Dragon Ball: Sparking! Zero é um jogo que me surpreendeu positivamente, pois captura a essência do que fez a série Budokai Tenkaichi tão icônica, ao entregar uma experiência de luta dinâmica e cheia de fanservice. O jogo resgata o sentimento de nostalgia e adiciona um novo brilho a essa fórmula amada, sendo um verdadeiro retorno às suas raízes.

Dragon Ball: Sparking! Zero, é o quarto jogo da série Budokai Tenkaichi, que foi lançada em 2005 para Playstation 2, esse é um dos pontos fortes do novo game da franquia, que conta com uma vasta gama de personagens jogáveis, algo que os fãs certamente vão adorar. As lutas em arenas e o sistema de combate acessível e simples consegue equilibrar simplicidade com a sensação de batalhas épicas. A facilidade nos comandos ajudam os jogadores casuais a fazer combos que chamam atenção pelo visual, como por exemplo, um botão emite combos de socos e golpes contra o oponente. Outro carrega o Ki e segurar um botão de ombro e apertar outro ativa golpes especiais, como Masenko, Kamehameha ou Kikouho. Esse explicação faz parecer que o gameplay é fácil e simples, mas nem sempre é assim, pois sua estratégia vai dizer qual momento utilizar esses artificios e alguns embates se tornam bem complicados se você não souber escolher bem os golpes.

O jogo também não decepciona no quesito fanservice, já que conta com momentos clássicos da série, transformações, ataques especiais icônicos e, claro, o grito das fusões, estão todos lá, remetendo diretamente às cenas que os fãs mais adoram.

A novidade em Dragon Ball: Sparking! Zero fica na maneira em que a historia é contada, você pode jogar as sagas de Dragon Ball da maneira que se passa nos animes (como de costume) ou pode vivenciar novas experiencias em um tipo de “multiverso”, onde o jogador reconta os principais acontecimentos de Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, e outro modo, focado na personalização de cenários únicos que podem ser criados e compartilhados pelo jogador. Os episódios principais fazem uma distribuição da história entre, Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, Trunks do Futuro (do DB Super), Freeza e Goku Black.

Dessa maneira alguns cenários da campanha principal podem gerar acontecimentos paralelos, contanto histórias alternativas como, “e se o Goku não esperasse o Cell se desenvolver e acabasse com ele antes de absorver os androides?”. Você pode responder esse tipo de pergunta durante a campanha do jogo, e para avançar nos cenários principais, é preciso seguir a história de maneira linear como é conhecida.

Dragon Ball Sparking! ZERO agrada os jogadores casuais, mas o gameplay pode ser um problema para os jogadores de longa data que podem achar a jogabilidade datada que não faz muito esforço para aqueles que gosta de uma bela performance.

As melhorias visuais são significativas, já que são alimentadas pelo motor gráfico Unreal Engine 5 e que deixam Dragon Ball Sparking! ZERO com uma das melhores apresentações gráficas até hoje nos games da série. Isso começa logo nos menus, que contam com interações entre os personagens do anime, enquanto Goku voa e se teletransporta de um local para outro.

Os personagens são incrivelmente bem detalhados durante as lutas, ficando sujos, machucados e com as roupas rasgadas caso apanhem demais, os muitos cenários à disposição também foram feitos com capricho, sendo totalmente destrutíveis.

Para aqueles que cresceram jogando Budokai Tenkaichi, esse título é uma celebração da franquia e uma carta de amor aos fãs. O retorno desse estilo de jogo, com todas as suas peculiaridades, é muito bem-vindo, e faz de Sparking! Zero um dos jogos mais divertidos e nostálgicos para os apaixonados por Dragon Ball.

Dragon Ball Sparking! ZERO é excelente para quem busca um jogo que combine boas doses de ação, nostalgia e uma tonelada de fanservice, fazendo valer a pena o investimento. O jogo está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows.

Esta review foi feita em um PC, com cópia cedida pela Bandai Namco.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada