As pessoas não entenderam Batman v Superman?

Muito se falou sobre a estreia de Batman v Superman: A Origem da Justiça e alguns fãs e críticos não entenderam o filme.

Estou afirmando isso, pois muitas das pessoas que falaram bem ou mal do filme realmente não entenderam o longa de Zack Snyder, e isso é uma verdade, mesmo que alguns não gostem ou não querem admitir. Então vou colocar aqui alguns pontos do filme que foram difíceis de entender, já que os filmes pós-Nolan explicam tudo o que acontece na tela, e Batman v Superman deixa isso um pouco de lado, mostrando que além de precisar esperar uma continuação as pessoas precisam entender um pouco do universo DC Comics.

Confesso que gostei muito do longa, mesmo tendo algumas falhas ele não é o melhor filme de herói de todos os tempos, mas é um ótimo filme baseado em histórias em quadrinhos. Li muito quadrinho quando era criança e hoje fico apenas com encadernados e Graphic Novels, e Nerd como sou gosto de saber sobre o que vou assistir ou ler.

Vamos começar com a primeira parte do longa, que é um pouco arrastada e sem muito Batman V Superman A Origem da Justiça 12573097_476314902571679_403191496771185891_nimpacto, principalmente para quem não assistiu Man of Steel ou para quem não estava interessado nas motivações do Batman em enfrentar o Superman. É isso mesmo, aquele início mostrou que o filme é uma continuação direta de Man of Steel e é explicado o porque daquela destruição em Metrópolis e como as pessoas normais ficaram durante esse acontecimento. Agora é muita prepotência achar que isso aconteceu por conta das críticas feitas ao filme solo do Superman, é difícil acreditar que a Warner e a DC mudaram tanto o roteiro somente para explicar o que nós fãs não entendemos no primeiro filme.

Assim como em Man of Steel, Batman v Superman deixa muitas pontas soltas mostrando que é sim um universo cinematográfico, e que suas continuações tem ligações com os filmes anteriores. Mas para ter respostas para todos os questionamentos você precisa esperar o próximo filme, coisa que foi e é difícil de entender mesmo para quem se diz fã de Super-Heróis, já que toda HQ deixa pontas soltas ou apresenta algo que não é explicado e nós temos que esperar ou discutir para entender.

A motivação de Bruce Wayne é sim muito bem explicada, temos um Deus que destrói uma cidade inteira e nós humanos não podemos fazer nada perante todo o poder apresentado ali. Vale lembrar que nesse universo o Superman ainda não é o ícone da humanidade, aquele que é nosso salvador. Passam-se 18 meses e são apresentados de maneira magistral os atos heroicos de Superman, e mostra-se também um Batman sempre com um pé atrás planejando e estudando o que pode acontecer, enquanto Lex Luthor começa a executar seu plano. Novamente um enredo que acontece na maioria dos quadrinhos ou em qualquer história de Super-Herói.

batman-vs-superman-28jul2015-1

Esse início é a parte mais importante, e confesso que o diretor Zack Snyder já mostra aí que o filme infelizmente não vai alcançar o grande público, e nem as crianças. Ali é mostrado o tom pesado e denso que o longa vai ter, cheio de cenas como as que vemos nas páginas de histórias em quadrinhos como o Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, mostrando que não vão ter diálogos longos e explicações para todos os atos dos personagens, e que temos que entender cada momento e cena com um todo.

Agora vamos entrar de cabeça nos Spoilers!!! ( Se você ainda não conferiu o filme pare por aqui!)

Em alguns momentos o diretor deixa claro que o filme vai ter uma continuação (que já foi anunciada), como por exemplo na aparição do Flash após o “sonho” de Bruce Wayne, o velocista diz diversas frases que mostram que algo ainda está para acontecer como quando diz que chegou muito cedo na timeline e que Bruce deveria unir todos eles e, principalmente que Lois era a chave, e que o Homem Morcego deveria ter mesmo MEDO “dele” (no caso Superman). Ali fica claro que o herói está falando de um futuro onde eles já se conhecem, que ele está falando de algum momento em um próximo filme, e não naquele mesmo. E isso fica ainda mais nítido quando no final o mesmo Bruce vira para a Mulher Maravilha e diz que eles precisam se unir. É claro que é uma ponta solta, mas também é uma junção para o futuro dos heróis.

Essa junção é esclarecida quando entendemos o verdadeiro plano de Lex Luthor, já que no final do longa ele faz uma referência a Caixa Materna de Darkside (Ding Ding), Luthor entrou em contato com a tecnologia alienígena e isso fez com que ele soubesse desses seres que já estavam de olho no Kriptoniano (Superman) aqui na Terra. Quando Luthor fala para o Batman que “Eles já sabem que o Kriptoniano não está mais aqui”, percebemos que o plano de Luthor sempre foi abrir caminho para estes seres, fato que novamente abre as portas para o filme da Liga da Justiça. Isso não precisava ser falado diretamente para se ter um entendimento.

BVSDJ 010E uma das partes que vi muitos reclamando foi que o momento em que o Lex apresentou os heróis e que ele criou os Logotipos e nomes. É claro que não!!! Aqueles eram vídeos mostrando os Meta-Humanos já existentes e que já deram as caras salvando suas cidades, não quer dizer que eles apareceram somente naqueles vídeos. Novamente vi pessoas falando coisas que não entenderam.

Agora vamos falar um pouco sobre o embate entre os heróis.

Realmente os trailers e os Spots TV mostraram muito do filme, e principalmente a luta entre Batman e Superman. Fiquei triste com isso, pois foi uma das coisas que perderam um pouco a graça já que vi a cena várias vezes antes de assistir no cinema. Mas é claro que foi um embate digno, o Superman mostra um pouco do que aprendeu durante sua luta com ZOD, ele não usa toda a sua força, pois sabia que o Batman era um amigo e eles precisariam se unir. Enquanto isso o Morcego aproveitou para travar uma luta contra um Deus que se mostrava frágil, assim como aconteceu na HQ de Frank Miller, o que me agradou muito.

O desfecho foi um pouco inesperado, mesmo o diretor dando algumas dicas que fui perceber apenas depois de discutir muito sobre o filme. As dicas estavam ali, Bruce sempre lembrava da mãe, durante uma de suas epifanias o nome Martha foi jogado na nossa cara muitas vezes.

O embate final contra Apocalipse seria fantástico se o vilão não tivesse sido apresentado durante um trailer, mas até que isso não foi de todo ruim, já que tínhamos a Mulher-Maravilha de Gal Gadot quebrando tudo e fazendo todos do cinema vibrarem com suas cenas. O final do filme não era surpresa para os fãs mais fanáticos dos quadrinhos,
mesmo porque quando o monstro Apocalipse aparece nosso herói Superman nunca se da bem.

Agora vamos as considerações finais do filme:

Batman V Superman: A Origem da Justiça é um filme de Super-Heróis cheio de referências aos quadrinhos, onde um diretor controverso que não agrada alguns Nerds, conta uma história de maneira diferente do que estamos acostumados.  Isso tem seu lado ruim, já que temos que ter um conhecimento dos personagens ou temos que esperar uma continuação
para explicar aquilo que não foi mostrado, e também tem seu lado bom já que vemos algo diferente nos filmes baseados em Super-Heróis.

Não que eu esteja de “saco cheio” de esperar um vilão aparecer, um Titã que tem seu plano maquiavélico em prática a quase 8 anos. Pelo contrário eu gosto disso, mas também gostei da maneira como foi conduzido o início desse Universo DC, com muitas reviravoltas e decisões corajosas por parte do estúdio que logo no segundo filme de sua franquia mostra o seu principal herói se encontrando, e até mesmo “morrendo” para voltar e ser aquele que esperamos.

Além de ter uma proposta interessante e ao mesmo tempo arriscada ao colocar um filme no cinema e o mesmo em uma versão estendida mais violenta e completa em outras mídias, coisas diferentes estão acontecendo e nós não sabemos lidar com as diferenças, e infelizmente na Internet ou tudo e Muito Bom ou é uma Merda. Espero que quem gosta dos Super-Heróis (tanto DC quanto Marvel) vá assistir ao filme, e tire suas próprias conclusões já que está difícil ler e assistir críticas que não dizem nada, apenas atacam ou transformam o filme no melhor filme de todos os tempos.

 

Facebook – https://www.facebook.com/NaoSeiNd

Instagram – @naoseind

Twitter – @nsnadaa

Nosso podcast

https://mundopodcast.com.br/teiacast/variedades/nao-sei-nada/

Anúncios

4 opiniões sobre “As pessoas não entenderam Batman v Superman?”

  1. A massa não estava preparada para este filme, que é claramente voltado para os Fãs dos Quadrinhos em toda a sua essência. Apoio a decisão da Warner/DC em ter arriscado uma abordagem que não visa a entregar tudo de bandeja ao espectador e nem ficar se explicando a todo e qualquer momento. Não é um filme comum e abre o leque de possibilidades para outros filmes da DC que fujam da mesmice que é cada filme da Marvel que venha ainda a ser realizado.

    Quanto ao grande público, o esforço em informar-se deve partir de cada um também. Em plena era da Internet, com tudo que é informação sobre os mais variados assuntos, um pouco de pesquisa e estudo sobre a Mitologia DC é possível, sim. Mas, por preguiça e por não gostar de ler, a maioria não se importa em se informar e resolve detonar um filme que, a meu ver, é brilhante no que tange à ousadia de inovar na forma de se realizar um filme de Super-Heróis.

    Curtir

  2. Olha, só não achei o filme bom não.
    E não falo das pontas soltas, do tom sombrio nem dos poucos diálogos. Isso tudo pode ser considerado recurso estilístico do diretor.
    Mas foi demais a descaracterização dos personagens!

    Como assim, o Batman é o último a saber das coisas? Todo mundo fez o Batman de otário nesse filme, fala sério. Mesmo obcecado pelo kryptoniano, a idéia de preparar o mundo contra os metas deveria partir dele, e não do VILÃO DO FILME.
    Por falar nele: Lex Luthor esquizofrênico? Lex Luthor maior detetive do mundo? Lex Luthor cabeludo e piadista?
    Quanto a WW, meu problema com a Gal Gadot passou quando eu vi a Mercy Graves…
    E por último, depois de toda crítica ao “teletransporte” de Lois Lane no final de MoS, novamente o diretor caga quando faz com que ela ADIVINHE o momento que vão precisar da lança de kryptonita —

    Curtir

    1. Sim, esses são pontos muito interessantes que você levantou. Mas o Batman nesse universo ele já estava parado. Ele volta a ser o Batman a partir do que acontece em Metrópolis. E aquele Lex até que eu gostei, mudou um pouco, mesmo lembrando que o primeiro Lex Luthor dos cinemas era um pouco caricato assim. A Lois Lane infelizmente eles não acertaram, pior que a atriz é muito boa.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s