Guerra-Civil-2-Carol-Danvers-760x412

Capitã Marvel | Você Conhece?

Capitã Marvel chegou aos cinemas com a primeira história de origem de uma heroína do MCU. Sua origem nos cinemas e nos quadrinhos apresenta diferenças então para saber mais do que vem por aí conheça a poderosa heroína que será uma das chaves para a batalha contra Thanos em Vingadores: Ultimato.

Origem nas hqs

Carol Danvers estreou na revista Marvel Super-Heroes #12 (1967), publicação do Capitão Marvel escrita por Stan Lee, Gene Colan e Frank Giacoia, como uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e Chefe de Segurança de uma base militar restrita, onde conhece o Dr. Walter Lawson, o nome humano do herói alienígena da raça Kree, Mar-Vell que ficou conhecido como Capitão Marvel.

Em uma história posterior, Danvers é pega na explosão de um dispositivo Kree depois de tentar se aproximar do Capitão Marvel. O herói salva sua vida, mas Danvers sofre ferimentos graves e passa a ter habilidades sobre-humanas, se tornando então a super-heroína Ms. Marvel. Em 1977 ganha sua própria publicação Ms. Marvel #1, inicialmente escrita por Gerry Conway e depois por Chris Claremont.


Seu nome traz um grande significado histórico e de luta pela igualdade das mulheres já que no final da década de 70, a utilização de “Ms.” começava a ganhar popularidade como substituto aos tradicionais “Miss” ou “Mrs.”, que se referiam ao estado civil da mulher: Miss para solteiras, Mrs. para casadas. A partir desta época a nomenclatura “Ms.” passou a ser a alternativa usada pelas mulheres independentes da época. E ao utilizar a palavra Ms., Gerry Conway associou a heroína ao feminismo e Carol seria uma representação de “consciência elevada, auto-libertação e identidade”.

Com relação aos seus poderes é revelado nesta publicação que a exposição de energia de uma explosão fez com que a estrutura genética de Danvers se fundisse com a do Capitão Marvel, transformando-a em um híbrido humano-Kree. Atualmente a sua história de origem ganhou uma nova versão onde em The Life of Captain Marvel #4 mostrou-se que os poderes de Carol Danvers não são resultado de um acidente que juntou seu DNA ao de um Kree, mas sim que a mãe de Carol na verdade era uma guerreira Kree, fazendo da heroína metade alienígena, e o acidente teria apenas ativado seu potencial que estava adormecido.

Outras identidades

Carol Danvers foi conhecida durante décadas como Ms. Marvel, mas adotou outros codinomes em sua jornada. Inicialmente como a Major Carol Danvers da Força Aérea dos Estados Unidos da América tornou-se a super-heroína Ms. Marvel. Quando se transformou em uma entidade intergaláctica adotou a identidade de Binária.

Quando Carol perdeu as suas capacidades cósmicas decidiu então usar o nome de Warbird, até finalmente decidir utilizar o nome de seu mentor Mar-Vell e se tornar a Capitã Marvel em 2012, na publicação Capitã Marvel #1.

Adaptações e aparições

A personagem também fez aparições em Hqs de Os Vingadores, Defensores, Homem-Aranha, Coisa e Homem de Ferro.

Carol ganhou destaque novamente nos quadrinhos com a saga Guerra Civil II, que relata seu conflito com Tony Stark. Na história um Inumano com poderes de prever futuros acontecimentos surge no Universo Marvel e Carol acredita que seus poderes deveriam ser utilizados para evitar crimes. Enquanto para  Tony isto seria algo extremamente perigoso e delicado. E usando os poderes de Ulysses, a Capitã tentou travar Thanos com a ajuda de vários super-heróis, mas sua ação tem uma consequência terrível e leva a morte de Máquina de Guerra, James Rhodes, melhor amigo de Tony Stark e o namorado de Carol. Fato que escancarou as diferenças entre os heróis e suas ideologias durante o pesado e doloroso luto pela morte de Rhodes.

A personagem também marcou presença em diversas séries animadas, entre elas X-Men: The Animated Series, Spider-Woman: Agent of S.W.O.R.D., The Super Hero Squad Show, Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra, Avengers Assemble, Avengers World,  Avengers: Ultron Revolutio, Avengers: Secret Wars, Marvel Super Hero Adventures: Frost Fight!, e Guardiões da Galáxia.

Já nos cinemas a personagem estreia no MCU como a mais poderosa personagem deste universo e que será uma das chaves para a derrota de Thanos após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita.

capita-marvel

Spoilers Abaixo

O longa da Capitã Marvel apresenta a história de origem de Carol que conheceu uma pesquisadora chamada Lawson, a qual na verdade era uma Kree chamada Mar-Vell. Durante um teste com um motor de alta-velocidade criado por Lawson, as duas são atacadas por Yon-Rogg que mata Mar-Vell. Para impedir que o vilão obtenha o motor de alta-velocidade, Carol atira no motor e absorve sua energia, se tornando metade Kree e metade humana. Como perde sua memória acaba sendo levada por Yon-Rogg para a capital dos Kree e passa a ingressar seu exército.

Anos mais tarde, Carol retorna a Terra e ao se aliar ao agente Nicky Fury para evitar um então invasão Skrull, com isso ela consegue recuperar suas memórias e se uni aos Skrulls na luta contra os Kree, derrotando Yon-Rogg e todos os seus aliados.

Capitã Marvel é uma das personagens mais importantes de todo universo Marvel nos quadrinhos hoje em dia, nós do Site NãoSeiNada esperamos que essa importância seja retratada nos cinemas.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: