God of War é uma das franquias mais bem sucedidas dos games, sendo o maior exclusivo do Playstation, e nós do NãoSeiNada vamos contar toda a cronologia das aventuras de Kratos, o Fantasma de Esparta.

God of War Ascension 

God of War Ascension é o primeiro jogo da cronologia, pois se passa seis meses depois de Kratos ter assassinado a sua mulher e a filha, sendo assim, o personagem já possui as Blade of Caos e o pacto com Ares.

Em uma guerra entre as grandes divindades conhecidas como Primordiais, a loucura e a raiva da guerra tomaram forma, tornando-se as três guardiãs da honra, as Fúrias, que foram encarregadas de penalizar qualquer um que quebrasse um juramento a um deus. A primeira vítima das Fúrias foi Briareu, o Hecatônquiro, que havia quebrado um juramento de sangue a Zeus.

As Fúrias fizeram a sua tarefa e, acreditando que a morte era muito pouco para alguém que tinha quebrado um juramento a um deus, transformaram o corpo de Briareu em uma prisão de pedra para aprisionar todos que ousassem seguir seu exemplo no futuro.

Quando Kratos entra nessa confusão?

Kratos era um dos maiores generais do exército espartano, mas um dia durante a guerra contra os bárbaros, ele se viu diante da morte. No seu desespero ele pediu ao Deus da Guerra, Ares, que lhe ajudasse a sair vivo dessa batalha, e então Ares atendeu seu apelo.

Imagem: Divulgação / Playstation

Após salvar a vida de Kratos e lhe dar a vitória na guerra, o Deus Grego prende o protagonista em um juramento, onde o vencedor iria servir suas ordens para todo o sempre, lhe concedendo o poder que desejava junto com as famosas Blade of Caos, duas espadas curtas que são presas aos braços de Kratos com correntes.

Ares ordenava e Kratos seguia travando batalhas pelo Mundo, mas Ares em certo momento colocou o Espartano para matar (sem saber) sua esposa, Lysandra, e sua filha, Calliope.

Após o acontecido ele decide se vingar de Ares por tudo o que ele lhe fez. 

Qual o ponto de partida do jogo Ascension?

Kratos quer se livrar do juramento que fez a Ares, e essa decisão acaba deixando o Deus da Guerra irritado, então o mesmo ordena que as Fúrias capturem Kratos por sua traição. 

As três, a fim de enfraquecer a mente do espartano, lançam ilusões para torturá-lo, mas Orkos (filho de Ares) não gosta de ver Kratos sendo torturado e decide trair as Fúrias e seu pai. 

Com isso, Orkos se alia ao espartano e informa que o juramento pode ser quebrado, mas apenas a Oráculo Aletheia, que se encontra em Delfos, sabe como fazer isso.

Então Kratos segue até Delfos, mas no caminho, chega ao Templo de Píton onde enfrenta e mata os irmãos Pólux e Castor, os profetas que haviam aprisionado o oráculo. Após isso, Aletheia, um pouco antes de morrer, revela ao espartano que a única maneira de estar livre de seu vínculo com o Deus da Guerra seria matando as três Fúrias.

Como Vencer as Fúrias?

Para vencê-las Kratos deve ir até o Templo de Apolo e reaver os olhos de Aleteia, para que consiga ver além das ilusões impostas pelas Fúrias.

Kratos consegue chegar ao Templo de Apolo e possuir os olhos de Aleteia, no entanto, bem nesse momento, as Fúrias aparecem e pegam Kratos desprevenido. Elas conseguem aprisionar Kratos e levá-lo para ser torturado nos campos de Aegaeon.

Ele consegue escapar de sua prisão e mata Megaera, uma das fúrias, após isso se depara com Tisiphone e Alecto. Em uma batalha feroz, ele consegue matar as duas, pondo assim fim às suas ilusões.

Com seus pesadelos ainda lhe assombrando, Kratos procura Orkos, onde ele lhe orienta a matá-lo. Ele lembra que é o detentor dos juramentos, e assim somente sua morte poderia dar um fim a isso.

Kratos acaba fazendo o que lhe foi orientado e agora seu juramento com Ares nãos existe mais, tornando o espartano livre para enfrentar o Deus da Guerra.

O jogo foi lançado em 2013 para Playstation 3, sendo o primeiro a ser dublado em português, além de ter um modo multiplayer onde o jogador escolhia ser seguidor de um dos deuses que Kratos enfrentou na franquia até então. 

God of War: Chains of Olympus

Após se libertar de seu juramento com Ares, Kratos segue servindo aos Deuses do Olimpo, nesse período ele é enviado a cidade de Ática para ajudar a defende-la da invasão do exército persa. 

Após ter matado o Rei Persa, dizimando seu exército e seu bicho de estimação, o brasílico, Kratos observa Sol cair do céu, mergulhando o Mundo na escuridão, procurando saber o que esta acontecendo, o espartano chega a cidade de Maratona onde testemunha uma névoa negra do Deus dos Sonhos, Morfeu, que agora cobre a Terra na escuridão.

Kratos também ouve uma melodia de flauta assombrosa na qual eventualmente reconhece como a canção uma vez tocada por sua Filha, Calíope. 

Quem Kratos enfrenta em Chains of Olympus?

Kratos entra no Templo de Hélio onde é encarregado pela deusa Atena para encontrar o deus do sol desaparecido, o que fez com que Morfeu com sua névoa escura fizesse os deuses restantes caírem em um sono profundo. 

Kratos eventualmente localiza Eos — a irmã de Hélio — ela acaba dizendo que o Titã Atlas, abduziu seu irmão. Kratos se vê na necessidade de recuperar os Fogos Primordiais necessários para acordar os cavalos de fogo de Hélio, claro que o protagonista consegue essa façanha e os cavalos o levam para o Submundo. 

Lá Kratos enfrenta pela primeira vez Caronte no rio Estige, e acaba sendo derrotado e expulso para o Tártaro, Kratos então retorna e destrói Caronte.

Após derrotar Caronte, Kratos chega ao Templo de Perséfone onde se depara com sua filha (Caliope) que foge, e então ele não consegue encontra-la novamente. Nesse momento Perséfone diz a Kratos que Calíope está nos Campos Elísios e que a única maneira de vê-la novamente é se Kratos “libertar” todos os seus males passados e se tornar digno de Elísio, renunciando os seus poderes dados pelos deuses; No entanto, Perséfone o avisa de que o Mundo sofrerá por sua escolha. 

Imagem: Divulgação: Playstation

Depois de transferir seu poder para a Árvore Abandonada, Kratos recupera sua humanidade, tornando-se um homem normal e se reunindo com sua filha. No entanto, Perséfone aparece provocando e zombando das escolhas de Kratos e revela-lhe seus verdadeiros planos.

Enquanto Kratos estava distraído pela sua reunião com Calíope, o aliado de Perséfone, Atlas, estava usando o poder do sequestrado Hélio para destruir o pilar que segura o mundo, que também terminaria com o Olimpo. Escolhendo a abandonar Calíope para sempre, Kratos toma de volta seu poder e amarra Atlas ao pilar que ele procurou destruir — forçando o Titã a agora segurar o peso do mundo em seus ombros. 

Kratos luta com Perséfone até a morte, e embora vitorioso, é advertido que seu sofrimento nunca acabará. Atlas também avisa a Kratos que ele eventualmente se arrependerá por ter ajudado os deuses, e que eles se encontrariam novamente.

Montando na cavalaria de Hélio de volta ao céu e vendo o retorno do Sol, um lúgubre Kratos então perde a consciência pelo seu esforço e mergulha até o solo.  O espartano, no entanto, é salvo por Atena e Hélio.

Os dois Deuses vão passar pelo portão para o Olimpo, e nesse momento Helios sugere ajudar o guerreiro, mas Athena se recusa dizendo “ele vai sobreviver. Eles devem”. 

Então a dupla se retira através da porta de entrada para o Olimpo, deixando Kratos inconsciente nas falésias com vista para o mar Egeu.

God of War: Chains of Olympus foi lançado em 2008 para PSP e depois para PS Vita.

God of War

Ainda travando batalhas para os Deuses, Kratos é enviado por Poseidon, para enfrentar uma Hidra que está aterrorizando o oceano, durante essa luta podemos ver que as lembranças do passado ainda atormentam o espartano.

Com isso Kratos invoca a deusa Atena, dizendo que há 10 anos ele tem servido aos deuses, e ele quer saber o que é preciso para se ver livre desses pesadelos, que ainda o assombram.

Atena ajuda Kratos?

Atena diz que se ele fizer uma última tarefa seus pecados seriam perdoados. Essa tarefa seria salvar a cidade de Atenas que está sitiada pelo Deus da Guerra, Ares, e como existe uma regra de Zeus que proíbe que os deuses travem guerra entre si, ela não pode interferir na batalha, por isso precisaria da ajuda do guerreiro. 

Quando o Espartano chega a cidade acaba recebendo algumas  instruções e poderes de vários deuses que também estão descontentes com a invasão de Ares. Nesse momento Kratos consegue ver o Deus da Guerra com todo o seu poder, ficando gigante e destruindo tudo e todos, e então  Kratos promete matar Ares e se vingar pelo o que aconteceu no passado. 

Kratos segue batalhando contra as criaturas de Ares durante sua caminhada, e então encontra um senhor cavando uma cova, que lhe diz que aquele buraco está esperando o próprio Kratos. O espartano deixa essa informação para traz e corre para salvar o Oráculo de Atenas.

Como destruir o Deus da Guerra?

Após salvar a  Oráculo, ela e  Atena explicam que a única forma de destruir um Deus é tendo posse da caixa de Pandora e contam como encontrar esse artefato. Kratos então vai até o local, lá ele encontra Cronos, o Titã condenado por Zeus a vagar pelo deserto com o Templo de Pandora nas costas.

Já dentro do templo Kratos é obrigado a enfrentar seu passado, e  somos levados de volta a batalha com os Bárbaros, onde o Espartano pediu ajuda ao Deus da Guerra para vencer a guerra, momento esse que foi o inicio de toda a historia do espartano com os Deuses Gregos.

Lembrando ainda que Kratos e seus homens destruíram sem piedade uma vila que ficava ao redor de um templo de Atena. Em meio à matança, um misterioso Oráculo da vila avisou que ele não deveria entrar no templo, mas esse foi ignorado. Kratos entrou e matou tudo à sua frente, em meio a muito incenso e vapor. Quando o vapor se dissipou ele conseguiu ver que tinha matado sua própria esposa e filha. 

Imagem: Divulgação / Playstation

Porque Kratos possui a pele pálida?

O Oráculo amaldiçoou o espartano fazendo com que as cinzas de sua família cobrissem sua pele para que todos aqueles o vissem soubessem o que ele fez. A partir daquele dia, Kratos seria conhecido como o “Fantasma de Esparta”.

Então Kratos finalmente encontra a caixa de Pandora, nesse momento Atena pede que ele  leve a caixa até a cidade. Isso o torna o primeiro mortal a ter acesso a caixa, mas é nesse momento que  Ares percebe o que está acontecendo e da cidade de Atenas. O Deus da Guerra lança uma árvore quebrada na direção de Kratos e o acerta a quilômetros de distância, conseguindo assim com suas harpias roubem a caixa enquanto Kratos está “morto”.

Batalha final com Ares

Ares se vê invencível nesse momento com a Caixa de Pandora em mãos, e começa a gritar para Zeus o quão poderoso ele é.  Mas o Deus da Guerra não esperava que  Kratos iria voltar do Mundo dos Mortos (novamente) e conseguiria derrubar a caixa de suas mãos.

Então Kratos abre  a Caixa de Pandora  e consegue o poder de um Deus, ficando do tamanho de Ares.

Assim, Ares confisca as Lâminas do Caos que deu para Kratos, que por sua vez, acaba pegando uma espada que fazia parte de uma obra monumental do local. Kratos mata  Ares em uma batalha colossal e finalmente um mortal destrói um deus e o Espartano se vinga de tudo o que Ares o fez passar.

Atena traidora?

Atena diz que os pecados do espartano estão perdoados, mas que nada foi prometido sobre seus pesadelos. Segundo ela, nenhum homem ou deus poderia apagar a memória das coisas horríveis que ele fez.

Sabendo disso, Kratos sobe à montanha mais alta da Grécia e se joga de lá, tentando se matar para tentar se livrar desses pesadelos. Ele cai no mar, e antes de se afogar é salvo por Atena. 

A Deusa diz que os deuses não podem permitir que alguém que os serviram tão bem tire sua própria vida e oferece o trono deixado por Ares no Olimpo a ele.

Assim Kratos torna-se o novo Deus da Guerra.

God of War foi lançado em 2005 para Playstation 2, o game foi dirigido por David Jaffe, sendo o primeiro da franquia a ser lançado. O jogo ficou famoso não só pela violência, mas também pela historia complexa e muito interessante do seu anti-herói que busca vingança contra Ares.

God of War: Ghost of Sparta

Ghost of Sparta se passa entre God of War 1 e God of War II, com Kratos sendo o Deus da Guerra. 

No jogo um oráculo faz a previsão do que seria o fim do Olimpo, e que esse fim não viria pela vingança dos grandes Titãs, que tinham sido aprisionados após a Grande Guerra, mas por um “guerreiro marcado”. 

Imagem: Divulgação / Playstation

Conheça Deimos, Irmão de Kratos

E então somos levados para a infância de Kratos, onde vemos os Olimpianos, Zeus e Ares acreditando que este guerreiro deveria ser Deimos, o irmão de Kratos, devido a sua marca de nascença estranha que o menino possuía. 

Ares interrompe o treinamento de Kratos e Deimos, e sequestra o garoto, tudo isso aos olhos de Atena que não faz nada. Kratos tenta parar Ares, mas tem seu olho direito ferido pelo Olimpiano. 

Ares tenta matá-lo, mas nesse momento Atena o impede, pois a deusa sabe  o destino de Kratos. O irmão de Kratos é levado para os Domínios da Morte, onde é preso e torturado pelo Deus da Morte, Tânato (Thanatos).

Voltando para Kratos agora Deus da Guerra

Kratos, o Fantasma de Esparta, foi posto no lugar de Ares como o novo Deus da Guerra no Monte Olimpo, mas ainda é assombrado por visões de seu passado, então Kratos decide explorar seu passado e viaja para o Templo de Poseidon, localizado dentro da Cidade de Atlântida.

O monstro marinho Cila (Scylla) ataca e destrói o navio de Kratos na costa de Atlântida, mas o espartano mata Cila e acaba localizando sua mãe doente, Calisto, que tenta revelar a identidade de seu pai. 

Imagem: Divulgação / Playstation

Antes de falar Calisto é transformada em um monstro horrível, e  Kratos é forçado a batalhar com sua própria mãe. Antes de morrer, Calisto agradece a Kratos e lhe implora a procurar seu irmão Deimos no Domínio da Morte. 

Ainda em Atlântida, Kratos encontra e liberta o Titã, Tera (Thera), provocando a erupção de um vulcão subterrâneo que posteriormente, destrói a cidade. Durante a fuga de Kratos, ele tem um outro encontro com o enigmático coveiro, que o alerta para as consequências de desafiar os deuses.

Kratos volta para Esparta e testemunha um grupo de espartanos derrubando uma estátua de Ares, para substitui-la pela estatua do novo Deus da Guerra. Kratos então tem um encontro com o espírito de sua criança interior no Templo de Ares, e acaba descobrindo que ele deve retornar para Atlântida, que por sua causa estava afundada, e localizada nos Domínios da Morte. 

Entrando nos Domínios da Morte, Kratos finalmente localiza o seu irmão Deimos preso e o liberta. Enfurecido porque Kratos não conseguiu resgatá-lo mais cedo e afirmando que ele nunca vai perdoa-lo, Deimos ataca Kratos, mas o deus Tânato intervém. 

Tânato leva Deimos contra a sua vontade a cometer suicídio, Kratos salva seu irmão  de cair para a morte e então os irmão enfrentam Tânato juntos. O Deus Tanato mata Deimos, mas é destruído por Kratos. 

Kratos enterra Deimos em seu túmulo, deixando os Braços de Esparta como um marcador da tumba, e é ajudado pelo enigmático coveiro que uma vez o advertira a não desafiar os deuses, afirmando a Kratos que ele se tornara “A Morte… O Destruidor de Mundos”.

Atena implora por perdão em nome dos deuses, mas Kratos a ignora, retornando ao Olimpo, prometendo: ‘”Os deuses irão pagar por isso”.

Em uma cena pós-créditos, o coveiro enterra Calisto (Mãe de Kratos) num túmulo próximo ao de Deimos que ao lado conta com um terceiro túmulo vazio, então o coveiro diz: “Agora… só resta um”. 

God of War: Ghost of Sparta foi lançado em 2010 para PSP.

God of War II

Kratos ainda é o Deus da Guerra e agora lidera os soldados de Esparta em várias batalhas e segue destruindo várias cidades. 

O Deus decide ir ate a batalha na cidade de Rodes, mas antes de descer o monte Olimpo ele é avisado por Atena que seus atos terão consequências. Sem escutá-la, ele salta do Olimpo para Rodes, enquanto ele está na cidade uma águia retira parte de seu poder e o deposita em uma estátua (Colosso de Rodes). 

Kratos fica com muita raiva e acredita ter sido Atena a responsável, com isso ele corre para derrotar o colosso e provar para os deuses do Olimpo que ele merece ser um deus.  Nesse momento, Zeus, oferece a Kratos a arma que acabou com a Grande Guerra e derrotou os Titãs. A Lâmina do Olimpo, e fala para Kratos que somente com essa espada ele poderia derrotar o Colosso.

Kratos e a Blade of Olympus (Lamina do Olimpo)

Quando Kratos pega de vez a espada ele acaba sacrificando o restante dos seus poderes divinos, já que a arma absorve esses poderes. Mas como foi dito ele consegue derrotar o Colosso, mas isso o deixa enfraquecido o tornado um mortal novamente.

É então que Zeus se revela e diz que foi ele quem retirou os poderes do espartano para impedir uma possível traição pela parte de Kratos e o mata com a Lâmina do Olimpo. Com a derrota algumas mãos infernais do Hades levam o corpo de Kratos para as profundezas do submundo. 

Imagem: Divulgação / Playstation

Enquanto o agora mortal Kratos, é levado para o Hades uma voz pertencente a Gaia diz para o espartano se vingar dos deuses pela traição e diz que mostrará a ele o caminho para as Irmãs de Destino e que com o poder delas Kratos poderia derrotar Zeus.

Aparição de Gaia

Gaia cura Kratos, que volta para o local onde foi morto por Zeus, agora o anti-herói pode continuar sua jornada com o apoio dos Titãs, e segue seu caminho montado em um Pégaso.

O espartano segue em direção ao templo das Irmãs do Destino, mas acaba lutando contra um inimigo que voava em um grifo, sendo obrigado a voar para dentro de uma caverna. Na caverna de Tifão, o Titã dos ventos, Kratos encontra Prometeu,  que estava acorrentado na mão do Titã.

O que aconteceu com Prometeu?

O imortal Prometeu é condenado a ser consumido todos os dias por um pássaro por ter roubado o fogo do Olimpo e dado aos mortais.

Prometeu então pede a Kratos que o livre de seu tormento, para solta-lo Kratos pula no olho de Tifão, para então pegar o Arco de Tifão. Conseguindo o artefato o espartano libera Prometeu da corrente e então o imortal cai no fogo do Olimpo e finalmente morre. 

Após ajudar Prometeu e ganhar alguns poderes dos Titãs,  Kratos retorna para seu Pégaso e voa novamente em direção ao templo das Irmãs do Destino

No caminho Kratos encontra o herói, Teseu, o guardião dos Corcéis do Tempo, os dois se digladiam até que Kratos vence e mata Teseu, seguindo a sua jornada.

Enquanto estava no caminho para o Templo de Euríale, por onde precisava passar para prosseguir a jornada, Kratos encontra o Rei Bárbaro. Esse é o próprio barbaro que Kratos mata após pedir ajuda a Ares no inicio de toda a historia de God of War. 

Kratos mata o Rei Barbaro novamente e segue para chegar até as Irmãs, mas novamente é parado por outro inimigo, agora é Jasão, o líder dos argonautas, que está no caminho do espartano.

 Jasão está junto de seu Cérbero com pele de prata, o mesmo possui a chave para o Templo de Euríale, então Kratos mata o Cérbero e Jasão e retira o objeto de dentro do estômago da criatura.

Como nada é fácil para Kratos, enquanto ele caminha acaba encontrando outro herói.

 Perseu, que acredita que a aparição de Kratos é um teste das Irmãs do Destino e o ataca, mas acaba morto. Outros personagens da mitologia grega vão aparecendo no caminho de Kratos e o atrapalham, como é o caso de Ícaro, que na tentativa de deter Kratos, acaba levando os dois a um abismo que os leva para o Tártaro. 

Isso faz com que Ícaro perca suas asas para Kratos, que evita a morte, mas acaba se  reencontrando com Atlas, que foi castigado por causa do próprio Kratos a carregar o mundo em suas costas. Porém, agora Kratos estava com Gaia e os Titãs, o que faz com que  Atlas o leve para à superfície cedendo-lhe mais um poder dos Titãs.

Kratos finalmente chega ao Palácio das Irmãs (Palace of the Fates), e encontra um soldado de Esparta, esse soldado conta que a cidade de Esparta fora destruída por Zeus. Kratos segue e finalmente encontra as Irmãs do Destino, matando duas delas. 

Depois de acabar com as duas primeiras irmãs, Kratos se depara com a terceira, que é um monstro disforme com muitos seios e braços mortais. O espartano então é avisado que se continuar com suas ações, ele destruiria todo o existente. Kratos não dá ouvidos a terceira irmã e a elimina.

Após derrotar as três Irmãs do Destino, Kratos consegue voltar no tempo, onde retorna para o exato momento em que Zeus o matou no intuito de tomar do Deus a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo).

Luta contra Zeus

Com a surpresa no ataque, Kratos toma a Lamina para si e inicia uma luta mortal contra o Rei dos Deuses.  Zeus no momento da luta lança uma tempestade de raios sobre Kratos, que finge entregar-se, mas aproveitando-se de um descuido do deus, contra golpeia brutalmente com o Velo de Ouro e prepara-se para desferir o golpe final com a sagrada espada.

Nesse momento surge Atena, que para proteger seu pai lança-se entre ele e Kratos, que não pôde desviar o seu golpe a tempo e acaba por matar Atena com a espada. Zeus foge e volta para o Olimpo, para organizar os outros deuses para a guerra contra Kratos. 

Antes de morrer, Atena explica que fez aquilo pois se Zeus caísse, também todo o Olimpo cairia, e nesse momento  revela que Zeus é n verdade pai de Kratos e que este temia que, assim como fizera com Cronos, Kratos tomasse seu lugar no Monte Olimpo. 

Sua frase final é: “Deus atrás de deus irá lhe negar, Kratos. Eles irão proteger Zeus. Zeus deve viver, para que o Olimpo prevaleça”. Kratos então diz: “Se todos no Olimpo vão negar a minha vingança, então todos no Olimpo vão morrer. Eu vivi na sombra dos deuses por muito tempo! A era dos deuses chegou ao fim!”. 

Kratos voltando no Tempo

Furioso por ter matado a única divindade pela qual nutria algum carinho e em posse da arma mais poderosa do universo, Kratos volta mais uma vez no tempo, até a Grande Guerra, e conversa com Gaia dizendo a ela que Zeus é fraco, Ares e Atena estão mortos e que ele possui a espada, e diz que eles podem ganhar esta guerra mas não neste tempo, levando Gaia e todos os titãs para o futuro.

Kratos parte com os Titãs rumo ao Olimpo para pôr fim a era dos deuses. Enquanto isso, Zeus, depois de ter fugido da luta com Kratos, vai para o Monte Olimpo e chama alguns deuses (Poseidon, Hades, Hélio e Hermes) para uma reunião, dizendo que eles tem que esquecer suas desavenças insignificantes e se unir, para que Zeus extermine “esta praga” e faça o Olimpo prevalecer. 

No momento da reunião, o Monte Olimpo começa a tremer, e os deuses vão correndo para ver o que é, e quando olham vêem os Titãs escalando a montanha, liderados por Kratos que, em cima de Gaia, empunha a Lâmina do Olimpo e diz: “Zeus, seu filho retornou! Eu trago a destruição do Olimpo!”. Depois, a frase “The End Begins…” (O Fim Começa…) 

God of War II foi lançado em 2007 para Playstation 2.

God of War III

O jogo se inicia imediatamente no final de God of War II, com Kratos escalando o Monte Olimpo nas costas de Gaia enquanto os outros Titãs vão tentando subir e vão batalhando.  Enquanto isso, no topo da montanha, Zeus, Poseidon, Hades, Hermes e Hélio se preparam para a batalha. 

Poseidon então aparece em sua forma aquática e Kratos se vê obrigado a batalhar contra o Deus dos Mares, depois de uma grande batalha Kratos consegue tirar a “armadura aquática” de Poseidon e começa a espancá-lo brutalmente e consequentemente o mata.

Isso gera uma inundação enorme que engole o mundo em água, fazendo com que apenas pudesse se ver pequenas partes das montanhas de alto relevo que ali ficavam, inclusive o próprio monte olimpo. 

Imagem: Divulgação / Playstation

Kratos e Gaia acabam chegando ao topo do Monte Olimpo, e encontram com Zeus, depois de uma conversa eles acabam sendo derrubados da montanha. Gaia tenta se segurar ao Monte Olimpo, mas acaba fazendo com que Kratos não consiga se segurar nela. Gaia diz que não pode ajudá-lo, e explica para Kratos que se ela ajudá-lo ambos iriam cair.

Ela fala que a guerra dos Titãs com os deuses é mais importante que a vingança de Kratos, e que ele fora um mísero peão para essa luta. Após isso, ele cai do Monte Olimpo, enquanto Gaia continua tentando se segurar.

Durante a queda, Kratos e a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo) são separados, com Kratos caindo no rio Estige, o espartano nada até a margem, e isso faz com que as almas do submundo tirem suas forças, o que deixa as agora  Athena’s Blades (Lâminas de Atena) completamente inutilizáveis. 

Novas Lâminas e a morte de Hades

Kratos encontra o espírito de Atena, que lhe dá as Blades of Exile (Lâminas do Exílio), em troca de sua confiança, logo depois Kratos recupera a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo) e Atena mais uma vez o guia em seu caminho. 

O Espartano  sai em busca da Chama do Olimpo, na qual Atena disse que era de onde os Olimpianos tiravam a força deles. Mas para sair do submundo, o anti-herói precisa matar Hades e roubar sua alma, isso obviamente acontece e com isso, todas as almas do submundo são  liberadas.

Kratos encontra Gaia, tentando voltar à guerra no Monte Olimpo e agora sabendo que foi usado pela Titã, ele corta a mão dela fora, fazendo-a cair da montanha.

Enfrentando Helios

Ainda a procura da Chama de Olimpo, Kratos se depara com Hélios, o deus covarde, que também é morto brutalmente por Kratos, tendo sua cabeça arranca quando ainda estava vivo, a consequência de matar o Deus foi deixar a  lua na frente do Sol, causando um eclipse permanente e envolvendo o mundo numa tempestade e escuridão eterna.

Caixa de Pandora retorna

Após uma longa jornada, ele descobre que a Flame of Olympus (Chama do Olimpo) estava dentro da Caixa de Pandora, que continuou a existir depois do seu encontro com Ares. Atena explica para ele que a única maneira de extrair a Flame of Olympus (Chama do Olimpo) é achar Pandora, que é a chave para extrair a Chama e possibilitar que a caixa seja aberta novamente. 

O espartano ainda derrota Hermes, e após arrancar as pernas do Mensageiro, consegue assim suas botas aladas. A  morte do mensageiro dos  deuses, libera uma praga que envolve todo o resto da humanidade que sobreviveu as inundações e a outras calamidades. 

Kratos e Hercules

Kratos chega a enfrentar durante sua caminhada o seu meio-irmão, Hércules, que também não escapa da fúria do Fantasma de Esparta. Hercules acaba morto após Kratos acabar com a face de Hercules, utilizando Nemean Cestus (Punho Nemeiano).

O espartano encontra Hefesto, que descobre os planos de Kratos de encontrar Pandora, e então ele sugere que Kratos vá para o Tártaro em busca da Omphalos Stone (Pedra de Onfalos), para que Hefesto pudesse criar uma arma digna de um Deus da Guerra. 

Mas na verdade sua intenção era matar Kratos para que ele não chegasse a encontrar Pandora, sem saber dos planos de Hefesto,  Kratos segue sua jornada e encontra com Cronos, seu avô, após matar o Titã ele encontra a Pedra de Onfalos, Kratos volta e entrega a pedra a Hefesto. 

Hefesto então tenta matá-lo logo após criar uma nova arma, numa tentativa de salvar Pandora, que é sua “filha” . Mas kratos consegue escapar do ataque de Hefesto e o mata.

 Kratos encontra Pandora, dentro do Labirinto construído por Dédalo, Zeus fez com que ele construísse esse labirinto para guardar Pandora como se fosse um objeto a ser ocultado e excluído de todo o mundo. 

Kratos libera Pandora de seu aprisionamento e  desce ao submundo para quebrar as Chains of Balance  que ligam o e  submundo ao Olimpo, possibilitando assim que ele suba novamente ao Olimpo com Pandora.

Kratos e Pandora se encontram em um salão onde está a Caixa de Pandora, nesse momento encontram Zeus.

Imagem: Divulgação / Playstation

 

Batalha final com Zeus

Kratos o ataca seu pai e a batalha começa, Pandora se sacrifica para abrir a Caixa de Pandora contra a vontade do espartano, ele abre a caixa, só para descobrir que ela estava vazia. 

Agora tomado pela raiva, Kratos reencontra Zeus em um local nas proximidades, onde novamente se envolvem em uma batalha. No meio da batalha, Gaia emerge e diz: “O reinado do Olimpo termina agora!”.

A Titã tenta esmagar pai e filho, mas os dois evitam o ataque e pulam pra dentro de Gaia através de um buraco perto de seu pescoço. Dentro de Gaia, Kratos e Zeus começam a batalhar novamente.

A luta termina  com Kratos transpassando tanto Zeus quanto o coração de Gaia com a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo), destruindo a Titã com Zeus junto. 

O espírito de Zeus ataca Kratos, então, possuído pelo medo que corrompeu ele após a Caixa de Pandora ter sido aberta pela primeira vez, tenta fazer com que o medo entre na mente de Kratos. Lá, ele finalmente encontra uma maneira de se redimir por suas falhas, perdoando a si mesmo por seus pecados passados, e aprende que a esperança é a sua arma mais poderosa. Voltando a si, Kratos acorda  e finalmente destrói o espírito de Zeus, matando o Deus dos Deuses. e assim, liberando o Caos Absoluto sobre todo o Universo.

Final de God of War 3

O espírito de Atena aparece, exigindo a Kratos o poder que tirou da Caixa de Pandora, então ele responde que estava vazia, o que Atena não acredita. 

Mas então ela explica que, quando Zeus prendeu todos os males do mundo dentro da caixa, ela temia o que poderia acontecer caso ela viesse a ser aberta, e colocou o maior poder do universo dentro da caixa, a esperança. Ela então percebe que, quando Kratos abriu a caixa ao derrotar Ares, o mal escapou e contaminou os deuses, enquanto que Kratos ficou com a Esperança, o poder que Atena havia colocado dentro da caixa. 

Atena novamente pede a Kratos seu poder de volta, acreditando que ela saberia a melhor forma de usá-lo para reconstruir o mundo.  Kratos duvida muito que a suposta mensagem que Atena daria ao mundo fosse resolver algo, aquela altura, um eclipse eterno fazia o mundo em completa trevas, os mares estavam cobrindo tudo, as plantações mortas, todos os humanos infectados por pragas. Ao invés de devolver a Esperança, Kratos “tira a própria vida” com a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo), liberando a energia para toda a humanidade a usar. 

Enfurecida, Atena pensa que o Mundo não vai saber o que fazer com a esperança, e sai do local esvaecendo aos poucos. No chão, uma poça de seu próprio sangue, Kratos ainda tem lenta respiração.

Ao final vemos o local onde Kratos deveria estar, e o espartano  não está mais nesse loca, revelando ter uma marca na pedra com formato de fênix, ao lado do Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo), e apenas dá para se notar um pequeno rastro de sangue indo em direção a borda do abismo.

God of War III foi lançado em 2010 com o primeiro exclusivo de  Playstation 3.

God Of War: Fallen God 

Essa é a série de quadrinhos que se passa logo após os acontecimentos de God of War 3 e  antes da história de God of War de 2018.

A HQ começa com Kratos vagando por terras e mares, tentando se livrar das suas espadas curtas, que foram mudando de nome ao decorrer dos jogos, mas na verdade é conhecida como Lâminas do Caos (Blade of Caos).

Kratos nesse momento está buscando paz e tranquilidade, mas sabemos que isso é um objetivo impossível para o Fantasma de Esparta.

O Espartano toda vez que tenta se livrar das Lâminas do Caos, elas acabam voltando para ele, então Kratos arremessa as Laminas e atravessar os mares ate chegar em uma terra “desconhecida”, após dormir por estar muito cansado e faminto ele percebe que as Laminas estão ali diante de seus olhos novamente.

Imagem: Divulgação

Kratos se livra das Laminas do Caos?

Kratos furioso ao ver as armas que lhe remetem ao passado, acaba por arremessá-las e gritando para deixá-lo em paz, e daí, segue caminhando até chegar à um pequeno vilarejo onde ele encontra um senhor que o chama pelo seu nome e lhe explica que ele chegou no momento certo, que as preces dos aldeões estavam sendo atendidas por enviá-lo para lá e cumprir seu propósito nas terras egípcias.

O velho continua e diz a Kratos, que ele deveria assumir o seu destino logo como Deus da Guerra, porque, ele seria alcançado cedo ou tarde, mas esse seria o destino a ser cumprido.

Kratos continua tentado se livrar das Laminas, mas elas sempre retornam após o espartano dormir, é então que ele encontra o Deus Tote, os dois conversam e Kratos pergunta quando o sofrimento dele ira acabar, até quando isso vai durar e o Tote responde, falando que é tolice fugir do passado e tentar escapar do destino ao qual o matador de deuses está fadado a assumir, após isso, Kratos desmaia de cansaço e o Deus Egípcio começa a voar e diz: “descanse Kratos, você ira precisar de todas as suas forças para enfrentar o que está por vir”.

Segunda edição de Fallen God

Kratos acorda e esbraveja spbre sua condição, então ele escuta uma voz dizendo: “Você caminha um longo caminho só para voltar para onde você começou”, e assim, Athena aparece e diz que estava na hora de Kratos voltar para casa e abraçar o seu destino e daí essa conversa termina em uma briga  onde ele diz que não precisava disso, que ele só queria um pouco de paz.

Athena ainda diz que ele deveria voltar para casa para abraçar o seu destino e cumprir o seu propósito e após isso, o fantasma de esparta desperta com a presença do senhor que ele já havia encontrado anteriormente, então, o senhor pergunta se Kratos havia encontrado respostas para os seus problemas. 

Ele responde que não encontrou nada enquanto olha para as lâminas do caos que reapareceram novamente. O ancião ainda diz que ele deveria aceitar o destino e pegar as lâminas do caos, porque, uma batalha está próxima para acontecer.

Kratos volta para a vila e um dos moradores desesperado agarra o braço do espartano e diz que era uma Besta do Caos e que havia emergido do rio há tempos atrás e que o Deus da Guerra havia chegado no momento certo.

Nesse momento os moradores da vila começam a fazer preces para os deuses e Kratos acaba gritando: “Vocês oram aos Deuses para salvá-los dos monstros? Os deuses são monstros! E os monstros não respondem orações!”.

O ancião novamente aparece e diz que os deuses haviam enviado uma resposta às orações dos moradores, que seria o surgimento de Kratos naquelas terras e que ele não poderia fugir do destino dele e tampouco fugir do passado conturbado, que estava tudo escrito nas linhas do destino, que ele deveria estar naquelas terras para cumprir parte do seu propósito e daí, os aldeões começam a aglomerar em cima do fantasma de esparta pedindo ajuda e que acaba jogando todos para longe e grita para todos deixarem ele em paz, senão ele mataria todos e daria como alimento para o crocodilo gigante.

E então o monstro do caos se aproxima e Kratos num rompante de segundos pede para que o monstro o mate, para que acabe logo aquele tormento, que só assim ele poderia ter paz, mas o monstro não consegue e o Deus da Guerra explode em uma onda fúria e diz que, se o monstro não irá matá-lo, então ele irá pagar, então Kratos pula em direção ao monstro.

Kratos vence o monstro do caos com as próprias mão já que as lâminas  do caos estão “desaparecidas”, pois ainda não dormiu.

Kratos volta para a vila e o ancião acaba falando para ele ver com os próprios olhos, que havia outra criatura do caos se aproximando, e que era quase 5 vezes maior que o crocodilo, e daí, surge um enorme tsunami e dali emerge um hipopótamo com casco de tartaruga.

O Deus da Guerra, já abismado com aquilo, começa a gritar perguntando, quando aquele tormento iria acabar e diz ainda que não ligava e se, o monstro quisesse vingar a outra besta do caos, que ele não ligava, pois queria ficar sozinho. 

Outra batalha se inicia e o Fantasma de Esparta fica desacordado, com isso, ele acaba indo parar em um estado de subconsciente em que Athena e o Deus Tote, aparecem e conversam com o Kratos e dizem que isso tudo que está acontecendo está escrito nas linhas do destino e que ele deveria aceitar e cumprir o seu propósito e então, Athena aponta para o lado e lá estão elas, as Lâminas do Caos e assim, Kratos começa a suplicar dizendo não, quando aquele tormento iria acabar, se tudo estava perdido.

Deus Egipsio e a Lamina do Caos

Desse modo, os Deuses ainda dizem que não adianta, Kratos deverá retornar ao seu destino e cumprir o seu propósito que ainda não estava cumprido no Egito.

Kratos aceita as Lâminas do Caos e então desperta em um modo de fúria incomensurável e parte para cima do animal com toda a sua raiva. A luta continua e Kratos desfere golpes com as lâminas do caos e acaba cortando a cabeça do animal vencendo a batalha.

Por fim, Kratos, no meio dos restos do animal, reflete e diz que não havia mais nada do que fazer a respeito da fúria dele, e que o destino, seria apenas sangue e fúria para ele, e que o mundo era a sua prisão, o seu próprio inferno no qual ele não consegue escapar de forma alguma e acaba caindo de cansaço no meio das areias das terras dos Faraós e assim, aparece o ancião misterioso, juntamente com o Deus Tote, e dizem que o propósito havia sido cumprido e o desejaram boa sorte no caminho em Kratos iria percorrer, pois, ele iria precisar.  

Kratos então caminha para a escuridão, enquanto Athena assiste dizendo que ele estava preso na própria jaula das emoções mais sombrias, nas quais, ele revive os piores pesadelos dele todas as vezes.

As HQs God of War Fallen God foram lançadas em 2021

God of War (2018)

Muitos anos depois de Kratos matar os Deuses Gregos ele, agora mais velho, vive uma vida tranquila em Midgard com a sua esposa Faye e o seu filho Atreus. O espartano agora utiliza o machado Leviatã e não vemos as Blade of Caos.

Sua esposa Faye morre e Kratos se vê sozinho com seu filho, Atreus, que precisa se preparar  para realizar o último desejo de sua mãe: espalhar as suas cinzas no pico mais alto dos nove reinos.

Um pouco antes de partir em sua jornada, um homem tatuado confronta Kratos e provoca-o agressivamente para uma luta que destrói praticamente toda a paisagem em redor. Este homem possui poderes divinos mas mesmo assim, Kratos o derrota partindo seu pescoço e o atirando em um penhasco. 

Então como aquele local não é mais seguro pai e filho seguem a jornada para realizar o desejo de Faye. Mas os dois descobrem que o caminho está obstruído por uma escuridão impenetrável que só pode ser superada pela luz de Alfheim. 

Serpente do Mundo

No caminho ao tentar encontrar uma passagem eles encontram alguns seres da mitologia Nórdica, como a enorme Serpente do Mundo, Jörmungandr e a misteriosa Bruxa da Floresta. Essa que os ajuda a navegar pela névoa que bloqueia o seu caminho até ao topo da montanha.

Chegando ao pico de Midgard, eles ouvem uma conversa entre o homem que Kratos havia “matado” e os filhos de Thor – Magni, Modi – e Mimir. O homem estranho na realidade é Baldur, o deus da luz e pureza. Kratos espera e  então vai falar com Mimir (que está preso numa árvore) informa-os que eles estão no lugar errado e que precisam de se dirigir para Jotunheim, oferecendo-se como um guia. Para isso, Kratos viu-se obrigado a cortar a sua cabeça e levá-la à bruxa da floresta para ser reanimada.

Eles chegam até a bruxa que reanima Mimir, e ao acordar ele revela que a Bruxa é na verdade a deusa Freya, ex-esposa de Odin. Kratos não fica nada feliz com esta revelação, tendo em conta o seu passado com outros deuses. Freya e Mimir advertem Kratos de que ele deveria contar ao seu filho tudo sobre a sua divindade ou isso poderia prejudicá-lo num futuro próximo, mas Kratos sai furioso.

Imagem: Divulgação / Playstation

Kratos e Atreus em  Jotunheim

Kratos e Atreus tentam abrir o  portal para Jotunheim  e são emboscados por Magni e Mod e uma luta se inicia, luta essa que resulta na morte de Magni. Modi consegue fugir mas volta mais tarde para vingar a morte do seu irmão, e desta vez, ATreus sofre as consequências da batalha entrando em coma o que obriga  Kratos a levá-lo de volta a Freya, a bruxa.

Freya diz a Kratos que a doença de Atreus é o resultado de Kratos nunca lhe ter dito que ele é um Deus. A crença de Atreus de que ele é mortal está em conflito com a sua divindade, para curá-lo, Freya diz a Kratos que ele deve recuperar o coração de um troll localizado no reino dos mortos, Helheim. A bruxa explica para Kratos que seu machado Leviatã nao tem poderes nesse local, e nesse momento vemos que Kratos ainda tem as Blades of Chaos (Laminas do Caos) escondidas na sua casa.

Kratos vai até Helheim com as Blades of Chaos (Laminas do Caos)  e consegue pegar o coração do troll.

Atreus descobre que é um Deus

Freya cura Atreus co o coração do troll  e Kratos revela-lhe a sua verdadeira natureza.

 Atreus torna-se arrogante após saber que é um Deus e começa a desobedecer as ordens do pai, neste momento eles encontram Modi ferido, punido pelo seu pai Thor, e Atreus mata o Deus a sangue frio indo contra os comandos de seu pai.

No portal para Jotunheim, Kratos e Atreus são mais uma vez atacados por Baldur, destruindo o portal no processo, nesse momento eles testemunham Baldur a ter uma visão de uma discussão passada com sua mãe, que se revela ser Freya, a bruxa. Ela amaldiçoou o filho com um feitiço de imortalidade para que ele nunca pudesse morrer. Ao ver essa luta familiar entre deuses, Atreus pede desculpas a Kratos pelo seu comportamento.

Kratos e Atreus enfrentam Baldur e Freya

Com o portal para Jotunheim partido, Mimir revela que há outra entrada para Jotunheim mas eles precisam de encontrar o seu outro olho para se recordar dela. A serpente gigante engoliu-o, então eles pedem-lhe permissão para entrar no seu corpo para recuperá-lo.

Após conseguir o olho eles são atacados por Baldur, mas desta vez  Freya está também presente na luta e, quando Baldur soca Atreus, o rapaz perfura a sua mão com uma das pontas da flecha de visco, que quebra o seu feitiço de imortalidade. 

Baldur está em êxtase por poder sentir novamente, Kratos dá a Baldur a oportunidade de viver mas ele vira toda a sua raiva contra a mãe, tentando estrangulá-la até à morte. Kratos intervém e mata Baldur. Freya jura vingança a Kratos por matar o seu filho e é neste momento que o deus da guerra conta toda a verdade do seu passado ao filho.

Imagem: Divulgação / Playstation

No reino dos gigantes em Jotunheim

Kratos e Atreus chegam a Jotunheim, o lugar mais alto em todos os nove reinos. No topo, eles encontram murais que representam vagamente toda a sua aventura. Os Gigantes tinham previsto toda a sua jornada e foi revelado que a mãe de Atreus era de facto um gigante. 

Os murais mostram também que a sua mãe deu-lhe originalmente o nome Loki, eles espalham as cinzas de Faye no pico mais alto dos nove reinos.

Os dois voltam pra casa e enquanto estão descansando, Thor aparece muito irritado com Kratos por ter matado os seus filhos. 

God of War chegou as lojas em 2018 como o grande lançamento de Playstation 4 e até hoje é aclamado pelo fãs da saga, o jogo conta com uma nova jogabilidade e com tipo de sandbox cheio de novidades e missões extras.

God of War Ragnarok.

O jogo se passa três anos após os eventos de God of War, visto que o Fimbulwinter, o inverno nórdico que precede o Ragnarok chegou.

Imagem: Divulgação / Playstation

Agora vamos jogar e depois te contar toda a historia desse que deve ser o ultimo God of War na Mitologia Nórdica.

Confira também nossas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/sitenaoseinada/

Instagram – @sitenaoseinada

Twitter – @sitenaoseinada

Youtube – https://www.youtube.com/@naoseinada