Philos oferece dez documentários para entender a Guerra na Síria, o drama dos refugiados e o Estado Islâmico

Mais de 320 mil mortos, cinco milhões de refugiados, atentados ao redor do mundo e 22,65% do território controlado pelo Estado Islâmico. Com dez documentários abordando os mais distintos posicionamentos e óticas, o Philos, canal de vídeos on demand do Globosat, traz à tona a complexa e obscura face da Guerra da Síria, responsável por números assustadores. Entre os destaques da seleção, “Na fronteira com a Síria”, do diretor Skye Fitzgerald, que está aberto também para não-assinantes do canal.

Os títulos abordam os vários desdobramentos – inimagináveis ou previsíveis – que os conflitos tomaram para compreender todos os lados de uma guerra sem vencedores. Uma seleção que escancara as mazelas de uma sociedade intolerante e rachada, revelando uma amarga viagem pelo grito por revolução na Primavera Árabe, em dezembro de 2010, que foi abafada pela carnificina que originaria a guerra civil que dura seis anos e sem vislumbre do fim. Para conhecer a Philos acesse www.philos.tv e para conferir o especial clique em http://philos.tv/especiais/guerra-da-siria/

Confira a seleção completa abaixo:

Na fronteira com a Síria (CONTEÚDO ABERTO) – O cirurgião Hisham Bismar chega a um hospital da Turquia, na fronteira com a Síria, para ajudar os refugiados. Lá, encontra o caos: colegas que realizam operações sem anestesia, histórias de atiradores de elite do governo sírio dirigidos a mulheres grávidas e crianças, entre outras calamidades. O documentário é um retrato do custo humano de um dos mais brutais e desumanos conflitos da história.
Diretor: Skye Fitzgerald (2016/Estados Unidos) / Censura 18 anos / 38 minutos

Armadas Contra o Estado Islâmico – AOD 13Quando o Estado Islâmico invade uma região, os homens são mortos e as mulheres se tornam escravas sexuais. Em 2015, quando o EI perdeu território no Iraque, dois mil prisioneiros foram libertados. Entre eles, mulheres jovens que formaram um grupo de combate para caçar e matar os militantes que as sequestraram, estupraram e escravizaram. Hoje, são 127 batalhões, entre ex prisioneiras e voluntárias.
Diretor: Almudena Garcia-Parrado (2016/Reino Unido) / Censura Livre / 45 minutos

A Voz das Crianças Refugiadas – Todos os dias, entre 50 e 200 crianças sírias, afegãs, iraquianas, entre outras nacionalidades, desembarcam no litoral sul da Europa. Acompanhadas das famílias ou sozinhas, elas presenciam a guerra e arriscam a vida atravessando o mar Mediterrâneo, na esperança de uma vida melhor. O que sentem esses pequenos imigrantes ao chegar em um país com costumes e idioma completamente diferentes?
Diretor: Sarah Lebas (2015/França) / Censura 10 anos / 51 minutos

Combatendo O Estado Islâmico – O correspondente de guerra Martin Smith vai até a linha de frente do conflito entre as tropas do Estado Islâmico e americanas. Ele pressiona representantes do governo e militares americanos para explicar as verdadeiras origens e o possível futuro desta guerra. Além disso, examina a delicada relação política e comercial entre Estados Unidos e os países do Oriente Médio.
Diretor: Martin Smith (2016/Estados Unidos) / Censura 16 anos / 112 minutos

Os Últimos Homens Em Aleppo – Os chamados Capacetes Brancos são soldados voluntários neutros que trabalham em zonas de guerra resgatando e salvando vidas de sobreviventes. Mas a situação em Aleppo, cidade Síria mais afetada pelos ataques do Estado Islâmico, está se tornando insustentável. Acompanhe uma equipe de resgate e entenda como funciona seu trabalho e como eles lidam com o risco constante de morte.
Diretor: Firas Fayyad (2017/Dinamarca) / Censura 14 anos / 90 minutos

A Guerra Civil Da Síria – No começo, o objetivo era claro: derrubar o regime de Bashar al-Assad e levar a democracia para a Síria. Na realidade, era só o início de uma longa guerra civil que dividiria o país em diversos grupos ideológicos. Oby, uma DJ que luta por honestidade e justiça, vê seus amigos desaparecerem ou serem torturados até a morte. Neste filme, ela reúne os cacos de sua memória para relembrar a beleza de suas ideologias.
Diretor: Andreas Dalsgaard Obaidah Zytoon (2016/Dinamarca) / Censura 14 anos / 100 minutos

Rádio Kobani: A Resistência Na Síria – A Rádio Kobani nasceu da esperança da jovem Dilovan de reconstruir sua cidade e manter seu povo unido. Todos os dias ela documenta a guerra contra o Estado Islâmico, as histórias de refugiados que, finalmente, retornam ao país e as buscas incansáveis por sobreviventes em regiões bombardeadas. Apesar da tristeza e angústia da guerra, Dilovan se mantém.
Diretor: Reber Dosky (2016/Holanda) / Censura 14 anos / 70 minutos

A Era das Consequências – A Segurança Nacional dos Estados Unidos revela o que há além das manchetes do conflito na Síria. Voltamos ao início da Primavera Árabe, passando pela ascensão de grupos radicalizados como o Estado Islâmico e chegamos à crise dos refugiados na Europa. Veja como a imigração descontrolada e as guerras influenciam o avanço do aquecimento global e a escassez de recursos naturas.
Diretor: Jared P. Scott (2015/Estados Unidos) / Censura 12 anos / 60 minutos

Decisões Que Mudaram O Mundo: Oriente Médio – Marcado por brigas entre etnias e grupos religiosos, o Oriente Médio vive em constante tensão há anos. Os atuais conflitos no Iêmen e a guerra civil na Síria, que gerou o maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, colaboram para postergar o equilíbrio e a paz na região. De qual forma países, como os Estados Unidos, podem colaborar para não apenas garantir seus interesses econômicos, mas frear os conflitos nesta região?
Diretor: Rick Lopes (2016/Estados Unidos) / Censura 12 anos / 25 minutos

Decisões Que Mudaram O Mundo: Os Curdos – O Curdistão é uma região montanhosa na fronteira entre Turquia, Iraque, Irã e Síria. É o lar de um dos maiores grupos étnicos do Oeste da Ásia: os Curdos. No ocidente, o Curdistão Iraquiano é conhecido por ser um dos maiores aliados dos Estados Unidos na guerra contra o Estado Islâmico. O que significa essa aliança para o restante da população curda? Será que todos compartilham as mesmas ideologias?
Diretor: Rick Lopes (2016/Estados Unidos) / Censura 12 anos / 25 minutos

Deixe uma resposta