O Cavaleiro da Lua (Moon Knight) ganhou uma série Live-Action no Disney+, integrando o personagem oficialmente no Universo Cinematográfico Marvel, e nós do Site Não Sei Nada vamos falar um pouco mais sobre esse personagem misterioso e desconhecido para o grande público.

Criado por Doug Moench e Don Perlin, o Cavaleiro da Lua fez sua primeira aparição na revista Werewolf by Night #32 (Agosto de 1975). No Brasil o exemplar foi publicado primeiramente pela Rio Gráfica Editora no início dos anos 1980 na revista Almanaque Premiére Marvel, com o nome de Lunar, o Cavaleiro de Prata. Quando passou a ser publicado pela Editora Abril o seu nome foi modificado para Cavaleiro da Lua. No momento a Editora Panini vem publicando a nova fase do Cavaleiro da Lua no Brasil desde o lançamento da revista Marvel Action em Janeiro de 2007.

Imagem: Reprodução / Marvel

Nos quadrinhos seu nome verdadeiro é Marc Spector, embora ele se disfarce de outras pessoas para melhor investigar os casos que lhe interessam. Spector é filho de um rabino, um rebelde que entrou para a Marinha, trabalhou para a CIA e acabou se tornando um mercenário que roda o mundo.

Durante uma viagem para o Egito, Marc é deixado para morrer e acaba sendo salvo por Khonshu, o Deus egípcio da Lua, e ao ser ressuscitado, Marc se transforma num representante de Khonshu na Terra.

Imagem: Reprodução / Marvel

Em Nova York, Spector cria um uniforme prateado para si (em homenagem a Khonshu) e se autodenomina o Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade. Para isso, ele assume outras três identidades. Como Steven Grant, milionário e filantropo, Jake Lockley, um taxista e Cavaleiro da Lua, o vigilante de New York.

Poderes e Habilidades

Marc Spector é um exímio combatente corpo-a-corpo, um atleta de nível olímpico e excelente estrategista, além de exímio motorista e piloto de helicóptero, e também um especialista em armas e explosivos.

O contato com os artefatos do culto egípcio ao deus Khonshu deu-lhe acesso a várias armas “personalizadas”, tais como bumerangues e “bolas de arremesso”. O uniforme do Cavaleiro da Lua contém Adamantium em áreas estratégicas.

As habilidades do Cavaleiro da Lua variam de acordo com as fases da lua. Durante a lua cheia, por exemplo, o Cavaleiro tem suas habilidades incrívelmente ampliadas, podendo, suportar um peso de duas toneladas e se tornar quase invisível. Além disso, possui alta resistência a ataques psíquicos e, ocasionalmente, recebe visões proféticas.

Outras Realidades

2099 – No quadrinho 2099: Manifest Destiny (Março de 1998) é apresentada uma versão feminina do Cavaleiro da Lua na linha Marvel 2099, enfrentando o crime na cidade lunar de Attilan.

Ultimate – Uma versão “Ultimate” do Cavaleiro da Lua é um marinheiro e produto de uma falha no soro do Super Soldado, inicialmente trabalhando para a Corporação Roxxon com o nome de Paladino. Ele tem as “personalidades” de Steven Grant, Marc Spector, Cavaleiro da Lua, uma garotinha ruiva sem nome e Ronin, que interagem internamente.

Universe X – No Universo X o Cavaleiro da Lua está preso em uma batalha sem fim contra os Filhos de Set (Sons of Set), sobre a estátua de Khonshu.

Dinastia M – Na série Dinastia M, Marc Spector é um dos membros da resistência humana liderada por Luke Cage.

Era de Ultron – No arco Era de Ultron de 2013 o Cavaleiro da Lua e Viúva Negra vivem em um bunker debaixo de uma São Francisco dominada por Ultron e posteriormente se juntam ao grupo do Homem de Ferro na terra selvagem.

Guerra Civil – Durante a guerra civil, o Cavaleiro da Lua se juntou ao grupo anti-registro do Capitão América e posteriormente se juntou aos Vingadores Secretos de Bucky Barnes.

Apocalyse Wars – No arco Apocalypse Wars de 2015, o Cavaleiro da Lua se tornou um dos Cavaleiros do Apocalipse junto com Colossus, Venom e Deadpool.

Imagem: Reprodução / Marvel

Outras Mídias

Nos games o cavaleiro é um personagem jogável em Marvel Ultimate Alliance. Já no jogo Ultimate Spider-Man, para PC, PS2, Xbox, GameCube, Nintendo DS e GBA, durante uma missão de corrida contra o Tocha Humana, o Homem Aranha provoca-o dizendo: “Moon Knight is faster than you!” (o Cavaleiro da Lua é mais rápido que você!).

Em Spider-Man: Web of Shadows, O Cavaleiro da Lua exerce um papel de personagem secundário muito importante. Além de ajudar o aranha em diversas ocasiões, usa sua nave para transportar o Spider para lugares inacessiveis.

O Cavaleiro da Lua (Moon Knight) também recebeu uma mesa exclusiva no jogo Pinball FX 2, para as plataformas Xbox 360 e Playstation 3. E em Lego Marvel Super Heroes, Marvel Future Fight e Marvel Contest of Champions (Marvel Torneio de Campeões), o Cavaleiro da Lua é um personagem jogável.

Já no universo das séries o nome Marc Spector é mencionado na série Blade: The Series. Spector é descrito como um especialista em lobisomens, enquanto Marc é também colega do Professor Melvin Caylo, um especialista em vampiros.

O Cavaleiro da Lua também aparece ajudando os Vingadores na quarta temporada da série Avengers Assemble.

No episódio The Moon Knight Before Christmas do desenho Ultimate Homem-Aranha, o cavaleiro aparece para ajudar o aracnídio a enfrentar a filha de Mystério. Dublado por Diedrich Bader na versão original e por César Emílio na dublagem brasileira.

Já no Universo Cinematográfico Marvel aparece em sua série solo no Disney+. Como é uma adaptação, essa versão conta que durante um trabalho sujo, o mercenário Marc Spector (Oscar Isaac) sofre um acidente e acaba sendo abandonado por seus comparsas, ficando à beira da morte. Ele é, então, resgatado e levado para um templo egípcio, onde o deus da lua, Khonshu, lhe oferece uma segunda chance de viver em troca do seu corpo como hospedeiro. Ele sofre de transtorno de identidade dissociativa e, quando acorda, acredita ser Steven Grant, uma de suas várias personalidades alternativas. Steven é funcionário de uma loja e sofre de um grave problema de insônia, assim não tem lembrança alguma sobre o que aconteceu com Marc no templo egípcio. Quando começa a ter visões do Cavaleiro da Lua, a personificação de Khonshu em seu corpo, passa a acreditar que está perdendo sua sanidade e misturando real e fantasia. Ele, então, conhece Arthur Harrow (Ethan Hawke), líder de uma seita religiosa que incentiva Marc/Steven a abraçar o caos que sua vida se tornou e aceitar se tornar permanentemente o Cavaleiro da Lua.

Vamos ficar de olho na série do Disney+ e como vamos ver o Cavaleiro da Lua integrado aos cinemas e em possíveis novas histórias dos heróis da Marvel Studios.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.