Castlevania é uma das sagas mais conhecidas e jogadas de todos os tempos, mas você sabe jogar em sua ordem cronológica? Então aqui no NãoSeiNada vamos colocar os jogos em ordem cronológica para melhor entendermos essa história complicada e ao mesmo tempo muito interessante.

A série de jogos de ação e aventura sombria foi desenvolvida pela Konami e criada no Japão, com o primeiro título lançado em 26 de setembro de 1986, para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula.

A história dos jogos está, geralmente, ambientada no castelo Castlevania, do Conde Drácula, que é o principal antagonista da série. Um vampiro e mago que ressuscita a cada 100 anos e assume o papel de chefe final de quase todos os jogos. A ambientação é em grande parte medieval e os principais protagonistas são os caçadores de vampiros do clã Belmont, que precisam eliminar a ameaça de Drácula a cada vez que ele renasce, usando armas como o chicote sagrado Vampire Killer, água benta, estacas de madeira, e em alguns casos habilidades mágicas.

Vamos agora iniciar a lista em ordem cronológica de Castlevania:

  1. Castlevania: Lament Of Innocence (1094)

O jogo foi lançado em 2003, para PS2, e é ambientado no ano de 1094 onde conta a origem do conflito entre os Belmonts e Drácula, bem como o surgimento de ambos.

O protagonista é Leon Belmont, um cavaleiro romeno recém-chegado das Cruzadas, que teve sua esposa Sara Trantoul raptada por criaturas das trevas.

Mathias Cronqvist, amigo de guerra de Leon, explica que Sara foi mantida presa no castelo das trevas, Castlevania, regido pelo vampiro Walter Bernhard. Leon decide invadir o castelo para salvar sua esposa, e no caminho acaba conhecendo Rinaldo Gandolfi, um misterioso alquimista e lojista próximo ao Castelo, que resolve ajudá-lo na jornada.

Rinaldo dá informações preciosas a Leon sobre o castelo e o vampiro, explicando o que o vampiro almeja alcançar a imortalidade por meio de uma relíquia lendária. Antes de Leon partir, Rinaldo lhe entrega um chicote simples de alquimista chamado de “Whip of Alchemy”, além de uma luva com propriedades mágicas. Leon derrota os monstros, incluindo Joachim Armster, um vampiro prisioneiro de Walter e antes de morrermenciona algo sobre a pedra Ebony stone, criada com alquimia. Rinaldo explica à Leon sobre as pedras forjadas revelando que uma delas é a relíquia procurada por Walter, a Crimson stone.

Após inúmeras lutas, Leon encontra Walter, assim como Sara. Tenta atacar o vampiro, mas seu chicote não surte efeito em Walter. Fugindo com sua amada do castelo, Leon acredita que tudo finalmente chegou ao fim. Ao saber por meio de Rinaldo que sua esposa havia sido mordida por Walter, Leon entra em desespero.

Sara implora a Leon para que este liberte sua alma, e sem alternativa, o Belmont a executa com seu chicote, despertando os verdadeiros poderes da arma. E assim nasceu o chicote passado de geração à geração para os Belmonts, o “Vampire Killer”, um chicote com poderes inigualáveis para matar as criaturas da noite.

Munido dele, Leon entra tomado pelo ódio no castelo para derrotar Walter. Após uma luta a favor de Leon, Walter é derrotado. Neste momento é descoberto que todos os eventos acontecidos na história, inclusive a morte de Sara, haviam sido planejados por Mathias Cronqvist. Desejando possuir os poderes da imortalidade através da lendária relíquia alquímica Crimson Stone, cobiçada por Walter até então, Mathias pretendia usá-la na sua vingança contra Deus, que ele tanto culpava pela morte de sua esposa, Elizabetha. Mathias oferece a Leon um lugar na sua rebelião contra Deus, mas a oferta é recusada pela determinação do Belmont.

Então Mathias decide abandoná-lo, enviando para matá-lo o espectro que poucos segundos antes executou Walter, o ceifeiro agora à serviço de Mathias, Death. Após uma árdua luta, Leon consegue derrotar Death, pedindo para o servo de Mathias enviar uma mensagem dele, dizendo que a partir deste dia Leon e seus descendentes iriam caçá-lo. E assim surge a lenda dos Belmonts, a lenda dos caçadores de Mathias Cronqvist, o Drácula.

  1. Castlevania III: Dracula’s Curse (1476)

O game foi lançado em 1989 para Nintendo Entertainment System e se passa no ano de 1476 onde o Conde Dracula começa a devastar a Europa com um exército de monstros.

O caçador de vampiros Trevor Belmont, atual portador do chicote sagrado Vampire Killer, é chamado de volta à Valáquia pela Igreja Católica, onde anos antes sua família foi exilada por serem temidos devido aos seus poderes sobre-humanos.

Mais três personagens podem se unir a Trevor em sua missão: Sypha Belnades, uma jovem sacerdotisa com vários poderes mágicos e que se disfarça de homem até o final do jogo; Grant DaNasty, um ágil pirata com a habilidade de escalar paredes e teto; e Alucard, o filho de Dracula, um vampiro com habilidades de disparar bolas de fogo e se transformar em morcego.

Trevor e seus companheiros cruzam todo o território da Valáquia, derrotando diversas criaturas e o próprio Conde Dracula no final. Quando este é derrotado, Alucard cai em um torpor auto induzido, que dura 320 anos (até Castlevania: Symphony of the Night). Grant DaNasty ajuda Trevor na reconstrução de Valáquia, agora que ela está em paz. Sypha pede Trevor em casamento e os dois dão continuidade ao clã Belmont, que volta a ter o respeito que merece.

O final do jogo varia de acordo com qual personagem ajuda Trevor a destruir Dracula. Uma série da animada da Netflix com três temporadas é baseada no arco desse jogo.

  1. Castlevania: Curse Of Darkness (1497)

Lançado para PlayStation 2 e Xbox em 2005, se passa no ano de 1497, três anos após os eventos de Castlevania III: Dracula’s Curse. Apesar de ter sido derrotado pelo caçador de vampiros Trevor Belmont, a maldição do Dracula continua a assombrar o lado rural europeu, espalhando pragas, doenças e violências. Entre todo este caos está Hector, mestre de uma habilidade conhecida como “Forja de Demônios”, que já tinha uma vez servido ao Conde Drácula mas o traiu em certo momento de Castlevania III. Sentindo-se cada vez mais enojado com os métodos brutais de Drácula, Hector deixa Castlevania e renuncia seus poderes para viver junto aos humanos. Quando a noiva de Hector é acusada de bruxaria e queimada viva, ele toma conhecimento de que o seu assassinato foi dirigido pelo seu parceiro de Forja de Demônios, Isaac. Consumido pela vingança, começa uma caçada por toda Castlevania, e retorna à sua vida demoníaca que ele planejara abandonar para sempre.

O jogo começa com Hector chegando ao Abandoned Castle (“Castelo Abandonado”) e encontra-se com Isaac que fala de seu desejo de vingar-se e o desafia a adquirir de volta os seus poderes para que eles possam concluir tal história de uma boa maneira.

Hector mesmo hesitando aceita o desafio e começa a caçar o seu ex-amigo pelo campo da Transilvânia. Durante a sua jornada, ele encontra-se com várias pessoas: Julia Laforeze, uma jovem bruxa exilada que vem a ser a irmã de Isaac; Trevor Belmont, que não acreditava que Hector era um mestre de forjamento de demônios; Zead, um gentil sacerdote que lhe trazia informações importantes sobre o paradeiro de Isaac; e St. Germain, um misterioso viajante do tempo que tenta convencê-lo a abandonar a sua jornada, mas eventualmente o deixa sozinho com alguns comentários crípticos sobre um “novo destino” que emergia nele.

Em certo momento do jogo, Trevor decide confiar em Hector e usa de seu próprio sangue para abrir um portal a um mundo paralelo chamado Infinite Corridor (“Corredor Infinito”), no qual se acreditava que Isaac estava se escondendo. Contudo, quando Hector derrota um Dullahan, um glifo maléfico usa de sua energia para invocar uma nova encarnação do castelo do Drácula. Isaac, que tinha planejado tudo isto, cruelmente esfaqueia Trevor por trás e o deixa a mercê da morte.

Hector entra no novo castelo, onde ele luta e derrota o seu inimigo. Quando furiosamente se prepara para matá-lo, ele de repente lembra-se de que Julia o tinha avisado para não deixar a maldição controlá-lo. Horrorizado, Hector percebe que as suas ações estavam sendo controladas pela maldição de Drácula. Zead, triunfante, lhe aparece e confirma isto, explicando que, de acordo com seus planos, os mestres de Forjamento de Demônio tinham como papel lutar até a morte, tornando Hector o vassalo da reencarnação do Conde Drácula. Guardando o corpo de Isaac para tal, ele revela ser a morte em si e ataca, em vão. Hector procede para destruir o Drácula e então usa de seus poderes de mestre de Forjamento de Demônio para selar a maldição. Julia chega para resgatá-lo e eles começam uma nova vida juntos. Enquanto isso, St. Germain parte para um futuro distante, imaginando como a luta entre a humanidade e o Drácula irá chegar ao fim.

  1. Castlevania: The Adventure (1576)

O jogo foi lançado para Game Boy em 1989 e se passa em 1576, onde o Dracula desperta de seu sono centenário, pensando que não precisaria temer a família Belmont.

Ele estava enganado, e Christopher Belmont lhe prova isto, durante a batalha com Christopher, Dracula sente que o melhor a fazer é fugir e esperar uma nova oportunidade para atacar, o que ocorre quinze anos depois. Na conclusão do jogo, Dracula é derrotado e seu castelo destruído.

  1. Castlevania II: Belmont’s Revenge (1591)

Continuação de Castlevania: The Adventure, lançado em 1991 para Gameboy, o jogo se passa em 1591, após Dracula ter sido derrotado por Christopher Belmont em 1576 o vampiro joga uma maldição na família Belmont e 15 anos mais tarde ele sai de seu esconderijo, sequestra o filho do Belmont, Soleiyu, e o transforma num demônio.

Com os poderes místicos do garoto, Dracula consegue restaurar sua forma humana e reconstrói o castelo, forçando a Christopher a enfrentá-lo novamente para salvar seu filho e Transilvânia. Após ser forçado a enfrentar e derrotar seu próprio filho, Christopher segue em fúria rumo ao Conde e o derrota.

  1. Castlevania (1691)

O primeiro jogo de Castlevania foi lançado em 1986 pela Konami para NES e se passa em 1691, onde depois de mais um século Dracula desperta de seu sono com um plano: se ele fosse derrotado de novo não seria o único a morrer.

Ele rapidamente chamou a atenção de um novo Belmont: Simon Belmont, tataraneto de Christopher que foi treinado com a experiência dos dois grandes caçadores de vampiros antes dele. Simon enfrenta o Dracula com toda a habilidade de um guerreiro e o derrota.

  1. Castlevania II: Simon’s Quest (1698)

Lançado em 1987 para NES é a continuação direta de Castlevania. Onde no último encontro entre Dracula e Simon Belmont, Simon saiu vitorioso, mas Dracula o amaldiçoou antes de morrer.

Uma aparição que surge no cemitério dos Belmonts diz a ele que a única maneira de acabar com a maldição seria encontrando os restos mortais do vampiro e os queimando dentro das ruínas de seu castelo. Simon consegue reunir os restos, e os queima na câmara de rituais do castelo em ruínas, mas Dracula ressuscita através de um sexto resto desconhecido por Simon. Mesmo assim, ele é derrotado e a maldição é quebrada.

  1. Castlevania: Harmony of Dissonance — (1748)

Jogo de Game Boy Advance lançado em 2002 se passa em 1748, 50 anos após Simon Belmont ter acabado com a maldição de Dracula. Como resultado de sua batalha os moradores do vilarejo mudaram de opinião sobre ele e o clã Belmont.

As pessoas começaram a se aproximar da família Belmont e assim, um vilarejo foi formado ao seu redor. Juste Belmont cresceu neste ambiente com os amigos de infância Maxim Kischine e Lydie Erlanger.

O protagonista de Harmony of Dissonance é Juste Belmont, neto de Simon Belmont e descendente de Trevor Belmont e Sypha Belnades, que aos 16 anos de idade herdou o lendário chicote Vampire Killer. Junto de seu melhor amigo, Maxim Kischine, ele sai em busca de resgatar a amiga de infância, Lydie Erlanger.

Maxim, que sofre de amnésia aos acontecimentos recentes, leva Juste até um castelo onde Lydie está sendo aprisionada e, após uma breve conversa, Juste deixa Maxim e começa a explorar o castelo em busca de sua amiga. Dentro do castelo, Juste encontra a Morte, que confirma que este é o castelo de Dracula.

Juste se encontra com Maxim novamente, cuja memória está lentamente retornando, mas ambos se separam para poder explorar o castelo mais rapidamente. Durante sua busca, Juste nota que parece haver atmosferas diferentes no castelo, no próximo encontro com Maxim, Juste fica surpreso com a mudança de personalidade demonstrada em pouco tempo por parte de Maxim. Em um de seus encontros, Maxim revela que havia previamente tentado encontrar os restos de Dracula para ressuscitá-lo e derrotá-lo definitivamente, mas que quando coletou todas as partes, sua memória apagou.

Juste encontra a Morte novamente, que explica que o castelo foi dividido em “camadas” para acomodar os dois espíritos que vivem no corpo de Maxim: seu espírito original e um espírito maléfico, criado pelos restos de Drácula e sua inveja suprimida de Juste.

Maxim posteriormente confirma as informações, e admite ter sequestrado Lydie, então Juste encontra seu amigo novamente, que revela ter perdido a memória para proteger Lydie, e entrega à Juste o seu bracelete para ajudar na busca dela. Entretanto, quando Juste a encontra, a Morte a captura novamente para usar seu sangue como um meio de unificar as duas camadas do castelo e destruir o espírito real de Maxim. Juste derrota a Morte, e segue em busca de Maxim, acumulando no caminho os restos de Dracula. No centro do castelo, ele encontra Maxim junto de uma Lydie desacordada.

Há três finais para o jogo:

Em um deles Maxim, possuído, já mordeu Lydie. Derrotando Maxim, Juste escapa do castelo em colapso, infeliz com sua incapacidade de salvar ambos os amigos.

Em outro Maxim sofre com a possessão e suplica que Juste o mate. Em seus momentos finais, ele agradece Juste por matá-lo e revela que ele queria ter liberado Juste de seu destino como um Belmont. Fora do castelo, Lydie acorda, ilesa, e diz à Juste para não se culpar pela morte de Maxim.

O terceiro conta que Maxim, possuído, percebe que Juste está usando seu bracelete e resiste à possessão. Dracula foge em uma forma enfraquecida e luta contra Juste, planejando usar seu sangue para retornar ao seu poder completo. Eliminando-o, Juste escapa do castelo junto de Maxim e Lydie, que acorda ilesa. Fora do castelo, os três resolvem voltar para casa.

  1. Castlevania: Rondo of Blood

O jogo foi lançado em 1993 para PC Engine no Japão e ganhou relançamentos em 1995 para o Super Nintendo, com um remake em 2007 para o PlayStation Portable.

Rondo of Blood se passa em 1792, com sua história focada em Richter Belmont, o herdeiro do chicote Vampire Killer e descendente direto de Simon Belmont. Richter vai até o castelo após sua amada Annete ser sequestrada por Shaft, um servo de Dracula, para ser usada como isca para uma armadilha.

Em sua missão, Richter acaba resgatando outras mulheres, incluindo: Maria Renard, uma órfã que insiste em acompanhá-lo; Terra, uma freira que o confunde com uma manifestação de Deus; Iris, a filha do médico do vilarejo; e finalmente Annette.

Após eliminar Shaft, Richter enfrenta e derrota Dracula, expondo-o à luz do Sol e causando seu desaparecimento.

  1. Castlevania: Symphony Of The Night (1797)

O melhor e mais conhecido jogo da saga Castlevania foi lançado em 1997 para PlayStation. Ganhou outras versões como em 1998, que foi convertido para o Sega Saturn, em 2006 foi lançado para Xbox 360 via Xbox Live Arcade. Uma versão idêntica à do PlayStation foi lançada em 19 de julho de 2007, através da PlayStation Network, compatível com o PlayStation 3 e o PlayStation Portable. Uma versão contendo Symphony of the Night em conjunto com Rondo of Blood foi lançada para o PlayStation 4 em 26 de outubro de 2018. Em março de 2020, o jogo foi disponibilizado nas plataformas Android e iOS.

Castlevania: Symphony Of The Night inicia durante o final de Rondo of Blood, onde Richter Belmont confronta e derrota o Conde Dracula. Quatro anos depois, em 1796, Richter some e o castelo de Dracula reaparece.

Alucard chega ao castelo para destruí-lo, encontrando-se com Maria Renard, que lutou ao lado de Richter e está em sua procura, então Alucard encontra Richter, que afirma ser o novo lorde do castelo.

Convencido que Richter está sob controle de alguma outra entidade, Maria pede que Alucard não o machuque, entregando-lhe os Holy Glasses, que permitem que ele veja a verdade por trás das ilusões. Alucard confronta Richter e descobre que ele planeja ressuscitar Dracula para que ambos possam lutar pela eternidade. Durante a luta, Alucard quebra o feitiço que controla Richter, e o servo de Dracula, Shaft, aparece e afirma que Dracula será ressuscitado em pouco tempo.

Alucard deixa Richter e Maria para confrontar Shaft, aventurando-se pelo Castelo Invertido em sua procura. Shaft revela que planejou acabar com a ameaça do clã Belmont ao controlar um deles e forçá-los a lutar entre si. Após derrotar Shaft, Alucard enfrenta seu pai, que jura acabar com a humanidade porque sua esposa, Lisa, foi executada como uma bruxa. Alucard recusa ajudar seu pai em sua busca por vingança, e o derrota.

Alucard diz que Dracula foi derrotado múltiplas vezes por ter perdido sua habilidade de amar após a perda de Lisa, e que as últimas palavras de sua mãe foram uma declaração de seu amor eterno, e uma súplica para que não tenha ódio e não cause mal à humanidade. Antes de morrer, Dracula pede perdão à Lisa, e despede-se de seu filho.

Ao escapar do castelo em colapso, Alucard encontra-se com Maria e Richter. Maria demonstra alívio por ele ter escapado, enquanto Richter se culpa por ter causado a luta de Alucard com seu próprio pai. Alucard diz a Richter que “tudo que é preciso para o triunfo do mal é que os bons homens não façam nada”, e desaparece do mundo devido à sua linhagem de sangue amaldiçoada.

  1. Castlevania: Circle of the Moon (1830)

Jogo de Game Boy Advance, lançado em 2001, se passa no ano de 1830 onde Drácula é ressuscitado pela vampira Camila, porém seu poder ainda não esta completo, e ela então parte em busca de Moris Baldwin para usá-lo e assim restaurar o poder de seu mestre.

Moris havia treinado 2 jovens caçadores Nathan Graves e Hugh Baldwin que agem separados para derrotar o vampiro, já que Hugh deseja se mostrar digno de ser portador do Vampire Killer e não Nathan que acabou recebendo por desejo de Moris.

Por conta de sua ambição Hugh acaba sendo controlado pelas forças do mal e Nathan o faz voltar a si, assim indo caçar Drácula, onde consegue derrota-lo e salvar a vida de seu mestre.

  1. Castlevania: Legacy of Darkness (1844)

Lançado para Nintendo 64, em 1999, o jogo se passa no ano de 1844 onde, novamente Drácula foi ressuscitado através de necromancia, e para restaurar seu poder ele passa a sequestrar crianças com o intuito de usá-las para se recuperar. Então que o lobisomem Cornel parte para enfrentar o vampiro e impedir seus planos.

  1. Castlevania 64 (1852)

Lançado também em 1999 o jogo de Nintendo 64 se passa em 1852 com Reinhart Schneider, um descendente do clã Belmont, se reunindo com Carrie Fernandez, que é descendente de Sypha Belnades, para investigar o desaparecimento das crianças de uma vila local (continuação do game anterior) e assim descobrem que tudo é um plano de Drácula e então juntos derrotam o vampiro.

  1. Castlevania: Bloodlines (1914)

O único título da série lançado para Mega Drive/Genesis, em 1994, se passa no ano de 1914, onde a feiticeira Drolta Tzuentes ressuscita Elizabeth Bartley, uma condessa conhecida como “a sobrinha de Drácula”, que decide trazer o Conde Dracula de volta à vida.

Para isso, ela assassina o príncipe herdeiro da Áustria, iniciando assim a Primeira Guerra Mundial, para que as muitas almas sacrificadas na guerra estivessem disponíveis para seu propósito maligno. Mais tarde, em 1917, Elizabeth parte em uma jornada pela Europa, recolhendo as almas dos mortos para seu plano.

No encalço da vampira, John Morris, usando o lendário chicote Vampire Killer, e seu amigo Eric Lecarde, usando sua lança, partem em uma jornada para impedir Bartley e Dracula mais uma vez.

  1. Castlevania: Portrait Of Ruin (1944)

Jogo de 2006 lançado para Nintendo DS, se passa no ano de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial e sua história é a continuação da de Castlevania: Bloodlines. Além do castelo, os protagonistas exploram diferentes pinturas que foram criadas pelo vilão chamado Brauner, com essas pinturas agindo como portais para novas áreas, com visuais diferentes do castelo.

Antes do início do jogo, as irmãs Stella e Loretta viajam para o castelo de Dracula em busca de seu pai, Eric Lecarde. Após atravessar parte do castelo, alcançam o covil de Brauner, onde encontram seu pai derrotado. Vendo as duas irmãs, Brauner as transforma em vampiras.

Ao entrar no castelo, Jonathan e Charlotte encontram uma figura enigmática que se apresenta como Wind, que eventualmente assume uma forma humanoide e explica que foi morto pouco tempo atrás, utilizando uma barreira mágica para se manter consciente enquanto estiver dentro da área do castelo.

Jonathan e Charlotte encontram uma das pinturas mágicas de Brauner, incapazes de destruí-la por fora, ambos viajam para a dimensão paralela contida dentro da pintura. Posteriormente, ao entrar na segunda pintura, encontram Brauner e as gêmeas. Brauner ri da noção de ressuscitar Dracula, já que ele havia falhado múltiplas vezes em controlar a humanidade, mas concorda que seu poder é grande demais para ser ignorado.

Ambas as irmãs querem matar os protagonistas, mas Brauner vê a Morte como uma ameaça maior. Continuando a explorar o castelo, os protagonistas encontram a Morte, que pensa que Dracula já havia sido ressuscitado. Quando informada de que Dracula ainda está morto e que outro vampiro controla o castelo, a Morte zomba a ideia de que outra pessoa fosse capaz de fazer isso. Entretanto, ela eventualmente descobre que as afirmações são verdadeiras, e foge para tentar descobrir uma maneira de derrotar Brauner e reviver Dracula.

Jonathan e Charlotte encontram Stella e a derrotam, mas ela foge com sua irmã deixando para trás um medalhão. Ao abrir o medalhão, Charlotte encontra fotos das irmãs com Wind. Ao questionar Wind sobre os novos fatos, ele revela sua verdadeira identidade como sendo Eric Lecarde, e as irmãs como sendo suas verdadeiras filhas. Quando Jonathan e Charlotte chegam na sala do trono de Dracula, encontram-na trancada, e concluem que Brauner está atrasando o retorno de Dracula para absorver o máximo de seu poder.

Após procurar pelo castelo, os protagonistas encontram uma magia que remove maldições e permite que os mortos descansem em paz, utilizando-a durante uma batalha contra as gêmeas e curando as irmãs de seu vampirismo. Isso permite que elas obtenham sua sanidade de volta, se oferecendo para performar um ritual que permitirá que Jonathan utilize o poder completo do Vampire Killer. Após passar em um teste contra as memórias do chicote, Jonathan é avisado para não utilizá-lo demais, visto que o Vampire Killer suga a vida daqueles que não pertencem ao clã Belmont, eventualmente matando o usuário, como aconteceu seu pai. As gêmeas abrem uma passagem que leva a uma sala com a pintura que contém uma dimensão usada por Brauner.

As irmãs enfrentam Brauner e o derrotam, confrontando-o sobre seu atos. Ele admite que a justiça não estava ao seu lado, mas se recusa a aceitar que ela estivesse no lado dos heróis. A Morte aparece e mata Brauner, quebrando o selo que trancava a sala do trono, e Jonathan parte com Charlotte para enfrentar Dracula.

Antes de lutarem com Dracula, a Morte aparece e se junta ao seu mestre, atacando os heróis. Durante a batalha, a Morte e Dracula chegam a se unir em uma forma mais poderosa, mas mesmo assim são derrotados. Todos fogem do castelo enquanto ele entra em colapso, observando à distância enquanto as paredes caem.

  1. Castlevania: Aria Of Sorrow (2035)

O jogo de Game Boy Advance, lançado em 2007, se passa no ano de 2035. A premissa da série é o conflito entre os caçadores de vampiros do clã Belmont e o vampiro imortal Dracula. No ano de 1999 (36 anos antes do começo de Aria of Sorrow) o Dracula foi derrotado pelo clã Belmont e seus poderes foram selados num eclipse solar.

Um momento após a morte do Dracula, uma profecia foi feita: a reencarnação do Dracula iria ao castelo no ano de 2035 e herdaria todos os seus poderes. Esta profecia age como o principal motivo para que os personagens secundários estejam presentes no local.

  1. Castlevania: Dawn Of Sorrow (2036)

Lançado para Nintendo DS o jogo se passa em 2036, um ano após os eventos de Aria of Sorrow, Soma vive pacificamente, acreditando que os seus poderes foram perdidos após o último incidente.

No início do jogo, é mostrado ele passeado com Mina quando, de repente, uma mulher que se identifica como Celia Fortner surge e invoca alguns monstros. Arikado aparece para ajudar Soma a derrotá-los, o que resulta na absorção das almas dos mesmos por Soma. Celia recua, proclamando que ela irá destruí-lo. Este expressa surpresa quanto ao retorno de seus poderes, mas Arikado lhe revela que eles nunca tinham sido perdidos, só estavam adormecidos. Arikado informa Soma que Celia é a líder de um culto cujo objetivo é ressuscitar o lorde das trevas, indo embora logo em seguida, após instruir Soma para que não a persiga.

Soma, contudo, usa informações adquiridas com Hammer para localizar a base do culto, uma réplica do castelo do Dracula. Hammer aparece no castelo e, já que ele deixou o exército, concorda em ajudar Soma abrindo uma loja no local. Após entrar no local, Soma encontra Yoko e Julius Belmont. Quando Julius parte, Soma escolta Yoko para um local seguro. Neste meio tempo, ela lhe dá instruções sobre o uso do Magic Seal, o qual é necessário para derrotar certos monstros no castelo.

Durante o progresso de Soma no castelo, ele encontra Celia na companhia de dois homens: Dmitrii Blinov e Dario Bossi. Celia explica suas naturezas como os “candidatos a lorde das trevas” capazes de se tornar tal através da morte de Soma, mais tarde, ele encontra e enfrenta Dmitrii, conseguindo derrotá-lo. Soma aparentemente ganha domínio sobre a sua alma, apesar de não adquirir nenhuma habilidade. Depois de mais progresso pelo castelo, Soma encontra Dario e o derrota. Ao fim da batalha, Celia teleporta Dario para longe do perigo.

Soma encontra Arikado, que estava inicialmente enfurecido pela presença do jovem no local, mas que eventualmente se conformou com a situação. Ele dá a Soma uma carta e um talismã enviados por Mina. Soma informa Arikado da situação no momento, e este último sai à procura de Dario. Mais tarde, Soma encontra Dario e Julius, sendo este último derrotado devido à sua incapacidade de utilizar Magic Seals. Dario recua, dizendo a Soma para lutar contra ele na sala do trono do castelo. Soma o faz, insultando-o por só almejar poder, e prometendo derrotá-lo. Antes de a batalha começar, Soma usa uma de suas almas para se transportar para dentro de um grande espelho da sala, revelando Aguni, o demônio de fogo que estava selado junto à alma de Dario. Soma derrota a criatura, deixando o seu oponente sem poderes. Quando ele foge, Celia aparece e dá instruções a Soma para ir ao centro do castelo.

Ao chegar lá, Soma é forçado a assistir Celia matando Mina. Furioso, ele começa a sucumbir aos seus poderes das trevas. Neste momento, o talismã dado por Mina a Soma se revela capaz de desacelerar a transformação, possibilitando que Arikado o encontre a tempo e lhe diga que a “Mina” assassinada por Celia era um doppelgänger. Isto aborta a transformação, quando uma alma sai de Soma e penetra o doppelgänger logo em seguida. O corpo do doppelgänger toma a aparência de Dmitrii, que afirma que, quando Soma o derrotou, ele se permitiu ser absorvido, desejando que os seus poderes copiassem a habilidade de domínio de Soma sobre as almas dos subordinados do Dracula.

Então, ele foge com Celia para absorver a alma de vários demônios e monstros poderosos, numa tentativa de aumentar o seu poder. Soma e Arikado os perseguem, conseguindo encontrá-los no porão do castelo. Dmitrii, usando Celia como um sacrifício, sela os poderes de Arikado e começa uma luta com Soma. Contudo, a sua alma não é capaz de suportar o esforço de controlar os numerosos demônios absorvidos de uma só vez, e elas começam a sair de seu corpo, combinando-se em uma gigantesca criatura chamada “Menace” (em português, “Ameaça”). Soma consegue derrotar o monstro, mas as almas contidas no demônio começam a penetrar o seu corpo. Ele, furioso, as rejeita, fugindo do castelo logo em seguida com Arikado. Ao fim do jogo, Soma expressa preocupação quanto à presente situação, acreditando que o seu destino era se tornar o lorde das trevas, mas Arikado o convence que o destino ainda não foi traçado.

Soma então compartilha um momento afetuoso com Mina, o que resulta em risadas entre todos.

  • Reboot

A franquia ganha um reboot em 2010 com Castlevania: Lord of Shadow lançado para PS3 e xbox 360 em 2010, o game se passa no ano de 1047.

A aliança da Terra com os Céus foi ameaçada pela força maligna dos Lordes da Sombra (Lords of Shadow), e um feitiço obscuro agora paira sobre a Terra e impede que as almas dos mortos descansem em paz. Com isso, criaturas das trevas vagam pelo mundo e assolam o restante da população.

O personagem principal, Gabriel Belmont (Robert Carlyle), é um membro da Irmandade da Luz (Brotherhood of Light), uma elite de cavaleiros que protegem e defendem os inocentes das criaturas sombrias. A esposa de Gabriel, Marie (Natascha McElhone) foi brutalmente assassinada por um destes seres, e agora sua alma não pode deixar este mundo devido ao feitiço imposto pelos Lordes das Sombra.

Gabriel é enviado pela Irmandade da Luz para o Lago do Esquecimento (Lake of Oblivion), onde o espírito de sua falecida esposa, Marie, diz que os espíritos que fundaram a Irmandade mencionaram que o poder dos Lordes das Sombras são a chave para salvar o mundo. Um homem da irmandade chamado Zobek (Patrick Stewart) se apresenta a Gabriel, afirmando que uma profecia havia sido mantida em segredo por uma seleta parte de indivíduos. A profecia conta a história de um guerreiro de coração puro que conseguirá reivindicar os poderes dos Lordes das Sombras para si mesmo, derrotando assim o mal que corrói o mundo inteiro. Zobek diz que eles devem entrar nas terras dos Lordes das Sombra para reunir os céus novamente com o mundo dos homens, e feito isto, Gabriel poderia então trazer Marie de volta dos mortos.

Gabriel derrota os Lordes Cornell (Richard Ridings) e Carmilla (Sally Knyvette) para obter as duas primeiras partes da máscara de Deus em sua jornada, e acaba descobrindo que os mesmos eram dois dos três fundadores da irmandade. Eles uma vez lutaram por Deus contra as forças do pai das mentiras, Satã, ameaçando invadir o mundo humano. Eles se transformaram em espíritos transcendentais com o poder entregue por Deus e ascenderam aos céus, deixando para trás seus lados obscuros: Os Lordes das Sombras.

Gabriel parte para a terra dos Necromantes para obter a última parte da máscara, mas Zobek aparece antes de Gabriel. Segurando uma outra máscara, a do diabo, e pondo ela em seu rosto, Zobek revela ser o Lorde dos Necromantes. Orquestrando os eventos da história, Zobek teve contato com o inferno, obtendo uma força além de sua compreensão que expandiu o seu conhecimento nas artes das trevas (permitindo-lhe lançar o feitiço que separou a terra dos céus, e fazendo com que os espíritos entrassem em contato com a Irmandade). Zobek revela que ele usou a Máscara do Diabo em Gabriel para matar Marie, dizendo que tudo o que ele precisava era do Belmont para restaurar o poder dos espíritos, evitando suspeitas sobre ele.

Zobek ri triunfante, e Satanás (Jason Isaacs) aparece. Ele toma de Zobek a máscara de Deus, revelando ter sido seu mentor desde o início, dando a Zobek poder para que este pudesse ter a vingança contra ele, voltando para os Céus vitorioso. Gabriel confronta Satanás e o derrota, liberando as almas dos falecidos presos no limbo.

Gabriel então descobre que a máscara de Deus não pode trazer de volta Marie, só lhe permitindo ver a vida com os olhos de Deus. Marie diz a Gabriel que ele recebeu uma nova vida para se redimir de seus erros anteriores, e se despede dele, levando consigo a Máscara de Deus.

Em uma cena pós-créditos após o final do jogo, Zobek é visto vivo em tempos modernos. Ele descobre que Gabriel esta vivendo como um vampiro, auto proclamado Dracul (Drácula em romeno). Zobek menciona que os acólitos de Satanás estão se preparando para seu retorno, e que eles devem para-los antes que ele se vingue de ambos. Antes de Gabriel desaparecer, Zobek diz que pode libertá-lo da imortalidade caso ele o ajude.

  • Mirror of Fate

O DLC que continua a história de Castlevania: Lords of Shadow, ganhou uma versão Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD foi lançada em 25 de outubro de 2013 para Xbox 360 na Xbox Live, e em 29 de outubro de 2013 para PlayStation 3 na PlayStation Network.

Se passa Vinte e cinco anos depois dos acontecimentos de Lords of Shadow, Mirror of Fate revela a história dos descendentes de Gabriel Belmont (Robert Carlyle) e como estes batalharam contra seus próprios destinos, em cada época. Trevor (Richard Madden), filho de Gabriel (que nunca soube da existência de Trevor), chega ao castelo de Drácula para pôr um fim nas crueldades do pai. Ele pretende vingar o assassinato de sua mãe Marie, assim como limpar a mancha negra presente no nome Belmont. Após inúmeros combates em sua jornada, Trevor encontra Gabriel, e os dois então travam uma batalha.

Trevor acaba sendo morto em combate por Gabriel, e este ao descobrir que Trevor é seu filho entra em desespero. Gabriel tenta reanimá-lo transferindo seu sangue para o Belmont, mas não consegue trazê-lo de volta à vida. Enterrando seu filho num caixão com as iniciais ´´Alucard“, Drácula agora tomado pelo ódio,envia suas tropas para atacar sem piedade a sede da Irmandade da Luz.

Sypha (Charlotte Emmerson) e Simon (Alec Newman),esposa e filho de Trevor, fogem para as montanhas. Sypha é capturada pelas criaturas de Drácula e Simon testemunha a morte de sua mãe, incapaz de ajudá-la.

Nas florestas ele foi encontrado e criado pelo povo que residia nas montanhas, e após longos vinte e oito anos de treinamento, Simon finalmente é considerado como um verdadeiro guerreiro por eles. Ele agora parte na missão de destruir Drácula para vingar a morte de seus pais. Enquanto isso, no castelo Bernhard, Trevor desperta do outro mundo, agora transformado em um vampiro e irado com seu destino decide mais uma vez se opor ao seu pai.

Drácula continua defendendo seu castelo contra a Irmandade, levando à morte de muitos soldados no processo. Simon finalmente chega no castelo de Drácula, e em sua jornada acaba sendo salvo duas vezes pelo misterioso vampiro Alucard. Após inúmeros obstáculos, Simon e Alucard finalmente chegam na sala do trono, e lá eles enfrentam Drácula, lorde dos vampiros.

Numa luta cataclísmica entre Belmonts, Alucard e Simon derrotam Gabriel,e logo após o feito, o castelo de Drácula começa a cair em ruínas. Alucard diz que Drácula possivelmente está vivo. Dito isso e sem mais explicações, ele carrega consigo uma relíquia localizada nos aposentos de Drácula. Simon pergunta a Alucard quem ele realmente é, e este apenas toca o rosto de Simon, partindo em busca de Drácula.

  • Castlevania: Lords of Shadow 2

Lançado para PS3, Xbox 360 e PC, a história se passa tanto em tempos medievais quanto modernos, continuando a história de Drácula, agora enfraquecido e determinado em recuperar seus poderes para derrotar Satã.

Tendo lugar após os acontecimentos de Mirror of Fate, o jogo começa com Drácula sentado em sua sala do trono, bebendo sangue de um cálice que ele está segurando. Depois de alguns momentos de silêncio, um súbito eco ecoa pelo corredor. Ao ouvir o barulho, Drácula ergue os olhos e vê a grande porta da câmara sendo quebrada do outro lado. Depois de tomar um breve gole do sangue restante no cálice, ele se levanta e lentamente caminha do seu trono (jogando fora o seu cálice desde que está vazio agora), para enfrentar a ameaça que se aproxima: a Irmandade da Luz.

Drácula logo descobre que a Irmandade está invadindo seu castelo com legiões de soldados, bem como um colossal titã mecânico. Depois de derrotar vários soldados dentro da sala do trono, Drácula confronta Roland de Ronceval, um Paladino de Ouro, em uma varanda externa do castelo. Ele lentamente faz o seu caminho até o Titã, simultaneamente lutando contra vários soldados da Fraternidade, bem como o Paladino de Ouro ao longo do caminho. Depois de enganar o Paladino em explodir vários bloqueios que mantêm diferentes partes do Titã no lugar, ele finalmente atinge a fonte do poder do Titã: um grande cristal azul. Drácula então vomita uma grande quantidade de sangue ácido sobre o cristal, transformando-o em vermelho e finalmente destruindo o titã. Com a destruição deste, que lentamente começa a quebrar, uma grande destruição na área é provocada, ocasionando a morte dos soldados da Fraternidade no processo.

Após a batalha, e quando a poeira finalmente baixa, o Lorde vampiro sobe nos restos do Titã e continua batalhando com o Paladino de Ouro. Derrotado, o Paladino puxa uma grande cruz e começa a rezar. Drácula explica que o poder de Deus não pode destruí-lo, já que ele também foi escolhido por Deus. Drácula então toca a cruz (para o choque do Paladino) e começa a orar ao lado dele, causando uma erupção maciça de luz que fere o Paladino e todos os restantes soldados da Fraternidade, deixando Drácula sozinho e ileso. Depois de tudo isso, Alucard é visto de pé atrás de Drácula.

Depois de séculos de sono, Drácula acorda, enfraquecido. O Príncipe das Trevas deseja recuperar seus poderes antigos, e se livrar de sua imortalidade. Zobek, preocupado com o retorno iminente de Satan, pede a seu velho “amigo” para ajudá-lo a parar o Diabo, com a oferta de acabar com a imortalidade de Gabriel através do uso da famosa arma Assassina de Vampiros (Vampire Killer), em troca.

Drácula decide sair da catedral, e caminha nas ruas da cidade. Um jovem Trevor aparece próximo e Drácula decide segui-lo. Ele encontra um monstro algumas ruas depois de seguir o garoto. Como ele ainda está enfraquecido, Drácula é facilmente derrotado por seu oponente. No entanto, antes que o monstro possa acabar com Drácula, uma figura misteriosa aparece e mata a criatura antes que Drácula desmaie.

Ele acorda em um quarto escuro e encontra uma família humana observando-o. Morrendo por uma gota de sangue, Drácula brutalmente assassina a família e alimenta-se dela, recuperando sua aparência jovem no processo. Zobek aproxima-se dele, e explica a Drácula o que ele deve fazer para deter Satan e seus Acólitos. Drácula deve recuperar seus poderes, como ele é o único que pode derrotar Satan. O Príncipe das Trevas usa um portal para se tele transportar para o Distrito da Ciência, a fim de encontrar o primeiro acólito de Satan.

Após a chegada, Drácula usa seu poder de sangue para recuperar a sua roupa. Ele então infiltra a Bioquimek Corporation. Ao entrar e fazer o seu caminho para o edifício, o jovem Trevor aparece-lhe e diz-lhe para seguir se ele deseja recuperar sua espada. Seguindo o garoto, o ambiente muda ao redor de Drácula para o seu Castelo. Explorando o castelo, Drácula encontra a Espada do Vazio (Void Sword). No entanto, o sangue vivo do castelo fala a Drácula e diz-lhe que os habitantes do castelo não querem que ele saia e começa a desmoronar os pisos abaixo dele para impedi-lo de alcançar a Espada.

Drácula consegue escapar e alcançar a Espada. O Castelo cria o Golem de Pedra e faz ele atacar Drácula. Derrotando o Golem, Drácula adquire a Primordial Void Gem e usa seus poderes de gelo para prosseguir. Ele encontra um Cavaleiro Vampiro agredindo Trevor, que ele rapidamente para. O sangue do Castelo toma posse do Cavaleiro Vampiro e desafia Drácula. Ao derrotar as criaturas, Trevor dá a ao Príncipe o Medalhão do Lobo Branco (White Wolf Medallion), permitindo-lhe teleportar de volta ao mundo real, convocando um lobo branco para guiá-lo.

Uma vez no mundo real, Drácula encontra um grupo de cientistas liderados por Raisa Volkova que estão fazendo um vírus demoníaco que transforma as pessoas em monstros. Raísa também se revela como o Acólito de Satan e os dois batalham. Usando a Espada do Vácuo, Drácula a derrota e traz seu corpo inconsciente de volta a Zobek para ser interrogada.

Castlevania conta com uma história incrivelmente bem elaborada que atravessa eras, e mesmo que as vezes seja um pouco repetitiva, vale a pena ser vista e jogada.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.