Esta semana Brendan Fraser foi apresentado como o possível vilão Vagalume no longa solo da Batgirl. Mas afinal você conhece esse vilão? Confira tudo sobre ele no Você Conhece do site NãoSeiNada.

Origem e poderes

Criado por France Herron e Dick Sprang, o Vagalume fez a sua primeira aparição na HQ “Detective Comics n° 184 (junho de 1952 ). O Vagalume original tem o nome de Garfield Lynns, e existem duas versões para sua origem.

Vagalume DC

Na história original, Garfield Lynns era um experiente técnico de iluminação para a Companhia de Teatro de Gotham que entra para o crime depois de ficar desempregado.

Garfield utilizou os seus conhecimentos de iluminação e cenografia para simular um incêndio no Teatro de Gotham, e seus capangas aproveitavam essa distração e confusão para roubar. E mesmo com a presença de Batman e Robin, Garfield conseguiu escapar quando o heróis o confundem com a luz de um vagalume na escuridão da noite, pensando ser a luz de um cigarro, o que permitiu o sucesso de sua fuga e motivação para a criação de uma identidade secreta.

Lynns desenvolveu um uniforme para esconder a sua identidade e começou a utilizar o codinome Vagalume. Nesta primeira versão o Vagalume não era obcecado por fogo e apenas utilizava os seus conhecimentos de iluminação para criar ilusões.

Já em sua segunda versão de origem, e mais popular, do Vagalume, Garfield Lynns era um antigo especialista de pirotecnia que trabalhava para a indústria cinematográfica e começou sua carreira no crime depois de passar por uma situação de extrema pobreza.

O primeiro assalto não correu bem para Garfield que foi capturado pelo Batman. Quando conseguiu sair da prisão criou um uniforme para esconder a sua identidade e adotou o codinome Vagalume, e foi a partir desse momento que o vilão começou a mostrar sinais de piromania.

O Vagalume formou uma dupla temível com o vilão Mariposa Assassina, mas a parceria foi desfeita depois que o Mariposa Assassina percebeu a loucura do Vagalume, que tinha 90% do seu corpo coberto por queimaduras auto infligidas.

Vagalume apareceu em mais de 150 HQs e estava quase sempre internado no Asilo Arkham ou então tinha acabado de conseguir escapar da instituição de saúde mental. Grande parte dessa loucura vem do fato do vilão apenas cometer crimes por gostar de ver tudo queimar pegar fogo. Para o vilão não existe nada mais prazeroso do que ver as chamas se espalharem por Gotham City.

E mesmo não tendo nenhum tipo de superpoder, conta com um enorme poder de fogo com diferentes tipos de armas, lança-chamas, explosivos, bazucas e lançadores de granadas. Seu uniforme também é super resistente e o torna praticamente invulnerável a qualquer tipo de arma, além de ter um propulsor e asas que fazem com que seja capaz de voar.

Outras Mídias

Apesar de ser um personagem antigo nas histórias do Batman, o Vagalume não esteve presente em nenhum filme do Morcego para o cinema. Mas agora o vilão estará presente no novo filme solo da Batgirl e será interpretado por Brendan Fraser.

Já no universo das séries esteve presente em um episódio na primeira temporada de Arrow.

Vagalume Arrow

Em Gotham o personagem teve um papel importante no desenvolver da história tendo garantido uma presença assídua nos episódios da série. Nesta versão o Vagalume foi uma mulher ,interpretada pela atriz Michelle Veintimilla.

Vagalume Gotham

Nos games esteve presente em Batman: Arkham Origins e Batman: Arkham Knight, em uma versão para o NES (1989) e como personagem jogável em Batman Lego: The Video Game para Nintendo DS.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.