Especial 20 anos de Pro Evolution Soccer

Hoje em dia quando falamos em jogos de futebol não temos como não lembrar da grande disputa entre dois dos principais games e existem até fãs que chegam a brigar por qual é o melhor, mas hoje não farei comparações e nem nada do gênero, vou apenas mostrar a trajetória e as mudanças do PES nesses 20 anos. Deste seu início em 1995 até o lançamento de PES 16 para a nova geração de consoles, tenho certeza que pelo menos um dos jogos que serão citados você já jogou com seus amigos.

O primeiro Pro Evolution Soccer ou Winning Eleven (como prefiro) foi lançado em 1995 para Playstation 1 no Japão com o nome World Soccer Winning Eleven, a versão Ocidental era intitulado Goal Storm. Tinha algumas diferenças em relação aos outros games de futebol, como alguns traços 3D e era desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Tokyo. Mesma empresa que desenvolveu o International Super Star Soccer, esse que não faz parte da séries Pro Evolution Soccer.

Winning Eleven 97 / ISS Pro / Goal Storm 97, o segundo game da série trazia a Liga Japonesa e seu diferencial era que mostrava a foto dos jogadores ao lado do nome durante as partidas. O jogo foi lançado em 1997 e tinha muitos nomes. No Japão Winning Eleven 97, na Europa e Estados Unidos era intitulado ISS Pro (International Super Star Soccer Pro) e Goal Storm 97. A partir deste ano alem da Konami o desenvolvimento era feito também pela KCET.

Winning Eleven 98 / ISS Pro 98

Logo depois em 1998, ano da Copa do Mundo na França, foi lançado o icônico Winning Eleven 3 ou ISS Pro 98, acredito
que seja o primeiro que muitos jogaram aqui no Brasil, e mesmo com o concorrente Fifa 98 chegando com tudo licenciado e em inglês essa versão de W.E. fez muito sucesso. Foi feita uma versão japonesa com a J. League e outra versão intitulada W.E. 3 Final Version com as seleções e estádios da copa do mundo. Com bons gráficos, uma jogabilidade muito boa, a narração de Jon Kabira falando o nome dos jogadores e uniformes oficiais fez com que muitos dos gamers adotassem a série como o melhor jogo de futebol da época.

Winning Eleven 4 / ISS Pro Evolution

Em Junho de 1999 foi lançado para PS1 o melhor game da série até hoje, na minha opinião, Winning Elven 4 ou ISS Pro Elevolution. Esse game era completamente diferente do anterior, com melhorias gráficas e melhorias na jogabilidade, dando possibilidades de novos dribles (o famoso Quadrado + X). Essa versão trouxe o inicio da Master League, um grande diferencial em todas as versões da série, e o início das “apelações” Ferdinand + Canavarro na zaga, seleção da Nigéria com Kanu + Okocha + Babangida no ataque, Tabela na entrada da área e Roberto Carlos no ataque.

Winning Eleven 2000 U23 / ISS Pro Evolution 2

Lançado em 2000 esse jogo possui poucas diferenças em comparação ao anterior, uma delas é que agora o jogador se lesionava e era possível jogar com as seleções das Olimpíadas de Sidney 2000, além disso alguns jogadores tinham chuteiras coloridas (somente a do Ronaldo era azul).

Winning Eleven 5 / Pro Evolucion Soccer

Lançado em novembro de 2001 esse foi o primeiro com o nome PES no mercado Europeu, e o primeiro que foi lançado
para o Playstaion 2, além das versões para PS1 e PC. Já com alguns times licenciados (Chelsea, Liverpool, Parma e Lazio), a versão japonesa intitulada Winning Eleven 5 foi lançada apenas para PS2.

Winning Eleven 2002 / PES 2 / Winning Eleven 6

2002 foi o ano da Copa do Mundo na Coreia do Sul / Japão, e aproveitando o evento a Konami lançou no Playstation 1 o Winning Eleven 2002, para o Japão, e PES 2 no Ocidente. Nessa versão era possível liberar seleções clássicas e os times do Master League para o modo exibição, possuía algumas diferenças nas escalações das seleções do mundial, mas não deixou de ser um ótimo jogo. E possuía uma das melhores aberturas da série com a música “We Will Rock You” da banda Queen. A versão para Playstation 2 se chamava Winning Eleven 6, com gráficos melhorados e jogabilidade completamente diferente da versão de PS1, parecia até ser outro jogo, veja a diferença nos vídeos abaixo.

Winning Eleven 7 / PES 3

A partir deste titulo o PES não foi mais lançado para PS1. O Winning Eleven 7 ou PES 3 saiu para Playstation 2 e PC com muitos jogadores licenciados e melhorias na física da bola, além de ser o primeiro jogo da saga a conseguir a licença FIFPro, o que possibilitou que muitos jogadores fossem totalmente licenciados. O jogo possuía compatibilidade com banda larga, e com isso as informações do seu jogo iriam para a pagina oficial do game.

Winning Eleven 8 / PES 4

Lançado em 14 de Outubro de 2004 o Winning Eleven 8 ou PES 4 foi o primeiro disponível também para Xbox, além das versões para PS2 e PC, e possuía 3 ligas licenciadas: La Liga, Serie A e Eredivisie (Espanha, Itália e Holanda, respectivamente). Os jogadores se aposentavam no Master League, e era possível ver o juiz e o bandeirinha no campo, o uniforme ficava com aparência de molhado na chuva e passa a exister a lei da vantagem. A versão japonesa se chamava Winning Eleven 8 Liveware Evolution, exclusivamente nessa versão era possível jogar uma partida em mode de exibição online entre dois jogadores.

Winning Eleven 9 / PES 5

Lançado em 2005 para Xbox, PS2, PC e PSP, o Pro Evolution Soccer 5 ou Winning Eleven 9 foi o primeiro da série a incluir oficialmente times licenciados do Reino Unido – Arsenal e Chelsea da Inglaterra, bem como o Celtic e Rangers da Escócia, além das ligas do W.E. 8. Algumas mudanças foram introduzidas nesse novo game como algumas posições dos jogadores: lateral e 2º ponta-de-lança, mais movimentos, fintas e animações. Passou a ter a possibilidade de se jogar uma partida na neve, mesmo que somente no modo Winter, mas o ponto mais importante foi a inclusão do modo on-line.

Winning Eleven 10 / PES 6

A versão dos EUA era intitulada Pro Evolution Soccer 2007 e o novo game da série PES contava com a inserção de um torneio especial: The Reebok Cup, já que a Reebok era a patrocinadora do jogo. Com uma grande variedade de dribles, novas opções na PES Shop (como comprar seleções clássicas) fizeram o PES 6 ser um excelente game de futebol.

Winning Eleven 11 / PES 2008

PES 2008 apresentou um novo sistema de inteligência artificial, chamado Teamvision, que se adaptava ao estilo de jogo de cada jogador, uma torcida mais realista com rostos distintos, simulações de faltas e importação facial usando uma câmara web. Primeiro lançado para PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii.

PES 2009

Lançado em outubro de 2009 para PS3, PS2, Xbox 360, PC e PSP, com Lionel Messi na capa, trazia com exclusividade a UEFA Champions League. Gráficos melhorados, jogadores mais inteligentes, novas equipes, jogadores e estádios. Apresentou também melhorias na modalidade Liga Master e novo Rumo ao Estrelato, onde se jogava como se fosse um jogador.

PES 2010

Em PES 10 além da UEFA Champions League foi incluída também a UEFA Europe League, com narração de Pedro Sousa ecomentários de João Vieira Pinto na versão europeia, teve a melhor trilha sonora da saga com bandas como Kaiser Chiefs e Imagine Dragons. Dá uma olhada na lista de bandas e músicas:

0-FEET – “Super Stomper”
The All-American Rejects – “Dirty Little Secret”
Andrew W.K. – “Party Hard”
Black Kids – “Hurricane Jane”
The Chemical Brothers – “Galaxy Bounce”
The Chemical Brothers – “Midnight Madness”
The Courteeners – “Not Nineteen Forever”
David Holmes – “Holy Pictures”
Delphic – “Counterpoint”
DJ Shadow – “Artifact”
The Durango Riot – “No Need for Satisfaction”
Guillemots – “Kriss Kross”
Guillemots – “Trains to Brazil”
Hoobastank – “Sick of Hanging On”
Kaiser Chiefs – “Never Miss a Beat”
Kaiser Chiefs – “Ruby”
Keane – “Again and Again”
Keane – “Pretend That You’re Alone”
Klaxons – “Atlantis to Interzone”
Klaxons – “Gravity’s Rainbow”
Ocean Colour Scene – “Up on the Downside”
Paul Weller – “Come On/Let’s Go”
Pay Money to My Pain – “The Answer Is Not in the TV”
Stereophonics – “A Thousand Trees”
Stereophonics – “Dakota”
The Telephones – “Wooo Hoooo”
The Urgency – “Move You”

Nesse game pode-se ver a integração dos jogadores e das equipes, a barra para mudar o estilo da equipe é uma ferramenta útil, com inúmeras estratégias. O segundo melhor jogo de toda série, já que o melhor ainda é o W.E. 4.

PES 2011

Agora com a Copa Santander Libertadores, melhora nos passes com sistema 360º, nova movimentação e novos dribles,
nova inteligência artificial dos goleiros melhorando sua movimentação, Master Liga online inserindo a opção de jogar online com os seus jogadores da Master Liga, um modo que permitia a pessoa jogar com seu jogador favorito (Jogador Mundial). Agora os defensores mantém suas posições e não saem ao encontro de qualquer bola, ficando na marcação para forçar o atacante a um erro. A narração do Mestre Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting, na versão brasileira, trouxe os tão conhecidos bordões do narrador para um dos melhores games de futebol dessa geração.

Essa versão do PES veio com três pacotes de atualização, são eles:

– Pacote de Dados 1.01
Em Outubro de 2010 essa atualização incluiu mudanças no uniforme da Inglaterra, os clubes que se classificaram para o estágio de grupos da Champions League foram adicionados ao modo dedicado ao jogo. Uma série de uniformes também foi atualizada de acordo com a sua utilização atual, além disso mais quatro chuteiras licenciadas foram incorporadas. Chuteiras: Nike CTR360 “Control”, Nike Mercurial Vapor Superfly II “Speed”, Nike T90 Laser III “Accuracy”, Nike Tiempo “Touch”.

– Pacote de Dados 2.00
Em dezembro de 2010 esse download acrescentou 12 uniformes, incluindo os uniformes da Irlanda, um clube holandês
e cerca de 10 clubes franceses. Maior pressão IA em determinadas situações (especialmente na passagem), a mudança
de cursor melhorou inclusive quando a bola era cruzada, a dificuldade e taxa de sucesso de Rainbow Flicks foi alterada (mais difícil), as taxas de transferência na Master Liga foram reformuladas, agora você podia desativar os nomes de jogadores CPU(que localizam-se acima deles), chutes foram ajustados e cantos foram refinados ou alterados.

– Pacote de Dados 7.00
Em março de 2011 foi liberado um novo pacote de dados com mudanças nos times e alguns novos conteúdos. Foram
incluídas novas chuteiras e dois novos uniformes. Esses itens foram: nova camisa de casa da Espanha, nova camisa de visitante da Suécia, 10 novas chuteiras (Adidas, Nike, Puma e Umbro), transferências de inverno dos clubes.

PES 2012

O Pro Evolution Soccer 2012 chegou com adição da Liga Portuguesa, algumas alterações em relação ao titulo anterior
como a IA dos goleiros melhorada, o arbitro dá a lei da vantagem, mas pune o jogador quando a bola para. Ainda assim não teve grandes mudanças nessa versão.

PES 2013

Esse foi o último PES lançado para o PS2, mas para Xbox 360 e PS3 tinha o Campeonato Brasileiro com 20 equipes
licenciadas. Os novos recursos e melhorias da versão 2013 foram estruturadas em três principais pilares: ControleTotal PES, ID Player, e ProActive AI. Melhorando muito a jogabilidade e IA dos jogadores deixando o game muito mais divertido e competitivo, principalmente no Master League e no modo on-line. Ele foi uma tentativa de superar o Fifa 13 para a Konami voltar a ficar no topo das vendas.

PES 14

Esse foi o pior game de toda a série PES, até o momento em que escrevo este texto, mesmo a Konami utilizando os moldes Fox Engine, sistema utilizado em Metal Gear Solid V, que aqui foi chamado de PES Engine. Não conseguiram
utilizar a nova tecnologia e o jogo ficou duro e lento, juntando isso com a jogabilidade e os gráficos mais baixos do que o antecessor fez com que desagradasse os fãs e as vendas caíram muito.

PES 15

Foi lançado em setembro de 2014 para PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, Playstation 3 e PC. Com Mario Gotze, o atleta que fez o gol que fez a seleção da Alemanha campeã da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, o jogo teve suas melhorias, mas mesmo assim não superou o concorrente.

PES 16

Esse vai ser o próximo Pro Evolution Soccer que será lançado e a comemoração dos 20 anos da franquia que traz o craque Neymar como destaque e o uniforme oficial da seleção brasileira de futebol. A Demo já foi lançada e mostra um pouco da jogabilidade e dos gráficos que estão incríveis, confesso que vou “cofrar” esse, pois é uma edição que vale a pena acrescentar na coleção. Mas espero que essa edição faça com que o game volte a ser o grande Winning Eleven que tanto me divertiu. Agora nos resta esperar até dia 17 de Setembro de 2015 para ver como vai ser esse jogo tão esperado.

Além dos jogos tradicionais a Konami também lançou alguns games baseados em PES, segue a lista abaixo;

Winning Eleven Arcade Game Style
Winning Eleven Arcade Game Style 2003
Winning Eleven 2006 Arcade Championship
Winning Eleven Tactics: J-League
Winning Eleven Tactics: European Club Soccer
Pro Evolution Soccer Management

Agora veja as imagens de todos os PES citados no texto:

Para comemorar esta data tão importante também fizemos nossa homenagem no Canal Não Sei Nada no Youtube em um especial dividido em 2 partes. A primeira já está no ar e você pode conferir abaixo.

Deixe uma resposta