Vamos conhecer mais um vilão que se tornou anti-herói da DC Comics, o poderoso Adão Negro (Black Adam) que é a versão “Maligna” de Shazam!, e que em breve vai ganhar um live-action muito esperado pelos fãs de super heróis.

Criado pelo roteirista Otto Binder e pelo desenhista C. C. Beck em 1945, Adão Negro teve sua primeira aparição na HQ The Marvel Family #1. O personagem foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam, ainda na época do Antigo Egito – quando era Teth-Adam, filho do faraó Ramessés II, poderes com os quais deveria combater o mal e preservar a paz, assumindo assim a identidade de Adão Negro.

Entretanto, Teth se deixou seduzir pelo poder, e tendo como castigo ser exilado, pelo Mago Shazam, em outra dimensão. Só no Século XX d.C., quando o próprio Mago Shazam viu o caos que se instalara no mundo, decidiu oferecer seus poderes ao jovem Billy Batson, para representar, assim como fora com Teth milênios antes, o defensor da paz e da justiça, que Teth finalmente conseguiu se libertar, voltando-se definitivamente contra o Mago Shazam e seu recente “pupilo”, o Shazam, tornando-se, de longe, o principal inimigo do personagem, e da Família Shazam como um todo. Tendo como principal objetivo saciar sua sede de vingança.

Origem Pré-Crise nas infinitas Terras

Adão Negro era originalmente Thet-Adam, no antigo Egito, e tornou-se o Poderoso Adam, o primeiro campeão do Mago Shazam. Depois, Thet-Adam enlouqueceu e queria abusar de seu poder. Como punição o mago Shazam o baniu para uma estrela distante. E 5000 anos depois, ele retornou voando a velocidade da luz chegando em 1945 a Terra (sem ter envelhecido), onde confrontou o segundo campeão do Mago Shazam, Capitão Marvel, além da Família Marvel. A princípio, nenhum dos lados obtinha uma verdadeira vitória, já que Adão Negro e a Família Marvel eram invulneráveis aos golpes uns dos outros. Ironicamente, Tio Marvel, o único membro sem poderes da Família Marvel, logrou Adão Negro a dizer a palavra Shazam, o que reverteu-o a Teth Adam, e todos os anos de envelhecimento suprimidos por seu poder vieram à tona: e então Adam tornou-se um esqueleto ressequido (Marvel Family #1).

Origem Pós-Crise nas Infinitas Terras

Em vez de uma estrela distante, Shazam baniu Adão Negro para outra dimensão. Mas em 1987 Dr. Silvana o libertou dessa dimensão com um de seus inventos. E uma vez de volta, Adão quebrou a máquina para que ninguém pudesse bani-lo novamente. Ele teria matado Silvana também, se o cientista não tivesse sugerido ser seu guia no mundo moderno.

Origem Pós-Zero-Hora

Adão Negro era originalmente Thet-Adam no antigo Egito, e tornou-se o Poderoso Adam, o primeiro campeão do Mago Shazam, que serviu ao príncipe Khufu (sendo a encarnação original do Gavião Negro). Depois, Thet-Adam enlouqueceu e abusou de seu poder e como punição o mago Shazam pôs sua essência de poder num escaravelho feito de joias. Isto fez com que Adam retomasse sua idade real de centenas de anos, o que o matou instantaneamente. No tempo presente, reencarnou como Theo Adam, e junto com Charles Clarence Batson e sua esposa Marylin, encontrou a tumba do mago Shazam em Abul-Simbel, o Vale dos Reis. Relembrando fatos de sua encarnação passada, Theo Adam matou C.C. Batson e Marylin para ficar com o escaravelho descoberto na escavação, deixando órfão a Billy Batson, que se tornaria o segundo campeão do Mago Shazam, Capitão Marvel. Quando Billy se tornou Capitão, seu primeiro feito foi salvar a Rádio WHIZ duma explosão armada por Theo. De posse do escaravelho, exclamou “Shazam” e se tornou novamente Adão Negro, relembrando sua vida passada. Em embate com o Capitão, foi derrotado, e voltou a ser apenas Theo Adam. Shazam o puniu fazendo-o ficar mudo, de modo que não poderia se transformar de novo.

Origem Recente

Adão Negro volta mais uma vez, e enfrenta a Sociedade da Justiça, e só é derrotado com muita astúcia pelo grupo (o qual foi quase dizimado unicamente pelo vilão). Ele é posto sob custódia e vira um herói ou anti-herói. Afirmava assim que seus atos perversos eram derivados de sua personalidade de Theo Adam, mas como Thet-Adam era um herói. Recentemente retornou a vilania como membro da Sociedade Secreta dos Super Vilões e assumiu a soberania do país de Kandhaq, onde governa como ditador. Na macrossérie 52, Adão Negro se casa e forma a Família Marvel Negro.

Poderes

Billy Batson, o Shazam!, incorpora poderes do panteão grego e mantém a inocência e a ingenuidade de uma criança quando se transforma em Shazam, Teth-Adam incorpora o Adão Negro com o espírito de vingança também através do panteão egípcio.

Os deuses que conferem poderes ao personagem são Shu (resistência e vigor, que permitem que ele resista a agressões físicas severas), Hórus (velocidade, capacidade de voo e extrema agilidade em combates), Amon (superforça, capaz de colocá-lo de frente com personagens como Superman e Shazam), Zehuti (sabedoria que ele utiliza para derrotar seus inimigos e planejar suas táticas de combate), Aton (que alimenta o raio mágico que confere seus poderes) e Mehen (que através da coragem oferece poderes como fator de cura, imortalidade e vontade indomável).

Assim, ele se equipara a Shazam, tendo sido apresentado como um rival que poderia oferecer alguma resistência ao herói.

Além disso, ele também tem o conhecimento de diversas línguas, como o egípcio, o árabe e o inglês, além de um forte poder de liderança, graças aos seus métodos draconianos, que o permitiram governar seu povo com facilidade. Outra habilidade importante é que, mesmo sem seus poderes, ele é um excelente guerreiro.

Pontos fracos

O Adão Negro teve sua primeira aparição na HQ Whiz Comics #2, de fevereiro de 1940. A publicação tinha Shazam como protagonista e, como era comum na época, havia pouco que pudesse derrubar ambos os personagens. No caso do Adão Negro, suas principais fraquezas estão relacionadas à magia e à eletricidade.

No caso da magia, ela só tem efeito sobre o personagem caso venha de alguém com extrema habilidade, como é o caso do Senhor Destino (Pierce Brosnan). Já com a Eletricidade, se for utilizada energia suficiente, ele pode retornar à sua forma humana, se tornando mortal novamente.

Outras Mídias

O personagem parece em três episódios do desenho animado de 1980, Shazam!. Nesta versão ele apresentava alguns poderes estranhos, como uma visão congelante e a capacidade de dar vida a uma estátua.

Apesar de não aparecer em Liga da Justiça sem Limites, Teth Adam é citado como antigo soberano de Kandaq e aliado do rei Katar Hol no Egito.

Em Smallville, Teth Adam também é citado como o verdadeiro possuidor da adaga que Ísis usa para tentar sacrificar Clark Kent.

Adão Negro é um personagem jogável no videogame de luta de 2013 Injustice: Gods Among Us e em sua sequencia Injustice 2,lançada em 2017.

Universo Estendido DC

O ator Dwayne Johnson (The Rock) viverá o Adão Negro nos filmes da DC, que ganhou seu primeiro teaser mostrando que o personagem está pronto para bater de frente com Superman ou com Shazam como o super-herói mais poderoso da DC no cinema.

Confira algumas das imagens no vídeo abaixo divulgado pela DC com seus principais lançamentos para 2022.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.