mulher-maravilha

Você Conhece? Mulher-Maravilha

A Mulher-Maravilha fez sua arrebatadora estreia nos cinemas na última semana superando todas as expectativas com o longa e conquistando muitos novos fãs. Mas você conhece a história da Princesa de Themyscira? Confira um pouco sobre a origem da personagem e conheça  mais sobre a história da Princesa das Amazonas.

Origem

Em 1940 o psicólogo e escritor William Moulton Marston apresentou a proposta e criou uma das primeiras super-heroínas do universo dos quadrinhos trazendo uma maior representatividade, liberdade e independência para as mulheres. Originalmente a personagem foi nomeada como Suprema, mas esse nome logo foi rejeitado por ser muito parecido com “Superman” e aí Mulher-Maravilha foi aceita pelos editores da DC na época.

hq ww 1A primeira história da heroína foi publicada na revista All Star Comics em 8 de dezembro de 1941, nos Estados Unidos e depois de seu sucesso, ganhou sua própria revista em quadrinhos em maio de 1942. Em 2016 a personagem completou seus 75 anos e continua sua luta pela igualdade e empoderamento feminino.

Conhecida como a princesa das amazonas na ilha paradisíaca de Themyscira e filha da rainha das amazonas, a história de origem da personagem sofreu algumas alterações ao longo dos anos e a sua criação através de uma escultura de barro e vida como um presente dos Deuses para sua mãe, a Rainha Hipólita, foi alterada e assim Diana ficou estabelecida como filha do relacionamento entre a Rainha e Zeus. Explicando seus poderes e sua classificação como semideusa, que foi mantida após o lançamento de Os Novos 52.

Seu criador também foi o inventor do Polígrafo – aparelho que detecta mentiras através de variáveis fisiológicas dos humanos e é usado até hoje para detectar mentiras em interrogatórios – e se inspirou nele para criar uma das principais armas da Amazona, o “Laço da Verdade”.

De acordo com a história, ela foi enviada ao “mundo dos homens” para propagar a paz, defendendo a verdade e a vida. A Mulher-Maravilha foi a primeira mulher a se tornar membro da Sociedade da Justiça, grupo precursor da Liga da Justiça e por possuir habilidades super-humanas e forte ligação com a verdade, é o ponto de equilíbrio entre os personagens Superman e Batman, formando assim a Trindade da DC Comics.

Ícone do Feminismo e Embaixadora da ONU

WonderWoman onu.jpgA ‘Mulher Maravilha foi idealizada por Marston para criar um padrão de poder feminino entre as crianças e jovens mostrando que poderiam ser femininas, fortes, livres e corajosas. Combatendo assim a ideia de que as mulheres são inferiores aos homens e inspirando as meninas a terem autoconfiança e a se realizarem em qualquer atividade que decidam exercer.

Nas histórias fictícias da mitologia da super-heroína a princesa Diana é um símbolo de poder e justiça ao ser a vitoriosa dos desafios físicos e mentais assumindo a função de embaixadora de seu povo e defensora da verdade e justiça no mundo do patriarcado. No mundo real, Mulher Maravilha também carrega este manto e em 2016 foi nomeada Embaixadora Honorária para as Mulheres e Meninas pelas Nações Unidas com a missão de dar visibilidade ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca alcançar a igualdade de gênero para as mulheres e meninas até 2030.

Wonder Woman galgadotlyndacarter2

A campanha foi lançada em 2016, no 75º aniversário da primeira aparição da heroína num gibi. E o dia 21 de outubro foi declarado o dia Mundial da Mulher-Maravilha. Apesar de Embaixadores Honorários serem personagens ficcionais representantes de campanhas publicitárias este seria um grande marco de empoderamento feminino, pois a heroína exaltaria todos seus ideais de igualdade de gênero e a total participação feminina na vida pública. Pena que seu reinado não foi muito durador, já que após diversas reclamações a personagem perdeu seu cargo no fim do mesmo ano.

Segundo informações da agência Reuters, a decisão de remover a super-heroína do programa aconteceu devido a protestos online, incluindo uma petição, assinada por quase 45 mil pessoas, de pessoas que não concordavam com a escolha e que afirmavam que a Mulher-Maravilha era representada de forma muito sexual e que poderia passar a mensagem errada. Uma decisão que infelizmente nos mostra que o caminho pela igualdade ainda será bem longo e o quanto as mulheres ainda precisam lutar pelos seus direitos já que a sua vestimenta acaba sendo mais importante do que seus ideais e convicções.

Vilões e principais personagens

Entre seus principais personagens destacam-se:

Hipólita – Mãe de Diana, a Rainha das Amazonas é a líder de Themyscira.

Steve Trevor – par romântico da Mulher Maravilha.  O militar conhece a heroína após cair na Ilha Paraíso habitada pelas amazonas e após leva-lo de volta para sua cidade Diana começa a conhecer o Mundo dos Homens.  Steve Trevor se casa com a Mulher-Maravilha e assim se torna o Príncipe de Themyscira e têm duas filhasː Hippolyta Trevor (em homenagem a avó materna, a Rainha Hippolyta) e Stephanie Trevor, que herdam da mãe os poderes de guerreira amazona da Mulher-Maravilha.

Ares – Um dos principais vilões do universo da heroína, filho de Zeus e Hera, Ares (O Deus da Guerra) é uma criatura de poderes extraordinários. Ele é virtualmente imortal, quase invulnerável, além de poder viajar entre diferentes dimensões, voar, mudar de forma, exercer controle sobre os vivos e, ocasionalmente, sobre os mortos, além de possuir grande velocidade e força. Ele vive sob o conceito puro de guerra, se alimentando de emoções negativas como ira e ódio. Ele redireciona essas energias para seu uso e as aplica em um pensamento estratégico, além de tomar controle de um verdadeiro arsenal para causar destruição. Em algumas histórias, basta a sua presença para que ele cause um conflito ao redor dele.

Mulher Leopardo – também chamada de Cheetah é uma super-vilã bem conhecida por ser uma das maiores e mais antiga arqui-inimiga da Mulher-Maravilha. A personagem deveria representar a loucura da inveja e outras emoções ruins. Desde então, a personagem passou por diversas mudanças. Nos quadrinhos, houve quatro diferentes Leopardos antes dos “Novos 52”: Priscilla Rich e Deborah Domaine, durante a época de ouro e prata; Barbara Ann Minerva, após a Crise das Infinitas Terras, e Sebastian Ballesteros, um homem que conseguiu o poder do leopardo. A principal é Barbara Ann Minerva, a Chita principal, criada por Len Wein e George Pérez em Mulher Maravilha vol.2 #07, em agosto de 1987.

Adaptações

O primeiro filme solo sobre a super-heroína, dirigido por Patty Jenkins é um dos filmes de super-heróis mais comentados por trazer uma nova visão deste universo com uma heroína poderosa que respeita a própria feminilidade, mas também é forte, decidida e não mede esforços para atingir seu objetivo maior: a paz na Terra. E apesar de este ser o primeiro filme onde a personagem é a protagonista a Mulher-Maravilha já participou de diversas adaptações entre elas série de tv, animações e games, confira abaixo:

Série de televisão e séries animadas

wonder-woman-lynda-carter-naoseinada-ccxp-2016Lynda Carter como Mulher-Maravilha na série de tv norte-americana, produzida entre 1975 e 1979, é uma das principais referências da heroína e sua história é baseada na origem da personagem e se passa durante a II Guerra Mundial, mostrando também suas origens na Ilha Paraíso.

Mas a princesa de Themyscira também conquistou muitos fãs e marcou presença nas séries animadas: Liga da Justiça, Liga da Justiça sem Limites, Justiça Jovem, Batman: Os Bravos e Destemidos, e atualmente faz parte da DC Super Hero Girls – onde a versão adolescente da Mulher Maravilha, a nova aluna de Super Hero High, é uma das protagonistas junto com Hera Venenosa, Supergirl, Batgirl, Arlequina, Katana e Abelha.

Animações

ww a legiao do mal

Para os fãs de animações a heroína também participou de diversas adaptações da DC entre elas: Liga da Justiça: A Nova Fronteira (2008); Mulher Maravilha (2009); Superman/Batman: Apocalypse (2010); Liga da Justiça: A Legião do Mal (2012); Batman Lego – O Filme – Super Heróis Se Unem (2013); Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013); As Aventuras da Liga da Justiça – Armadilha do Tempo (2014); Liga da Justiça: Guerra (2014); Liga da Justiça: O Trono de Atlantis (2015) e Liga da Justiça: Deuses e Monstros (2015)

Games

A Mulher-Maravilha também esteve presente no universo dos games, confira a lista abaixo:

Justice League Task Force

Mortal Kombat vs. DC Universee

Justice League Heroes

DC Universe Online

Lego Batman 2: DC Super Heroes

Lego Batman 3: Beyond Gotham

Injustice: Gods Among Us

Injustice 2

Filmes

batman,supeman, mulher maravilha

E claro que não poderíamos deixar de comentar a estreia da Mulher-Maravilha no universo cinematográfico. Gal Gadot foi escolhida para interpretar a Mulher Maravilha na primeira aparição da personagem no cinema que aconteceu em Batman Vs Superman : A Origem da Justiça, onde a personagem roubou a cena e foi um dos grandes destaques e sucesso do longa.

Após o sucesso de O Homem de Aço, a Warner Bros. decidiu criar um ambicioso projeto de filmes com seus principais super-heróis.  Em julho de 2013 a atriz Gal Gadot foi confirmada como a heroína deste projeto.

E então após BvS o filme solo da Mulher-Maravilha estreia com tudo em 1 de junho superando as expectativas e se consagrando um dos melhores filmes de super-heróis já produzido. Sua próxima aparição será em Liga da Justiça que chega aos cinemas em novembro de 2017.

wonder woman mulher maravilha naoseinada

Para saber mais sobre o filme que em seu primeiro fim de semana de estreia  já lidera as bilheterias brasileiras e mundiais confira nossa crítica no link abaixo:

Crítica – Mulher Maravilha

Apoio: banner wtb2

One thought on “Você Conhece? Mulher-Maravilha”

Deixe uma resposta