mulher-leopardo

Mulher-Leopardo | Você Conhece?

A Mulher-Leopardo, originalmente conhecida como Cheetah, é uma das vilãs mais conhecidas nas histórias da Mulher-Maravilha e assim como Maxwell Lord estará presente no novo longa da heroína, Mulher-Maravilha 1984, que chegará aos cinemas em 2 de outubro de 2020. E apesar de ser uma das inimigas mais famosas nos quadrinhos da DC a personagem não é muito conhecida pelo grande público, então vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

Cheetah, que apesar de significar Guepardo ficou conhecida como Mulher-Leopardo na tradução brasileira, foi criada nos anos 40 por William Moulton Marston e H.G. Peter e neste tempo quatro personagens diferentes já assumiram o manto da vilã nas HQs, Priscilla Rich (era de ouro); Deborah Domaine (era de prata); Barbara Ann Minerva (Pós Crise das Infinitas Terras) e Sebastian Ballesteros (um homem que conseguiu o poder do leopardo).

A mais famosa e conhecida versão é a de Barbara Ann Minerva, criada por Len Wein e George Pérez em Mulher Maravilha vol.2 #07, em agosto de 1987.

Mas vamos conhecer um pouco de cada uma de suas versões:

Era de Ouro e Prata

A Mulher-Leopardo foi vivida por duas mulheres diferentes: Priscilla Rich (Wonder Woman #6 -Out. 1943) e Deborah Domaine (Wonder Woman #274 -Dez.1980).

Priscilla Rich era, basicamente, a representação da inveja. Depois de ver a Mulher-Maravilha ganhando toda a atenção em um evento de caridade, a atriz e socialite ficou extremamente enciumada e com inveja. Priscilla Rich, que sofria de algum tipo de transtorno de dupla personalidade, já que ao se olhar no espelho enxergava a si mesma vestindo uma fantasia de chita. A visão serve de inspiração para Rich, que decide adotar essa nova identidade, perseguindo Diana em busca de “vingança” utilizando diversas armas para tentar parar a amazona. Priscilla também foi um membro da Corporação Vilania, uma equipe de criminosas inimigas da Mulher Maravilha.

Priscilla teve vários confrontos com a super-heroína até que decidiu ficar reclusa em sua mansão em Maryland. Em Wonder Woman #274 (Dez.1980), o vilão Kobra tentou recrutá-la para sua organização, mas ao chegar encontrou Priscilla reclusa e inválida. Uma agente do Kobra raptou então sua sobrinha Deborah Domaine que se tornou a segunda Cheetah.

Debora Domaine, a segunda encarnação da vilã, era uma mulher muito rica, bem sucedida e sobrinha de Priscilla Rich. Debora não conhecia o segredo de sua tia, que só revelou que era a insana Cheetah em seu leito de morte. Chocada com o que lhe é dito, a moça desmaia e é sequestrada por Kobra, líder terrorista que buscava novos recrutas. Kobra torturou Deborah, fazendo uma lavagem cerebral na garota até que ela ficasse completamente louca e se tornasse a nova versão da Cheetah, agora com garras afiadas implantadas em seu traje. Debbie também teve várias batalhas com a Mulher-Maravilha e foi um membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões, inimigos da Liga da Justiça.

Crise nas Infinitas Terra e Pós-Crise

Com o lançamento de Crise nas Infinitas Terras a original Cheetah, Priscilla Rich, continuou a existir nessa nova realidade quando a Rainha Hipólita foi a Mulher Maravilha da Era de Ouro. No presente, ela apareceu  como uma idosa assassinada por Barbara Minerva (a Cheetah da Era Moderna). Em Crise Infinita com Diana voltando a ser a Mulher Maravilha original (e não Hipólita), não ficou estabelecida a existência de Priscilla. Nos quadrinhos dos Super Amigos (aventuras fora da continuidade), Priscilla faz parte de um grupo juntamente com o Pinguim, Homem dos Brinquedos, Hera Venenosa, e Human Flying Fish que agiam como mentores para jovens criminosos. A parceira de Priscilla era uma garota chamada Kitten.

Já com o Pós-Crise existiram dois personagens-Leopardo nesta nova realidade: Barbara Minerva e Sebastian Ballesteros. Enquanto as antigas vilãs eram apenas mulheres uniformizadas, os personagens-Leopardo Pós-Crise são humanos com poderes místicos.

A Dra. Barbara Ann Minerva era uma arqueóloga que pesquisava uma tribo da África cuja guardiã era uma criatura com os poderes do Guepardo. A guardiã foi assassinada e Barbara, com a ajuda da sacerdotisa Chuma, tomou seu lugar esperando ganhar a imortalidade. Os poderes lhe seriam dados após Barbara beber uma combinação de sangue humano com uma planta sagrada do deus Urzkartaga. Mas como Barbara não era uma virgem, sua transformação foi amaldiçoada.

A Mulher Maravilha enfrentou a nova Cheetah quando esta descobriu os poderes do Laço da Verdade e tentou roubá-lo, pois queria o objeto para sua coleção de itens históricos. Com o passar dos anos, o interesse da Mulher-Leopardo no Laço da Verdade foi diminuindo e ela passou a confrontar a Mulher-Maravilha por considerar que a heroína feriu seu ego.

Na sua forma de Leopardo, Barbara Ann Minerva ganha uma série de poderes e habilidades. Entre os principais estão a força, durabilidade, velocidade e agilidade sobre-humanos (atributos por ter se tornado uma híbrida entre humano e leopardo).

Por um pequeno período de tempo, Barbara perdeu seus poderes para o empresário Sebastian Ballesteros, que convenceu o deus Urzkartaga de que ele seria melhor que a arqueóloga. No entanto, a personagem conseguiu o matar e recuperou seus poderes. O milionário argentino Sebastian Ballesteros foi o quarto a receber os poderes do Guepardo (o Homem-Leopardo). Ele era um agente e amante de Circe, inimiga das Amazonas.

Novos 52

Na versão da vilã nos Novos 52 continuou sendo Barbara Minerva, mas sua transformação e motivação foi modificada. Ela se tornou especialista em relíquias antigas e era uma amiga próxima de Mulher-Maravilha. No entanto, ao encontrar um adaga que pertencia às Amazonas, Barbara se cortou o objeto, foi possuída pela deusa da caça e se transformou na Mulher-Leopardo.

Até que chegamos no renascimento onde surge uma nova versão de Barbara. Agora, a moça é uma grande admiradora de mitologias e uma das únicas pessoas que consegue conversar com a Mulher-Maravilha quando ela chega nos Estados Unidos – e ainda só falava grego. Barbara e Diana se tornam grandes amigas, mas em algum ponto na história a moça descobre o culto ao Deus Planta Urzkartaga e é transformada – aparentemente depois de uma mentira da divindade – na violenta Cheetah. Eventualmente, Diana, por precisar da ajuda da vilã, concorda em matar Urzkataga e colocar um fim na sua maldição.

Outras aparições

A Mulher-Leopardo também apareceu no desenho animado da Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites. Além de estar em Batman: Os Bravos e Destemidos.

No filme animado da Mulher-Maravilha, de 2009 aparece rapidamente no final, assim como em Liga da Justiça: Legião do Mal.

Já no universo dos games Barbara Ann Minerva apareceu no jogo Justice League Task Force da SNES e Sega Genesis e recentemente no jogo Injustice 2.

Adaptação nos cinemas

Em Mulher-Maravilha 1984 veremos o embate entre a heroína e a Mulher-Leopardo que será interpretada por Kristen Wiig e viverá Barbara Minerva, uma gemologista acanhada que trabalha no Museu de História Natural em Washington, D.C. ao lado da Mulher-Maravilha, amiga e companheira de trabalho. Eventualmente, Minerva ganha a confiança de Diana Prince e por meios místicos ela se transforma na Mulher-Leopardo, uma criatura felina veloz e mortal.


Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

CONHEÇA NOSSO PODCAST

NãoSeiNada Podcast é o podcast do site Não Sei Nada que tem o intuito de trazer humor para os temas mais diversos do universo Nerd/Geek. Apresentado por amigos que adoram falar sobre esses assuntos sempre que estão juntos, de uma maneira descontraída e sem grandes pretensões, apenas para mostrar nosso amor e paixão pela cultura Pop.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: