Victor von Doom ou Doutor Destino ( Doctor Doom), é um dos maiores vilões da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem teve sua primeira aparição na HQ Fantastic Four #5. E nós do NãoSeiNada vamos te contar tudo sobre o Líder Supremo do Reino da Latvéria.

Dr. Victor von Doom é um político da Latvéria que serve como Monarca e Líder Supremo do Reino da Latvéria, mais conhecido como o rival de Reed Richards e arqui-inimigo do Quarteto Fantástico . Victor ficou marcado por um acidente e usa uma máscara de ferro e armadura para esconder sua verdadeira face, considerado uma das mentes mais brilhantes do planeta Terra, além de ser um dos feiticeiros mais poderosos do Universo Marvel, tornando-o um candidato potencial para Feiticeiro Supremo .

Uma das maiores características de Victor von Doom (Dr. Destino) é o seu excesso de orgulho. É mentiroso, traidor e impiedoso até mesmo com seus servos, pois não tolera qualquer tipo de falha dos mesmos, e é cruel ao ponto de matar qualquer pessoa que não o reconheça como um ser supremo. Não mede esforços para conseguir poderes cada vez maiores, pois sua meta é o controle do universo. Tem total lealdade do seu povo na Latvéria, que o considera um bondoso líder, mas na verdade ele não se importa com as vidas dos seus súditos

Mas vamos as origens de Victor, que nasceu em Haasenstadt, um vilarejo que fica na Latvéria, filho de Werner von Doom, um conhecido curandeiro cigano, e Cynthia von Doom, que diziam ser uma bruxa. Sua mãe foi morta quando ele ainda era uma criança. Ela tentara adquirir poder para proteger sua tribo cigana da perseguição que sofriam por parte do governo vigente da Latvéria. Cynthia tentou obter esse poder através de um trato com o demônio Mephisto, e acabou sendo traída e morta. Mais tarde, as autoridades latverianas caçaram o pai de Victor por ter falhado em salvar a esposa de um barão, que sofria de um câncer terminal. Werner von Doom foi morto enquanto fugia e o jovem Victor von Doom ficou aos cuidados de Bóris, um dos membros da comunidade cigana de que pertencia. Victor jurou que faria o mundo todo pagar pela morte de seus pais.

Tornando-se Doutor Destino (Dr Doom)

A Universidade Estadual de Hegeman , Nova York, ofereceu uma bolsa de estudos a Victor, durante as aulas ele conheceu Reed Richards e Ben Grimm. Na universidade eles desenvolveram uma antipatia um pelo outro, levando Reed Richards a cometer a primeira brincadeira que ele já fez, mudando o sobrenome de Victor em um troféu para “Doof”.

Mesmo com isso Richards e Doom eram colegas intelectuais, os dois debatiam teorias esotéricas dia e noite o que espantava os membros do corpo docente, que comparavam seu brilhantismo ao de Albert Einstein e Leonardo da Vinci . Enquanto Richards projetava sua nave estelar, Doom ficou obcecado em desenvolver uma máquina que pudesse projetar a forma astral de um ser em outras dimensões, vendo isso como uma forma de libertar a alma de sua mãe das garras de Mephisto. Reed apontou uma falha nos cálculos de Doom, mas Doom arrogantemente ignorou seus avisos, sentindo que Reed estava tentando ofuscá-lo. A máquina explodiu, deixando cicatrizes no rosto de Doom. Ele logo foi expulso por conduzir experimentos antiéticos, a partir de então, ele culpou Reed Richards pela destruição de seu rosto, bem como por sua expulsão.

Desonrado e amargo, Doom viajou pelo mundo, eventualmente, ele encontrou uma pequena vila tibetana de monges que o ajudaram a criar uma armadura . Ele retornou à sua terra natal, Latvéria, para derrubar o líder e se declarar rei. Então começou a usar os recursos de seu país para promover seus planos de dominação mundial.

Foi assim que Victor von Doom se torna Doutor Destino ( Doctor Doom), e assim, se iniciaram os conflitos e confrontos contra o Quarteto Fantástico em muitas ocasiões.

Dr. Doom e o Quarteto Fantástico


Doom confrontou o Quarteto Fantástico pela primeira vez na HQ Prisioneiros do Doutor Destino (Quarteto Fantástico, Vol1 #15, Julho de 1962), escrita por Stan Lee e ilustrada por Jack Kirby. Onde Doom mantem Sue Storm como refém, o que força os outros membros da equipe a viajar de volta no tempo usando sua plataforma do tempo para recuperar as místicas Pedras de Merlin.

Depois desse confronto Victor enfrentou por varias vezes o Quarteto Fantástico, que contou com a ajuda de outros heróis para vencer o vilão que sempre dava muito trabalho, como em em uma delas onde Victor enganou Namor para se juntar a ele para destruir a equipe. Mas como sempre Reed Richards e sua família dão a volta por cima e venceram o vilão.

Após muitas batalhas contra o Quarteto e contra outros heróis da Marvel, Destino percebeu que limitava suas habilidades desnecessariamente ao se focar apenas na tecnologia, e somente ocasionalmente na sua herança mística. Ele se voltou novamente para o ocultismo e vendeu sua alma a um trio de demônios em troca de habilidades mágicas ilimitadas e uma armadura nova feita com a pele de Valéria, uma mulher que o amava desde sua juventude.

Como um resultado direto deste arco de histórias, Destino possuiu Ben Grimm, forçando Richards a matar a ambos. Ben Grimm foi trazido de volta mais tarde, enquanto Destino ficou preso em uma dimensão demoníaca e foi atacado por seus habitantes, mas se salvou ao escapar por um portal criado durante o Ragnarök dos deuses de Asgard. Em seguida, após recuperar o governo da Latvéria, o vilão tentou pegar o martelo encantado de Thor (Mjölnir) que havia caído na Terra no mesmo momento em que ele escapou do inferno, confrontou seus tradicionais adversários, o Quarteto Fantástico, mas fracassou em levar o martelo pois não conseguiu o erguer, deixando em seguida os Estados Unidos e se dirigindo para seu castelo na Latvéria.

Essas são apenas algumas das batalhas e sagas que envolveram Doutor Destino e mudaram de alguma forma seus poderes e suas intenções, o personagem se envolveu em muitas historias primordiais para todo o Universo Marvel nos quadrinhos, o que o torna um dos maiores supervilões das HQs.

Poderes e habilidades de Dr Doom


Doutor Destino possui uma armadura que lhe concede força sobre humana, voo e invulnerabilidade; além de possuir vários outros atributos como: rajadas de poder, geração de campos de força e uma carga elétrica poderosa o bastante para livrá-lo de ser subjugado por seres com imensa força sobre-humana. A armadura também possui suprimentos de ar, comida, água e energia, permitindo-lhe ficar dias no espaço sideral ou embaixo d’água.

Com seu poderoso intelecto, é capaz de construir aparelhos que o permitem roubar ou duplicar poderes de super seres, como fez ao roubar os poderes do Surfista Prateado, do Galactus e do Beyonder.

Estando no espaço, o alienígena Ovoid o ensinou um processo que consiste em mentalmente trocar de corpo com outras pessoas através de um simples contato visual. Esta habilidade é usada por Destino para escapar de prisões e para evitar ser morto, como ele fez para escapar da morte em sua luta contra Terrax.

Destino também pode invocar hordas de demônios e criar seres mágicos, esses poderes lhe foram ensinados pelos monges tibetanos e por sua amada, Morgana Le Fey. Destino também manipula magia das trevas e defesas especiais contra poderes de vários personagens do Universo Marvel.

Equipamento de Doutor Destino


Armadura de Titânio : A armadura original do Dr. Destino é um traje de batalha assistido por computador e movido a energia nuclear. Foi magicamente forjada em um monastério no Tibete , mas desde então foi reparada por meios tecnológicos.

Força Aprimorada: A armadura dá ao Dr. Destino a habilidade de levantar (pressionar) várias toneladas, sendo capaz de se manter firme contra o Homem-Aranha e o Hulk em combate corpo a corpo.

Durabilidade aprimorada: A armadura é feita de uma liga de titânio de alta resistência encantada com magia e demonstrou ser durável o suficiente para receber uma explosão da Manopla do Infinito à queima-roupa, com pouco ou nenhum dano.

Comunicador de vídeo: embutido no pulso direito há um comunicador de vídeo, que ele pode usar para manter contato com suas bases de qualquer ponto da Terra.

Choque elétrico: A superfície externa da armadura pode gerar um choque elétrico forte sob comando.

Campo Elétrico: Também conhecido como Campo de Força Elétrica , Amplificador Eletromagnético e Disruptor Neural , este mecanismo permite que Doom gere um choque elétrico à queima-roupa causando enormes danos a qualquer um que ouse tocar em Doom

Controladores de Polaridade Magnética: Além de manipular metal, este dispositivo permite que Destino redirecione o poder de Magneto contra ele.

Dispositivo de teletransporte: a armadura de Doom é capaz de teletransportá-lo por um curto intervalo de distâncias.

Link para a plataforma de tempo de Doom: uma invenção que Doom pode usar para viajar no tempo.

Voo: As armaduras do Dr. Destino são aprimoradas para lhe dar o poder de voar sem o uso de mochilas a jato.

Explosões de concussão: Raios de força “concussivos” podem ser disparados das manoplas, pontas dos dedos, palmas e placa frontal da armadura, embora a máscara só gere explosões de força quando não está sendo usada.

Campo de Força: A melhor defesa do traje é o campo de força gerado pela armadura, que tem um raio máximo de oito pés (e assim pode envolver outros).

Visão infravermelha: scanners infravermelhos no capacete permitem que o usuário detecte fontes de calor, permitindo a visão noturna e a capacidade de ver pessoas invisíveis (a menos que elas não emitam ou possam de alguma forma mascarar sua assinatura de calor).

Sistema de Reciclagem: A armadura é autossustentável, equipada com estoques internos e sistemas de reciclagem de ar, comida, água e energia, permitindo que o usuário sobreviva a longos períodos de exposição debaixo d’água ou no espaço sideral.

Resistência ao Vácuo A armadura de Doom permite que ele sobreviva no espaço, debaixo d’água ou em ambientes tóxicos.

Absorção de Energia Solar: Um termoenergizador permite que a armadura absorva e armazene energia solar e térmica, e a use para alimentar os outros sistemas da armadura; esse sistema só pode ser usado enquanto o campo de força estiver desativado.

Unidades Térmicas: Este dispositivo escondido nas luvas de Doom permitiu que ele pulverizasse uma nuvem de névoa amarela com propriedades especiais para anular poderes de invisibilidade de um personagem em uma área. Uma vez que este inimigo fosse localizado, Doom poderia facilmente mudar para um ataque diferente.

Adaptadores pessoais: usando este dispositivo, Doom pode absorver diversas formas de energia.
Proteção especial contra outras máquinas: a armadura de Doom é imune a alguns de seus outros dispositivos, como o Desintegrador .

Sistemas Opcionais da Armadura de Destino

Os seguintes dispositivos poderiam ser adicionados à armadura de Doom quando ele quisesse, mas o próprio Doom só os carregava se sentisse que precisaria deles:


Punho de Energia, Dardos de ponta de dedo, Projetor de Imagem, Raio Inibidor, Impulsor de hipnotismo instantâneo, Projetor de Moléculas Intensificadas, Lâmina Iônica, Foguetes de junta, Lançador de Mini-Mísseis, Embaralhador de impulso nervoso, Campo Neuroespacial, Gás do sono, Unidade de Refrigeração,
Broca Sônica e Choque-Atordoamento.

Principais aparições nas HQs

Guerra civil

Durante a Guerra Civil das HQs da Marvel , Reed Richards e vários outros heróis derrotaram um Doombot na cidade de Nova York . Na mesma saga no intuito de ganhar vantagem durante as batalhas entre os heróis, Doom propôs uma aliança entre a Latvéria e o país do Pantera Negra , Wakanda . Pantera Negra e sua nova esposa, Tempestade , no entanto, foram mais espertos e conseguiram perceber a tentativa de intriga do Doutor Destino.

A Cabala

Após a Invasão Skrull , o Doutor Destino se tornou um membro da Cabala Negra ao lado de Norman Osborn , Emma Frost , Namor, Loki e o Capuz . Devido ao status de Destino, Drácula se aproximou dele para garantir um pacto de não agressão – entre Destino e a Cabala – antes de atacar a Grã-Bretanha . Destino, que detestava Drácula, recusou-se a reconhecer sua posição real.

Doutor Destino na Cabala Negra

Nessa historia, Morgan le Fay viajou para a atual Latvéria para punir o Doutor Destino por não ter cumprido sua parte em um acordo. Os Vingadores Sombrios foram em auxílio do Doutor Destino depois que Morgan le Fay o derrotou em um combate místico. Norman Osborn resgatou Destino da paralisia mística, e eles conectaram suas armaduras para acessar o cubo do tempo de Destino para voltar no tempo e parar Morgan le Fay. Destino não podia ou não queria destruir Le Fay, apesar de ter o poder de fazê-lo, porque o futuro dela estava interligado ao dele. Em vez disso, Destino a enviou de volta no tempo, forçando-a a lutar para voltar ao seu presente, e assim a distraindo de lutar contra Destino e os Vingadores Sombrios. Destino mostrou desprezo por Osborn e sua “ignorância” com o fluxo do tempo e voltou ao presente e desfez tudo o que Le Fay havia feito aos Vingadores Sombrios. Então Destino restaurou magicamente Latvéria e reconstruiu seu castelo com o uso do cubo do tempo.

Asgardianos na Latvéria

Quando os asgardianos se mudaram de Asgard , que estava flutuando acima de Broxton , Oklahoma , para Latvéria por sugestão de Loki, Destino secretamente começou a capturar asgardianos, fazendo experimentos com eles para descobrir o que lhes dava sua imortalidade. Ele até mutilou alguns asgardianos convertendo-os em ciborgues, servindo às suas ambições distorcidas.

Ele soltou esses ciborgues sobre Balder e companhia. No entanto, Thor veio para vingar seu povo e enfrentou Destino em combate. Depois de perceber que poderia perder, Destino fugiu e entrou na arma em que estava trabalhando: uma nova versão da Armadura Destruidora . Ele voltou a atacar Thor e começou a derrotá-lo, com Thor incapaz de machucá-lo. Percebendo que a armadura de Destino era alimentada por uma bateria, Thor segurou Destino até que a energia do traje finalmente acabasse, forçando Destino a recuar.

Doom teve um último encontro com Norman e sua Cabala, mas ainda se recusou a ficar do lado de Osborn. Para mostrar seu poder, Norman liberou sua ‘arma secreta’ em Doom e o derrotou. Mas Doom estava obviamente preparado para esse tipo de ataque, pois ele havia enviado um Doombot em seu lugar. O Doombot liberou tecnologia avançada para atacar a Cabala e os Vingadores Sombrios de Norman.

Doom deixou claro que ninguém poderia controlá-lo.

A Guerra do Destino


Quando Doom soube de um grupo xenófobo de Wakandanos conhecido como Desturi , ele começou seus planos para obter acesso às vastas quantidades de vibranium localizadas em Wakanda. O vibranium tem a capacidade de ser magicamente carregado e tem potencial de poder infinito, algo que Doom descobriu como usar para se tornar virtualmente imparável. Doom desenvolveu câmeras nanite que foram dispersas em todos os Wakandanos, tornando-os espiões desconhecidos para Doom. Com todas as informações de segurança de Wakanda disponíveis para ele, ele foi capaz de obter acesso ao cofre que continha o vibranium do país. Em um último esforço para detê-lo, T’Challa tornou todo o vibranium Wakandano inerte e inútil.

Guerras Secretas

Quando o Multiverso finalmente pereceu na incursão final entre a Terra-616 e a Terra-1610 , Doom usou o poder dos Beyonders para salvar os restos de várias realidades e construiu um planeta de retalhos: Battleworld .

Ele governou como Imperador Deus Doom com a ajuda do Xerife Stephen Strange, sua mão direita, e da Fundação , sua mão esquerda. O Homem-Molecular, que era o recipiente para o poder dos Beyonders, continuou fortalecendo o Imperador Deus Doom e permaneceu escondido em uma câmara.

Durante os primeiros dias do Battleworld, Doom encontrou uma versão alternativa do Quarteto Fantástico , uma na qual Reed Richards não existia. Sua Sue Storm se apaixonou por Victor, e eles tiveram dois filhos, Franklin e Valeria .

Doutor Destino em Realidades alternativas das HQs

Doutor Destino (Doctor Doom) se faz muito presente em varias sagas e historias da Marvel, e aqui estão algumas das versões alternativas do arquivilão do Quarteto Fantástico.


Marvel Millenium


No Universo Marvel Millenium, que ambienta os personagens Marvel no século XXI, Dr. Destino é Victor von Doom, descendente de Vlad Tepes, o Empalador, mais conhecido como Conde Drácula. Ele também foi o responsável pelo acidente que deu poderes ao Quarteto Fantástico e fez com que a maior parte de seu corpo se tornasse metálica, e por causa desse acidente, von Doom jurou vingança à Reed Richards.

1602 (Universo Elizabetano)

No Universo Elizabetano idealizado pelo roteirista Neil Gaiman, há o Conde Otto von Doom, que governa o país da Latvéria e está em busca do tesouro dos Templários, que julga ser uma esfera de ouro. Ele mantém preso em seu castelo todos os membros do Quarteto Fantástico, e conta com a ajuda de Natasha, com quem também mantém um caso amoroso.

No fim da minissérie, um acidente desfigura seu rosto, fazendo-o sentir vergonha de si mesmo. Ele também tenta assassinar a rainha Elizabeth I da Inglaterra, obtendo êxito. Posteriormente, ele sequestra o escritor William Shakespeare com objetivos secretos.

A Era do Apocalipse

No futuro apocalíptico onde o mutante Apocalipse conquista o planeta, Victor von Doom é um homem do Supremo Conselho Humano. Ele não deixa de ser um homem ambicioso e mau, mas, nessa realidade, sua inteligência é mais usada em prol da humanidade do que em prol de si mesmo.

Dinastia M

Nos eventos ocorridos na minissérie Dinastia M, von Doom continua sendo imperador da Latvéria, mas sua mãe está viva e ele possui uma esposa. Ele tenta vingar os atos vis de Magneto junto com Ben Grimm, pois os outros membros do Quarteto não sobreviveram à radiação cósmica. Sua mãe é sequestrada, e isso faz com que ele adquira mais ódio de Magneto.

Quarteto Fantástico: O Fim

Numa minissérie onde representa como seria a última aventura do Quarteto num mundo sem miséria, que Reed Richards ajudou a construir, Destino é uma máquina de matar, tendo mais de dois braços e um olho anormal (com laser). No fim da história, Destino mata o Aniquilador e se torna o mais novo rei da Zona Negativa.

Velho Logan

Em Velho Logan, o Doutor Destino é dono de um dos territórios dos Estados Unidos conquistados pelos vilões, conhecido como Toca do Destino (Doom’s Lair). Em vez de usar o seu tradicional manto verde, ele usa a pele elástica de seu rival Reed Richards. Nessa realidade ele também é casado com Emma Frost, que aceitou a união em troca da proteção dos mutantes remanescentes em seu território.

Doutor Destino (Dr Doom) em outras mídias


Televisão

O Doutor Destino aparece em The Incredible Hulk (1996)
Destino é antagonista do desenho animado Fantastic Four: World’s Greatest Heroes (2006), sendo dublado por Guilherme Briggs na versão brasileira.
O Doutor Destino aparece em The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes (2010).
Destino também aparece em um episódio de Ultimate Homem-Aranha (2012).

Videogames

Aparece como personagem jogável em Marvel Contest of Champions, game desenvolvido pela Kabam para dispositivos móveis.
Aparece como personagem jogável em Marvel: Future Fight, game desenvolvido pela Netmarble para dispositivos móveis.
É um dos vilões principais do jogo Marvel Super Hero Squad, de PlayStation 2.
Aparece como vilão e personagem jogável nos jogos da franquia Lego relacionada a Marvel.
Doutor Destino é um personagem jogável de Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds, game desenvolvido pela Capcom em 2011.
Em 2020, foi adicionado como um chefe no popular jogo Fortnite. Após ser derrotado, o vilão deixa cair suas luvas que permitem ao jogador usar seus feixes e bomba de energia. Também pode ter seu traje desbloqueado via passe de batalha.

Cinema

Joseph Culp foi o primeiro ator a interpretar Destino no filme do Quarteto Fantástico de 1994. Na obra que nunca foi lançada, Victor era amigo de Reed Richards e eles estavam construindo uma máquina que faz com que um acidente aconteça. Victor chega a ser dado como morto, mas retorna como Doutor Destino como forma de vingança.


Julian McMahon interpretou o Doutor Destino como o principal antagonista dos filmes Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007). Nesta versão Victor consegue seus poderes da mesma forma que os heróis, mas ele é só um tecnopata que manipula eletrônicos e acaba perdendo o controle da sua empresa.


Toby Kebbell interpretou Doutor Destino no reboot do filme da Fox lançado em 6 de agosto de 2015. Nesta versão ele também possui a mesma origem dos heróis, mas desta vez é um telecinético.
Em 2017, durante a San Diego Comic-Con, o escritor e diretor Noah Hawley declarou que estaria desenvolvendo um filme centrado no Doutor Destino; no entanto, o projeto foi cancelado.

Dr Doom no MCU

Agora em 2024 durante a SDCC, foi anunciado que Robert Downey Jr. retornará ao Universo Cinematográfico Marvel para interpretar o personagem em Avengers: Doomsday.

Doutor Destino (Doctor Doom) sempre será um dos vilões mais aclamados pelos fãs de quadrinhos, pois possui uma enorme gama de poderes e maneiras ardilosas para conseguir o que deseja, e nós do NãoSeiNada vamos ficar de olho para trazer as novidades sobre o líder da Latvéria.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada