Com a ajuda de jornalistas e estudiosos, esse documentário tenta esclarecer porque a História tem a tendência de repetir os mesmos erros e o que nós como sociedade podemos fazer para não repeti-los.
Sob a ótica do diretor André Bushatsky, o documentário conta com os relatos emocionantes de sobreviventes do Holocausto que conseguiram escapar das atrocidades do Nazismo e como reconstruíram suas vidas aqui no Brasil.
“O fato de milhões de pessoas inocentes […] terem sido assassinadas de uma maneira planejada, não pode ser minimizada por nenhuma pessoa viva como sendo um fenômeno superficial […]
Um simples fato de ter ocorrido já constitui por si só expressão de uma tendência social imperativa”
Theodor W. Adorno
O documentário também nos traz um olhar sobre questões atuais como como xenofobia e ascensão da extrema direita no mundo.
Um Pouco de Mim, Um Pouco de Nós nos impele a fazer um exame minucioso da nossa posição política atual, pois nem sempre temos a consciência de que alienamos no coletivo, mas evoluímos no individual e que essa evolução é essencial para não repetirmos os mesmos erros do passado.
Eu não só indico, como acho necessário! Um belo material sobre a conscientização de ter empatia com próximo. APROVADISSÍMO!
Texto: Vanessa Noronha
UM POUCO DE MIM, UM POUCO DE NÓS, dirigido por André Bushatsky tem estreia marcada para 7 de setembro nos cinemas.
Confira também nossas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/
Instagram – @sitenaoseinada
Twitter – @sitenaoseinada
Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada
