, mostrava James sufocando a sua esposa com um travesseiro na época que ela estava doente. Após assistir o vídeo, James, já sem esperanças de que Mary ainda estaria viva e desolado por saber da verdade a qual ele havia esquecido, escuta o seu rádio chiar (o que acontece com frequencia durante o jogo).
Dessa vez, ele escuta perfeitamente a voz de Mary o enviando a mesma mensagem que ele havia ouvido, cortada, no início do jogo. Mary está perguntando onde ele está e diz que está esperando por ele.
James se vê confuso e começa a explorar o resto do hotel, que agora sofre a mesma transformação trágica do hospital. Durante isto, ele encontra com Angela em uma escada que está pegando fogo. Angela revela a ele que para ela é sempre assim, desde que matou o seu pai, como se estivesse vivendo por toda a eternidade no inferno.
James acaba encontrando Maria ressuscitada, sendo torturada sem misericórdia por dois Pyramid Head. Ao pedir ajuda, Maria é morta por eles. James finalmente percebe que Maria e Pyramid Head não são nada mais do que ilusões criadas pela cidade e que estariam lá para punir ele.
Após lutar contra os dois Pyramid Head, eles cometem suicídio ao se atacarem com suas lanças. Depois disso, James sobe uma imensa escada de incêndio e após chegar ao “topo”, James encontra com uma mulher, que seria Mary e a última luta do jogo começa.
Finais de Silent Hill 2
O final canônico baseado nos acontecimentos de Silent Hill 4: The Room onde James e Mary nunca retornam de sua viagem a Silent Hill, mesmo que as circunstâncias que os fizeram morrer nunca foram especificadas.
Já o designer Masahiro Ito, disse que o canônico seria o final “In Water”, mas vamos falar um pouco dos seis finais possíveis, sendo que três podem ser obtidos da primeira vez que terminar o jogo e mais três após ter completado o jogo uma vez.
Os finais “Leave” e “In Water”, começam com Maria vestida como Mary em um quarto, ela fala com James e pergunta-lhe se ele queria ve-la ou não. No fim da conversa ela perdoa James ou não (dependendo do final que o jogador recebeu) e se transforma em um monstro similar aos monstros pendurados no hospital, transformando-se no chefe final. Após derrotá-la, no final Leave, James conversa pela última vez com Mary, que está morrendo. Ele confessa que a matou para poder retornar a sua vida normal. Mary o perdoa, entregando-o a carta completa que ele não recebera em parte alguma no jogo.
James pode ser visto saindo da cidade através do cemitério com Laura, enquanto a carta é lida na tela. O final In Water é idêntico ao final Leave até a parte que Mary morre durante a conversa com James. Ele pega o corpo de Mary e o leva até o carro, jogando ambos no Lago Toluca e se matando. Um final especial, chamado “Rebirth”, que só é disponível após completar o jogo uma vez, também termina com a morte de Maria, mas na cena final mostra James em um barco com o corpo de Mary, planejando revivê-la usando os itens secretos que o jogador coleta através do jogo.
No final “Maria”, Mary não perdoou James por te-la matado, independentemente das ações do jogador, então ela irá se tornar o mesmo monstro que nos outros finais, e após a sua morte, James pensa que ela era só mais uma alucinação. Então, ele descobre Maria, que ressuscitou novamente. Os dois saem da cidade tendo nas mãos o que aparentemente é a carta completa de Mary. Após a carta ter sido lida, na cena final, Maria começa a se sentir mal e a tossir, o que implica que ela tenha a mesma doença incurável que Mary sofria e que fez com que James fosse a cidade.
Os outros dois finais estão abertos após o jogo já ter sido completado, pelo menos uma vez.
O primeiro, “Dog” , termina com James descobrindo que todas aquelas anormalidades eram feitas por um Shiba Inu, que aparentemente está controlando todos os eventos que aconteciam na cidade através de um imenso computador. O segundo, “UFO”, é uma continuação ao final UFO do primeiro jogo, adicionado na versão de Xbox, na qual James é abduzido pelo grupo de extraterrestres que haviam abduzido também o protagonista do jogo anterior, Harry Mason.
Silent Hill 2 foi lançado inicialmente em setembro de 2001 para PlayStation 2, depois foi lançado junto com Silent Hill HD Collection em 2012, uma compilação de edições remasterizadas em alta definição de Silent Hill 2 e 3, para o PlayStation 3 e Xbox 360.
Silent Hill 3 (2000)
Dezessete anos se passaram desde os eventos de Silent Hill 1, e o bebê que a Incubadora deu a Harry Mason no final do primeiro jogo, Heather Mason, agora é uma adolescente, então Harry agora cria Heather como sua própria filha.
Heather está em um restaurante e acaba adormecendo, nesse momento começa a sonhar com Silent Hill, onde ela se vê vagando por um parque de diversões bizarro, depois de lutar contra vários monstros, Heather caminha pelos trilhos da montanha-russa até ser derrubada de lá.
Depois do incidente da montanha-russa em seu pesadelo, Heather acorda no shopping, ela liga para o pai e avisa que está a caminho de casa, no entanto, Heather encontra um detetive chamado Douglas Cartland, que foi contratado por um culto conhecido como a Ordem para encontrá-la. Heather, pensando que ele é um perseguidor, se esconde em um banheiro, ela salta pela janela, mas a saída está bloqueada em ambas as extremidades, forçando-a a encontrar outro caminho pelo shopping. Ainda no shopping, Heather percebe que há monstros estranhos à espreita, e em uma loja de roupas, Heather encontra uma arma para se defender.
Heather conhece Claudia Wolf
Enquanto vagueia pelo shopping, ela encontra uma mulher descalça vestida de preto com um cabelo loiro esvoaçante. Ela é a alta sacerdotisa da Ordem, Claudia Wolf, que tem procurado Heather (lembrando que ela é na verdade Alessa Gillespie) há muito tempo.
Cláudia diz a Heather que seus talentos são necessários e que ela os levará ao Paraíso “com as mãos manchadas de sangue”. Heather então cai por conta de uma enxaqueca logo que Cláudia saiu do local.
Quando Heather entra em um elevador, sua descida faz um rádio cair do teto, que emite estática sempre que há monstros por perto, então as portas do elevador se abrem, revelando um segundo elevador, mais sinistro, que indica um cruzamento para outra realidade. Depois de descer o segundo elevador, Heather então se encontra dentro do OutroMundo, uma versão de pesadelo do shopping.
A protagonista consegue voltar ao mundo real depois de uma batalha com um enorme verme nas profundezas do shopping, o que faz tudo voltar ao normal, Heather vai para o metrô para tentar voltar para casa, no entanto, Douglas a impede.
Heather assume que o investigador particular está do lado de Claudia, mas ele diz a ela que ele só foi contratado para encontrá-la, Heather foge do homem e o deixa sozinho entrando novamente no metrô.
Heather sai do metrô e vai para o esgoto onde chega a um canteiro de obras, que ela usa para chegar a outro prédio, o Centro Hilltop, lá Heather entra no reino do pesadelo (OutroMundo) mais uma vez.
O Padre Vincent Smith
Heather encontra um homem chamado Vincent Smith, que também é um padre da Ordem, mas ele tem diferentes pontos de vista sobre onde o culto deve ir, após uma breve conversa, ela o abandona dizendo que há algo errado com ele. Quando Heather chega à saída, ela encontra um monstro chamado Glutton e ela então encontra páginas espalhadas de um conto de fadas que contém as palavras “Tu Fui, Ego Eris”, que faz o monstro desaparecer. Após o monstro sumir, Heather é trazida de volta ao mundo normal e escapa do Hilltop Center.
Harry Mason assassinado
Ao chegar em sua casa nos Apartamentos Daisy Villa, Heather descobre que seu pai (Harry Mason) foi morto e em choque a menina deita no colo de seu pai chorando. Depois que ela recupera o controle de suas emoções, segue a trilha de sangue até o telhado do apartamento, onde Claudia está esperando por ela.
Então Claudia diz que matou Harry pois ele frustrou os planos do culto dezessete anos atrás e que matá-lo encheria o coração de Heather de ódio. Claudia diz a Heather que ela não foi a única que o matou, apenas que ela deu a ordem para seu companheiro: o Missionário bestial. Claudia, em seguida, diz a Heather que ela estará esperando por ela em Silent Hill e deixa o apartamento.
Outro Mundo no Centro Hilltop
Heather encontra Douglas dentro do apartamento, então, ele a ajuda a mover o corpo de Harry para o seu quarto, e eles cobrem o corpo dele com um lençol. Heather presta seus últimos respeitos a seu pai e decide encontrar Claudia e matá-la em vingança, apesar do fato de que Douglas diz que sua vingança não é a resposta.
Douglas se oferece para levá-la a Silent Hill, ele acaba entregando um mapa para Heather que é um presente de Vincent, e diz a ela que Vincent disse que ela deve procurar por um homem chamado Leonard Wolf. Ele também lhe dá um caderno de anotações que era do pai dela, que funciona como uma explicação do passado de Heather e como um último adeus a ela.
Heather Chegando a Silent Hill
Heather e Douglas chegam em Silent Hill, novamente como nos outros jogos a cidade está deserta e coberta de névoa. Eles montam refúgio no Jacks Inn e depois se separaram; Heather dirige-se para o Hospital Brookhaven, enquanto Douglas vai procurar a casa de Leonard Wolf. Heather procura no hospital por pistas para a localização de Claudia, mas em vez disso, entre outras coisas, Heather encontra enfermeiras bizarras, algumas das quais estão armadas com revólveres. Ela também descobre que um dos pacientes do hospital, Stanley Coleman, tem uma obsessão doentia por ela e que Leonard está preso dentro do hospital. Heather descobre que ela é a reencarnação de Alessa Gillespie, percebendo que possui lembranças da vida de Alessa antes de um incêndio em que ela foi queimada aos sete anos de idade.
Vincent e Claudia no Jacks Inn.
Heather encontra Leonard Wolf no reino do pesadelo, ele revela ser o pai de Claudia, e então, vira um monstro que ataca Heather, mas a protagonista o derrota. Após esse acontecimento Heather adquire o Selo de Metatron, um talismã que Leonard possuía, e o hospital se normaliza.
Heather retorna ao Jacks Inn para se encontrar com Douglas; no entanto, pouco antes de ela voltar, Claudia e Vincent conversam sobre o culto. Logo após Claudia sair, Heather retorna ao Jacks Inn e encontra Vincent no local, ela pergunta sobre Douglas, e Vincent diz a ela que ele deixou uma mensagem: “A igreja fica do outro lado do lago”.
Ele também diz a Heather que Claudia está dentro da igreja e que ela deve passar pelo Parque de Diversões de Lakeside para alcançá-la. Heather segue o conselho de Vincent, apenas para descobrir que quando ela chega ao parque, ela entra no Outromundo (Mundo do Pesadelo) mais uma vez. Heather segue o caminho para a montanha-russa, só que desta vez, com presciência do que vai acontecer, ela consegue pular dos trilhos pouco antes de os carros a atropelarem.
Em outra parte do parque, Claudia e Douglas estão discutindo; Douglas se sente traído por Claudia, dizendo que enquanto ela diz que Heather foi sequestrada e sofreu uma lavagem cerebral, ele sente que Heather está realmente feliz. Cláudia então explica que eles precisam de Heather de volta ao culto porque Deus precisa nascer para introduzir um novo “Paraíso” – um mundo eterno sem dor, fome, doença, velhice, ganância ou guerra. Douglas, em seguida, aponta que um lugar sem quaisquer preocupações ou implicações negativas não é realmente um paraíso, mas sim um mundo estagnado onde nada acontece de qualquer valor real. Douglas suspira, dizendo que esse tipo de mundo seria sem sentido e chato, e em resposta, Claudia diz a Douglas que ela tem pena dele. O detetive então puxa a arma e aponta para ela, e o que acontece depois continua sendo um mistério.
O Carrossel Feliz
Depois de explorar o parque de diversões, Heather finalmente encontra Douglas, mas ele é incapaz de ir com ela devido a sua perna quebrada. Heather promete voltar quando terminar de fazer as coisas, e ela se encontra na mesma área do parque de diversões onde Harry estava dezessete anos antes.
No carrossel, Heather encontra seu doppelgänger, a Memória de Alessa, então, “outra Heather” está ensanguentada e gravemente queimada e deseja impedir o nascimento do deus a todo custo, elas se enfrentam e a protagonista vence seu outro “eu” e acaba chegando à entrada da igreja do culto.
Heather encontra Claudia dentro da capela e diz a ela que Alessa está bem com o mundo do jeito que é. Claudia explica que há muito sofrimento no mundo e que o Deus de seu culto vai mudar tudo isso, embora Heather explique que o sofrimento é um fato da vida e que Claudia deve encarar essa realidade e não machucar ninguém.
Heather também diz a Claudia que ela nunca vai perdoá-la por ter matado Harry, então, Heather sente uma dor, mostrando que o tau deus está perto do nascimento.
Heather começa uma luta nos corredores da igreja e acaba encontrando Vincent, ele pergunta sobre o Selo de Metatron, pois ele acredita que pode ser usado como arma para derrotar Cláudia.
Heather finalmente alcança Claudia dentro do santuário do culto, Vincent é ferido e Claudia agradece Heather por fazer seu Deus sentir ódio e se aproximar do Paraíso. A protagonista então aponta que um deus que acredita no ódio nunca pode criar um mundo perfeito, ao qual Claudia revida dizendo que mesmo um mundo alegre pode ser um lugar cruel, e que para entender a simpatia, é preciso também conhecer a dor e o sofrimento.
Vincent ainda está vivo e diz a Claudia que Heather tem o Selo de Metatron; Claudia, em seguida, revela que o talismã não é nada além de uma bugiganga inútil antes de esfaquear Vincent no coração, resultando em sua morte.
Heather vomita Deus
Heather quase sucumbe à sua raiva mas finalmente ganha o controle de si mesma e engole a cápsula de Aglaophotis, conhecida por exorcizar demônios, esse artefato estava dentro do pingente em volta do pescoço. Ela prontamente vomita o feto ensanguentado do deus no chão, e depois de dizer: “Parece que Deus não conseguiu!”
Ela pisa nele com a bota, mas Claudia a empurra para o lado e pega a criatura, depois de ingerir o próprio Deus, Claudia cai por um buraco, e Heather pula atrás dela.
Dentro da câmara, Claudia está morta, mas deu tempo de dar à luz ao Deus bizarro, Heather então descobre a divindade bestial, que se assemelha a um corpo esquelético repulsivo com um rosto feminino reptiliano (que se assemelha ao rosto de Alessa), e um sudário fornecido por Valtiel.
Heather mata o deus, finalmente vingando o pai dela, então a menina cai no chão e chora lembrando da morte de Harry. Depois de recuperar a compostura, Heather se levanta e começa a sair, mas se vira e olha de volta para a direção daquele Deus e então, não sabemos o que ocorre depois disso.
Final Normal
Heather retorna ao parque de diversões no Mundo Normal, ela acaba agindo muito estranhamente quando se aproxima de Douglas, a menina empunha uma faca e parece indiferente, agindo como se estivesse prestes a matar Douglas, mas de repente para e diz a ele que estava apenas brincando.
Douglas faz um comentário sobre como ela tem um senso de humor distorcido, ela então insiste que o homem a chame de Cheryl, que é o nome que seu pai lhe deu originalmente. Douglas, em seguida, pergunta se ela também está pensando em voltar para sua cor de cabelo preto original, ao que ela responde que “loiras se divertem mais”.
O jogo termina com uma imagem de Cheryl visitando o túmulo de Harry.
Este é o final canônico, devido a uma menção de Douglas sobreviver e expor o culto em Silent Hill: Homecoming.
Final Possuída
Heather está parada no parque de diversões do Outro Mundo e Douglas está deitado diante dela, esfaqueado até a morte, Heather está segurando a faca na mão, encharcada de sangue.
Para obter o final “possuída”, o jogador deve ter terminado o jogo pelo menos uma vez, com Heather acumulando um certo número de “pontos” durante a segunda tentativa. Pontos são acumulados através de matar criaturas (10 pontos cada), recebendo dano (1 ponto a cada ataque) e perdoando a confessora (1.000 pontos). O jogador deve acumular 4.000 pontos para receber este final.
Final Vingança (OVNI)
O final se inicia como um storyboard/quadrinho em que Heather volta para casa e descobre que seu pai, Harry Mason, não está morto e, de fato, está sentado em uma mesa tomando chá com um alienígena.
James Sunderland, o protagonista de Silent Hill 2, pode ser visto em segundo plano, escondido atrás de uma cortina. Heather, que parece não se incomodar com o fato de que um extraterrestre está presente, informa seu pai dos horrores e eventos que ela experimentou. Harry, claramente chateado, promete vingança na cidade por prejudicar sua filha. Ele então pula uma tábua de madeira presa por James em duas partes em um ataque de raiva, enquanto Heather e o alien olham e comemoram.
“Oh, pai! Você é o mais legal!”
A próxima cena retrata a cidade sendo destruída em um ataque OVNI semelhante a um filme de terror B de ficção científica dos anos 1950, e a sequência de crédito começa, com um japonês invisível persuadindo um coro invisível do que soa como homens japoneses personificando crianças cantando uma música estranha, intitulada “Silent Hill no Uta” (“Silent Hill’s Song”) sobre os personagens de Silent Hill 3, com golpes bobos em cada um dos personagens. Eles então parecem ser abatidos por fogo anônimo de metralhadora.
Este final requer que o jogador mate pelo menos 30 monstros com o “Heather Beam” ou “Sexy Beam” antes de entrar no apartamento de Harry; Além disso, ao entrar no apartamento de Harry, Heather não deve ter nenhuma arma equipada (ou seja, o Heather Beam está ativo no momento).
Silent Hill 3 foi lançado em 2003 para o PlayStation 2, e mais tarde para o Windows. Depois foi lançada a versão Silent Hill HD Collection e o jogo ficou disponível para Xbox 360 e PlayStation 3.
Silent Hill 4: The Room (2001)
O jogo se passa no ano de 2001, com Henry Townshend que está morando em South Ashfield, uma cidade que fica a meio dia de carro de Silent Hill.
Ele está contente com sua vida, vivendo nos apartamentos do South Ashfield Heights, no entanto, um dia ele se vê misteriosamente trancado em seu próprio apartamento no quarto 302. Junto com a experiência de sonhos estranhos e de pesadelo, não podendo escapar através das janelas ou da porta da frente, que foi acorrentada por dentro onde ninguém, pode ouvi-lo quando bate na porta e pede ajuda.
Os outros moradores notam a ausência de Henry, mas continuam com suas vidas cotidianas, mesmo utilizando a chave certa, o superintendente Frank Sunderland não consegue abrir o quarto 302, enquanto isso Eileen Galvin, a vizinha ao lado de Henry no quarto 303, está preocupada com o bem-estar do vizinho, embora ele só possa observá-la através do olho mágico das paredes do quarto 302.
Após cinco dias de prisão, Henry encontra um buraco que se abriu na parede do banheiro, armado apenas com um cano de aço que se soltou quando a parede se abriu, ele começa a se aventurar na infernal loucura de vários “Outros Mundos”.
O buraco leva Henry a uma variedade de áreas estranhas, habitadas por criaturas perigosas e às vezes imortais, ele é capaz de viajar entre esses mundos em seu apartamento através de buracos misteriosos que lembram o “Halo do Sol” e toda vez que ele viaja de volta para seu apartamento, Henry se vê acordando em sua própria cama.
Nestes mundos, Henry testemunha os assassinatos de pessoas que estão presas em reinos correspondentes como ele, os assassinatos também ocorrem no mundo real e as vítimas são Cynthia Velasquez, Jasper Gein, Andrew DeSalvo e Richard Braintree.
Walter Sullivan e HenryTownshend
Enquanto Henry investiga, ele aprende mais sobre Walter Sullivan, um serial killer que aterrorizou Ashfield há vários anos, o assassino deixava números esculpidos em suas vítimas e acabou acabou sendo preso e se matou logo depois.
As novas vítimas de assassinatos que Henry acompanha têm números semelhantes esculpidos em seus corpos, combinando com o modus operandi de Walter, e eventos subsequentes sugerem que Walter voltou como um fantasma. Walter nasceu no quarto 302 e seus pais o abandonaram imediatamente depois que ele nasceu e nunca mais foram vistos.
Frank Sunderland entregou o recém-nascido aos médicos e Walter encontrou seu caminho para o Orfanato Wish House, que se localizava em uma floresta nos arredores de Silent Hill, onde aprendeu rituais ocultos e ensinamentos da Ordem. Walter começou a acreditar que a própria sala 302 era sua “mãe”. Como adulto, Walter decidiu despertar sua mãe (no caso a sala) purificando-a através do ritual “21 Sacramentos”, que exigiu 21 assassinatos.
Walter matou 10 pessoas de diferentes maneiras, e ele acabou com cada assassinato tirando seus corações. Posteriormente, Walter realizou o Ritual da Santa Assunção, que lhe permitiu tornar-se a décima primeira vítima através do suicídio e ainda permanecer em seu próprio mundo manifesto. As quatro vítimas que Henry encontra em suas andanças são vítimas de 16 a 19. Nos Outros Mundos de Walter, Henry também encontra duas versões de Walter: um adulto imortal e uma manifestação infantil conjurada pelas reminiscências de Walter.
Henry e Eileen
Depois de explorar os quatro primeiros mundos de Walter, Henry chega no quinto Outro Mundo, um local alternativo de South Ashfield Heights. Ele acaba vendo Walter Sullivan batendo na porta de Eileen, e depois de encontrar a chave que destranca o quarto de Eileen, Henry a testemunha sangrando até a morte no chão da sala, tendo sido agredida por Walter.
Eileen agradece ao Walter mais novo por tentar protegê-la de seu alter ego adulto e depois desmaiar. Após a suposta morte de Eileen, Henry acorda no quarto 302 e percebe uma ambulância a caminho do Hospital St. Jerome.
Em seu apartamento, Henry percebe “assombrações” invadindo o Outro Mundo, então ele cria um novo buraco em sua lavanderia que leva ao Outro Mundo de St. Jerome, onde descobre Eileen, viva, em uma de suas salas. Henry e Eileen decidem ficar juntos e encontrar uma saída para o mundo de Walter.
Henry leva Eileen a um Halo do Sol, no entanto, ele percebe que é o único que pode usá-los, já que Eileen é incapaz de vê-los. Eileen conta a Henry sobre Joseph Schreiber, residente anterior do quarto 302 e um jornalista que desapareceu seis meses antes de Henry se mudar. Henry e Eileen então decidem ir até a parte mais profunda e procurar a verdade suprema.
Escada Espiral de Silent Hill 4
Depois de deixar o hospital, Henry e Eileen encontram-se no topo de uma escada em espiral, cheia de objetos estranhos, como membros humanos e figuras sombrias.
Cada Outro Mundo é conectado pela escada, e os dois devem descer para “encontrar a verdade suprema”. Os Outros Mundos são os mesmos de antes, exceto que alguns caminhos que haviam sido bloqueados antes agora estão acessíveis e cada vítima é agora um fantasma que pode ser fatal para a saúde de Henry.
No primeiro Outro Mundo revisitado, Henry encontra a vítima Cynthia Velasquez, que tem longos cabelos negros que cobrem seu rosto. No segundo Outro Mundo ele descobre o fantasmagórico Jasper Gein, que está constantemente em chamas, e ao explorar este mundo percebe-se que Walter Sullivan está agora perseguindo os protagonistas. No terceiro Outro Mundo, Henry encontra o assombrado Andrew DeSalvo, que está sem camisa e deve ser preso com uma Espada de Obediência para continuar. Enquanto revisita o quarto Outro Mundo, Henry localiza a vítima Richard Braintree, que tem a habilidade de se teletransportar; também neste mundo, Walter Sullivan sequestra o seu eu mais jovem.
O cadáver crucificado de Walter
Depois de derrotar The One Truth, Henry e Eileen chegam ao fundo da escada em espiral e encontram um escuro abismo com o quarto 302 do Passado, uma lembrança de Joseph Schreiber.
Joseph Schreiber aparece como uma estátua no teto, falando sobre a história de Walter e revela que esses Outros Mundos são uma criação do ritual da Assunção Sagrada. Antes de sua voz desaparecer, Joseph diz que eles são as últimas vítimas: Eileen, a “Mãe Renascida”, e Henry, o “Receptor da Sabedoria”.
Eles devem matar Walter para prevenir os 21 Sacramentos, ou então ele os matará, na sala 302, Henry fica chocado e sem palavras quando descobre um local lacrado em seu apartamento que contém o cadáver crucificado de Walter Sullivan. Depois de usar as chaves encontradas no bolso do casaco de Walter, Henry destranca a porta da frente acorrentada descobrindo que South Ashfield Heights também foi transformado em um reino doentio. Eileen então aparece no corredor, e eles se reúnem.
Eileen possuída por Walter
No Outro Mundo do apartamento, Henry examina seis cadáveres enforcados; cada um elimina uma corrente que proíbe a entrada no quarto do superintendente e tem uma lembrança da voz do pai de Walter. Dentro do quarto de Frank Sunderland, Henry descobre o cordão umbilical de Walter que Frank mantinha em uma caixa por décadas; Henry de repente vê flashes de memórias de Walter em sua mente, e ele cai no chão com uma enorme dor de cabeça. Eileen tenta consolá-lo, mas ela sai para encontrar o filho de Walter sozinha, e eles se separam.
Henry retorna ao quarto 302 e descobre que o cadáver de Walter desapareceu. Debaixo do cadáver de Walter, jaz um abismo redondo e preto. Henry entra no abismo e se depara com uma grande sala com um mecanismo giratório no centro, com uma poça de sangue ao redor.
Há também oito lanças e um monstro gigante que se assemelha a um torso na sala. Walter Sullivan confronta Henry, que percebe que Eileen está possuída e está prestes a entrar no grande mecanismo, inconscientemente se matando.
A luta final do jogo acontece; Henry usa o cordão umbilical de Walter no monstro, permitindo que ele o lance. Walter então perde sua imortalidade e Henry o derrota.
Os finais de Silent Hill 4
Fuga – Flowers Eileen
Depois que Walter cai no chão, ele levanta o braço, chamando “mamãe” antes de ficar imóvel.
A sala começa a tremer, e Eileen, ainda viva e não mais possuída, cai no chão. Henry chama o nome dela e estende a mão. O jovem Walter bate na porta do quarto 302 no mundo dos apartamentos de Walter, chamando sua “mãe” para deixá-lo entrar.
Ele cai de joelhos e cai no chão, desaparecendo. Depois que ele desaparece, a porta que leva ao apartamento de Henry se abre. Em seguida, Henry está se afastando de South Ashfield Heights, e olha para trás e depois continua, dizendo o nome de Eileen.
Um dia depois, Henry visita Eileen em um hospital normal. Henry sorri e dá a Eileen um buquê de flores, aludindo que seu relacionamento se fortaleceu em relação ao reconhecimento prévio um do outro. Eileen diz a ele: “Acho que vou ter que encontrar um novo lugar para morar, hein?” Este final é considerado o melhor.
Para obtê-lo, o jogador deve salvar Eileen e limpar pelo menos 80% do apartamento de assombração de Henry.
Mãe – Quarto 302 no Outro Mundo.
Esta cena é o mesmo que “Fuga”, exceto quando Henry visita Eileen no hospital, ela diz a ele “Bem, eu acho que posso voltar para South Ashfield Heights agora.” O apartamento de Henry é então mostrado como estava no início do jogo, coberto de sangue e ferrugem, implicando que os espíritos ainda assombram o Quarto 302 e que Eileen ainda pode estar possuída.
Para obtê-lo, o jogador deve salvar Eileen, mas não limpar pelo menos 80% do apartamento de assombração de Henry.
Morte de Eileen
Depois que Walter cai no chão, ele levanta o braço, chamando “Mãe” antes que ele fique parado. A sala começa a tremer. O jovem Walter bate na porta da sala 302 em seu mundo de apartamentos, chamando sua “mãe” para deixá-lo entrar.
Ele então cai de joelhos e no chão, desaparecendo. Depois que ele desaparece, a porta que leva ao apartamento de Henry se abre. Henry se senta em sua cama mais uma vez e então ouve no rádio, para seu desespero, que Eileen morreu de suas feridas. Depois que Henry descobre a morte de Eileen, ele cai de joelhos e diz o nome dela.
Para obtê-lo, o jogador deve deixar Eileen morrer, mas eles precisam limpar pelo menos 80% do apartamento de assombração de Henry.
21 Sacramentos
Depois que Walter cai no chão, ele levanta o braço, chamando “mamãe” antes de ficar imóvel. Henry olha para ele e, de repente, cai de joelhos, segurando a cabeça em dor.
Ele então se levanta, como se possuído por Walter. O jovem Walter então aparece na sala 302 como estava no início do jogo, com sangue e ferrugem. Ele se abraça no sofá dizendo: “Estou em casa, não deixarei ninguém entrar no caminho … Eu vou ficar com você para sempre …” O rádio liga com um boletim de notícias anunciando as mortes de Eileen, Henry e outros, enquanto Walter fica imóvel contra uma parede.
Para obtê-lo, o jogador deve deixar Eileen morrer e não limpar pelo menos 80% do apartamento de assombração de Henry.
Silent Hill 4: The Room foi lançado no Japão em junho de 2004 e na América do Norte e Europa em setembro do mesmo ano, para os consoles PlayStation 2, Xbox e Microsoft Windows.
Silent Hill: Downpour (2004)
O jogo se passa após 2004, mas sem uma data definida, onde Murphy Pendleton, um prisioneiro condenado, foi encarcerado na prisão estadual de Ryall depois de roubar um carro da polícia.
Buscando vingança pelo assassinato de seu filho, Murphy faz um acordo com George Sewell, um oficial de correções em Ryall, para secretamente conceder-lhe acesso a um preso seqüestrado, Patrick Napier, na casa de banho da prisão.
Pois após lembrar que Patrick Napier era seu vizinho, Murphy o espancou selvagemente, mas a cena corta para preto antes de Murphy acertar o golpe final.
Murphy sobrevive a um acidente de ônibus
Algum tempo depois, após um motim em Ryall, Murphy e outros presos foram programados para transferência na Penitenciária de Wayside. Anne Marie Cunningham, oficial de correções do Wayside que parece ter um interesse particular em Murphy, os acompanha no ônibus de transporte.
A rota do ônibus passa do lado de fora do leste de Silent Hill, e a estrada de repente cai, forçando o motorista a puxar a roda, fazendo com que o ônibus passe pelas barreiras da estrada descendo uma colina. Murphy recupera a consciência em uma floresta ao lado do ônibus e decide correr, então, Anne o encontra no deserto e tenta apreendê-lo, mas desliza em um barranco profundo, mal conseguindo segurar. Aqui, Murphy pode escolher deixá-la ou ajudá-la. Apesar da escolha do jogador, ela cai no abismo.
Howard Blackwood, o carteiro de Silent Hill
Murphy continua, terminando nos arredores de Silent Hill, onde conhece Howard Blackwood, um carteiro assustadoramente calmo mas gentil.
Durante sua breve e misteriosa conversa, Howard diz a Murphy que as estradas estão todas cortadas e que a melhor maneira de sair da cidade é através do bonde elétrico nas proximidades, de repente, Murphy vislumbra uma misteriosa criatura presa à cadeira de rodas na janela de uma casa próxima. Aparentemente não vendo a figura, Howard se desculpa e entrega o resto de sua correspondência.
Um pouco confuso, Murphy faz o seu caminho para o restaurante Devil’s Pitstop abandonado e na cozinha, Murphy descobre um vazamento de gás e tenta desligá-lo, mas acidentalmente inicia um incêndio no processo. Ele ativa os sprinklers para apagar o fogo, mas quando os sprinklers enchem a sala com água, o restaurante se transforma em um inferno cheio de água.
Explorando esse novo ambiente, Murphy encontra o Vazio, que rapidamente suga tudo ao seu redor, ele acaba percebendo que não pode lutar contra a entidade, Murphy foge e, eventualmente, encontra-se de volta na versão normal do restaurante.
Murphy examina a área em torno do restaurante e entra em uma casa abandonada, encontrando outro prisioneiro fugitivo, Sanchez, atacando o que parece ser uma mulher indefesa. Murphy intervém, mas a “mulher” acaba sendo uma Screamer, que imediatamente mata Sanchez cortando sua garganta.
Murphy ataca o monstro e o derrota, embora um pouco abalado, ele explora com cautela o local e acaba encontrando uma muda de roupa e um distintivo policial. O distintivo é decorado com uma faixa preta de luto, indicando que seu dono está morto, depois de trocar seu traje de prisão, Murphy faz o quebra-cabeça de arcade Jail Break e recebe um bilhete para o bonde do céu, que o leva ao desfiladeiro Devil’s Pit no sudeste de Silent Hill.
Anne perturbada
Murphy conhece John P. “JP” Sater, um ex-guia turístico deprimido pelas várias atrações e tours do Devil’s Pit.
JP conta a Murphy sobre um antigo trem vagão nas minas que pode levá-lo à cidade principal, onde nas cavernas, Murphy descobre um artigo de jornal detalhando um acidente de trem no poço do diabo, que resultou na morte de oito crianças, o que implica a bebedeira de JP como causa.
Logo depois, Murphy encontra um JP suicida pendurado sobre um corrimão de vigia, e o jogador tem a opção de consolá-lo ou provocá-lo. Novamente, apesar da decisão do jogador, JP pula para a morte. Murphy encontra e liga o vagão, mas seu passeio pelas minas se transforma em uma turnê infernal cheia de monstros que tentam matá-lo. O trem desvia e Murphy perde a consciência.
Murphy acorda perto de uma saída e corre para uma Anne ensanguentada, cuja única preocupação parece ser apreendê-lo. Apesar dos pedidos de Murphy para cooperar, Anne permanece resoluta, enquanto faz a prisão, Anne inspeciona sua pessoa e encontra o distintivo do luto.
Ela rapidamente se torna perturbada, aparentemente tendo conhecido seu dono anterior, neste momento ela tem um um acesso de raiva e quase atira em Murphy, alegando que pessoas como ele não merecem viver, mas não consegue fazê-lo e desmaia em lágrimas. Anne diz a ele para deixá-la sozinha, com o que Murphy relutantemente concorda.
Murphy perambula pelas principais ruas de Silent Hill e encontra mais das criaturas da cidade, quando começa a chover, ele se refugia no prédio abandonado da Hillside, onde um rádio próximo capta as transmissões do DJ Bobby Ricks. Algumas das transmissões são solicitações de músicas feitas especificamente para Murphy; outros são pedidos silenciosos de ajuda de quem está ouvindo. Quando a chuva cai, Murphy começa a procurar por Ricks e corre para Howard Blackwood. Ele diz a Murphy que a estação de rádio está localizada no Edifício Centenário, antes de sair novamente para o nevoeiro.
Murphy localiza o prédio e encontra seus documentos de liberdade condicional anexados à entrada, o que causa um flashback da prisão de Ryall. Murphy e Sewell parecem estar tendo uma conversa particular sobre o acordo para assassinar Patrick Napier, o preso seqüestrado na cena de abertura.
O Oficial Frank Coleridge, vê os dois conversando e chama Murphy para entregar-lhe seus arquivos. Coleridge pergunta a Murphy sobre a natureza de sua conversa com Sewell, mas ele evita a pergunta. Coleridge adverte Murphy para ter cautela ao lidar com o policial Sewell, já que seus negócios tendem a não funcionar tão bem para os outros participantes. Fica claro que Coleridge fez um esforço substancial para ajudar Murphy a receber uma liberação antecipada de Ryall porque acredita que Murphy é uma pessoa genuinamente boa.
Coleridge também diz que ele está confuso sobre o motivo pelo qual um homem inteligente como Murphy faria algo tão imprudente quanto roubar um carro de polícia sem motivo. O flashback termina e Murphy continua sua busca por DJ Ricks dentro do prédio.
Subindo os andares do Edifício Centenário, Murphy tem outra visão da prisão de Ryall. Nesta visão, Murphy parece estar tendo uma conversa com o oficial Sewell em seu escritório, tendo decidido seguir com o plano de matar Patrick Napier. Durante o seu intercâmbio, Sewell revê os detalhes do acordo e diz a Murphy: “Você me deve uma”. Sewell também sugere que Murphy roubou o carro da polícia e foi preso intencionalmente para confrontar Patrick Napier na prisão, mas sua razão não é divulgada. Murphy sai da sala e a visão se dissipa.
Murphy encontra Ricks, que inicialmente se comporta de maneira extraordinariamente casual, mas logo começa a falar em voz baixa, como se alguém ou alguma coisa estivesse ouvindo. Ricks revela que ele está operando a estação de rádio há muito tempo, esperando por ajuda.
Ele conta a Murphy sobre um barco ancorado na marina, que ambos podem usar para escapar da cidade, mas continua dizendo que eles devem primeiro encontrar as chaves do barco, que aparentemente foram roubadas por um intruso. Quando Murphy sugere ligar o barco, Ricks diz que não vai funcionar, já que a cidade tem “regras” que devem ser seguidas. Antes que eles possam sair, Anne aparece, mais uma vez determinada a prender Murphy. No entanto, como uma aparente punição para Ricks quebrar as “regras”, Screamers emboscam o estúdio e sequestram ele e Anne.
Murphy é deixado sozinho, enquanto o edifício se transforma em um Outro Mundo como uma prisão. Murphy foge do Vazio, encontra o Wheelman novamente e acaba caindo do exterior da torre do relógio do prédio.
Murphy entrando no mosteiro
Acordando em um banco no mundo da “neblina”, Murphy mais uma vez encontra Howard, que lhe entrega uma carta solicitando sua presença no Mosteiro de Santa Maria. Confuso e frustrado, Murphy se recusa a aceitar a carta, mas Howard explica que não é sobre o que ele quer (sugerindo que Howard sabe mais sobre a misteriosa cidade).
Sem outra escolha, Murphy aceita a carta e continua, ele atravessa a cidade tempestuosa e chega ao mosteiro desmoronado, onde uma freira enigmaticamente lhe diz: “Você foi a única família que conseguimos localizar”. Ela pede a Murphy para olhar ao redor do local e ir ao necrotério do prédio sempre que ele estiver pronto.
Murphy encontra o mosteiro em um estado dilapidado e deve tomar uma rota alternativa para o necrotério. No caminho, ele encontra um garotinho pela janela de uma porta trancada, o garoto se recusa a abrir a porta porque acredita que Murphy é o bicho-papão, como foi dito por uma garota chorona sem nome.
A única maneira que Murphy pode provar que ele não é o bicho-papão é memorizando um poema que as crianças do orfanato do mosteiro dizem para fazer o bicho-papão desaparecer. Enquanto ele caminha pelo mosteiro para reunir as peças do poema, flashbacks revelam que o filho de Murphy, Charlie, foi afogado em um lago alguns anos antes, o que explica o motivo recorrente da água no Outro Mundo de Murphy.
Neste ponto, também ficou claro que Patrick Napier foi o único responsável pela morte de seu filho – o que acabou gerando os fortes sentimentos de desdém de Murphy por molestadores e assassinos de crianças. No presente, Murphy retorna para a porta trancada onde ele conheceu o menino. O verdadeiro bicho-papão aparece na sala e se aproxima lentamente do menino. Murphy luta desesperadamente para recitar o poema, mas o bicho-papão mata o menino antes que ele possa completá-lo. O bicho-papão então deixa cair o menino e coloca um dedo na boca de sua máscara, silenciando Murphy, enquanto conclui o poema. A porta se abre e Murphy se aproxima do corpo da criança, agora na forma de seu filho Charlie. Ele lamenta sua morte, mas é interrompido por uma jovem que o acusa de matar o menino/Charlie.
Ela corre e Murphy a persegue, com medo de que o bicho-papão também a pegue, o mosteiro se transforma no Outro Mundo durante a perseguição, forçando Murphy a se esquivar do Vazio e em um certo ponto até o próprio bicho-papão.
Murphy e Anne no barco de Bobby Ricks
Eventualmente, Murphy acaba no necrotério com a freira da entrada ao lado de uma maca coberta. Murphy diz a ela que houve um erro e que ele enterrou seu filho anos antes. A freira responde que todo mundo sofre do seu próprio jeito, e remove a folha da maca, revelando um bicho-papão “morto” embaixo. Irritado, Murphy chora que o monstro não é seu filho; é um assassino. Mas a freira insiste em que Murphy o aceite como seu, informando-o com calma dos perigos da vingança e do caminho que Murphy se propôs ao persegui-lo. Murphy admite que o que ele fez com Patrick Napier não resolveu nada, mas ainda tenta racionalizar seu comportamento. Ela simplesmente diz que as respostas estão bem na frente dele, se ele escolher olhar. Murphy percebe uma chave com um chaveiro de prata rotulado de “liberdade” ao redor do pescoço do bicho-papão, combinando com a descrição das chaves de barco que faltam em Ricks. A freira diz a ele que eles são dele, se ele quiser, mas apenas se ele aceitar o bicho-papão como se fosse seu. Murphy leva as chaves, mas o bicho-papão ganha vida e ataca Murphy.
Ambos são transportados para uma área florestal por um lago, onde eles se envolvem em batalha. Murphy ganha a mão superior e derrota o bicho-papão com seu próprio martelo. Ele então se encontra de volta no necrotério com o bicho-papão morto e desmascarado na maca, com o rosto alternando entre o de Murphy e o de Napier. Charlie aparece e parabeniza seu pai por derrotar o bicho-papão. Tendo aceitado que suas ações passadas não fizeram nada para amenizar sua culpa, Murphy diz a seu filho que isso não importa e que não o trará de volta, ao que Charlie o consola dizendo que não é culpa dele. Em um momento de clareza, Murphy pede desculpas a Napier (agora na forma do bicho-papão) e fecha as pálpebras. Isso faz com que a imagem se dissolva, deixando apenas as chaves para trás. Murphy passa a mão sobre a palavra gravada “liberdade” antes de sair do necrotério.
Agora com as chaves do barco, Murphy sai do mosteiro através dos esgotos e chega à marina. Ele pega o barco de Ricks e parte de Silent Hill, mas Anne logo aparece atrás dele segurando uma arma na cabeça, ordenando que ele vire o barco e retorne a Silent Hill. Ela diz a ele que a cidade mostrou suas coisas, que a conhece e que a cidade não vai liberar nenhuma delas até que elas resolvam seus negócios inacabados. Murphy se recusa a voltar e diz a ela: “Você também pode atirar em mim”. Anne cumpre e puxa o gatilho.
Um flashback mostra uma reunião entre o oficial Sewell e Murphy de volta à prisão, algum tempo depois do confronto de Murphy com Napier. Sewell lembra a Murphy que ele montou o encontro entre ele e Napier e olhou para o outro lado; e que agora é hora de Murphy devolver o favor.
Sewell diz a Murphy que seu trabalho é matar um indivíduo não identificado, considerado um detento, ele então explica que haverá uma rebelião na prisão naquela noite, permitindo que Murphy escorregue para os chuveiros, onde ele encontrará essa pessoa. Murphy acorda dentro de uma cela de prisão na Penitenciária de Overlook, com o Wheelman sentado do lado de fora dos bares observando-o.
Depois de alguns segundos, ele se afasta e as portas se abrem, permitindo que Murphy explore a prisão, nesse momento ele encontra uma nota, dizendo-lhe para encontrar alguém nos chuveiros. Progredindo através da prisão e lutando contra inimigos, Murphy finalmente chega aos chuveiros. Dentro estão quatro marcadores da cena do crime, indicando uma poça de sangue, um cano da prisão, o distintivo da polícia de luto e um saco de evidências da cena do crime. Depois de examinar todos os quatro, uma voz chama atrás dele seguido pelo brilho de uma lanterna. Murphy se aproxima da luz que se apaga assim que se aproxima, e o sangue começa a escorrer pelas portas. Abrindo-os, Murphy encontra outra seção de chuveiro com um corpo ensacado no meio do chão.
Quando Murphy se aproxima do corpo, o mundo ao seu redor passa para o Outro Mundo, então ele corre enquanto evita inimigos e o Vazio mais uma vez. Ele finalmente alcança uma grande porta com duas balanças gigantes de Justiça penduradas diante dela.
Murphy coloca a haste da prisão, a bolsa de evidências da cena do crime, o distintivo de luto em uma escala e as portas abertas. Dentro, cercado por plataformas e celas de prisão, é uma versão muito maior do Wheelman que assombra Murphy durante todo o jogo. O monstro rapidamente se torna hostil e Murphy deve correr pela sala, puxando os gigantescos tubos de suporte de vida do monstro para derrotá-lo.
Anne e Murphy
Depois que o Wheelman é derrotado, Murphy se encontra de volta ao banho com a versão fraca do corpo do monstro morto a seus pés. Anne entra e fica horrorizada com o que Murphy fez.
Confuso, Murphy olha para baixo e encontra no lugar do corpo do Wheelman, o corpo de Frank Coleridge, o simpático policial de Ryall que insistentemente alertou Murphy sobre socializar com Sewell. Um flashback revela que quando Murphy entrou nos chuveiros na noite do tumulto da prisão, armado com uma haste da prisão escondida nas costas, Frank Coleridge era o único que esperava por ele.
Coleridge diz a Murphy visivelmente perturbado que Sewell deveria encontrá-lo lá, antes de perceber que Murphy está escondendo algo nas costas. Desconhecido para Murphy neste momento, o oficial Coleridge concordou em submeter um testemunho para uma investigação interna do oficial Sewell, dando testemunho das atividades ilegais e transgressões que Sewell estava conduzindo em Ryall, o que indubitavelmente resultaria em sua prisão e subsequente encarceramento. Nesse ponto, Sewell entra na sala e tenta convencer Murphy a matar Coleridge e sustentar sua parte no trato, enquanto Coleridge tenta convencer Murphy a soltar sua arma.
No presente, Anne revela que Coleridge era seu pai, ela diz a Murphy que ele era um homem bom e que ela o idolatrava, mesmo seguindo seus passos para se tornar uma policial. Depois que Frank Coleridge foi atacado na noite do motim, ele caiu em estado vegetativo, tendo que ficar em uma cadeira de rodas e suporte de vida até o dia em que ele morreu.
Anne não tem conhecimento do envolvimento de Sewell com o espancamento de seu pai, então ela diz a Murphy que toda vez que ela olha para o pai em seu estado físico em deterioração, ela vê um monstro.
Murphy então se transforma no bicho-papão diante dela enquanto ela descreve como teve que puxar cordas, chamar favores e fazer “coisas doentias” para ter Murphy transferido para a prisão onde ela trabalhava, presumivelmente para que ela pudesse matá-lo sozinha. Depois de terminar seu discurso, Anne atira em Murphy, que então a persegue em seu estado de Bogeyman.
Dependendo se o jogador sobreviver ou não a esse encontro, juntamente com as escolhas morais que fizeram durante o jogo e decidirem ou não matar Anne ou poupá-la, a conclusão da batalha e o destino de Murphy variam.
Finais de Silent Hill: Downpour
Perdão (Final A) – Murphy e Anne no Lago Toluca
Bogeyman Murphy desarma Anne e levanta seu martelo acima de sua cabeça em uma posição de ataque. Depois que o jogador decide poupá-la, Bogeyman Murphy deixa cair o martelo a seus pés e se afasta. Um flashback da noite do motim na Penitenciária Ryall revela que Murphy se recusou a matar o oficial Frank Coleridge.
Sewell responde incapacitando Murphy e espancando Coleridge enquanto insulta Murphy por sua incapacidade de acabar com Patrick Napier, explicando como ele foi forçado a matar Napier por ele. Sewell então apunhala Frank Coleridge com a haste da prisão e os rádios como apoio, com a intenção de incriminar Murphy. No presente, Murphy retorna à sua forma humana e Anne se aproxima dele.
Murphy pede desculpas, alegando que foi culpa dele que Frank foi assassinado e, depois de perceber que Murphy é inocente, Anne o perdoa. Os dois se abraçam e reaparecem em uma serena margem do lago, de volta ao mundo real.
A polícia entra em contato com Anne via rádio e pergunta se ela sabe ou não o paradeiro de Murphy Pendleton. Anne mente por Murphy e diz a eles que ele morreu no acidente. Murphy pergunta se ela vai ficar bem, mas Anne diz a Murphy que é melhor ele ir antes que a polícia chegue. Murphy parte e a cena termina com Anne olhando para o lago no céu limpo depois da tempestade. Isto é conseguido poupando Anne com uma pontuação positiva.
Verdade e Justiça (Final B) – SilentHill Ryallprison
Acontece o mesmo do final anterior até aqui…
No presente, Murphy retorna à sua forma humana e Anne se aproxima dele. Murphy pede desculpas, alegando que foi culpa dele que Frank foi assassinado e, depois de perceber que Murphy é inocente, Anne o perdoa. Os dois se abraçam e reaparecem ao lado do ônibus que caiu, de volta ao mundo real. O céu ainda está nublado e chovendo. Murphy diz a Anne que ele deve sair antes que a polícia chegue ao local, afirmando que ele tem um lugar para ficar. Anne agradece a Murphy por dizer a verdade antes de partir, entrando nas águas do lago Toluca. Mais tarde, de volta à Penitenciária Ryall, Anne, tendo descoberto que Sewell era o verdadeiro responsável pela morte de seu pai, confronta-o em seu escritório para que os dois possam “conversar”. Ela parece estar segurando uma arma carregada nas costas, enquanto a cena desaparece. Isto é conseguido poupando Anne com uma pontuação negativa.
O epílogo da história de Anne confirmou que este é o final do cânone
De acordo com Tomm Hulett, Sewell afirmando que Murphy não poderia matar Napier foi um erro de script, e que, neste final, Murphy deveria ter seguido com o assassinato de Napier . No entanto, isso é contradito na quarta edição de Anne’s Story, que foi escrita por Tom Waltz. Esta é provavelmente uma mudança artística feita para evitar que Murphy seja um assassino canônico.
Full Circle (Final C) – Murphy chega ao Full Circle
Bogeyman Murphy desarma Anne e levanta seu martelo acima de sua cabeça em uma posição de ataque. Depois que o jogador decide executá-la, ele esmaga a cabeça dela com seu martelo, matando-a instantaneamente.
Um flashback da noite do motim na Penitenciária Ryall revela que Murphy aceitou o acordo do oficial Sewell e assassinou Frank Coleridge. No presente, Murphy, com a haste de uma prisão na mão, olha para a já morta Anne Cunningham deitada ao lado de seu falecido pai no chão do banheiro. Murphy repetidamente grita “Não!” e pega a arma de Anne ao lado de seu corpo, coloca-a na cabeça e puxa o gatilho. Murphy acorda dentro da cela da prisão em Penitenciária de Overlook, com o Wheelman sentado do lado de fora das barras observando-o, como antes. As vozes das pessoas que Murphy encontrou em Silent Hill tocam em sua cabeça. Mais uma vez, o Wheelman se afasta, mas desta vez Murphy implora para que pare. As portas das celas se abrem como da última vez. Murphy está diante do portão aberto, tendo aceitado que agora ele compartilha seu destino com os outros que encontrou em Silent Hill, preso no limbo dentro dos limites da cidade. Isto é conseguido matando Anne com uma pontuação positiva.
Execução (Final D)
Bogeyman Murphy desarma Anne e levanta seu martelo acima de sua cabeça em uma posição de ataque. Depois que o jogador decide executá-la, ele esmaga a cabeça dela com seu martelo, matando-a instantaneamente. A cena corta o dia da execução de Murphy na prisão pelo assassinato de seu filho, Charlie, em retaliação à esposa de Murphy em busca da custódia exclusiva dele após o divórcio.
Depois de ser condenado por assassinar o oficial Frank Coleridge, sua sentença de execução foi acelerada. Sewell aparece, lidando com a papelada de Murphy e supervisionando a execução. Sewell pergunta a Murphy se ele tem alguma última palavra, ao que ele responde: “Vejo você no inferno … Fofinho”. Murphy recebe uma injeção letal e seu ritmo cardíaco diminui quando perde a consciência na mesa. Isto é conseguido matando Anne com uma pontuação negativa.
Reversal – Anne trocando de papéis com Murphy.
Anne atira e mata Bogeyman Murphy. Ela então acorda em uma cela dentro da Penitenciária Estadual Ryall. Este final parece ser uma recriação da cena intro, mas desta vez, Anne toma o lugar de Murphy (traje de prisão incluído), e Murphy toma o lugar de Sewell.
Anne parece desorientada e confusa, e Murphy, como Sewell, diz a ela que ele sente muito por vê-la ir, antes de autorizar sua transferência. Isto é conseguido morrendo no confronto final com Anne.
Surpresa! (Final E)
Não importa como o confronto final entre Murphy e Anne termina, a cena corta para Murphy cavando um túnel da prisão com uma colher. Depois de um momento, as luzes acendem e o elenco de Silent Hill: Downpour, assim como alguns personagens principais (e duas enfermeiras monstruosas) de entradas anteriores em Silent Hill, gritam “Surprise!” e confetes caem do teto.
Murphy ri e carinhosamente diz: “Aww, galera …!”. Pyramid Head então se aproxima lentamente de uma mesa na frente de Murphy com um grande bolo de aniversário e corta com sua Grande Faca. Murphy sorri cordialmente. Isto é conseguido completando o sidequest Digging Up the Past e terminando o jogo em um segundo play-through.
Silent Hill: Downpour foi lançado pela Konami Digital Entertainment para o PlayStation 3 e Xbox 360 em 13 de Março de 2012.

Silent Hill: Homecoming (2007)
O jogo se passa no ano de 2007, quando os ecos de artilharia pesada e explosões são ouvidos enquanto o protagonista, Alex Shepherd, está amarrado a uma maca e é levado por um hospital em ruínas; um médico silencioso empurra-o por um corredor mal iluminado, e eles passam por salas em que os médicos estão cometendo atos estranhos e horripilantes sobre os pacientes, incluindo desmembramento, estrangulamento e enterrando-os vivos.
Uma vez levado para uma sala e deixado sozinho, Alex luta com suas restrições enquanto o médico sai da sala. Através do vidro borrado das portas duplas, Alex assiste horrorizado como um misterioso agressor empala o médico com uma lâmina gigante.
Alex Arrives chega a Shepherd’s Glen
Depois de se libertar de suas restrições, Alex se aventura mais pelo hospital e encontra seu irmão, Joshua Shepherd, desenhando com giz de cera. Alex recupera um coelho de pelúcia para seu irmão, mas no entanto, Joshua foge e continua a fazê-lo sempre que Alex se aproxima dele. De repente Alex acorda e percebe que tudo era apenas um sonho, e se vê sentado no banco do passageiro de um caminhão dirigido por Travis Grady.
Chegando em Shepherd’s Glen, Travis diz “Boa sorte, soldado”. Isso, junto com a jaqueta militar de Alex e os sons de guerra ouvidos no começo do jogo, indicam que Alex é um soldado que retorna para casa após a guerra. Tendo sido deixado em sua cidade natal, Shepherd’s Glen, Alex descobre que a cidade não é a mesma que ele deixou; uma névoa espessa cobre a cidade, todas as ruas estão em um estado de ruína pesada, e quase nenhuma pessoa pode ser encontrada. Alex encontra Margaret Holloway, uma juíza e mãe de sua amiga de infância, Elle Holloway.
Alex e Margaret Holloway são descendentes das quatro famílias que fundaram a Shepherd’s Glen há centenas de anos, sendo elas Shepherd, Holloway, Fitch e Bartlett. O nome da cidade, Shepherd’s Glen é, na verdade, em homenagem ao próprio antepassado de Alex Shepherd.
Alex encontra Lillian
Chegando em sua casa de infância, Alex vê muitas fotos de seus pais com Joshua, mas nenhuma foto sua, o protagonista então comenta sobre o comportamento de seus pais, sentindo que seus pais sempre favoreceram seu irmão. Alex encontra sua mãe, Lillian, em um estado quase catatônico, depois de contar a Alex que ela sente falta de Joshua e que seu pai foi procurá-lo, Lillian se recusa a falar com Alex.
. Alex vê o revólver de seu pai no colo de sua mãe, e ele tira dela antes de sair, de repente, ele ouve um barulho do porão e se dirige para o som. Enquanto investiga o porão, Alex se depara com uma sala que seu pai, Adam, usa para matar os animais que ele caça, levando-o a ter um flashback.
No flashback, o jovem Alex abre a porta da sala de caça de seu pai, fazendo com que ele se vire e o repreenda ferozmente. Depois de sair de casa, Alex finalmente encontra-se viajando através de um cemitério perto de sua casa, e enquanto está lá, ele vê dois túmulos pertencentes a duas das famílias fundadoras da cidade.
Alex acaba encontrando sua amiga de infância, Elle Holloway, do lado de fora do departamento de polícia de Shepherd’s Glen, colocando panfletos de pessoas desaparecidas. Ela está preocupada e chateada, e ela está irritada com Alex por ir para o exército sem dizer adeus.
Ela dá a Alex um walkie talkie, e Alex continua sua busca por Joshua, ele então encontra seu caminho para um Ferro-Velho pertencente a Curtis Ackers, o mecânico da cidade, a quem ele pede informações. Alex dá a Curtis o revólver de seu pai como agradecimento por sua ajuda e Curtis dá uma arma a Alex, alegando que ele gosta de comércio justo, Alex então sai e vai para o túmulo da família Bartlett, uma das quatro famílias fundadoras, onde encontra um relógio. A sirene soa, fazendo com que ele apague.
Quando Alex acorda, ele descobre que foi misteriosamente transportado para a cidade vizinha, Silent Hill.
Lá, ele vê seu irmão correndo em um hotel abandonado, então Alex é perseguido por numerosos monstros antes de encontrar uma criatura humanóide com uma grande máscara em forma de pirâmide de metal presa na cabeça. O “Bicho-Papão” persegue Alex, que se esconde atrás de uma barricada de móveis quebrados e se vira para olhá-lo brevemente antes de prosseguir, após esse encontro, Alex encontra Sam Bartlett, o prefeito de Shepherd’s Glen, em uma grande estufa circular em outro lugar do hotel.
O prefeito Bartlettntambém é descendente de uma das famílias fundadoras de Shepherd’s Glen. Alex descobre que o filho de Bartlet, Joey, também desapareceu misteriosamente, e após questionar Bartlett, Alex fica horrorizado ao ver um monstro, Sepulcro, sair de um buraco no chão e matar o prefeito. Alex consegue matá-lo, apenas para cair no buraco do Sepulcro e apagar novamente.
Alex acorda e encontra-se trancado atrás das grades em uma cela de detenção, o delegado da cidade, James Wheeler, interroga-o por um tempo antes de se convencer das boas intenções de Alex e deixá-lo sair da cela. Os dois fazem o seu caminho através do prédio do Departamento de Polícia de Shepherd’s Glen, apenas para serem separados.
Alex então encontra Elle e ambos escapam para os esgotos, onde também se separam, chegando de volta à rua, Wheeler atende Alex e pede que se encontre com ele para verem um homem chamado Dr. Martin Fitch, que também é descendente de uma das quatro famílias fundadoras de Shepherd’s Glen.
Alex enfrenta Scarlet Fitch
Ao longo da rua, Alex encontra Fitch e o segue até sua clínica, onde ele encontra uma coleção de bonecos um pouco perturbadora antes de ser atacado por um grupo de enfermeiras, então Alex encontra uma chave que abre uma pequena caixa contendo outra boneca e, quando a toca, os pisos e paredes descascam para revelar um mundo de metal enferrujado e sangrento, o Outro Mundo, que é chamado de Descida Infernal.
Alex encontra o Dr. Fitch em uma sala grande onde ele é visto se cortando para “se arrepender de seus pecados”. Alex pergunta a ele e descobre que a filha de Fitch, Scarlet, desapareceu também, Fitch, agora entrando em um estado de depressão, diz que esqueceu de trazer um presente para Scarlet. Uma vez que Alex entrega seu presente, a boneca de Scarlet, os cortes do Dr. Fitch se multiplicam.
Ele começa a sangrar profusamente de suas feridas e seu sangue forma uma poça ao redor dele, enquanto aguenta a dor, o Dr. Fitch deixa cair a boneca e afunda na poça de sangue. A boneca então surge agora transformada em um grande monstro parecido com um manequim de porcelana.
Como o Dr. Fitch implora perdão, aparentemente para sua filha, o monstro o mata mordendo a cabeça e depois tenta fazer o mesmo com Alex. Depois de derrotar Scarlet, Alex acorda na clínica, encontrando uma chave que o leva à prefeitura.
Alex e Elle chegam de barco em Silent Hill
Na prefeitura, Alex passa a usar a chave para destrancar uma passagem subterrânea onde encontra uma Adaga Cerimonial. Ele também encontra retratos dos fundadores da cidade, os chefes de quatro famílias que deixaram Silent Hill para fundar Shepherd’s Glen há muitos anos. Estranhamente, o retrato da cabeça da família Shepherd, o ancestral de Alex, foi retirado da parede. Ele também encontra alguns livros antigos, detalhando as famílias fundadoras e seu pacto com Deus.
Voltando para casa, Alex percebe que a adaga, além de ser uma arma, é a chave que destrava a porta da sala de caça de seu pai, bem como as outras portas com o mesmo tipo de fechadura. Na sala de caça, Alex encontra uma chave que destrava o sótão e lá, outra cena de flashback começa. A cena mostra Adam Shepherd, o pai de Alex, dando a Joshua o anel da família; Ele diz a Joshua que o anel foi passado através de gerações, é incrivelmente importante e especial, e não deve ser mostrado a ninguém, nem a Alex.
Após o flashback, Alex encontra uma nota escrita por seu pai dizendo que ele foi dito que tinha que “escolher apenas um dos seus filhos”. A julgar pelo tratamento preferencial que Adão e Lillian Shepherd sempre demonstraram a Joshua, o anel familiar que lhe foi dado secretamente, e essa nota misteriosa, parece que Joshua foi escolhido para algum propósito especial por seus pais e pela Ordem, que é um culto organizado que está presente em Silent Hill. Alex, com as informações recém-descobertas da nota de seu pai, tenta questionar sua mãe sobre Joshua mais uma vez, apenas para ser interrompido por soldados da Ordem que atacam Alex .
Lillian no dispositivo de tortura.
Saindo da casa, Alex se encontra com Elle e Wheeler, afirmando que eles devem ir a Silent Hill para salvar a todos. Enquanto viaja de barco, mais soldados aparecem e sequestram Elle e Wheeler, deixando Alex para lavar-se em terra em Silent Hill. Recebendo chamadas de rádio de Wheeler, Alex é levado à Penitenciária de Overlook, onde ele luta contra multidões de monstros e membros da Ordem antes de resgatar Wheeler. Alex pergunta se ele sabe onde Elle está e Wheeler diz que ele não sabe ao certo, mas ouviu membros da Ordem falando sobre levar uma mulher ao bloco de confinamento solitário.
Viajando mais fundo na prisão, Alex chega ao confinamento solitário à procura de Elle, mas em vez disso, encontra sua mãe, Lillian está acorrentada a um dispositivo de tortura em forma de crucifixo, que está lentamente esticando os membros do seu corpo.
Lillian implora a Alex para acabar com seu sofrimento, e o jogador tem a opção de fazê-lo ou não. Se o jogador decide não ajudá-la, Lillian estará viva e consciente enquanto o dispositivo de tortura rasga seu corpo ao meio. Se o jogador decide ajudar, Alex misericordiosamente coloca uma bala em seu cérebro, matando-a logo antes da máquina rasgar seu corpo.
Alex se encontra com Wheeler, e eles continuam a viajar pela versão do Outro Mundo da penitenciária, encontrando a mãe de Elle, Margaret Holloway, presa a uma cadeira. Alex a solta, mas um monstro parecido com uma lagarta pega Wheeler através de um buraco na parede e o puxa para dentro, levando Margaret. Quando ela sai, o rosto de Margaret muda de uma expressão fingida de medo para revelar uma intenção mais sinistra. Alex derrota o monstro, e vê seu irmão, a quem ele segue para dentro de uma igreja.
Margaret Holloway no covil da Ordem
Dentro da igreja, Alex encontra um homem sombrio em um confessionário, a conversa entre Alex e a misteriosa figura implica que é o pai de Alex, ou sua consciência, pedindo perdão pelo modo como ele e sua esposa sempre trataram Alex.
A figura também fala mais de ter tido uma escolha entre seus dois filhos, ecoando o que foi dito na nota que Alex encontrou em seu sótão anteriormente. Ele também diz que ele e sua esposa sempre amaram o filho deles, mas que não puderam mostrá-lo. Eles não podiam deixá-lo ver as coisas maravilhosas da vida, como amor e alegria. Embora o raciocínio por trás disso tenha sido fortemente sugerido neste ponto do jogo, ele ainda não é explicitamente declarado. O jogador tem então a opção de perdoar ou não essa pessoa.
Depois de resolver um quebra-cabeça para revelar uma porta atrás de um enorme órgão de tubos, Alex encontra seu pai, Adam, amarrado semelhante a como ele encontrou sua mãe na prisão. Alex começa a questionar seu pai sobre se ele sabe ou não onde Joshua está e é revelado que Alex nunca foi um soldado.
Enquanto ele pensava estar no hospital devido a ferimentos sofridos durante a guerra, Alex na verdade estava em um hospital psiquiátrico. Adam mostra a Alex o anel familiar, mas não explica por que ele aparentemente o retirou de Joshua. O bicho-Papão aparece e corta o corpo de Adam ao meio, Alex se disfarça como um Soldado da Ordem, mas logo é capturado por Curtis e pela Ordem.
Margaret torturando Alex
Alex acorda e encontra-se amarrado a uma cadeira em uma sala manchada de sangue contendo uma broca e uma serra circular. Sentada na sala está Margaret Holloway, que revela que os desaparecimentos de todas as crianças faziam parte de um sistema ritualístico de sacrifício.
Ela revela que o Shepherd’s Glen foi fundado por quatro famílias de Silent Hill, que não queriam mais participar dos feitos da Ordem e da adoração a demônios, eles foram autorizados a deixar Silent Hill sob uma condição: a cada cinquenta anos cada uma das quatro famílias deve sacrificar um dos seus filhos. Este sacrifício desde então oferece proteção para Shepherd’s Glen dos problemas em Silent Hill, até agora.
Margaret revela que a proteção não existe mais porque, enquanto três das famílias fizeram o sacrifício, uma família, os Shepherds, não conseguiu fazê-lo. O prefeito Bartlett sacrificou seu filho, Joey, Dr. Fitch sacrificou sua filha, Scarlet, e Margaret sacrificou sua filha, Nora. Adam Shepherd deveria sacrificar um dos seus filhos, mas ele não o fez. Por causa disso, a proteção do Deus da Ordem não existe mais.
Margaret prossegue dizendo que não há mais escolha para a cidade sem ser retornar aos velhos costumes da Ordem e de Silent Hill. Portanto, ela e seus companheiros fiéis estão sequestrando, torturando e assassinando todo mundo em Shepherd’s Glen que se recusa a acompanhá-los.
Flashback de Alex
Alex se lembra da verdade do que aconteceu na noite em que Joshua morreu.
Margaret então começa a torturar Alex, passando uma broca em sua coxa e no seu olho e, felizmente, ele se liberta de suas restrições, e vira a broca para o queixo de Margaret, matando-a. Depois de percorrer o complexo da Ordem por um tempo, Alex finalmente encontra Elle, que está sendo torturada por Curtis Ackers.
Ele consegue matá-lo e liberta Elle, os dois então encontram Wheeler amarrado a uma cadeira com várias facas saindo de seu abdômen. O jogador tem a opção de salvá-lo ou com um Kit de Primeiros Socorros ou deixá-lo morrer.
Independentemente da escolha feita, Alex então continua sem Elle para enfrentar o fim sozinho. Alex vai mais longe, encontrando os túmulos das quatro famílias cujos filhos foram sacrificados ao longo dos anos. Em cada um dos túmulos há quatro nomes: os das crianças que foram sacrificadas por cada família ao longo dos anos desde a fundação da cidade.
No túmulo da família Shepherd, Alex encontra seu próprio nome, confirmando que seus pais escolheram sacrificá-lo e deixar Joshua viver, o que explica por que seus pais eram tão distantes e frios com ele; eles não suportavam amar Alex, sabendo que teriam que matá-lo um dia.
Alex tem um flashback da noite depois que Adam deu a Joshua o anel da família, Alex levou Joshua para passear em um barco no Lago Toluca.
Enquanto estava lá, Alex o provocou, pois sentiu ciúmes devido ao tratamento preferencial de seus pais, para combater as provocações de Alex, Joshua mostrou-lhe o anel da família, levando Alex a pegá-lo com raiva. Joshua levantou-se no barco, tentando pegar o anel de volta, no entanto, ele caiu para trás enquanto lutava com Alex e teve uma concussão no barco antes de cair no lago e se afogar. Adam, em seguida, recuperou o corpo de Joshua e repreendeu Alex ferozmente, dizendo-lhe que ele não sabe o que ele fez.
Ele diz que “eles” escolheram Alex, mas agora Alex arruinou tudo, e todos os outros vão sofrer com o erro de Alex. O protagonista então entra em choque mental logo após a bronca de Adam, repetindo em sua mente que havia uma maneira de salvar Joshua, apesar de ele estar morto. Está implícito que muitas pessoas na cidade foram informadas de que Alex partiu para a guerra ao invés de que ele foi institucionalizado.
O mundo mais uma vez muda para o Outro Mundo, onde Alex luta contra o chefe final.
Depois de derrotar a criatura, Alex corta o monstro e o cadáver de Joshua desliza para fora. Finalmente encontrando o encerramento com seu irmão, Alex lamenta e pede desculpas a Joshua e sai.
Dependendo das ações do jogador durante o jogo, cinco finais diferentes podem ser desbloqueados.
Finais de Silent Hill: Homecoming
Sorria – Alex é visto saindo de um bueiro, onde ele está reunido, mais uma vez, com Elle. Depois de uma breve conversa, eles entram na escuridão do nevoeiro e saem de Silent Hill.
Final obtido perdoando o pai de Alex e matando sua mãe por misericórdia.
Sorria (Bonus Scene) – Após os créditos, uma cena especial será reproduzida. Na visão em primeira pessoa, Alex entra em sua casa e vê pegadas molhadas subindo as escadas. Ele segue as pegadas até ao quarto de seu irmão. Lá dentro, ele encontra Joshua molhado sentado em sua cama com uma câmera, Joshua tira uma foto dele e ri. A imagem que emerge da câmera é a de Alex encontrada anteriormente no jogo. Obtido coletando todas as 11 fotos ou batendo o jogo no Hard.
Afogamento – Alex, acordando em uma banheira cheia de água, vê seu pai entrar. Adam tenta assegurar ao filho que ele não tem motivos para ter medo. Josh estará seguro para carregar o nome de família, e o sacrifício de Alex manterá Shepherd’s Glen seguro por mais 50 anos. Adam então segura Alex abaixo da água, afogando-o.
Atingido por não perdoar o pai de Alex e matar sua mãe por misericórdia.
Julgamento – Alex chega, preso em uma cadeira, com dois Pyramid Head (Bicho Papão) se aproximando de ambos os lados dele. Cada um tem um pedaço de capacete, idêntico ao deles, e de cada lado forrado com pontas grandes e afiadas. Enquanto Alex grita, eles anexam os pedaços a ele, transformando-o em um deles. Como Alex está, é revelado que ele assumiu as características físicas do Pyramid Head. Com um último grito triunfante/horrorizado, a tela fica preta.
Conseguido por não perdoar o pai de Alex, não matar sua mãe, e não dar a Wheeler um kit médico.
Terapia Intensiva – Alex é contido em uma maca médica, examinando o número 206 na parede. Dois médicos estão por perto e Alex começa a entrar em pânico. Percebendo que ele estava sonhando, ou alucinando, ele se esforça, perguntando se ele realmente nunca saiu. Um dos médicos diz que não, ele nunca saiu e não vai sair até que ele aprenda a aceitar a realidade e a responsabilidade por suas ações. Os eletrodos são colocados contra pinos localizados em ambos os lados da cabeça de Alex, e os médicos começam a administrar a terapia de eletrochoque. Atingido por perdoar o pai de Alex e não matar sua mãe.
UFO – Alex ressurge em Silent Hill através de um bueiro, com Elle esperando por ele. Eles começam a se abraçar, mas são levantados no ar. Acima, um OVNI é visto pairando, os dois são abduzidos. Abaixo, Wheeler vê o evento e expressa seus sentimentos sobre o assunto; ele tinha certeza de que isso era o que estava acontecendo o tempo todo, e ele sabia que é por isso que as pessoas estavam desaparecendo por toda a cidade. Conseguido por não ter perdoado o pai de Alex, não ter matado sua mãe e dado a Kit médico a Wheeler.
O jogo foi lançado em dia 30 de Setembro de 2008, para PlayStation 3 e Xbox 360. Uma versão para PC foi lançada em 6 de Novembro exclusivamente através do serviço virtual da Valve e para Steam.
Silent Hill: Shattered Memories (2008)
O jogo se passa no ano de 2008, quando o psiquiatra Michael Kaufmann está se preparando para um novo paciente. Ele serve uma bebida e sua recepcionista lhe diz que seu novo paciente chegou cedo; Kaufmann reconhece que isso é bom, e diz a ela que eles podem começar. Enquanto isso, Harry Mason perdeu o controle de seu carro nas estradas geladas e cai em um aterro nevado em um ferro-velho na cidade de Silent Hill.
Vindo do acidente, Harry percebe que sua filha Cheryl está desaparecida, e ele sai para encontrá-la na tempestade de neve. Procurando Cheryl pelas ruas de Silent, Harry chega no Diner 52 ou no bar Good Ol’ Days, onde ele conhece Cybil Bennett ou o bartender, respectivamente. Durante uma conversa com qualquer um deles, Harry, sofrendo de amnésia, percebe que ele mora em Silent Hill no 1206 Levin Street com Cheryl. Harry então recebe um telefonema de casa, embora não possa ouvir nada além de estático, e chega à conclusão de que Cheryl deve estar esperando por ele lá.
O psiquiatra Michael Kaufmann
A caminho de casa, Harry recebe outro telefonema e pode ouvir a voz de Cheryl e de outra pessoa; para Harry, isso indica que Cheryl está com outra pessoa e pode estar em perigo. Imediatamente após o término da ligação, as ruas são consumidas pelo Mundo do Gelo. Harry logo encontra criaturas conhecidas como Raw Shocks, que o perseguem.
Harry não tem escolha a não ser fugir e após uma perseguição de pesadelo, ele chega com sucesso a sua casa na rua Levin. Começa outra sessão com o psiquiatra, na qual Kaufmann discute a vida doméstica e familiar e pede ao jogador para colorir uma foto intitulada “Família Feliz”. Enquanto isso, Harry conhece um casal (Mike e Lucy Stewart) em sua casa, a quem ele não reconhece. Quando Harry pergunta por Cheryl, o casal argumenta que ela não está lá, e quando Harry afirma que eles estão em sua casa, Lucy afirma que é impossível, pois eles vivem nela há 14 anos. Mike então fecha a porta para Harry e nese momento Cybil finalmente chega.
Cybil reconhece que, a julgar pela sua licença com esse endereço, as coisas não fazem sentido e, em seguida, ela leva Harry junto em seu carro de polícia para a delegacia afim de esclarecer as coisas.
Harry Mason fuge de Raw Shocks
Antes de chegar na delegacia, a tempestade de neve interrompe a viagem e Cybil deixa Harry para encontrar sua localização, mas não retorna, deixando Harry vagando pela floresta, depois de explorar uma cabana de caça, Cybil telefona para Harry para perguntar por que ele fugiu e Harry afirma que ela o abandonou. Harry então decide voltar para Silent Hill e desliga.
Depois de outra sequência de pesadelos através da floresta, Harry segue um caminho que o leva ao campo de futebol da Escola Secundária de Midwich, lá, Cybil telefona para Harry mais uma vez e ele mente para ela, dizendo-a que a recepção do telefone dele saiu.
Cybil direciona Harry para o ginásio da escola para que ela possa se reunir com ele, que também é usado como abrigo durante tempestades de neve. Harry entende que Cheryl também pode estar lá e concorda. Em sua terceira sessão, Kaufmann discute a vida do protagonista no ensino médio.
Michelle Valdez
Harry explora mais de Silent Hill e a escola, onde ele conhece uma mulher chamada Michelle Valdez dentro da academia da escola. Michelle revela a Harry que ela conheceu uma Cheryl Mason que foi para Midwich e lhe mostrou uma foto da escola dela. Embora a adolescente se pareça com a filha de Harry, esta Cheryl é velha demais para ser sua filhinha. Harry e Michelle entram no escritório do diretor para encontrar os registros de Cheryl e, ao fazê-lo, descobrem que são de fato a mesma pessoa e que Cheryl se mudou para a Simmons Street. Durante outra seqüência de pesadelo, Harry descobre que Cheryl foi intimidada por seus colegas de escola. Depois do pesadelo, ele se reúne com Michelle fora da escola.
Harry segue Michelle para o Balkan, um clube noturno onde ela trabalha. Depois de deixá-la no andar de baixo enquanto ele procura seu quarto pelas chaves do carro, Harry descobre que uma jovem se identificando como Dahlia está sentada no lugar de Michelle quando ele retorna. Dahlia parece surpresa com sua confusão, embora não esteja interessada o suficiente para explicar-lhe nada. Ela diz a ele que ela veio para pegar o SUV estacionado do lado de fora para levar Harry para a Simmons St., onde ele se encontraria com Cheryl em seu endereço atual. Ao chegar à ponte em seu caminho pela cidade, o Mundo do Gelo toma conta, congelando Dahlia e depois a própria ponte, que desmorona. O SUV mergulha no rio abaixo, prendendo os dois dentro. Enquanto Harry luta para escapar, Dahlia está imóvel, ainda congelada. Dependendo das ações do jogador, Harry pode ligar o rádio e escapar, ou se afogar.
Lisa é encontrada morta
De volta ao consultório do psiquiatra, Kaufmann fala ao jogador sobre a morte em sua quarta sessão. Algum tempo depois, Harry acorda no Hospital Alchemilla, tendo sido salvo por Cybil. Ela diz a Harry que os eventos que ele descreveu não poderiam ter acontecido, e que ele deve ter nadado no rio e poderia ter morrido. Outra sequência de pesadelo ocorre e congela Cybil durante a conversa. Uma vez que Harry foge do pesadelo, ele encontra Lisa Garland, uma enfermeira que trabalha no hospital e que esteve envolvida em um acidente de carro. Harry decide manter sua companhia enquanto caminham para o apartamento dela. No interior, Lisa pede a Harry para pegar algumas pílulas do banheiro para ajudar com a dor de cabeça. Uma vez que Lisa adormece, Harry sai, mas antes que ele possa entrar no Centro Comercial de Toluca, Lisa telefona para ele, implorando por sua ajuda.
Quando Harry chega em seu apartamento, Lisa está morta ou morrendo (dependendo se o jogador lhe deu a cor correta da pílula). Cybil aparece e encontra o cadáver de Lisa, pedindo para congelar. Segundos antes do pesadelo acontecer novamente, Cybil diz a Harry que ela sabe que ele não é “Harry Mason”. Depois de outra seqüência de pesadelo, Harry se encontra dentro do Shopping Toluca. Depois de uma busca no shopping, ele chega ao endereço da rua Simmons, onde conhece uma versão mais antiga da Dahlia que conheceu antes. Dahlia revela duas coisas para Harry: eles são casados e Cheryl está no farol. O pesadelo reaparece, congelando-a, e Harry logo se encontra em um labirinto gelado. Depois, Harry entra no que parece ser o quarto de Cheryl e adormece em sua cama.
Dahlia
“É um barco. É como um carro, mas entra na água.”
Enquanto isso, no consultório do psiquiatra, Kaufmann fala sobre casamento na sexta sessão. Quando Harry acorda no quarto de Cheryl, Michelle está ao lado dele e ela oferece um passeio de carro até o farol. Durante o passeio de carro, uma discussão ocorre entre Michelle e seu namorado, John, que resulta em ambos deixando o carro. Harry se encontra nos esgotos e depois no Annie’s Bar. Dentro do bar, Michelle diz a Harry que ela terminou com John e que ele pode alcançar o farol cruzando o Lago Toluca usando um barco que pode ser encontrado no pântano localizado atrás do parque de diversões.
Na sétima sessão, Kaufmann fala sobre sexualidade. Harry passa pelo parque de diversões Lakeside e encontra um barco no pântano. No interior, Harry encontra a jovem Dahlia novamente e pede a ela para levá-lo ao farol, ao qual ela relutantemente concorda. Dahlia seduz Harry e está implícito que eles fazem sexo. Algum tempo depois, Harry acorda no Mundo do Gelo, que congela Dahlia novamente. A água do lago foi transformada em gelo e Harry se dirige para o farol caminhando no lago congelado. Raw Shocks começam a perseguir Harry, no entanto, eles de repente congelam. A superfície gelada do lago se transforma em água e Harry desmaia enquanto nadava até o farol.
Cheryl falando na memória de Harry
Cybil está na costa do farol e ela salva Harry mais uma vez, embora Harry pegue sua arma, dizendo que ele não vai deixá-la impedi-lo de encontrar Cheryl. Cybil afirma que ela não entende o que está acontecendo, quando ela olhou para o arquivo, que mostrou que Harry Mason morreu há 18 anos em um acidente de carro. Cybil deixa Harry e ele entra no farol que é na verdade a clínica de Kaufmann.
É revelado que a paciente de Kaufmann e protagonista do jogo é na verdade Cheryl Mason, agora com 25 anos de idade. Kaufmann explica como Cheryl tem se mantido desesperadamente na memória de seu pai, o que significa que o Harry que o jogador está controlando é uma manifestação da desilusão de Cheryl.
Enfurecida pela relutância de Cheryl em aceitar a morte de seu pai, Kaufmann esmaga sua bebida na parede e diz a Cheryl que ela precisa seguir em frente por sua própria causa. Harry entra na sala de terapia durante a discussão e Cheryl percebe.
Finais de Silent Hill: Shattered Memories
Como muitos jogos do Silent Hill, não se sabe qual final é canon. Dependendo do Perfil Psicológico do jogador, existem 3 conversas possíveis que Cheryl pode ter com seu pai:
Cheryl aceita a morte de seu pai, dizendo-lhe “Você esteve comigo por tanto tempo”, ao que Harry responde: “Eu sempre estarei.” Ele então sorri e congela completamente, e Cheryl abaixa a cabeça. Este final é geralmente associado com o final “Love Lost”, embora outros fins possam ser obtidos ao lado disso. A música “Acceptance” toca como créditos, já que Cheryl aceitou a morte de seu pai. Se Cheryl não aceitar sua morte ou não perdoar Harry, a música “Hell Frozen Rain” será tocada.
Cheryl se recusa a deixá-lo tocar seu ombro e diz a ela que alguém tem que ser culpado por sua morte. Em resposta, Harry diz que ela deveria esquecê-lo; Ele então congela completamente e se quebra em pedaços, e Cheryl abaixa a cabeça e chora.
Cheryl é delirante e diz a seu “pai” imaginário, “papai. Você é um herói. O homem que morreu, não era meu pai. Não é de quem eu me lembro. Essas lembranças são tudo que tenho – você é tudo o que tenho. ” Harry, mal-humorado, responde: “Eu não sou nem um fantasma”. Cheryl então abraça Harry e chora. Embora Cheryl esteja feliz, ela ainda se apega ao pai de fantasia. Isso é semelhante ao final “Maria” em Silent Hill 2.
Love Lost (Amor Perdido)
Harry está ao lado de seu carro com Dahlia e está se preparando para sair. Ele diz a Cheryl que o divórcio não foi culpa dela. Ele diz: “Você sabe que isso não tem nada a ver com você, certo? Mesmo que mamãe e papai não se amem mais, nós dois amamos você, e sempre amaremos.” Este é considerado o melhor final do jogo. Este final pode ser visto se o jogador não se concentrar em imagens sexuais ou drogas, diz Kaufmann que eles são amigáveis, como dizer que eles fazem amigos facilmente ou que não leva muito tempo para as pessoas conhecê-los, e sendo uma boa pessoa em geral.
Drunk Dad (Pai Bêbado)
Harry chega bêbado em sua casa e começa a gritar com raiva para Cheryl pegar outra cerveja. Harry era um bêbado e um viciado, e cada aspecto de sua vida estava atolado por seu vício. Esse final indica que, quando Harry ainda estava vivo, seu alcoolismo afetou negativamente sua família. Esse final pode ser visto se o jogador se concentrar em álcool e outras drogas recreativas, como cachimbos de maconha, distribuidores de cigarros e bebedouros.
Sleaze and Sirens (Tarado e Ninfas)
No barco Orpheus, Harry está deitado em uma cama com Michelle e Lisa. Eles perguntam se podem estar em seu próximo livro e se podem ser dedicados a eles. Harry afirma que ele dedica seus livros para sua esposa e filha porque é “apenas justo”, para o qual todos os três explodem em gargalhadas. Quando Harry ainda estava vivo, ele traiu sua esposa. Harry era um adúltero em série e era sexualmente imoral. Esse final pode ser visto se o jogador se concentrar em imagens sexuais, como revistas pornográficas, e disser a Kaufmann que eles gostam de interpretar papéis durante o sexo e que traiu um parceiro. Se o jogador age como um pervertido em geral, é mais provável que ele consiga esse final.
Wicked and Weak (Malvado e Fraco)
No quarto dos pais de Cheryl, Dahlia bate violentamente em Harry várias vezes. Dahlia repreende Harry por não ter dinheiro suficiente, chama seus romances de “merda” e diz que ninguém os lê, e diz que ele é um “desperdício de espaço patético”. Harry percebe Cheryl filmando e olha para baixo com um toque de tristeza no rosto. O final pode ser visto se o jogador disser a Kaufmann que eles estão envolvidos pouco em amizade, o que significa que eles não fazem amigos facilmente, que leva um tempo para conhecê-los e tópicos relacionados. Também pode ser conseguido agindo de forma rude com as pessoas, sendo distraído por coisas triviais e sendo autocentrado.
OVNI
Este final só pode ser alcançado em uma segunda jogada, onde o jogador participa de uma sidequest que requer tirar fotos de 13 OVNIs escondidos em Silent Hill. Neste final, Cheryl acredita que seu pai foi sequestrado por alienígenas e que Silent Hill é construído em uma nave espacial gigante. James Sunderland, em seguida, chega apenas para perceber que ele chegou no dia errado e sai. Cheryl se revela como Mira e afirma que sua mãe era uma cadela. Da mesma forma, Kaufmann se revela um alienígena, e eles continuam a sessão de terapia.
Shattered Memories é uma releitura isolada do videogame original de Silent Hill. Ele é definido em um universo diferente do cânone principal, incluindo a história, os personagens, as relações e os locais.
A versão do jogopara Wii foi lançada em 8 de dezembro de 2009, já as versões de PlayStation 2 e PlayStation Portable foram lançadas em 19 de janeiro de 2010.
Silent Hill é uma das franquias de games baseados em horror e terror psicologico mais famosas e referenciadas de todos os tempos, espero que tenham conseguido pegar toda a cronologia dos jogos e a tentativa de canon, fiquem ligados para mais jogos que serão lançados.
Confira também nossas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/
Instagram – @sitenaoseinada
Twitter – @sitenaoseinada
Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada
